Acordo foi assinado ontem, em reunião com o diretor-geral do serviço de notícias do jornal.
A convite do jornal americano The New York Times, após quase dois anos de negociação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou acordo e escreverá a partir de junho uma coluna mensal que será distribuída pela agência de notícias da publicação. O acordo foi fechado na segunda-feira, em reunião nos Estados Unidos, com o diretor-geral do serviço de notícias do jornal, Michael Greenspon.
A coluna, que tratará de política e economia internacionais, não necessariamente será publicada todos os meses na parte de opinião da publicação. O petista receberá uma remuneração pela coluna, cujo valor não foi divulgado pelo Instituto Lula. Segundo assessores do petista, o “valor será simbólico”. No Brasil, pelo contrato, o ex-presidente irá deter os direitos autorais da coluna, que deverá ser reproduzida, em português, apenas no site do Instituto Lula. Em sua estreia, ele irá escrever sobre o combate à miséria e à pobreza no mundo e sobre a Copa do Mundo de 2014.
O convite para escrever uma coluna foi feito em 2011 pela publicação americana, após o petista ter deixado o Palácio do Planalto. O diagnóstico de um câncer na laringe, contudo, interrompeu as negociações, que foram retomadas após as eleições de 2012. Desde que deixou o governo federal, o ex-presidente tem dado preferência à imprensa estrangeira e evitado falar com os jornais brasileiros, em uma estratégia de comunicação traçada por sua equipe.
Fonte: O Globo/blog do Noblat
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.