Em programa de rádio, Dilma diz que Enem democratiza Ensino Superior.
Milionésima bolsa do Prouni será concedida em janeiro, afirma.
A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (16), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que Sisu e Prouni juntos abrem 300 mil vagas no Ensino Superior.
Dilma parabenizou o ministro Fernando Haddad pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), dizendo que esta seleção "garante vagas nas universidades públicas e nos institutos federais de educação. São 108 mil estudantes que conquistaram suas vagas, em 95 instituições públicas de Ensino Superior."
"Com o Enem, nós estamos democratizando o acesso ao Ensino Superior", prosseguiu, afirmando que a milionésima bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos) será concedida em janeiro.
A presidente disse que 195 mil bolsas de estudos vão ser oferecidas na seleção do Prouni desse primeiro semestre de 2012, e lembrou que as inscrições para o programa vão até a próxima quinta-feira (26). "Apenas com o Sisu e o Prouni, vamos ter mais de 300 mil estudantes ingressando no Ensino Superior agora no começo de 2012, selecionados a partir da prova do Enem", completou.
Àqueles que querem ingressar no Ensino Superior e não passaram no Sisu ou no Prouni, a presidente sugeriu o Fies (programa de Financiamento Estudantil para o Ensino Superior), dizendo que "nossa intenção é garantir a todos os jovens que queiram frequentar a universidade uma chance, uma oportunidade."
Dilma ressaltou, por fim, uma condição especial do Fies: "Tem um detalhe fundamental que pouca gente sabe, além disso, é que os jovens que fizerem o curso de licenciatura ou medicina e que forem trabalhar dando aulas nas escolas públicas ou atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde em locais em que há carência de médicos, poderão ter o débito com o Fies reduzido."
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.