RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

MULHERES GOVERNARÃO 25,30% DOS MUNICÍPIOS POTIGUARES

Dentre as 166 cidades norte-rio-grandenses que escolheram gestores o último dia 06 de outubro, 25,30% optaram por mulheres como prefeitas. São 42 municípios que ter]ao na administração uma mulher como prefeita.

O crescimento entre a eleição de 2020 e 2024 é de 11,91%, já que no pleito anterior, foram eleitas 37 mulheres e no dia 06 passado foram 42 gestoras. Mas este número tem que aumentar ainda mais. A participação da mulher na política, apesar de ter crescido, ainda é acanhada.

Por muito pouco, o Rio Grande do norte não alçou o topo, em termos percentuais entre os estados do Brasil. Roraima, deu uma verdadeira lição, alcançando 26,67% das cidades elegendo mulheres como suas governantes.

E em nome de todas as futuras prefeitas, que assumem em 1º de janeiro de 2025, destaque para a prefeita eleita de Rodolfo Fernandes, Ana Cláudia Almeida Cavalcante, que desbancou um verdadeiro "cemitério" de ex-prefeitos e venceu o atual gestor que buscava a reeleição. E de quebra, a vice-prefeita eleita também é mulher: Soraia Monteiro.

Com a vitória de Claudinha, coloca-se um ponto final no círculo de ex-prefeitos que apoiam um nome e vencendo o prefeito não tentava a reeleição. O prefeito de momento, que foi eleito em 2020 vice-prefeito, assumindo após a renúncia do verdadeiro vencedor, aparentemente somente foi candidato, por que não havia nomes disponíveis. Concordemos, que por mérito próprio, não o foi. Tanto é que perdeu a disputa.

A câmara de vereadores elegeu 4 mulheres de um total de nove legisladores. E a expectativa é que a presidente da câmara seja uma mulher, para fechar o caixão de um aparente machismo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.