A partir de uma base de dados com mais de 1.500 atores políticos rastreados, Lula assumiu a dianteira principalmente entre os meses de fevereiro e março, período que antecedeu o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) - que anulou as condenações na Lava-Jato e devolveu os direitos políticos ao petista - e a análise da Corte sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Após uma disputa acirrada no mês de abril, Bolsonaro recuperou a liderança em presença digital em maio.
— Quando olhamos para as três vertentes analisadas (web analytics, notícias e redes sociais), podemos ver um destaque para o Bolsonaro em web analytics e notícias, enquanto Lula vem se destacando nas redes sociais. Assim como outros estudos, nosso estudo revela a força de Lula nas redes, mas quando analisamos a performance como um todo, Bolsonaro ainda se destaca entre janeiro e maio — afirma Eduardo Prange, CEO da Zeeng.
De acordo com o levantamento, o site de Lula estava melhor ranqueado nos mecanismos de busca até março de 2021, quando foi ultrapassado por Bolsonaro. Quanto à presença na imprensa, ambos performaram de forma bastante parecida, com pouca variação ao longo dos meses. Já nas redes sociais, Lula possui maior eficiência desde fevereiro deste ano.
Quando analisado o chamado ativo social, dados referentes à quantidade de seguidores, fãs e inscritos nas redes sociais, Bolsonaro tem larga vantagem em todas as plataformas. Entre Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, o maior destaque é na plataforma de vídeos, onde Bolsonaro tem o equivalente a 91% do ativo social, e Lula apenas 9%. Mesmo com o crescimento constante nas redes dos políticos, Bolsonaro ainda representa a maior base, com uma diferença de 29 milhões de seguidores.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Filipe Vidon/Extra
Foto: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.