Durante o lançamento da Semana do Meio Ambiente, nesta terça-feira, a governadora afirmou que o governo federal está cavando uma “reputação péssima” perante o mundo e listou obras feitas para restaurar os ecossistemas e valorizar os recursos naturais, como recuperação de nascentes do rio Potengi e reflorestamento
Depois de admitir que o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente precisa urgentemente de um concurso público para reforçar seus quadros técnicos, Fátima elogiou o Idema por ter conseguido, apesar disso, viabilizar mais de 50 projetos eólicos desde o começo do ano e destravar projetos na área da carcinicultura parados há 12 anos.
“Quanto mais licenciamentos forem feitos dentro da lei, ganha a sociedade e o desenvolvimento sustentável”, afirmou a governadora.
Fátima aproveitou para anunciar o lançamento do projeto “RN + Limpo” para descarte seguro de lixo eletrônico. Antecipou que o programa terá 25 pontos de coleta na região metropolitana e mobiliza 50 escolas da rede estadual de ensino em parceria com a Secretaria de Educação.
Afirmando que o Brasil está cavando uma “reputação péssima” com sua política ambiental perante o mundo, a governadora defendeu o binômio eficiência ambiental – desenvolvimento econômico. Mas criticou a “flexibilização exagerada da legislação ambiental” por parte do governo federal.
Sobre a importância do Idema na política sustentável dos recursos naturais do RN, ela afirmou: “O Idema é formado por servidores de carreira e a falta desse recurso humano prejudica o desenvolvimento econômico e social do RN”. Por causa da pandemia, a semana ambiental aberta ontem e que encerra nesta sábado, 5, acontecerá em sua maior parte de forma virtual e contará com um circuito diário de atividades online, conferências, minicursos, webinários e materiais didáticos digitais.
O lançamento da Semana foi veiculado pelo canal do Governo no Youtube ainda pela manhã, com apresentação de cordel do poeta Wagner Cortez, acompanhado por Bia Cortez, direto de Carnaúba dos Dantas.
Em seu pronunciamento, no final da live, Fátima Bezerra também destacou a desburocratização e acesso online a licenças ambientais, com sistema agora 100% digital. E listou as obras realizadas atualmente para restaurar os ecossistemas e valorizar os recursos naturais do Rio Grande do Norte.
Entre elas, citou a recuperação de nascentes do Potengi; o reflorestamento das áreas degradadas próximo ao Rio Pitimbu e a emissão das licenças ambientais de Oiticica.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Redação Agora RN
Foto: Governo do RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.