RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 1 de junho de 2020

GESTÃO FEMININA GANHA DESTAQUE EM MEIO À CRISE

O exemplo de Leany Lemos. É secretária de Planejamento no RS.

A pandemia do coronavírus no país não para de nos surpreender. Seja pelo número de mortos que cresce sem dar sinais de trégua ou pelas disputas desencadeadas no mundo político desde que aterrissou no Brasil. No meio desse caos, cada vez mais mulheres se destacam positivamente na gestão dessa crise sanitária e econômica, com a qual teremos de aprender a conviver por um longo tempo.
É o caso da brasiliense Leany Lemos, 50 anos, responsável pela definição e gestão de um modelo de “distanciamento controlado”, que virou referência para vários estados no país ao assegurar que a linha de contágios e mortes por covid-19 no Rio Grande do Sul ficasse mais próxima da registrada no Japão e Singapura, do que as da Itália, Espanha ou França. Isso ao mesmo tempo em que fixou protocolos para regular o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais do estado.
MODELO DE DISTANCIAMENTO CONTROLADO
Como secretária de Planejamento do Rio Grande do Sul, Leany foi designada para comandar o gabinete de crise criado pelo governador Eduardo Leite, logo que os primeiros casos de covid-19 foram registrados no país. Junto com uma equipe de 150 especialistas, entre eles 5 doutores em economia, ela saiu em busca de uma saída para essa situação sem precedentes.
Após 3 semanas de pesquisas, cálculos, projeções e debates intensos, o grupo chegou à fórmula do isolamento modulado, montada a partir da coleta e análise diária de dados sobre o número de infectados, mortos, leitos hospitalares, índice do risco de atividades econômicas das 20 regiões em que o estado foi divido e seu impacto no PIB local.
Conforme o grau do risco de contágio ou colapso na área de saúde, cada região recebe uma bandeira para a região, que estabelece os protocolos obrigatórios e temporários que devem ser seguidos, com a ampliação ou redução das atividades econômicas e da circulação da população local.
Esse planejamento estratégico contou com a colaboração da sociedade civil, que chegou através de 250 mil e-mails recebidos durante a elaboração do modelo. Projeções matemáticas de possíveis contaminados e uma pesquisa amostral, através da qual foram já realizados 20 mil testes de covid-19, indicam neste momento um quadro estável em todo o estado do ponto de vista epidemiológico.
UNIVERSO MASCULINO
O reconhecimento público do trabalho de Leany, no entanto, acabou expondo o quão masculino é o universo no qual a secretária transita. Basta lembrar um episódio recente no qual ela foi barrada por um segurança, quando tentava ingressar em um evento com 7 governadores e 7 secretários de Estado das regiões Sul e Sudeste, realizado em Foz do Iguaçu (PR) em março. Era a única mulher entre eles.
Não é a primeira vez que Leany assume esse cargo. De 2014 a 2018, também como secretária de Planejamento, só que do governo do Distrito Federal (DF), ela foi designada para gerir outra crise, após a queda de um viaduto numa das principais avenidas da capital federal. Na ocasião, chegou a ser a única mulher numa reunião com 34 participantes.
LEIA MATÉRIA COMPLETA  AQUI

Fonte: Adriana Vasconcelos/Poder 360
Foto: Andre Borges/Agência Brasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.