RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 14 de julho de 2018

VISITA DE TRUMP AO REINO UNIDO GERA MEGAPROTESTOS E MAL-ESTAR NO GOVERNO COM COMENTÁRIOS SOBRE BREXIT.

A visita oficial de Donald Trump, ao Reino Unido vem acompanhada de megaprotestos contra sua presença e colocou o governo britânico em uma situação delicada por causa de declarações dadas pelo presidente americano na véspera.
Manifestantes se organizaram para seguir o presidente por onde ele passar. Mais de 50 mil pessoas são esperadas para marchas na capital inglesa durante esta sexta, apesar de a agenda de Trump não incluir nenhum evento oficial em Londres.
Trump chegou na quinta-feira, 12, para uma visita de dois dias, no momento em que o governo britânico enfrenta uma profunda divisão interna por causa das negociações do Brexit - a saída do Reino Unido da União Europeia.
No mesmo dia em que participava de um jantar de gala com a primeira-ministra, Theresa May, no Palácio de Blenheim, o jornal britânico The Sun publicou na internet uma entrevista exclusiva com Trump, em que este critica a atuação de May na condução do Brexit, dizendo que ela não teria seguido seus conselhos de buscar uma saída mais radical do bloco europeu.
Na entrevista, que estampa a capa do The Sun desta sexta, o presidente elogia o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, desafeto de May, critica o prefeito de Londres, Sadiq Khan, e insinua que o Brexit "suave" negociado por May poderia inviabilizar um acordo comercial bilateral entre Reino Unido e EUA.
Para Trump, a proposta de May, de buscar uma área de livre comércio de bens com a UE, "mataria" qualquer perspectiva de negócios com os EUA.
Trump também disse que o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, que pediu demissão nesta semana por desentendimentos com May sobre o Brexit, seria um "ótimo primeiro-ministro".
"Acho que ele tem o que é preciso (...) Eu tenho muito respeito por Boris. Ele, obviamente, gosta de mim e diz coisas boas sobre mim", disse Trump, que chamou Johnson de "um cara muito talentoso". "Gosto muito dele".
LEIA MATÉRIA COMPLETA

Fonte: BBC Brasil
Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.