RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

VENHA-VER: PREFEITURA E SECRETARIA DE AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS DESENVOLVEM PROJETO "PEQUENOS AÇUDES".

Com forma de minimizar a seca que assola o Nordeste e especificamente o município de Venha-Ver, na ponta da tromba do elefante, divisa com os estados do Ceará e da Paraíba, o prefeito José Célio Chaves vem propiciando a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, para que difunda o Projeto "Pequenos Açudes".
É uma forma que o poder executivo municipal, com recursos próprios encontrou para possibilitar a pequenos agricultores, a chance de ter água de qualidade em suas terras. Este projeto beneficia aqueles que ainda não têm reservatórios de água. É o caso do senhor Lins de Zé de Jeremias, que agora conta com um açude em que poderá dispor do líquido precioso para abastecer sua residência e para saciar a sede de seus animais. Já o senhor Severino Cesário, no sítio Bandeira, a secretaria de agricultura reformou um açude que estava praticamente desativado.
O coordenador da pasta da agricultura, Ivan Conrado explica a finalidade do Projeto "Pequenos Açudes": 
"O principal objetivo deste programa é ajudar os produtores rurais deste venhaverenses, na produção agropecuária, tendo em vista os baixos índices pluviométricos que ocorreram nos últimos anos. Desta forma, a captação da água, ajudar aos produtores com o plantio de diversas culturas, explicou Ivan Conrado.
Um dos beneficiados explanou sua satisfação em ter um reservatório em suas terras: "Nunca poderia construir nem mesmo um buraco para guarda a água vinda do céu. Essa benfeitoria que estou ganhando, é a marca de que ouviram minhas preces e agora poderei dizer que tenho água no meu pequeno pedaço de terra. Agradeço muito a todos que ajudaram para que conseguíssemos esse presente. Vai chover e eu tenho certeza que logo teremos água suficiente para matar a sede dos nossos bichos e da manutenção de casa."  
Já o prefeito Célio Pinicapau disse ao blog a importância deste projeto: "Os açudes fazem parte da paisagem do interior da nossa região. Não é preciso andar muito para se deparar com estes reservatórios simples, usados para armazenar água da chuva. Além de amenizar a escassez da água por algum tempo, evitará de que se caminhe quilômetros para pegar água, que era levada para casa em recipientes e abastecer os afazeres domésticos e dar de beber a animais em propriedades de pequeno porte. Uma grande ideia, que menos tendo o nome de "Pequenos Açudes" é de grande importância para todos", finalizou Célio Chaves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.