RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 19 de agosto de 2017

7º "DESTAQUES DA MÍDIA" - SOBRE ELÍSIO DE ALMEIDA.

De palavras calmas e pausadas, eis que o senhor Elísio de Almeida consegue emocionar qualquer ser vivente, com sua postura. Do alto dos seus 90 anos, o antigo comerciante alexandriense mostra sobriedade ímpar, elegância singular nas narrativas e lembranças que mais parecem como um filme, pela riqueza de detalhes.

Nascido na vizinha cidade de Bom Sucesso, no estado da Paraíba, Elísio de Almeida ou simplesmente Seu Elísio, como é conhecido, veio ao mundo em 15 de junho de 1927, no sítio Cachoeira. Pela proximidade com terras potiguares, adotou o município de Alexandria para instalar-se. Em meados da década de 50, iniciou sua trajetória nos negócios, plantando e vendendo algodão e cabeças de gado. "Safrinhas de algodão e garrotinhos", como ele mesmo diz, por ser de número pequeno de animais que comercializava. "Apurava um dinheirinho com o algodão e pagava umas continhas", sempre expressando termos no diminutivo. Outra característica sua.
Adquiriu um quarto e depois um prédio pequeno, onde começou a negociar gêneros alimentícios na cidade potiguar. Teve inicialmente como vizinhos de comércio Arione e Zé Saldanha. Era desde pequeno estabelecimento que tirava o sustento para criar sua família. "Foi de lá que consegui formar meus filhinhos, com a graça de DEUS", diz.
Naquele tempo, o dinheiro que circula no município era pouco, mas com perseverança e paciência, Elísio de Almeida foi aumentando seu negócio, mas sem deixar de ser humilde, sempre agradando seus clientes. "Foi com sofrimento que criei meus 5 filhos. Mas valeu muito. Ter conseguido formá-los foi o minha maior conquista. O estudo é a maior herança que se pode deixar para nossos filhos. E eu segui essa regra", expressa Seu Elísio.
Com a paciência devida, Dona Dalva, sua segunda esposa, o auxiliou neste diálogo que a colaboradora Aparecida Dantas teve com Seu Elísio. Porém, sempre consciente, o velho e bom comerciante "barrava" as ressalvas da companheira de longos anos. E, quando percebia qualquer falha na cronologia da narrativa, de pronto, Seu Elísio retrucava: "Não senhora...". Uma verdadeira joia, que já lapidada pelo tempo, nos mostra um ensinamento ímpar de longevidade, coerência e temor à DEUS.
Sobre Alexandria, Seu Elísio demonstra um amor incomensurável pela cidade que o acolheu: "Tudo que consegui, devo a Alexandria. Foi aqui que cheguei onde queria, que era viver dignamente até o fim da minha vida e educar meus filhinhos. Só construí amigos aqui nesta terra. Alexandria é minha terra natal, mesmo aqui não tendo nascido. Meus filhos, juntamente comigo, sofreram, choraram, mas alcançaram o objetivo que tínhamos traçado. E devo a Alexandria, que é tudo em minha vida", afirmou Seu Elísio.
Sobre os filhos, cita um por um, com suas formações universitárias: "Maria da Guia, formada em Direito; Maria das Neves, formada em Odontologia e Fisioterapia; Hélio, bioquímico; Edinaldo, cirurgião plástico e Eritia, Direito e Filosofia. Estes são os meus 5 filhos, que a custa de muito esforço e honestidade, consegui formar, graças ao pai Eterno", assegura o homenageado.
O fato que merece observância, dar-se por Seu Elísio, apesar de mais de setenta anos residindo em Alexandria e mais de meio século comercializando no município, nunca ter sido indicado por um parlamentar alexandriense, para ser agraciado com o Título de Cidadão. E, que a história grandiosa, de afinco e coragem deste já nonagenário, serva de tema para propositura imediata de um dos nove vereadores alexandrienses, para que seja outorgado ao senhor Elísio de Almeida, a supracitada Comenda, que tanto dignifica e enaltece aqueles que levam o nome de Alexandria no coração, mesmo aqui não tendo nascido.
Sobre a indicação ao 7º Prêmio "DESTAQUES DA MÍDIA", Elísio de Almeida disse:
"Agradeço a indicação e quero expressar a minha mais profunda alegria em ter meus feitos, simples como eu, serem reconhecidos."
Ao final, Seu Elísio deixou uma mensagem que serve de conselho:
"Aos pais que têm seus filhos: "Digo aos pais de Alexandria, que têm seus filhos em idade escolar, que nunca desistam deles. Vale a pena sofrer e chorar, como eu o fiz, para ver o sucesso de seus filhinhos. Eu sou prova viva disso. As dificuldades sempre existirão. Mas JESUS se encarrega de proteger a todos nós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.