RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 14 de abril de 2014

JUSTIÇA ELEITORAL ENCERRA 3ª FASE DA BIOMETRIA COM 11,2 MILHÕES DE ELEITORES RECADASTRADOS.

Terminou no sábado (12) a terceira etapa do recadastramento biométrico no país, que teve início após as eleições municipais de 2012. As últimas cidades a recadastrarem seus eleitores foram Assú, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá e Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte. De um total de mais de 14,3 milhões de eleitores de 463 municípios de 24 estados e do Distrito Federal convocados para essa etapa, 11.230.712 (78,20%) fizeram a revisão biométrica, atendendo ao apelo da Justiça Eleitoral. Todos os cidadãos recadastrados serão identificados pelas impressões digitais nas Eleições Gerais 2014.
Quem não se recadastrou terá o título cancelado e estará sujeito a certas restrições, tais como ficar impedido de tirar passaporte, não conseguir obter financiamento em instituição de crédito pública e não poder tomar posse em cargo público. Para regularizar a situação e conseguir votar no pleito de 2014, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência até o próximo dia 7 de maio.
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.
Início
O recadastramento biométrico foi realizado de forma pioneira, com foco nas eleições municipais de 2008, em três cidades brasileiras: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Na ocasião, foram recadastrados mais de 40,7 mil eleitores dessas localidades.
Depois do sucesso da revisão biométrica nas três cidades, a Justiça Eleitoral decidiu dar continuidade, em 2010, ao projeto de identificação biométrica do eleitor em outros 57 municípios. Dessa forma, nas eleições gerais daquele ano 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios de 23 estados votaram, após serem identificados pela tecnologia da biometria.
A segunda etapa do recadastramento biométrico foi iniciada em 2011 e concluída em abril de 2012. Nessa etapa, foram convocados a participar da revisão eleitoral pouco mais de 7 milhões de eleitores de 235 novos municípios de diversos estados, sendo que o recadastramento foi realizado em todas as cidades de Alagoas e de Sergipe e nas capitais Curitiba (PR), Porto Velho (RO) e Goiânia (GO).
Confira AQUI  os municípios por estado que participaram do recadastramento biométrico nesta terceira etapa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.