RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 19 de junho de 2013

DILMA: "MANIFESTAÇÕES COMPROVAM O VALOR DA DEMOCRACIA NO BRASIL".

A presidente falou sobre os protestos de segunda, quando 250 mil pessoas foram às ruas. Segundo Dilma, o Brasil "acordou mais forte" após o protesto.

A presidente Dilma Rousseff aproveitou o discurso em cerimônia de lançamento do novo marco regulatório da mineração nesta terça-feira (18) para elogiar as manifestações pacíficas que tomaram conta das principais capitais brasileiras. "O Brasil hoje acordou mais forte. A grandeza das manifestações de ontem comprova a energia da nossa democracia, a força da voz da rua e o civismo da nossa população", disse Dilma.
Nesta segunda-feira (17), mais de 250 mil pessoas foram às ruas em 16 cidades do país e 12 capitais, como São Paulo, Rio e Brasília, em uma manifestação defendendo melhora do transporte público, além de levantar bandeiras como o combate à corrupção e mais recursos para a saúde e educação.
"É bom ver tantos jovens e adultos, o neto, o pai, o avô, juntos, com a bandeira do Brasil cantando o Hino Nacional dizendo com orgulho 'sou brasileiro' e defendendo um país melhor. O Brasil tem orgulho deles", disse Dilma, que foi várias vezes aplaudida por uma plateia formada principalmente por políticos.
Na avaliação da presidente, deve-se louvar o "caráter pacífico" dos atos dessa segunda, que, segundo ela, evidenciaram o "correto tratamento pela segurança pública" no que diz respeito à forma de lidar com a manifestação popular. "Infelizmente, porém, é verdade, acontecem atos minoritários e isolados de violência contra pessoas, contra o patrimônio público e privado, que devemos condenar com vigor". Para Dilma, a opinião dos manifestantes deve ser escutada, e ultrapassa os mecanismos tradicionais das instituições, dos partidos políticos, das entidades de classe e da mídia.
"Os que foram ontem às ruas deram mensagem direta ao conjunto da sociedade, sobretudo aos governantes de todas as instâncias. Essa mensagem é por mais cidadania, melhores escolas, melhores hospitais, direito a participação. Essa mensagem direta das ruas mostra a exigência de transporte público de qualidade e a preço justo, essa mensagem direta das ruas é pelo direito de influir nas decisões de todos os governos, do Legislativo e do Judiciário, é de repudio à corrupção e de uso indevido do dinheiro público", disse a presidente.
Dilma citou um cartaz que viu nas imagens das manifestações onde estava escrito "Desculpe o transtorno, estamos mudando o país" e disse que seu governo está ouvindo as vozes por mudanças e comprometido com a transformação social. Segundo ela, as exigências da população mudam conforme o Brasil melhora.

Fonte: Redação Época, com Estadão Conteúdo e Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/ABr 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.