Partido vai ao Conselho de Ética da Câmara contra Devanir Ribeiro (PT).
Petista xingou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) no plenário da Casa.
A liderança do DEM na Câmara informou nesta terça-feira (5) que decidiu entrar com uma representação no Conselho de Ética da Casa contra o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar. Na última semana, o petista chamou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) de “canalha” no plenário durante uma discussão sobre um protesto realizado pelo DEM em frente a uma exposição comemorativa dos 33 anos do PT.
Na ocasião, Ribeiro tomou o microfone das mãos de Onyx na hora em que o parlamentar gaúcho relatava a motivação do partido dele de protestar contra a mostra fotográfica petista.
“Esse canalha aqui [Onyx] não tem nada de fazer isso”, disparou Ribeiro. Na sequência, Ribeiro empurrou o deputado oposicionista. A declaração gerou uma discussão acalorada no plenário entre deputados da base aliada e da oposição.
No mesmo dia, em entrevista à rádio “Gaúcha”, de Porto Alegre, Ribeiro disse que ele e Onyx só não chegaram “às vias de fato” porque o deputado do DEM não reagiu à agressão verbal.
“Como que eu vou na festa de uma outra pessoa, de uma outra agremiação, e vou colocar o que eu penso daquele partido? Ele que faça no partido dele. Fale e escreva o que quiser. Aqui, não. Não tem justificativa para ele. Não chegamos às vias de fato porque ele [Onyx] ficou quieto. Se ele vai, eu não tenho problema nenhum”, declarou Ribeiro à emissora do Rio Grande do Sul.
O G1 tentou falar com Devanir Ribeiro nesta terça, porém, até a última atualização desta reportagem, não havia obtido retorno.
No momento em que foi chamado de canalha pelo parlamentar do PT, Onyx reclamou à mesa diretora da Câmara de que havia sofrido uma “agressão”. Na ocasião, o deputado do DEM ameaçou fazer uma representação contra Ribeiro no Conselho de Ética caso a expressão fosse mantida nos registros taquigráficos.
Porém, a entrevista do petista à rádio motivou o deputado gaúcho a processar o colega de parlamento. A assessoria jurídica do DEM está elaborando o texto da representação, que deverá ser protocolada no Conselho de Ética ainda nesta terça (5).
Segundo a assessoria do DEM, além do pedido de abertura de processo disciplinar na Câmara, Onyx decidiu ingressar com uma ação judicial contra Ribeiro por injúria e difamação. Como os dois parlamentares possuem foro privilegiado, o processo será ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda não há previsão de quando Onyx irá protocolar a ação judicial na Suprema Corte.
Fonte: Fabiano Costa/G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.