RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 3 de julho de 2020

PANDEMIA E INCERTEZA SOBRE FUTURO FAZEM DISPARAR PROCURA POR BUNKERS NOS EUA

A pandemia de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, provocou uma explosão na procura por bunkers nos Estados Unidos. Geralmente associados a milionários ou aos chamados preppers, que se preparam para o apocalipse, esses abrigos subterrâneos têm atraído uma clientela variada, assustada com a crise e temerosa de que a situação possa se agravar no futuro.
Empresas ao redor do país relatam que o número de pedidos aumentou tanto nos últimos meses que tem sido difícil atender à demanda.
"Ao longo dos últimos dez anos, houve algumas catástrofes que geraram muita procura", diz à BBC News Brasil o proprietário da empresa Survival Condo, Larry Hall, citando como exemplos o terremoto e tsunami que atingiram o Japão em 2011, o asteroide que caiu na Rússia em 2013 ou o medo da epidemia de ebola no meio da década.
Mas este é o maior aumento que já vimos", afirma Hall. "Com a covid-19, houve aumento de cerca de 800% (na procura).
O objetivo de quem busca esses abrigos é garantir um local seguro para sobreviver a possíveis catástrofes, sejam terremotos, ataques nucleares, desastres naturais ou outras calamidades que possam desencadear instabilidade política, colapso econômico, saques e caos generalizado.
Apesar de várias empresas do ramo anunciarem que seus sistemas de filtragem de ar são eficazes contra o coronavírus, não é possível garantir que uma pessoa não será infectada ao entrar em contato com outras pessoas ou superfícies contaminadas dentro das instalações.
"Os bunkers não protegem contra a pandemia. Você tem o mesmo nível de proteção do que em sua sala de estar", diz à BBC News Brasil o proprietário da empresa Hardened Structures, Brian Camden.
Mas, segundo Camden e outros empresários do setor, a pandemia alterou a percepção das pessoas sobre o risco de distúrbio civis.
"As pessoas estão preocupadas é com o depois, com os eventos que podem se seguir a uma pandemia. Com a possibilidade de quebra da ordem, escassez de alimentos, de mantimentos, de água, coisas do tipo", afirma.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Alessandra Corrêa - BBC News Brasil/UOL
Foto: Terra Vivos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.