RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 3 de julho de 2020

CIPRIANO MAIA ESCLARECE COMPRA DE RESPIRADORES E DIZ QUE NÃO FALTOU TRANSPARÊNCIA

O secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, participou na tarde desta quinta-feira (02/07) da sessão especial da Assembleia Legislativa, por videoconferência, sobre a participação do Governo do RN na compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste. A compra foi realizada de forma conjunta, pelos estados da região, através do Consórcio Nordeste, que é liderado pelo Estado Bahia.
Segundo o secretário, a compra foi fundamentada na Lei n 13.979 de fevereiro de 2020, que decretou a emergência em saúde pública no país. De acordo com Cipriano Maia, está claro que todos os estados da região foram vítimas da empresa HempShare. “Mas não justifica criminalizar a gestão, não está faltando transparência e publicidade das ações, o Consórcio Nordeste adiantou-se em comunicar a situação aos órgãos competentes e a solicitar providências com foco no ressarcimento dos valores repassados”.
O secretário prestou esclarecimentos aos deputados sobre os motivos da adesão à compra de trinta aparelhos que seriam destinados ao Rio Grande do Norte e o andamento por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE) do ressarcimento do valor de R$ 5 milhões repassados ao Consórcio Nordeste.
Cipriano explicou também que a aquisição desses equipamentos pelo Consórcio Nordeste foi realizada no mês de março, quando havia instalado um verdadeiro “cenário de guerra” pela falta de uma política nacional do governo federal de preparação e priorização ao enfrentamento da pandemia e à concorrência mundial por respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “O intuito era de salvar o máximo de vidas possível, uma vez que a oferta de respiradores no mercado era a pior possível e não havíamos recebido, até aquele momento, o apoio necessário do governo federal”, disse Ele.

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.