O mês dedicado a prevenção do suicídio, que tira a vida de uma pessoa a cada 40 segundos, teve seu encerramento na última quinta-feira, com ações e alertas promovidos pela secretaria de saúde de Frutuoso Gomes.
A Campanha Setembro Amarelo busca valorizar a vida. Saúde, educação, Assistência Social engajaram-se em um só propósito: dizer sim à vida.
Emillainy Gurgel, psicóloga; Andréa Cavalcante, assistente social; Gerdilene Tómas, enfermeira; a representante da igreja católica, Gorete Torres e o médico Hiago Jácome, foram os responsáveis pela palestra de encerramento, que contou com grande participação popular.
O Suicídio é um grave problema de saúde pública. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) reconhece o suicídio e as tentativas de suicídio como uma prioridade na agenda global de saúde e incentiva os países a desenvolverem e reforçarem suas estratégias de prevenção com uma abordagem multisetorial, quebrando os estigmas e tabus que existem sobre o assunto.
A cada ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias e comunidades e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.
O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e é uma das principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo.
Os órgãos governamentais e entidades de cunho social, têm trabalhado insistentemente, para evitá-lo, com base em evidências e com intervenções de baixo custo. Para uma efetiva prevenção, as respostas nacionais necessitam de uma ampla estratégia multisetorial.
A prefeita Janda Jácome falou ao blog RN POLÍTICA EM DIA, sobre o setembro amarelo:
"A Organização Mundial de Saúde reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública. Relatório mundiais mostram que o objetivo é conscientizar sobre a importância do suicídio e das tentativas de suicídio para a saúde pública e fazer da prevenção uma alta prioridade. Precisamos incentivar e apoiar as famílias a desenvolverem ou reforçarem estratégias de prevenção ao suicídio em uma abordagem de saúde pública. E é exatamente o que nossa gestão tem feito neste mês de setembro e permanecer em alerta para possíveis situações, durante todo o ano. Governar, é acima de tudo, trazer o bem, a acolhida, auxiliar em solucionar problemas que afetam nossa sociedade. E é isso que buscamos. Frutuoso Gomes tornou-se uma grande família, onde o que incomoda a um dos seus moradores, torna=-se problema d todos nós", disse Janda Jácome.
O NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) na pessoa de Nalanda, também abrilhantou o evento, além do BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que fez uma bela apresentação. O grupo é composto por Priscila, Janiele, Gislane e Abraão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.