RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 13 de agosto de 2019

AFOGADOS DA INGAZEIRA: FILHA LUTA PARA QUE PONTE TENHA NOME DO PAI. CAUSA MAIS QUE JUSTA.

A cidade de Afogados da Ingazeira, encravada no sertão pernambucano, dentre seus gestores, teve um destes que todos o conheceram, pela hombridade, honestidade e seriedade. Homem digno, que cumpria fielmente os compromissos assumidos. Não que seja exceção, é verdade. Mas, suas características eram notórias: João Alves Filho.
Governou o município por duas oportunidades: entre 1969/1973 e voltou a ser eleito em 1983, tendo administrado o município até 1988.
Seu Joãozinho Alves, assim como todos o chamavam, proporcionou a Afogados da ingazeira, à época, o que o desenvolvimento permitia. Como bem lembra uma reportagem em um site daquela região (AQUI), foi um dos incentivadores, juntamente com deputados que eram muito bem votados no município e circunvizinhas, para que a cidade contasse com o ensino superior.
Residia na Praça Oscar Campos Góes, hoje conhecida como Praça da Alimentação, ficando exatamente sua moradia, aos pés da ponte que foi construída para ligar o centro da cidade ao bairro São Francisco. Na época, era muito mais conhecida por "Rua Nova". 
Seu Joãozinho Alves tinha uma propriedade às margens do Rio Pajeú. Que, como bem disse o célebre poeta Diomedes Mariano "quando cheio espelhada o rosto de Afogados".
Diariamente, atravessava o rio, para "cuidar de seu gado e árvores frutíferas". Era extremamente "ciumento" com aquele lugar. Muito mais um chácara, que propriamente um sítio.
Endosso as palavras do colega editor do site PE Notícias, em seu texto. principalmente quando expressa: "Nada mais justo ter esse reconhecimento por parte dos vereadores e da classe política da nossa terra."
Sua filha, Lourdes Alves, "Lourdinha", tem mobilizado amigos e conhecedores da história de João Alves Filho, para que a ponte em tela, receba o nome do seu pai.
Fica aqui registrado o apelo, para que algum vereador do município de Afogados da Ingazeira, abrace esta causa, e proponha para apreciação do legislativo afogadense, o nome da citada ponte, adequado, merecido, legítimo, justificado, com o nome João Alves Filho.
Seu Joãozinho morreu em 03 de abril de 2006.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.