RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

JUDICIÁRIO QUADRUPLICA DESPESAS COM PESSOAL.

O Judiciário quadruplicou o gasto com pessoal em pouco mais de duas décadas, em termos reais, já descontada a variação da inflação. Comparado com Executivo e Legislativo, foi o Poder que mais expandiu as despesas com a folha de pagamento de 1995 a 2017, último ano com dados consolidados.
Especialistas em administração pública ouvidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo" acreditam que essa tendência deve se manter, já que o presidente Michel Temer sancionou na semana passada o reajuste de 16,38% para o Judiciário e o Ministério Público.
Em 20 anos, o país e a demanda por serviços cresceram, e mais servidores foram contratados --parte deles para ocupar as vagas dos que se aposentaram. No caso do Judiciário, contudo, houve um descompasso entre o crescimento do número de funcionários e o dos gastos com pessoal. Em 2015, em comparação com 1995, a despesa com a folha salarial era 120% maior do que seria caso tivesse apenas acompanhado o aumento no número de servidores. A comparação se dá em termos reais, ou seja, os servidores tiveram ganhos acima da inflação no período. Não foi possível fazer os cálculos em relação a 2017, porque o Boletim Estatístico Pessoal do Ministério do Planejamento, que detalhava o número de servidores dos três Poderes, deixou de ser publicado.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte; Marianna Holanda, Caio Sartori, Daniel Bramatti e Alessandra Monnerat - Estadão Conteúdo/UOL  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.