24 de novembro foi um dia muito importante para todos os almino-afonsenses, pois se comemora sua emancipação que aconteceu no ano de 1953. Embora poucos saibam houve uma luta muito grande para que esse objetivo fosse alcançado.
Por isso, faço um relato da história para que todos saibam que foi graças à luta de Aurino Carlos da Silva, ele arriscou sua vida em função do empenho e da negativa de alguns que não queriam que Almino Afonso se tornasse município, já que pertencia a Patu e sua emancipação diminuiria os recursos destinados àquela cidade.
Mas, mesmo não tendo muito apoio dos políticos da época, Aurino Carlos com os seus amigos, determinação e prestígio conseguiu vencer todos os obstáculos e emancipar a nossa cidade que em princípio se chamava Caieira, depois passou a Almino Afonso.
Por esse motivo, por sua postura correta e pelo cumprimento de sua palavra, Aurino Carlos deixou um enorme legado, o que faz as pessoas lembrar até hoje de suas ações e bondade, mesmo tendo falecido em 15 de junho de 1965, ou seja, há 47 anos, no exercício do seu mandato que foi outorgado pela maioria dos eleitores em 1955, lhe proporcionando a maior vitória política de Almino Afonso em termos percentuais. Por isso me orgulho de ser neto de Aurino Carlos e de ser filho daquele município que aprendi a amar e que completou 59 anos de emancipação fruto de uma luta árdua que merece o nosso reconhecimento.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.