RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DEPUTADO LUIZ COUTO GANHA PRÊMIO DIREITOS HUMANOS.

O deputado Luiz Couto, do PT da Paraíba, venceu a principal categoria da 18ª edição do Prêmio Direitos Humanos, maior honraria do governo brasileiro a defensores dos direitos humanos. Luiz Couto venceu a categoria que homenageia a missionária norte-americana Dorothy Stang, militante da Pastoral da Terra assassinada em 2005 por reivindicar a criação de assentamentos rurais no Pará, contrariando os interesses de fazendeiros da região.
Como defensor dos direitos humanos na Câmara, Luiz Couto atuou na presidência da Comissão de Direitos Humanos, onde foi o relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste. Naquela ocasião, o deputado recomendou o indiciamento de cerca de 300 pessoas, entre políticos, juízes, policiais e promotores em 2005. Jurado de morte por grupos de extermínio, o parlamentar circula até hoje com proteção especial da Polícia Federal.
Para Luiz Couto, a premiação reconhece a luta de pessoas e instituições contra o crime organizado. Segundo o deputado, 520 municípios em nove estados brasileiros sofrem com a ação de milícias e grupos de extermínio. O parlamentar acredita que a impunidade é a grande aliada dessas organizações criminosas.
"Ou eles são comandados por policiais ou, então, eles são membros dessas organizações criminosas. E aí, quando há uma morte, normalmente os inquéritos não são feitos: onde nós verificamos aqui que o IBGE trouxe o fato de que os crimes misteriosos cresceram - e muito - no Brasil. No Nordeste, 70%. Isso prova que a impunidade é a grande arma que eles têm para continuarem cometendo essas atrocidades, essas barbaridades"
Para mudar essa realidade, o deputado considera urgente a reforma do sistema penitenciário.
"Nós consideramos importante, primeiro, fazer uma reforma do sistema penitenciário brasileiro. O que está aí é corrompido, é apodrecido, não dá para fazer remendo. Ou nós mudamos, ou vamos ter cada vez mais o crime organizado agora atuando dentro e fora dos presídios, porque eles transformaram o presídio em uma grande universidade do crime. As pessoas que chegam lá, ou entram no esquema ou, então, são assassinadas"
Além de deputado, Luiz Couto também é um padre conhecido por se posicionar contra o Vaticano em temas como o celibato, o uso de preservativo e os homossexuais.

Fonte: Ricardo Viula/Rádio Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.