RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 9 de agosto de 2025

SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE POSIÇÃO DE FAUSTÃO NA FILA DE TRANSPLANTE: "CRITÉRIOS DE GRAVIDADE ESTABELECIDOS"

Apresentador já recebeu a doação de quatro órgãos

No início desta semana, Faustão passou por mais dois transplantes de órgãos: um de fígado, no dia 6 de agosto, e um retransplante renal, no dia 7. Entre comentários de torcida pela melhora, tem se tornado comum comentários nas redes sociais sobre a agilidade do apresentador para obter a doação de órgãos. Procurado pelo EXTRA, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo reforça que tudo seguiu conforme "critérios de gravidade estabelecidos". A Secretaria de saúde também detalhou todas as inscrições de Faustão para a fila de transplante.

"Recentemente, o paciente F. S. apresentou insuficiência hepática e renal sendo inscrito em maio de 2025, para transplante duplo, fígado/rim, e foi transplantado no dia 6 de agosto, seguindo os critérios de gravidade estabelecidos para este órgão", diz a nota.

O órgão também relembrou como se deu o processo de transplante das duas primeiras vezes que Faustão entrou na fila, tanto em 2023, como em 2024.

"A Central de Transplantes do Estado de São Paulo informa que o paciente F.S. recebeu um transplante de coração em agosto de 2023, seguindo os critérios estabelecidos para a fila única deste órgão. Posteriormente, desenvolveu insuficiência renal e foi transplantado em fevereiro de 2024, seguindo a prioridade estabelecida em lei para pacientes transplantados e candidatos a transplante de outro órgão".

São vários os critérios para a prioridade de pacientes, de acordo com a secretaria de saúde. Entre eles, "disponibilização do órgão por meio do processo de doação, ordem cronológica, gravidade do caso e disponibilidade ou não de tratamentos alternativos, com prioridade aos casos de urgência em que há risco de morte".

Fonte: Leonardo Ribeiro/Extra

Foto: Reprodução/Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.