RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 15 de dezembro de 2019

FRUTUOSO GOMES: ENFERMEIRAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA COMBATE A TUBERCULOSE

Na última quarta-feira, as enfermeiras Kellya Paiva e Gerdilene Tomás, participaram de capacitação coordenada pela VI URSAP, sediada em Pau dos Ferros, cujo tema "Manejo Clínico da Tuberculose".
A capacitação teve como objetivo, possibilitar que os profissionais se atualizem em relação às novas recomendações do PNCT para o manejo da doença no Brasil, possam conhecer mais à fundo o teor destas normativas. 
A secretária de saúde de Frutuoso Gomes, Madalena Paulo Torres, disse ao blog RN POLÍTICA EM DIA, a sua visão desta capacitação:
"Esta atualização é importante para a realização do atendimento e cuidado com a pessoa com tuberculose, desde a identificação da doença até o seu acompanhamento. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida por via aérea como tosse, espirro e fala, que progride silenciosamente e pode ser fatal se não for tratada de forma adequada", afirmou Madalena Torres. 
Vale lembrar sempre, que o principal sintoma é a tosse persistente por mais de três semanas, com ou sem catarro. Também é preciso ficar atento a outros sintomas como febre baixa, geralmente na parte da tarde, suor noturno, perda de peso, cansaço, fraqueza e dor no peito e nas costas.  O tratamento é feito por seis meses.
“A melhor forma de controlar a disseminação da doença é identificar precocemente os sintomas respiratórios, aquele que tem tosse por mais de três semanas, e iniciar o tratamento imediatamente. Outra forma é examinar os contatos e caso necessário iniciar o tratamento da Infecção Latente da Tuberculose, para evitar o adoecimento”, explicou Madalena Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.