Este blog tem a imparcialidade como maior parâmetro para levar informação aos leitores. Muito obrigado por ser nosso parceiro. Que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO nos abençoe, perpetuamente. Whatsapp: (83) 999460031
domingo, 30 de novembro de 2025
É BEM VERDADE QUE ESTÁ LONGE, MAS HOJE, QUEM SERIA SEU FAVORITO PARA GOVERNAR ALEXANDRIA NO ANO DO SÉCULO
ADVOGADA QUE SURRAVA VÍTIMAS COM PORRETE FAZIA "ORAÇÃO DA EXTORSÃO"
As imagens, gravadas em Luziânia (GO), no Entorno do DF, e obtidas pela polícia durante a operação de sexta-feira (28/11), mostram os dois agradecendo e pedindo que o dinheiro fruto das cobranças violentas fosse “multiplicado”.
No vídeo, Tatiane conduz a reza enquanto o sargento acompanha em silêncio com as mãos sobre o montante. A advogada diz:
“O Senhor nos faz grande e que todos tenham gratidão, e que o dinheiro retorne para nós. Um dinheiro abençoado… e que estamos abençoando essas pessoas. Pedimos a Deus que multiplique esse dinheiro. Pedimos ao Pai amado que nós possamos multiplicar esse dinheiro.”
Frieza e confiança
As imagens, segundo investigadores, simbolizam o nível de organização, frieza e confiança que o grupo tinha em sua atuação criminosa. O dinheiro exibido foi arrecadado mediante humilhação, agressões físicas e ameaças armadas a pessoas endividadas.
A Polícia Civil de Luziânia prendeu seis integrantes da organização criminosa acusada de praticar agiotagem, extorsão, tortura mediante sequestro e lavagem de dinheiro. Entre os detidos estão:
O sargento Hebert Póvoa, ex-candidato a vereador pelo PL;
A advogada Tatiane Meireles, sua esposa;
Dois outros policiais militares;
Dois civis.
A denúncia que desencadeou a investigação partiu da própria Polícia Militar de Goiás, após constatar indícios de envolvimento de seus integrantes em crimes graves.
Violência brutal
Além da chamada “oração do dinheiro”, a polícia recolheu vídeos que registram a violência cometida durante as cobranças. Em uma das gravações, Póvoa agride uma mulher que havia pegado empréstimo com o grupo:
O sargento aparece armado dentro da casa da vítima, que permanece sentada na cama, acuada.
Ele desfere tapas no rosto da mulher e a insulta chamando-a de “vagabunda” e “piranha”.
Em tom ameaçador, afirma que ela estava “mexendo com vagabundo”.
A vítima chora e afirma que não recebeu o dinheiro cobrado.
Ao ser ameaçada de ter o celular tomado, ela implora para ficar com o aparelho, dizendo que precisava dele para trabalhar.
Em desespero, oferece que o policial olhe o armário para comprovar que não tinha comprado sequer o básico para a própria filha.
Mais agressão
Outros vídeos da quadrilha mostram homens ajoelhados, chorando e sendo espancados com tacos de baseball, cassetetes e chutes. Em um deles, um agressor afirma: “Aqui no Goiás você vai aprender como funciona.”
Tatiane Meireles não se limitava a fornecer apoio jurídico. Em outra gravação, ela aparece golpeando um homem com um cassetete durante uma cobrança, gritando: “Levanta! Levanta o braço, porra!”
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam:
Armas de fogo;
Objetos usados em agressões;
Cerca de R$ 10 mil em espécie, parte visivelmente relacionada à “oração do dinheiro”.
A Polícia Civil afirma que o grupo operava como uma organização criminosa estruturada.
Fonte: Metrópoles/Observador Regional
ATAQUE A TIROS DEIXA QUATRO MORTOS E DEZ FERIDOS
Caso aconteceu durante reunião familiar na cidade de Stockton, no Vale Central da Califórnia
Policiais reportaram relatos de disparos a cerca de 10 quilômetros ao norte do centro de Stockton. Segundo a porta-voz do Gabinete do Xerife, Heather Brent, o ataque a tiros aconteceu em um salão de festas onde ocorria uma celebração familiar.
Entre os baleados estão menores de idade e adultos, que foram encaminhados para hospitais locais.
"Os primeiros indícios sugerem que este pode ter sido um ataque direcionado", disse Brent.
A polícia também destacou que as informações ainda são "muito limitadas" neste momento.
As autoridades pedem a ajuda da população com informações enquanto os detetives trabalham para determinar um possível motivo.
"Os investigadores estão explorando todas as possibilidades", disse Brent. O Gabinete do Xerife de San Joaquin conduz a investigação.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi informado sobre o ataque, segundo seu gabinete.
A prefeita de Stockton, Christina Fugazi, afirmou em um comunicado que o governador “ofereceu todo o apoio do estado da Califórnia” para auxiliar a comunidade.
Fonte: Hanna Park/CNN
Foto: Reuters
PREFEITA RECEBE COMENDA DO 16º PRÊMIO "DESTAQUES DA MÍDIA"
MÉDICO ATRASA 5 HORAS PARA PARTO E É PRESO. BEBÊ MORREU
Médico estava de plantão, mas foi visto consumindo bebida alcoólica em um bar, enquanto deveria estar fazendo o parto de uma adolescente
Segundo a corporação, a paciente de 17 anos chegou ao Hospital Regional Vinícius Conrado e não encontrou o profissional. Várias chamadas da equipe médica foram feitas na tentativa de localizar Humberto, mas sem sucesso. Somente após cinco horas de espera, o médico compareceu ao hospital, quando o parto foi realizado sem possibilidade de salvar o bebê.
Imagens de câmeras de segurança de um bar da cidade revelaram que o médico estava consumindo bebida alcoólica na noite em que estava de plantão.
Humberto foi preso preventivamente após decisão expedida pelo Tribunal de Justiça da Comarca de Eirunepé/AM.
Inicialmente, ele foi localizado em um supermercado na capital amazonense, enquanto utilizava um caixa eletrônico. Os agentes da PF então o acompanharam e realizaram a prisão na residência dele.
Fonte: Lorena Pacheco/Metrópoles
Foto: Divulgação/PF
sábado, 29 de novembro de 2025
MULHER QUE MATOU ENTEADA ENFORCADA É ENCONTRADA MORTA EM CELA
Iraci Bezerra dos Santos Cruz, 43 anos, confessou ter matado a enteada de 7 anos. Iraci estava presa desde o dia do crime
Iraci estava presa desde o dia do crime, 21 de novembro. Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ela enforcou a enteada, na casa em que moravam, na Estrutural, em Brasília (DF), utilizando um cinto e deixou o corpo da menina pendurado em uma pilastra dentro da residência.
A coluna apurou que Iraci cumpria a chamada “quarentena” dentro da penitenciária. Ou seja, estava isolada das demais detentas por conta da repercussão e da brutalidade do crime. Os agentes penitenciários a encontraram no momento em que entregariam a janta do dia.
Fonte: Carlos Carone e Samara Schwingel/Metrópoles
Foto: Arquivo Pessoal
QUEDA DE PEQUENO AVIÃO DEIXA DOIS MORTOS EM MATO GROSSO
Detalhes do Acidente
O acidente ocorreu por volta das 17h30, em uma área agrícola localizada no município de Confresa, no interior de Mato Grosso. O avião de pequeno porte, cujo modelo ainda não foi divulgado, caiu em circunstâncias que ainda estão sendo investigadas. As autoridades foram acionadas imediatamente após a queda, e equipes da Polícia Militar de Mato Grosso, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deslocaram para o local do acidente.
Identificação das Vítimas
As vítimas foram identificadas como Gustavo Martins, de 21 anos, e Mateus Costa, de 25 anos.
Investigação e Procedimentos
A Polícia Técnico-Científica foi acionada para realizar a perícia no local do acidente. A área foi isolada para preservar as evidências e facilitar o trabalho dos peritos. A investigação tem como objetivo determinar as causas da queda da aeronave, incluindo possíveis falhas mecânicas, erro humano ou condições climáticas adversas.
Fonte: São Bento em Foco
MAIS DA METADE DOS USUÁRIOS DE CANETASEMAGRECEDORAS RECUPERAM O PESO PERDIDO, DIZ ESTUDOS
Mais de metade dos usuários de canetas emagrecedoras recupera ao menos parte do peso perdido um ano após interromper a medicação. A informação é de um novo estudo apresentado na Obesity Week 2025, em Atlanta, nos EUA.
Mais da metade dos usuários utilizava semaglutida, presente em medicamentos como Ozempic e Wegovy. Os demais tomavam liraglutida, conhecida pelo Saxenda, ou tirzepatida, do Mounjaro. Os dois primeiros são análogos de GLP-1, substâncias que reduzem o apetite ao induzir uma sensação de saciedade no cérebro. A tirzepatida tem ação dupla, atuando no GLP-1 e em outro hormônio ligado à saciedade chamado GIP.
Em média, os pacientes usaram as injeções por pouco mais de oito meses antes de interromper o uso. Todos os participantes tinham obesidade ou sobrepeso, com IMC médio de 39. Do total, mais da metade ainda utilizava o medicamento seis meses depois e 38% continuavam usando após um ano.
O estudo aponta que 58% dos usuários recuperaram peso após parar o tratamento. Esse reganho aumentou conforme o tempo de interrupção: 4,5% do peso corporal em três meses, quase 6% em seis meses e 7,5% ao completar um ano sem as injeções. A recuperação foi ainda maior entre aqueles que haviam emagrecido mais com ajuda das medicações.
Para John Apolzan, especialista em nutrição do Pennington Biomedical Research Center e moderador da sessão em que o estudo foi apresentado, a conclusão reforça a necessidade de continuidade do tratamento medicamentoso. Ele afirma que a interrupção pode trazer efeitos negativos e favorecer o retorno do peso a longo prazo. Segundo o especialista, assim como acontece com medicamentos usados para controlar a pressão arterial, a tendência é que o paciente permaneça em uso contínuo para manter os resultados.
Fonte: Blog Vitória
VEREADOR MINERVÂNIO MENEZES CHAMA PROFESSORES CONTRATADOS DO MUNICÍPIO QUE SE MANIFESTARAM EM SESSÃO, DE BURROS
PNEUMOPEDIATRA APROVEITE VISITA AO DESERTO DO ATACAMA PARA MOSTRA A NECESSIDADE DE CUIDADOS COM PERÍODO SECO
A média pneumopediatra Viedja Carvalho, que desenvolve um excelente trabalho na região do Pajeú de Pernambuco, com consultório na cidade de Serra Talhada, está visitando o Chile, especificamente o Deserto do Atacama, no Chile, região fornteiriça com o Peru. É um dos locais mais secos do mundo, tendo com cerca de 1.000 quilômetros de extensão.
O vídeo abaixo, mostra o empenho de Viedja Carvalho, até mesmo nas férias, para expor os cuidados fundamentais para enfrentar períodos muito secos.
POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER SUSPEITA DE CRIPTOESTELIONADO EM NATAL
Segundo as investigações, ela conheceu as ví:timas no trabalho e oferecia investimentos com promessas de lucro mensal entre 10% e 20%. Nos primeiros meses, chegou a repassar parte dos valores, mas depois suspendeu os pagamentos e até teria ameaçado colegas que cobravam a devolução do dinheiro. O prejuízo ultrapassa R$ 610 mil.
A suspeita estava foragida desde janeiro de 2025. Após ser localizada pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), foi levada à delegacia e encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
A polícia civil reforça que informações anônimas podem ser repassadas pelo Disque Denúncia 181.
Fonte: Via Certa
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MANTÉM CONDENAÇÃO DE ADVOGADO QUE EMBOLSOU INDENIZAÇÃO DE CLIENTE
Segundo a denúncia do Ministério Público, o profissional abriu conta conjunta com o cliente, sem o consentimento dele, e passou a receber indevidamente os depósitos, desviando mais de R$ 340 mil. Apenas uma fração do valor chegou à vítima.
O advogado foi condenado pela 2ª Vara Criminal de Florianópolis a um ano, seis meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial aberto, mas a pena foi substituída por duas restritivas de direitos e multa. No recurso, a defesa pediu a exclusão das trocas de mensagens juntadas ao processo, com alegação de falta de autenticidade, além da absolvição por insuficiência de provas.
Porém, o relator do recurso destacou que as mensagens foram registradas em ata notarial, o que confere a elas presunção de veracidade e integridade formal. Ele ressaltou também que a alegação de fraude não foi acompanhada de qualquer indício mínimo que a sustentasse.
Na decisão, o colegiado destacou que a condenação não se baseou apenas nas conversas, mas em um conjunto robusto de provas, incluindo extratos bancários e documentos da abertura da conta conjunta, além dos depoimentos da vítima e de testemunhas.
A defesa também questionou o cálculo da pena, com pedido de afastamento da valoração negativa das consequências do crime. No entanto, os desembargadores entenderam que as consequências ultrapassaram as normais ao tipo penal. Isso porque a vítima sofreu uma perda financeira significativa ao receber apenas uma parte do que tinha direito, além de ter enfrentado estresse emocional por não poder ajudar sua mãe doente e não conseguir assegurar a educação do filho. O voto do relator foi seguido por unanimidade. Com informações da assessoria de imprensa de imprensa do TJ-SC.
Fonte: ConJur
Imagem: Freepik
POTIRETAMA: A CHAPA PARA SUPLEMENTAR PODE SE TORNAR EM UM VERADEIRO BALAIO DE GATO DO PT E DEVE TRAZER SURPRESAS
"PERTUBAÇÃO DE VIZINHO": MEDIDA JUDICIAL RESOLVE A PROBLEMÁTICA
O que diz a lei
Via Pública: A rua é um espaço público e não uma extensão da propriedade privada do morador. Qualquer condutor pode estacionar nela, desde que haja vaga disponível e que as regras de trânsito sejam seguidas.
Proibição de Bloqueio: A única proibição clara é estacionar em frente a uma guia de calçada rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos (garagens). Isso é considerado uma infração média, sujeita a multa e remoção do veículo.
Exclusividade Ilegal: Placas ou avisos de "vaga exclusiva para moradores" ou "proibido estacionar" colocados por particulares não têm validade legal, a menos que sejam sinalização oficial do órgão de trânsito municipal.
Como proceder
Considerando que a lei está do seu lado (se você não estiver bloqueando a garagem ou cometendo outra infração, como estacionar na calçada ou em esquina), o problema é de convívio social.
Converse Amigavelmente: A primeira e melhor abordagem é conversar com o vizinho de forma educada e calma. Ele pode não estar ciente dos seus direitos ou pode haver um mal-entendido. Tente entender as razões dele para o incômodo e explique a sua posição.
Apele para o Bom Senso: Muitas vezes, uma conversa franca e o apelo ao bom senso resolvem a situação sem maiores desgastes.
Se a Incomodação Persistir:
Caso o vizinho continue a reclamar de forma excessiva ou agressiva, e você tenha certeza de que está agindo dentro da lei, a situação se torna um conflito de vizinhança. Se houver ameaças ou danos ao veículo, isso pode evoluir para questões legais que exigem intervenção policial.
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
ADOLF HITLER É REELEITO NA NAMÍBIA E EXPLICA NOME POLÊMICO
Reeleito pela quinta vez como conselheiro regional, Adolf explica a origem do nome e diz que removeu formalmente “Hitler” dos documentos
Em entrevista ao jornal local The Namibian, nesta semana, Adolf diz que removeu formalmente “Hitler” de seus documentos de identidade. O político namibiano explicou que seu pai não sabia o significado histórico do nome – associado ao ditador alemão nazista – e que, durante sua infância, considerava um nome normal.
“Para mim, quando criança, era um nome perfeitamente normal. Só quando cresci é que entendi: este homem queria conquistar o mundo inteiro. Não tenho nada a ver com nada disso”, disse Adolf.
Apesar do nome polêmico, Adolf Uunona, é um dos políticos locais com maior apoio no país. Esta é a quinta reeleição dele como político regional, no pequeno distrito de Ompundja, que abriga pouco mais de 5 mil habitantes no norte da Namíbia. Em 2020, ele venceu as eleições locais com 85% dos votos.
Fonte: Pedro Areal/Metrópoles
Foto: Reprodução
JUÍZA COM SALÁRIO ACIMA DE R$ 50 MIL CONCLUI CURSO DE MEDICINA EM PERÍODO INTEGRAL E É ALVO DE INVESTIGAÇÃO
A compatibilidade de horários entre as funções de juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Santos e o curso de Medicina, que exigiu o internato nos últimos dois anos, é o centro da controvérsia. As atividades do internato na Unimes ocorriam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, podendo se estender até 18h. Este horário é incompatível com o expediente forense estabelecido por portaria do TRT-2, que vai das 11h30 às 18h. Em março de 2025, por exemplo, a juíza declarou ter trabalhado presencialmente, mas deveria estar cumprindo estágio no ambulatório da Santa Casa de Santos, onde obteve aprovação com alta frequência.
Em sua defesa, o TRT-2 afirmou que “não existe qualquer impedimento legal para a realização de atividades discentes em curso universitário” por magistrados e que a produtividade da juíza foi acompanhada. O tribunal acrescentou que “A Lei Orgânica da Magistratura (Loman) não fixa horário de trabalho aos magistrados brasileiros, que são obrigados a realizarem trabalho em todos os dias de expediente forense e, de acordo com decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), presencialmente, no mínimo, três dias da semana”.
A investigação foi instaurada após o desembargador Valdir Florindo, presidente do TRT-2, ter rejeitado monocraticamente pedidos de colegas para adiar o julgamento da promoção da juíza e apurar sua situação funcional. Diante do caso, a Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho notificou a Corregedoria Regional do Trabalho da 2ª Região para que preste informações sobre as “providências adotadas para apuração dos referidos fatos”.
Fonte: Eumedicina
CENTRO HISTÓRICO E CULTURAL BOA ESPERANÇA TORNARÁ ANTÔNIO MARTINS UM DOS MUNICÍPIOS QUE MAIS RESGATARÃO SUA ORIGEM
Não se pode olhar para frente, sem observar o "retrovisor" da vida
Não há como construir o futuro sem conhecer o passado. Por isso crucial é voltar no tempo para se conhecer profundamente a história de sua terra. E uma vasta pesquisa foi realizada não somente para resgatar os primórdios da "Terra da Boa Esperança", mas de toda uma longa história desde os indígenas Icozinhos e Janduís, que deixaram para a posteridade sinais que foram estudados por arqueológicos até a era atual.
Só assim, para melhor compreender a origem do então sítio da Boa Esperança, é necessário buscar os fatos históricos sobre as incursões dos primeiros moradores. Verdadeiros desbravadores.
E será ssim, por meio de painéis, fidelizando a história, que se conhecerá muito mais do que foi e do que é a cidade de Antônio Martins. O que chamamos de audacioso, é na verdade o mais demonstrativo retrato da dedicação e do amor ao município, ao seu torrão natal, daqueles que com a sapiência tiraram do pensamento a ideia de eternizar toda a história que no futuro breve e longinquo, será fonte de inspiração e estudos pela geração de hoje e que está porvir, a geração da futuridade, terão a oportunidade de se espelhar no Centro Histórico e Cultural Boa Esperança.
Foi preciso que Antônio Martins elegesse uma mulher, a 1ª prefeita eleita do município, para que o olhar voltado para o passado, fosse, enfim, posto em prática em forma de ensinamentos.
A menina que tem suas raízes maternas e paternas, encravadas na Serrinha do Major e no Figueiredo/Boa Vista, enche de orgulho não só aos munícipes e transeuntes que trafegam pela sede, como em especial, Seu Edvan de Jaime e Dona Gerlânia.
A "Terra da Boa Esperança" vive, enfim, dias promissores e de respeito a cultura, arraigada, tampém, no passado. Não se pode olhar bem para o futuro, sem observar o retrovisor da vida.
PF CUMPRE MANDATOS NO RN EM OPERAÇÕES SOBRE DESVIOS EM CONTRATOS DE PAVIMENTAÇÃOFINANCIADOS POR EMENDAS
A Polícia Federal faz buscas nesta sexta-feira, 28, para aprofundar uma investigação sobre irregularidades em contratos de pavimentação do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) financiados com emendas parlamentares. O prejuízo é estimado em mais de R$ 22 milhões.
O Estadão apurou que não há mandados contra deputados e senadores. Os alvos são empresas e pessoas com poder de gestão nos contratos. A Operação Fake Road foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em Fortaleza (9) e Natal (2).
As investigações tiveram início a partir de auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificaram indícios de superfaturamento, execução parcial ou inexistente dos serviços, medições fraudulentas e favorecimento indevido de empresas contratadas.
Fonte: Tribuna do Norte
Foto: DPF/divulgação
INVESTIGADO DO INSS COMPROU R$ 13 MILHÕES EM IMÓVEIS À VISTA EM 1 ANO
Aquisições foram feitas pela pessoa jurídica de Américo Monte Júnior, um dos “jovens ricaços” da Farra do INSS
Um dos investigados na Farra do INSS comprou 13,2 milhões de reais em imóveis em apenas 13 meses. As aquisições foram feitas por Américo Monte Júnior, por meio de sua empresa Inovare Empreendimentos.
Américo Monte Júnior, de 46 anos, é um dos “jovens ricaços” investigados no esquema de desvio de aposentadorias de segurados do INSS.
O grupo dele controla uma série de entidades de fachada que desviaram centenas de milhões de reais do INSS.
Além dele, integram os “jovens ricaços” os empresários Igor Dias Delecrode, 28 anos, Felipe Macedo Gomes, 35, e Anderson Cordeiro, 38. Eles controlam as entidades Amar Brasil Clube de Benefícios, que faturou R$ 324 milhões com os descontos, a Master Prev (R$ 232 milhões), a ANDAPP (R$ 94 milhões) e a AASAP (R$ 63 milhões).
Os imóveis comprados por Américo Monte ficam todos no estado de São Paulo, nos municípios de Atibaia, Santana de Parnaíba, Guarulhos e Campos do Jordão, além da capital. As compras foram feitas entre janeiro de 2024 e março deste ano.
Um dos mais caros deles é um terreno no município de Santana de Parnaíba. A propriedade foi adquirida à vista, em fevereiro do ano passado, por R$ 2,8 milhões.
Pouco depois, em junho passado, Américo Monte pagou mais R$ 1,68 milhão por um apartamento no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo (SP). O local tem 222 metros e quatro vagas de garagem.
Mas o título de propriedade mais caro na coleção de Américo é uma casa em Campos do Jordão (SP). O imóvel, localizado na Rua Lasar Segal, na Vila Inglesa, custou 3,1 milhões de reais e foi adquirido em fevereiro deste ano.
As informações sobre as aquisições da Inovare constam de relatório sigiloso da Receita Federal enviado à CPMI do INSS, obtido pela coluna.
Como mostrou a coluna, Américo Monte Júnior também fez um Pix de R$ 124 mil para uma igreja evangélica em Barueri.
Os dados enviados à CPMI mostram ainda que a empresa Inovare movimentou pouco mais de R$ 21 milhões só nos seis primeiros meses deste ano.
Fonte: Andre Shalders/Metrópoles
Foto: Angela Macario/Getty Images
DEPUTADOS ALERTAM PARA ROMBO BILIONÁRIO NO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA
Em sessão ocorrida no dia 12, Tomba Farias informou do encontro que teve com Walter Alves e das dificuldades que ele terá pela frente, pois só a folha de pessoal chegou a mais de R$ 968 milhões – fora os impactos proporcionados por promoções na carreira e contratações de servidores concursados, sendo um de R$ 48 milhões, outro de R$ 78 milhões, e mais R$ 342 milhões em fevereiro, elevando o pagamento salarial do funcionalismo a cerca de R$ 1,3 bilhão por mês.
Tomba Farias leva em conta que a estimativa de receita do governo para 2026 é de R$ 25,67 bilhões, enquanto as despesas chegam a R$ 27,22 bilhões.
O deputado Luiz Eduardo (SDD) tem lembrado que o Governo defendeu na Casa que o aumento de 18% para 20% na alíquota modal do ICMS seria a solução econômica do Estado. “O que estamos vendo é o atraso do pagamento dos aposentados e falta de pagamento com os fornecedores, o Estado só acumula dívidas e falta de compromisso com o povo do Rio Grande do Norte”, afirma o parlamentar.
Para José Dias, a governadora do Estado “é dominada por uma burocracia que está encastelada em liderança do PT, está na Casa Civil, está na tributação, que tem o candidato a Governador (Cadu Xavier), que é um negócio absurdo, ou seja, a partir de um secretário, porque a esquerda não tem candidato, querem construir um cidadão que, tecnicamente, é capaz de exercer sua função de arrecadador, mas não tem nenhuma repercussão política”.
Fonte: Portal uiraúna Net, com informações de Tribuna do Norte
Foto: Web
ESTUDANTE DO IFPB DE CATOLÉ DO ROCHA ENTRE AS 10 MELHORES NA OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS
Na verdade, uma conquista que enche de orgulho não somente sua família, como o corpo docente do Campus e todos os demais alunos que concorreram nesta dura batalha educacional que é a Olimpíada Nacional de Ciências.
Em 2022, quando cursava o ensino médio, Sandja Godeiro já havia conquistado o 1º lugar na 2ª etapa de rendimento escolar no educandário em que estudava.
Daqui, enviamos nossos parabéns a Sandja Gilmara pelo sucesso e a certeza de que será uma excelente profissional.
MOUNJARO FALSO: POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA QUADRILHA QUE FABRICAVA REMÉDIOS PARA EMAGRECIMENTO, INCLUSIVE VERSÕES ILEGAIS DO MOUNJARO
As investigações apontam que o grupo fabricava os medicamentos em laboratórios clandestinos, utilizando insumos adquiridos no mercado paralelo ou importados irregularmente. Após a montagem dos produtos, eles eram distribuídos para clínicas, consultórios estéticos e até profissionais que atuavam sem regulamentação adequada. Os remédios não tinham garantia de eficácia, muito menos de segurança, colocando pacientes em risco de reações adversas graves.
Os envolvidos podem responder por crimes como falsificação de medicamentos, venda de produto de procedência ignorada, contrabando, associação criminosa e outros delitos ligados à saúde pública.
Autoridades sanitárias reforçam que medicamentos para emagrecimento só devem ser utilizados sob prescrição médica e adquiridos exclusivamente em farmácias regularizadas. A operação reacende o alerta sobre os riscos da busca por soluções rápidas para perda de peso e sobre a importância de combater a produção e circulação de remédios clandestinos no país.
Fonte: Blog do Farias Júnior
Imagem Ilustrativa
TCE ALERTA SOBRE "FARRA DE TEMPORÁRIOS" E DIZ QUE QUEM NÃO PAGAR 13º TERÁ CONTAS REPROVADAS
A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
De acordo com Fábio Nogueira, ao longo dos anos o TCE já vinha recomendando a diminuição dos temporários e realização de concursos públicos aos gestores, mas ficou comprovado que a iniciativa não estava sendo atendida.
“Constatamos um aumento dos temporários, principalmente em ano eleitoral, por isso o Tribunal de Contas firmou um pacto estabelecendo que a contratação desse pessoal deveria ser feita em até 30% do número de servidores efetivos”, disse.
Fábio Nogueira disse ainda que essa recomendação é válida para o Estado e as 223 prefeituras, e ressaltou que os gestores que não se adequarem poderão ter as contas reprovadas.
Durante a entrevista, o presidente do TCE também lembrou que os prefeitos que não quitarem o 13º salários dos servidores dentro do atual exercício financeiro poderão ter as contas reprovadas. “É uma obrigação legal”, resumiu.
Fonte: Paraíba.com
Foto: Victor Emannuel/ Sistema Arapuan de comunicação
VEREADOR MANDA COLEGA IR PARA "PUTA QUE PARIU"
EMPRESA DE LIMPEZA FOI CO0NTRATADA POR 270.087,68 POR MÊS. TOTALIZANDO MAIS DE 1 MILHÃO E 600 MIL POR SEIS MESES
ICAPUÍ: CIRO GOMES LIDERA CORRIDA AO GOVERNO DO ESTADO
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
ESCÂNDALO PERTINHO DE EXPLODIR: QUEM PAGOU O CARRO DE SOM DO VELÓRIO?
PREFEITAS E PREFEITOS TÊM UM PRAZO DE 10 DIAS PARA SE MANIFESTAR SOBRE RECEBIMENTO DE PRECATÓRIOS DO FUNDEF
Aplicação de Recursos: Os municípios devem destinar no mínimo 25% do total arrecadado em impostos e transferências para a educação, e os recursos do FUNDEB compõem essa porcentagem.
Destinação Específica: Pelo menos 70% dos recursos do FUNDEB devem ser usados para a remuneração dos profissionais da educação em efetivo exercício, incluindo professores e outros técnicos educacionais,.
Prestação de Contas: Os gestores municipais devem prestar contas detalhadas sobre como os recursos são utilizados, garantindo transparência e controle.
Gestão Financeira: Os recursos devem ser aplicados no exercício financeiro em que são creditados, podendo até 10% ser transferidos para o ano seguinte.
Fonte: Cruz Notícias
COORDENADOR É DENUNCIADO POR ESQUEMA DE DIPLOMAS FALSOS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PATOS PARA AUMENTAR SÁLÁRIOS DOS PROFESSORES
A reportagem do Polêmica foi procurada por um cidadão que pediu para não ser identificado ao denunciar um esquema de certificados falsos de mestrado e doutorado que estaria sendo realizado
Nesta terça-feira, dia 25 de novembro, um Boletim de Ocorrência com nome e detalhes de como ocorreu o esquema foi realizado na Delegacia de Polícia Civil de Patos. Na denúncia, o autor relata que um professor negociou o diploma por R$ 10.000,00 e acabou pagando R$ 6.000,00 pelo documento de mestrado da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.
Após esse professor que comprou, de acordo com o denunciante, mais dois também entraram no esquema, porém, o número pode chegar a 14 com mestrados, doutorados e cursos falsos.
O criminoso foi identificado no Boletim de Ocorrência como sendo coordenador de uma das escolas do município de Patos e goza da confiança da Secretaria de Educação. Os falsos diplomas garantem ascensão salarial e outras vantagens nos vencimentos.
Relatos são de que alguns professores compraram os diplomas, mas, após problemas, estes pediram o ressarcimento dos valores pagos, mas não obtiveram o dinheiro de volta e agora estão sendo investigados.
Em contato com a professora Adriana Carneiro, secretária de Educação do Município de Patos, a reportagem foi informada de que “a polícia está investigando.
É a competência dessa instituição” e que “ já foi aberto a comissão de processo administrativo disciplinar. E que já estamos atuando nisso para identificar e punir”.
A secretária disse que, quando se tem comprovação de documentos falsos, é checado pela comissão de processo administrativo disciplinar e que não se admite esse tipo de prática e que todas as providências estão sendo tomadas.
A reportagem foi informada que o coordenador escolar havia sido afastado do cargo de confiança no Município de Patos.
Fonte: Jozivan Antero/Polêmica Patos
TSE NEGA PEDIDO DE SOLANGE CAMPELO E CONFIRMA NOVAS ELEIÇÕES EM POTIRETAMA
A decisão do TRE havia cassado o registro de candidatura da chapa. Com isso, fica confirmada a realização de novas eleições no município.
Fonte: Agenda Ceará
EX-PREFEITA DE ALEXANDRIA SE POSICIONA SOBRE CONDENAÇÃO IMPOSTA EM MAIS DE 50 MIL
AFASTADO POR VENDA DE SENTENÇA, DESEMBARGADOR SE APOSENTA HOJE
Ele está afastado de suas funções desde outubro de 2024, por determinação do Conselho Nacional de Justiça, por suspeita de participação em um esquema de venda de sentenças que veio à tona após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em 2023.
Fonte: Mídia Jur
ANTÔNIO MARTINS: PROJETO AUDACIOSO E DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DA "TERRA DA BOA ESPERANÇA"
A POLÊMICA DO FUNDEB EM AFOGADOS DA INGAZEIRA
Em reunião realizada entre representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e o TCE-PE, uma das pautas discutidas gerou significativa repercussão. Segundo matéria publicada no Blog Nill Júnior, o Tribunal informou estar revisando o entendimento referente ao impedimento do uso de recursos do Fundeb para o pagamento de encargos sociais do pessoal da educação, com previsão de nova resolução a ser publicada no dia 10 de dezembro, alinhando-se ao texto legal vigente.
No entanto, a Lei nº 14.113/2020, em seu Art. 26, determina que no mínimo 70% dos recursos do Fundeb devem ser destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício, compreendendo, conforme o §1º, os encargos sociais incidentes.
Diante disso, a Presidente afirma ser plenamente legal o uso dos recursos do Fundeb para o pagamento dos encargos do ano em curso.
Entretanto, enfatiza que não há respaldo jurídico para utilizar o Fundeb na cobertura de déficit atuarial dos fundos próprios de previdência.
Fonte: Blog do Finfa
CAC É PRESO COM SERINGAS, REMÉDIOS E CANETAS EMAGRECEDORAS
Um homem com registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) foi preso em flagrante nesta segunda-feira (24), no bairro Jangurussu, em Fortaleza. Ele foi detido com seringas, remédios e canetas emagrecedoras.
A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão por porte ilegal de arma de fogo contra o suspeito, de 32 anos. O homem já possui antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
No local, os policiais civis comunicaram ao investigado sobre a ordem judicial e realizaram buscas no imóvel. Foram encontrados mais de 190 ampolas, canetas e caixas de medicamentos que, segundo a polícia, seriam comercializados pelo suspeito.
Além dos remédios, foram apreendidas cerca de 300 seringas, 29 agulhas, 93 compressas, 12 recipientes com álcool, cartões magnéticos, máquinas de pagamento, documentos e uma quantia em dinheiro.
O atirador esportivo foi autuado com base no artigo 273, § 1º-A do Código Penal, que trata da falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais.
A investigação sobre o suspeito, relacionada ao outro inquérito por porte ilegal de arma, segue em andamento.
Fonte: Pereiro na Mídia