RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

GOVERNO "DESCONHECE" MOVIMENTOS GREVISTAS.

O governo Robinson Faria (PSD) literalmente não toma a greve desencadeada pelos professores da Universidade do Estado do RN (UERN) como um problema seu. Nem do pessoal da Saúde, através do sindicato da categoria – o Sindsaúde.
Resolvê-las não é prioridade, como ocorrera na ameaça em relação à Polícia Militar, por exemplo.
Até aqui, não apresentou qualquer proposta palatável de atualização de salários, apenas promessa de empenho para fazê-lo.
Aos poucos, os grevistas da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) vão se isolando ou sendo isolados mais ainda, com o passar dos dias.
Da mesma forma, os grevistas da Saúde.
Nessa terça-feira (28), a tentativa de entendimento entre as partes, no Fórum Seabra Fagundes em Natal, não tinha como avançar mesmo. O governo não escalou qualquer secretário do núcleo administrativo-financeiro e com autonomia para fechar nada.
Enfim, desdenhou de todos. Até da Justiça, que fez a intermediação.

Fonte: Carlos Santos

TEM CEARENSE NA DIRETORIA DA ATRICON.

A conselheira Soraia Victor, do Tribunal de Contas do Ceará, foi eleita, mais uma vez, para fazer parte da diretoria da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Será responsável, no biênio 2018/2019, pela diretoria que cuida do projeto Qualidade e Agilidade dos TCS
Soraia, aliás, encontra-se nesta quinta-feira em Maceió (AL), onde será agraciada com a Medalha Ministro Guilherme Palmeira por conta dos seus relevantes serviços prestados à causa pública. A homenagem ocorrerá durante sessão solene que marca as comemorações alusivas aos 70 anos do TCE de Alagoas.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA FAZER A RENOVAÇÃO DO FIES DESTE SEMESTRE.

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano termina às 23h59 desta quinta-feira (30). Quem não renovar o contrato dentro do prazo ficará sem o financiamento para este semestre, mas poderá tentar novo aditamento no semestre que vem. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até a manhã de hoje, cerca de 15% dos estudantes ainda não tinham feito a renovação. O prazo já foi estendido duas vezes e, de acordo com o MEC, não haverá mais prorrogação.
Esta quinta-feira também é o último dia para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no Sistema Informatizado do Fies. Para os aditamentos simplificados, a renovação é formalizada com a validação do estudante no sistema. No caso do aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa) para finalizar a renovação.

Fonte: Sabrina Craide - Agência Brasil/UOL

SENADORA QUER MUDAR CONSTITUIÇÃO PARA EVITAR QUE MINISTROS RETORNEM AO CONGRESSO PARA VOTAÇÕES.

Proposta de Simone Tebet é que, ao reassumir mandato, parlamentar o exerça por 4 meses. Objetivo é evitar casos como o de ministros exonerados para votar denúncia contra Temer que retomaram cargo 1 dia depois.

senadora Simone Tebet (PMDB-MS) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem como objetivo evitar que ministros licenciados do mandato parlamentar retornem ao Congresso somente para votar projetos de interesse deles ou do governo.
Pela proposta, ao ser exonerado da função no Poder Executivo e retornar ao Congresso, o parlamentar será obrigado a exercer o mantado por pelo menos 120 dias (4 meses).
O objetivo da medida, explica a senadora, é evitar que políticos sejam exonerados por um dia somente para voltar ao Congresso e participar de alguma votação específica.
Ao G1, Simone Tebet argumentou que, em muitos casos, isso acontece para o governo conseguir os votos suficientes para aprovar projetos.
VEJA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Gustavo Garcia/G1

MEIA HORA SEM WHATSAPP.

O Whatsapp voltou a funcionar no Brasil, depois de pouco mais de 30 minutos fora do ar.
Segundo o Facebook, dono do Whatsapp, o aplicativo ainda não tem uma posição oficial sobre as causas do problema técnico.
O serviço de mensagens também sofre instabilidade na Europa, segundo usuários nas redes sociais. Embora não haja uma posição oficial sobre a extensão do problema, a empresa pediu desculpas:
— Usuários do Whatsapp ao redor do mundo estão impossibilitados de acessar o aplicativo. Nós pedimos desculpas pela inconveniência e estamos trabalhando para consertar o problema o mais breve possível.

Fonte: Bruno Góes - Lauro Jardim/O Globo


EX-PREFEITO DE CEARÁ-MIRIM É ABSOLVIDO NO TRE.

O ex-prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto (PR), foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A decisão da Corte reverte a condenação em primeira instância que era do pagamento de multa.
Antônio Peixoto estava sendo acusado de abuso de poder político por ter promovido mobilização ainda na fase de pré-campanha do pleito de 2016.
O advogado Abraão Lopes, integrante do RRC Advogados, apresentou na sustentação oral, na defesa do político, que o transporte dos correligionários para o evento foi feita de forma legal. A tese foi acatada pelo TRE potiguar.

Fonte: Heitor Gregório

WHATSAPP SOFRE INSTABILIDADE NO BRASIL NESTA QUINTA (30).

O WhatsApp está passando por uma instabilidade no Brasil nesta quinta-feira (30). Os primeiros relatos de usuários sem conexão com o aplicativo já podem ser vistos no Twitter e no site DownDetector, que rastreia quando serviços online ficam inacessíveis.

Fonte: Robson Pires

PARAÚ: COM NOVAS ELEIÇÕES MARCADAS, ANTÔNIO DE NARCISO TEM 5 NOMES PARA APOIAR.

Após a cassação do prefeito Antônio de Narciso, como prefeito de Paraú, na Microrregião de Açú, no estado do RN, o cenário político floriu em nomes de postulantes ao cargo ocupado postiço ocupado pela presidente da câmara, Socorro Paulo.
Na oposição "oficial", o nome da candidata vencida no pleito de 2016, deve ser o escolhida. Assim, Maria Olímpia Ferreira Nunes Eufrásio, que já coleciona duas derrotas seguidas, deve voltar ao embate, em março vindouro.
No bloco tido até agora como governista, temos:
Outros nomes ventilados, apesar de não ocupar cargos eletivos, têm melhor chances de êxito:
Antônio Carlos: Primo e por muitos anos, secretário do então prefeito. Seria o plano futuro de Antônio de Narciso, entretanto, diante da conjuntura, não seria a bola da vez.
Flavinho: parlamentar de primeiro mandato, que goza da confiança do ainda líder situacionista Antônio de Narciso. Muito "verde" na política e fatalmente 11 meses foram pouco para que aprenda o caminho da política, numa campanha que promete ser dura e difícil. 
Raíssa Nunes: esposa do prefeito cassado Antônio de Narciso. Seria a continuidade administrativa do cônjuge. Durante os 4 anos e meio, aproximadamente, acompanhou de muito perto os caminhos que o então gestor caminhou, como administrador municipal. Seria mostrada a população, como a resposta nas urnas, contra a cassação. Terminaria o mandato atual, articulando o sonho do prefeito vedado, em ver Antônio Carlos, como continuidade.
Rogério Peixoto: lhe falta o "jogo de cintura" necessário para postular a vaga. Geriu a saúde com primazia, porém, seus dotes políticos são desconhecidos.
Socorro Paulo: aparece com chances de entrar na disputa. Tão somente, por ocupada a cadeira central do executivo, neste instante. Porém, lhe falta popularidade suficiente para tanto. Reeleita vereadora em 2016, com apenas 260 votos, sendo a 5ª colocada, Maria do Socorro de Paula Oliveira tem desagradado em muito os então ocupantes de cargos comissionados, com demissões e em alguns casos, chamados para conversação logo após e então readmitindo-os, segundo informações. Aliado a isso, o modo de um certo auxiliar da prefeita, em tratar a quem a procura ou tentar solucionar problemas na sede do palácio municipal. Esse, sim, tem sido um grande entrave para a nova e temporária prefeita.
O grande risco é, se for rejeitada pela base do prefeito cassado Antônio de Narciso, pode render-se aos encantos oposicionistas e formar uma chapa mista com a ala de Maria Olímpia. Contudo, sempre como coadjuvante.
FALTAM 94 DIAS:
Jogue suas fichas. A disputa já começou nos bastidores, mesmo que estejam enrustidas.
Faltam 94 dias para os parauenses voltarem as urnas e escolherem seu prefeito(a). São 2.256 horas da decisão, que pode confirmar a revolta do povo, com a cassação de Antônio de Narciso ou uma nova chance de ver os destinos do município em outras mãos.

ROBINSON FARIA DIZ QUE É DIREITO DO SERVIDOR ESPERNEAR, DIZ MATÉRIA DO MOSSORÓ HOJE.

Fonte: Mossoró Hoje
Foto: Valéria Lima/MH

DIRETOR DO DETRAN ADMITE ENTREGAR CARGO EM BREVE.

Em reunião hoje pela manhã em Natal com comando de greve e representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Indireta do RN (SINAI), o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN), Júlio César Câmara, acusou cansaço no cargo.
Confessou aos circunstantes que deverá entregar o comando dessa autarquia à próxima semana.
A greve dos servidores do Detran não chega ao seu final, não obstante sua iniciativa de abrir diálogo.
O movimento pede projeto de concessão de auxílio-alimentação (já apresentado por ele) e outro sobre perdas salariais, que o governo estadual reluta em encaminhar à Assembleia Legislativa.
Greve começou no último dia 20.

Fonte: Carlos Santos

TRT/RN: ACORDO GARANTE EQUIPAMENTO PARA O HOSPITAL INFANTIL VARELA SANTIAGO.

Uma multa aplicada pelo atraso de salários de dez trabalhadores, entre os meses de novembro e dezembro de 2015 e de janeiro de 2016, vai beneficiar as crianças atendidas pelo Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal com um equipamento avaliado em R$ 54 mil.
O acordo entre a empresa RENT A CAR Locadora e o Ministério Público do Trabalho foi firmado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do TRT-RN, durante a XII Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário.
A empresa doará ao Hospital Infantil Varela Santiago um equipamento para Projeção de Imagem Vascular Direta, que detecta sangue subcutâneo nas crianças por meio de uma imagem digital da veia do paciente e reduz o número de perfurações nos pacientes.
Pelos termos do acordo, a RENT a CAR formalizará o pagamento de um sinal, referente à compra do equipamento, e o hospital se tornará fiel depositário do equipamento até a quitação total do valor do leasing.
Em caso de descumprimento, a empresa pagará ao Varela Santiago uma multa de 100% sobre o valor do objeto a ser adquirido e doado.

Fonte: Divisão de Comunicação Social do TRT/RN

JOÃO DIAS: R$ 295.300,00 PARA PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM.

Conforme o Portal da Transparência, o município de João Dias, recebeu no último dia 23 de novembro, o valor de R$ 88.590,00 referente a uma das parcelas oriundas do Ministério das Cidades, para pavimentação e drenagem superficial de ruas naquele município.
O convênio, que tem o número 804293 totaliza o montante de R$ 295.300,00
Com esse valor, muito deve ser feito, para melhorar as condições das artérias da cidade de João Dias.

JUCÁ É ESCRACHADO COMO "O SENHOR DO GRANDE ACORDO NACIONAL" EM VOO DE BRASÍLIA A SP.

Mulher que foi aplaudida por alguns passageiros filmou a cena, publicada no Facebook. Assessoria do senador diz que ela foi identificada e que Jucá estuda que medida irá tomar.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), presidente nacional de seu partido, foi confrontado por uma passageira durante um voo entre Brasília e São Paulo, no fim da tarde de quarta (29).
O vídeo da discussão foi postado no Facebook.
Jucá foi a São Paulo fazer uma conexão para a China, onde participará de um encontro de partidos políticos como representante do PMDB.
Nas imagens, uma mulher não identificada confronta o senador como "o do grande acordo nacional". É uma referência à gravação que o delator Sérgio Machado fez de um diálogo que teve com Jucá, cujo áudio foi divulgado em maio de 2016.
Segundos após a mulher dirigir-se a Jucá, o senador, já sentado em sua poltrona e de braços cruzados, retruca: "Você devia me respeitar, mas você é petista, né?"
O áudio do vídeo é de baixa qualidade — o barulho do avião atrapalha a compreensão exata.
Mas é possível ouvir a mulher perguntando: "Pra ser honesto precisa ser petista? E como é no PMDB?". Ao que Jucá responde: "Por isso que a gente tirou vocês".
Mais à frente, o senador tenta tirar o celular da mão da mulher, sem sucesso. Outros passageiros aplaudiram a atitude dela.
Procurada pelo BuzzFeed News, a assessoria de Jucá disse que a mulher das imagens foi identificada e que o senador está avaliando com seus advogados que medidas irá tomar.
VEJA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Alexandre Aragão/Buzzfeed.com

PGR ENTRA COM NOVA DENÚNCIA CONTRA CUNHA, HENRIQUE ALVES E FUNARO.

Ex-deputados e mais seis pessoas de receber mais de R$ 6 milhões em propina oriunda de fraudes em contratos de financiamento da Caixa Econômica Federal.

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF-RN) denunciou os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha, ambos do PMDB, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro qualificada.
Na denúncia, o MPF acusa os ex-deputados e mais seis pessoas de receber mais de R$ 6 milhões em propina oriunda de fraudes em contratos de financiamento da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o MPF, os recursos desviados foram usados para compra de apoio político na campanha eleitoral de Henrique Alves ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014, no primeiro e segundo turnos. O repasse da propina foi efetuado, ainda conforme o MPF, pelo doleiro Lúcio Funaro, um dos denunciados, que assinou acordo de delação premiada.
“Os montantes eram oriundos de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro implantado por ambos os ex-deputados na Caixa Econômica Federal, entre os anos de 2011 e 2015, mediante a indicação de aliados políticos para altos cargos na empresa pública federal e a subsequente cobrança de propina de empresas interessadas na celebração de contratos de financiamento com o banco público”, diz trecho da denúncia.
Para o MPF, os ex-parlamentares, em razão do recebimento das vantagens indevidas, “no mínimo, omitiram-se de seu dever de fiscalização da administração pública federal, deixando de adotar providências em relação ao esquema ilícito em questão.”

Fonte: Agência Brasil/Portal No Ar

PATU E ALMINO AFONSO: "MELHORES DO ANO 2017".

Com o intento de reconhecer os melhores comércios e serviços, profissionais liberais e funcionários públicos, é que criamos o "MELHORES DO ANO" 2017.
As cidades de Patu e Almino Afonso, juntas, celebrando aqueles que serão escolhidos pela população destes dois municípios, como os melhores do ano de 2017, através de pesquisa de opinião pública.
Em muito breve, a equipe da LOGOS estará percorrendo estas cidades, no intento de ouvir seus moradores e indicar os agraciados.
O resultado será veiculado nas páginas do blog rnpoliticaemdia até o dia 10 de dezembro.
A data e local da festa de entrega das comendas, será divulgada nos próximos dias.
Vote, escolhe seus favoritos.

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 2018 É DISCUTIDA EM REUNIÃO NA CÂMARA DE NATAL.

Vereadores, técnicos do Legislativo e Executivo, secretários de governo e assessores parlamentares estiveram reunidos no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (29), para discutir as emendas à Lei Orçamentária Anual 2018.
O montante de recursos para o Município administrar foi estimado em R$ 2,7 bilhões; com base na inflação do período, houve um incremento de 8,18% no orçamento em relação ao ano anterior.
Ao todo, foram apresentadas 256 emendas ao documento encaminhado pela Prefeitura, sendo 150 consensuais.

Fonte: Heitor Gregório

ROBSON CARVALHO RECEBE PREMIAÇÃO, COMO VEREADOR REVELAÇÃO.

O vereador natalense, Robson Carvalho esteve no último fim de semana na cidade oestana de Alexandria, para receber o 2º Prêmio "Dra. Julieta Dantas", uma das categorias do tradicional “DESTAQUES DA MÍDIA”, que este ano teve sua 7ª edição. Robson foi escolhido como  Parlamentar Revelação no Estado do Rio Grande do Norte. 
O vereador Cícero Martins, indicado como vereador "DESTAQUE DA MÍDIA" por Natal, não compareceu a cerimônia. Realizado pela LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, que tem o jornalista Mozart Maranhão como diretor, visa agraciar além de vereadores, secretários municipais e prefeitos das microrregiões do Estado do Rn e de mais 3 unidades da federação: Ceará, Paraíba e Pernambuco.
“Fiquei surpreso, me sinto feliz e grato pelo prêmio e acredito que isso aumenta mais ainda minha responsabilidade ante a sociedade natalense, que me confiou e creditou para honrar todos os votos que recebi. Vamos seguir trabalhando em prol do coletivo, engajados em trabalhar mais e com pensamento de mudar as realidades adversas do Brasil”, disse Robson Carvalho.


ALTO E MÉDIO OESTE PODE TER UM DEPUTADO FEDERAL "NATO" A PARTIR DE 2019.

As regiões do Médio e Alto Oeste têm e faz tempo, a necessidade de ter um representante nato dos municípios que as abrangem, na câmara federal, defendendo com afinco os interesses desta população. E, por mais que entendam como difícil, somente o terão se mudarem o pensamento e deixar a mesmice e os representantes de faz de conta, de lado. Os clãs que representam por décadas, com extrema deficiência o povo potiguar, ocupando as cadeiras no legislativo federal, que direta ou indiretamente ajudaram em muito para deixar o Rio Grande do Norte na situação que encontra-se, precisam ser modificados. Chega de atraso e ociosidade. Vamos apostar no novo.
O ex-prefeito de Almino Afonso, é uma destas opções. Jovem de visão ampla, que buscou proporcionar aos seus munícipes, quanto gestor, melhores condições de vida.
E é uma esperança e que vejo como válida de se tentar. Sabemos da dificuldade de vencer os círculos políticos do RN, predominantes na esfera federal. Porém, não podemos ficar de braços cruzados, presenciando estes que lá estão, mantendo o mesmo figurino que por anos perpetua-se.
Assim, como Lawrence Amorim, temos outros nomes que pleitearão vagas tanto no parlamento estadual, como na própria cadeira central do executivo do estado. 
Nomes novos, sem máculas e que podem, em muito, ajudar a salvar o sofrido RN.

MPF DENUNCIA EX-PREFEITA DE SÍTIO NOVO POR IMPROBIDADE.

O Ministério Público Federal apresentou uma ação penal e uma ação por improbidade contra a ex-prefeita de Sítio Novo (RN) Wanira de Holanda Brasil por não ter prestado contas de R$ 940.907,15 em verbas recebidas do Governo Federal para investir e aparelhar as escolas municipais.
Ela também ocultou ilegalmente todos os documentos relativos ao convênio, deixando a prefeitura sem qualquer informação sobre como o dinheiro teria sido gasto.
Wanira administrou o município de 2005 a 2012 e os recursos são provenientes de um convênio assinado em 2009 com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e deveriam ser utilizados para a execução do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar de Educação Infantil (ProInfância).
A ex-prefeita poderá responder por improbidade e pelos crimes de responsabilidade e de supressão de documentos. As ações tramitam na Justiça Federal.

Fonte: Abelhinha.com

CORONEL AZEVEDO RECEBE COMENDA "DRA. JULIETA DANTAS", UMA DAS CATEGORIAS NO 7º "DESTAQUES DA MÍDIA" 2017.

Sábado passado, dia 25, o Coronel PM André Luiz Vieira de Azevedo, foi condecorado com a  Comenda do 2º Prêmio "Dra. Julieta Dantas", uma das categorias do já tradicional Prêmio "DESTAQUES DA MÍDIA". O evento ocorreu nos salões do Clube ARCA, na cidade oestana de Alexandria.
Coronel Azevedo, que entregou o cargo de Comandante da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, meses atrás, fez um duro discurso, com crítica direcionadas ao governo do estado.
Em suas palavras, o André Azevedo disse: "Foi um período difícil, entanto estive no comandando da polícia militar, enfrentando a crise no sistema prisional, quando do mundialmente conhecida pelos ataques que ocorreram de Alcaçuz. Estamos vivendo atrasos recorrentes de salários. Não existe escravidão no Brasil. Faz tempo que foi abolida. O governador tem repetido o mantra de que está trabalhando para quem mais precisa. Trabalhar para quem mais precisa, é oferecer serviços de segurança pública, de saúde e educação de qualidade. Por que quem mais precisa, não tem condições de pagar por estes serviços privados. Assim, faço este peido ao governo do estado, que faça para quem mais precisa e pague aos servidores do Rio Grande do Norte, sobretudo aqueles que deram a vida pelo serviço público e hoje estão na inatividade, sem saber quando receberam seus salários. Nossos irmãos da polícia civil, estão aí, sem saber quanto receberam seus salários, sem perspectivas. Muitos destes, realizando tratamento de saúde que não poderiam sofrem interrupção. Tenho orgulho de bater nesta farda e dizer que sou policial militar, mesmo sofrendo o maior desinvestimento já realizado na polícia militar do Rio Grande do Norte. Esse governo, retirou em 2 anos, R$ 21.000.000,00 (vinte e um milhões de reais), do custeio da polícia militar. Milhares de pessoas estão morrendo pela falta de serviços de qualidade. Fui exonerado no dia 15 de agosto. setembro foi o mês mais violento da história do Rio Grande do Norte. Que DEUS nos proteja."
No momento em que citou atrasos de salários, o homenageado foi ovacionado pelos presentes que ali estavam, com aplausos e gritos de apoio. 
Ao final, agradeceu a indicação e frisou que o Prêmio "Dra. Julieta Dantas", não era seu, e sim, de todos os policiais militares do RN, que dedicaram ou dedicam suas vidas à defesa da sociedade potiguar. 
"Aos meus irmãos de farda, audazes combatentes, meus agradecimentos e minha continência", finalizou Coronel Azevedo.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

EX-LÍDER CROATA MORRE APÓS TOMAR VENENO EM TRIBUNAL QUE O CONDENOU POR CRIMES DE GUERRA.

Em seu último dia, Tribunal Internacional para ex-Iugoslávia em Haia suspende sessão.

O ex-líder militar bósnio-croata Slobodan Praljak morreu após ter se envenenado ao ouvir sua sentença por ter cometido crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII). A sessão foi suspensa no último dia de atividades do tribunal especial, que foi criado para julgar em Haia os envolvidos na Guerra da Bósnia (1992-1995) e será formalmente encerrado no mês que vem. Condenado a 20 anos de prisão em 2013, o réu havia apelado da pena, mas não obteve sucesso no recurso.
Após ouvir sua sentença, Praljak, de 72 anos, levou a mão à boca e aparentemente engoliu um líquido, que estava dentro de um pequeno recipiente. Em seguida, gritou ao juiz:
— Eu acabei de tomar veneno. Não sou criminoso de guerra. Oponho-me a esta sentença.
O advogado de Praljak disse, então, que o réu havia se envenenado. Imediatamente, o juiz responsável ordenou que os procedimentos da corte fossem interrompidos. Uma ambulância foi chamada ao tribunal, durante momentos de confusão.
Praljak foi condenado a quatro anos por ter perseguido, expulsado e assassinado muçulmanos durante a Guerra da Bósnia. Ele é considerado responsável pela destruição da Ponte Velha do centro histórico da cidade de Mostar em novembro de 1993, que havia sido erguida mais de 400 anos antes.
Segundo os juízes, as ações da artilharia bósnio-croata provocaram danos desproporcionais à população civil muçulmana afetada pelo confronto dos anos 1990. Ele e outros cinco réus compareceram nesta quarta-feira ao tribunal para ouvir os vereditos das suas apelações. Algumas das condenações de Praljak foram retiradas, mas a sua pena não foi reduzida.
Fonte: O Globo, com Agências Internacionais

TRE/RJ DECIDE SOLTAR ROSINHA GAROTINHO, QUE USARÁ TORNOZELEIRA ELETRÔNICA.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu nesta quarta-feira, 29, soltar a ex-governadora Rosinha Garotinho (PR), presa na Cadeia Pública de Benfica desde o dia 22 sob suspeita de corrupção. Foram cinco votos a seu favor, uma decisão unânime.
Ela ficará sob monitoramento por tornozeleira eletrônica. O pedido pela conversão da prisão em monitoramento eletrônico havia sido feito nesta quarta-feira pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio (PRE-RJ), cujo entendimento é de que Rosinha apenas “consentiu com os crimes” praticados pelo marido, o ex-governador Anthony Garotinho (PR).
O TRE ainda vai julgar se Garotinho, apontado como líder de uma organização criminosa, seguirá preso. O casal foi preso sob acusação de crimes como corrupção, participação em organização criminosa e falsidade na prestação de contas eleitorais entre os anos 2009 e 2016, quando Rosinha era prefeita de Campos, município do Norte Fluminense.
Agora, Rosinha ficará proibida de manter contato com testemunhas e de viajar. Outras obrigações são permanecer em casa de noite e aos fins de semana. Ela poderá ser liberada ainda nesta quarta-feira. “Cautelares menos gravosas também resguardariam a sociedade de prejuízos causados por aqueles que, ao revés, deveriam servir de exemplo de honestidade e probidade, mas que findam por frustrar a vontade popular”, acredita o procurador regional eleitoral Sidney Madruga.
Já Garotinho, “como líder da organização, apresenta risco de interferir na instrução criminal em curso, como coação de testemunhas”, argumentou Madruga, que pediu a manutenção de sua prisão preventiva. Denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) mostra que o grupo J&F fez doação ilegal de R$ 3 milhões por meio de contrato com uma empresa indicada por Garotinho para financiar sua campanha ao governo do Estado em 2014, derrotada pela de Luiz Fernando Pezão (PMDB). Os valores não teriam sido declarados em sua prestação de contas. Ele é acusado também de intimidar e extorquir empresários que atuavam em Campos.

Fonte: Estadão ConteúdoIstoÉ

MAIORIA DOS MUNICÍPIOS DO RN ESTÃO COM SALÁRIOS EM DIA.

Levantamento respondido por 99 prefeituras municipais à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN aponta que 74,75% das gestões estão com os salários dos servidores em dia. O número corresponde a 74 das 99 prefeituras que responderam ao questionário da Federação. Outras 25 prefeituras, ou ainda 25,25%, admitiram atrasos no pagamento aos servidores atualmente.
Já em relação ao décimo terceiro salário, que deve ser pago até o próximo dia 20 de dezembro, 63,64% prefeituras garantiram que vão conseguir realizar o pagamento. Por outro lado, 18,18% das prefeituras não vão conseguir pagar o benefício aos servidores, e 14,14% das gestões ainda não sabem se conseguirão pagar o décimo dentro do prazo. Outras 3,03% prefeituras afirmaram que já pagaram o salário extra a seus servidores neste final de ano. O questionamento não foi respondido por 1,01% das prefeituras.
Também em relação ao décimo terceiro, a FEMURN questionou às Prefeituras sobre a antecipação do benefício. 49,49% informaram que não anteciparam o décimo. Já 30,3% das gestões anteciparam parte do benefício no meio do ano. Outras 19,19% das prefeituras pagam o décimo de acordo com o mês de aniversário do servidor. O questionamento também não foi respondido por 1,01% das prefeituras.

Fonte: Heitor Gregório

PATU: CANTORA GOSPEL DAMARES FARÁ SHOW EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO EVANGÉLICO.

A cantora de gospel reconhecida nacionalmente, Damares, estará se apresentando em Patu, no dia 16 de dezembro, em comemoração ao Dia do Evangélico. Essa será a abertura oficial do Projeto "Patu Natal Lindo", onde o prefeito Rivelino Câmara entregará para a população patuense, mais uma inovação: a cidade natalina cenográfica.
Damares Alvez Bezerra de Oliveira, nome de batismo, é ligada ao movimento religioso pentecostal. A cantora já foi premiada no Troféu Talento, indicada para 6 categorias, porém ganhado em uma e no Troféu Promessas com doze categorias, sendo vencedora por duas oportunidades, sendo também detentora de três discos de diamante.
Damares é fundadora da Sociedade Assistencial Saravida, que foi idealizada em 2003 e que auxilia a população do estado de Pernambuco através de acompanhamentos a adolescentes, jovens e adultos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e que são usuários de substâncias químicas. A Saravida é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Em 2014, Damares fundou a Casa de Recuperação Feminina, em Olinda, também no estado de Pernambuco. Realizando seus shows, seus pagamentos são para a arrecadação de doações, como cestas básicas, roupas e mantimentos, para auxiliar as suas fundações.
Seu sexto álbum de estúdio, que tem como título "Apocalipse", e foi lançado pela gravadora Louvor Eterno, já vendeu mais de um milhão de cópias, fazendo com que Damares se torne conhecida no Brasil e no exterior.
Já o seu sétimo trabalho, intitulado "Diamante", vendeu mais de quinhentas mil cópias ficando entre os álbuns mais vendidos naquele ano de 2011, segundo a ABPD - Associação Brasileira Produtora de Discos, ficando, à época, atrás apenas de artistas como Paula Fernandes, Padre Marcelo Rossi e Fábio de Melo. Na lista exclusiva de artistas internacionais a cantora esta em nono lugar, porém, na lista do nacionais a cantora sobe uma posição ficando em oitavo lugar. A cantora era a única de estilo cristã, entre os músicos. O mesmo fato se repetiu com seu sucessor, "O Maior Troféu", que ficou no oitavo lugar da lista de disco mais vendidos no primeiro semestre de 2013, ficando na frente de artistas internacionais e das duplas Zezé de Camargo e Luciano, Victor e Léo e Jorge e Mateus.

PROCURADORIA ACUSA HENRIQUE ALVES DE CORRUPÇÃO, LAVAGEM DE DINHEIRO E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.

Procuradores da República no Rio Grande do Norte acusam peemedebistas de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa
A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte denunciou Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A acusação é embasada, entre outras provas, nos acordos de delação do doleiro Lúcio Funaro e do empresário Fred Queiroz.
Ligado ao peemedebista, Fred chegou a ser preso na Operação Manus, deflagrada no Rio Grande do Norte para apurar fraudes de R$ 77 milhões na construção da Arena das Dunas.
Fred Queiroz confessou ter operado R$ 11 milhões em caixa dois para a campanha de Henrique Alves em 2014, ao governo potiguar. Ele relatou ter buscado R$ 7 milhões, ainda no primeiro turno, das mãos de um emissário, que teria levado, em um avião, o montante em dinheiro vivo.

Fonte: Blog do VT, com informações de Luiz Vassallo/O Estado de São Paulo

PREFEITO RIVELINO ENCERRA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO JUSTIÇA E ESCOLA EM PATU.

O prefeito Rivelino Câmara, encerrou na tarde desta terça-feira a primeira e bastante produtiva edição do Projeto Justiça e Escola que aconteceu nos dias 06 e 07 na Escola Municipal Francisco Francelino de Moura.
O Programa do TJRN, foi desenvolvido pelos formadores, Andréia Barreto, Adriana Menezes, Rodrigo Viana, Silvana Jales e Rossini Pimentel, sob a Coordenação Geral do formador Paulo Sérgio, com professores da rede pública de ensino para a disseminação do conhecimento sobre o Poder Judiciário. Foram realizadas oficinas e debates sobre temas jurídicos de interesse da comunidade escolar.
120 educadores foram diretamente beneficiados pelo projeto, o que consequentemente vai trazer ainda mais conhecimento e informação para toda a comunidade escolar.
O Prefeito Rivelino ressaltou a importância do projeto para o município e consequente formação dos educadores do município. "Esta é mais uma parcerias com à justiça do nosso Estado, que deu certo. Tanto os nossos educadores quanto a nossa comunidade ganham", disse.
Durante o encerramento o grupo teatro do CRAS e Banda de Música Luiz de França Dantas, se apresentaram.
Rivelino lembrou aos presentes que na próxima sexta-feira (10) acontecerá o Justiça na Praça em Patu, onde a população terá contato direto com o poder judiciário e com o poder público, através de diversas ações gratuitas que serão oferecidas ao longo do dia na Praça João Carlos, além do Casamento Coletivo que vai reunir 70 casais em uma cerimônia aberta.
Além do prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito Gilberto Moura, secretários municipais, a presidente da Câmara de Vereadores, Lucélia Ribeiro, o Juiz de Direito Dr. Renan Brandão e o Coordenador Geral do Justiça e Escola, Paulo Sérgio, além da comunidade escolar.

Bruno Campelo/Secretaria de Comunicação Social

"LICITAÇÃO" DE LIMPEZA URBANA É ASSUNTO PROIBIDO.

Mais uma sessão ordinária se passou nesta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Mossoró, naquele diapasão…
Outra vez, a bancada denominada de “oposição” seguiu no seu “voto de silêncio” sobre a licitação da limpeza urbana de Mossoró.
Parece que a ordem é mesmo não meter a colher, digo, a “pá”, no assunto.
Provavelmente, os vereadores não veem como importante mexer num monturo que, ao seu final, deverá sair por mais de 180 milhões de reais (ou bem mais) pros cofres públicos.
Tudo normal
A própria Prefeitura Municipal de Mossoró não distribuiu qualquer notícia oficial desde que definiu dia, local e horário para a licitação.
A última licitação para essa modalidade de serviço, em Mossoró, aconteceu há mais de 12 anos. Ano passado, a que estava marcada, foi travada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acha tudo normal – agora.

Fonte: Carlos Santos

ALMINO AFONSO: SAI BERNARDO, ENTRA ABEL.

O blog tomou conhecimento no dia de hoje, que 
Abel Filho, que é médico, ex-prefeito de Rafael Godeiro e irmão do  atual gestor de Alminoafonsense, Waldênio Amorim, está desenvolvendo suas funções no hospital de Almino Afonso.
Algo que seria normal, se não fosse o afastamento do também ex-prefeito Bernardo Amorim, irmão de ambos, da política do município. Bernardo mudou o domicílio eleitoral para Mossoró, onde reside o sobrinho do trio e também ex-prefeito Lawrence.
Tendo Abel Filho apoiado a sobrinha, Ludmila Amorim, para prefeitura de Rafael Godeiro, por que não difundir seus préstimos naquela cidade e sim passar a trabalhar no município vizinho?
Algo de muito estranho está acontecendo ou aconteceu, no ninho dos Abéis. 
Resta saber o que...
De longe e na arquibancada, a primeira-dama Maninha Leite, assiste a tudo, aparentemente sem ter pressa de nada.
Lembrar vale, que maninha haverá de apoiar para estadual, a ilustre desconhecida Laura Helena, filha de Wober Júnior. Já o prefeito, até o momento... friso bem: até o momento, apoiará Carlos Augusto Maia.
Para federal, Waldênio deve ficar com Wálter Alves. Já a esposa, apoiará o projeto de reeleição de Zenaide, se essa não for candidata ao governo ou ao senado. Mas, caso a irmã de João Maia caminhe um destes rumos, Maninha ficaria com Wálter.
Ressaltemos, que o baialo de gatos abelistas é tamanho, que nem a candidatura do sobrinho, Lawrence Amorim, para deputado federal, teria o apoio do prefeito e da primeira-dama.
Agora, uma pergunta que não quer calar: e se Lawrence for majoritário no município que já governou? Como ficará? Credencia-se para um embate em 2020?


ANOTEM AÍ: LUCIANO HUCK SERÁ CANDIDATO AINDA EM 2018.

O apresentador da Globo disse que não disputará a presidência, mas tudo indica que está blefando.

No artigo em que renuncia à candidatura a presidente, Luciano Huck fez a seguinte comparação:
— Como Ulisses em A Odisseia, nos últimos meses estive amarrado ao mastro, tentando escapar da sedução das sereias, cantando a pulmões plenos e por todos os lados, inclusive dentro de mim.
A citação da epopeia grega não é gratuita. Por causa de uma ofensa a Poseidon, o deus dos mares, Ulisses é forçado a navegar a esmo, por vários anos, sem condições de seguir o caminho correto até Ítaca, onde reencontraria a esposa Penélope e o filho Telêmaco.
Numa análise mais apressada, poderíamos dizer que Luciano Huck está tão perdido quanto Ulisses e por isso resolveu adiar essa bobagem de “mamãe-quero-ser-presidente” para se manter seguro nas amarras do mastro. Melhor um pássaro na mão do que dois voando, certo?
Errado.
Nunca é bom subestimar a ambiguidade dos clássicos — e da política!
É verdade que Ulisses resistiu às sereias, mas depois desfrutou das delícias de Calipso, a ninfa que lhe ofereceu a imortalidade. É a velha tática de blefar agora para vencer depois. Como todo leitor de Homero sabe, a ESPERTEZA é a maior característica de Ulisses.
Por que Luciano Huck continuou falando como presidenciável após virar as costas para o pleito? “Se eu fosse candidato, já teria um gabinete montado!”. Estaria adubando o terreno para 2022? Não: está apenas cumprindo as premissas do herói que imagina ser. Hoje a história do mastro, amanhã a “aceitação” da candidatura.
Na segunda-feira à tarde, no fórum que Veja organizou em São Paulo, Luciano agiu como se estivesse no palácio do Rei Alcino. Numa retrospectiva “épica”, remontou a sua trajetória de Troia até a Ilha dos Feácios, ou melhor, da Globo até a candidatura que teriam lhe jogado nas costas.
— Meu nome é Ninguém! — disse ao ciclope Polifemo, isto é, ao olho incansável da opinião pública.
A jogada é de mestre. Que outros sejam atacados e devorados enquanto ele se esconde numa pele de cordeiro. O que mais deseja, assim que furar o olho de Polifemo, é chegar à praia — se possível sem ferimentos — e berrar para quem quiser ouvir:
— Como Ulisses, o rei de Ítaca, sou Luciano, o bom moço, e aceito a missão que o povo me confiou.
Anotem aí: teremos um presente de grego em 2018.

Fonte: Maicon Tenfen/Veja