RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 31 de maio de 2021

O VERDADEIRO AMOR SÓ VIVE QUEM ANDA COM DEUS

DEPUTADO DR. BERNARDO DEDICOU A SEGUNDA-FEIRA AO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS


O médico e deputado estadual Dr. Bernardo, esteve durante todo o dia de hoje, na cidade oestana de Caraúbas, um dos municípios que foi embrião de sua vitoriosa campanha.

Atendimentos e exames para o povo que sempre esteve presente nas ações do deputado que mudou a forma de fazer política no oeste potiguar. 

"Caraúbas é uma daquelas cidades que a saudade já chegava a doer no peito. os meus irmãos e irmãs caraubenses, sabem que têm um lugar de destaque em meu coração. E o que for possível fazer, estarei sempre de braços abertos para acolher as demandas desta população", disse ao RN POLÍTICA EM DIA, o deputado estadual Dr. Bernardo.

O parlamentar ainda reuniu-se com lideranças políticas e comunitárias, apoiadores que nunca mediram esforços para defender o nome do médico que fez e faz pelo povo da "Terra de São Sebastião".

"Traçar novos caminhos para o futuro. Pavimentar ainda mais os velhos compromissos que foram e estão sendo honrado por nosso mandato, em prol do povo de Caraúbas. Ao encontrar o vereador Diego Targino, que é uma grande promessa da política daquela terra. Meu amigo Dacildo Filho, que tão bem comanda os destinos da Juventude Batista do Oeste e é um líder nato, e que com a maestria dos grandes homens, comanda os destinos do Solidariedade. Ter uma conversa com o radialista e professor João Gomes, que foi candidato a vice-prefeito; Visitar a Fazenda Rolinha Amorim, com o blogueiro João Marcolino; ter o prazer de almoçar com o amigo e empresário forte de Caraúbas, Novinho Praxedes  e  com a  ex-vereadora e candidata a prefeita, Titica. 

Não poderia ter sido melhor. Mas ainda tem muita gente boa para ouvir e falar. Muitos amigos e amigas que em muito breve estarei de volta, para dialogar e assegurar o apoio para 2022. Foi aqui que obtive uma votação que teve fundamental importância para a minha vitória.

Foram 37,10% de toda votação validada, se fazendo majoritário no município, com uma larga diferença para o 2ºcolocado. Quase o dobro de voto do segundo concorrente. Algo que não só me encheu de alegria e orgulho, como me fez saber o quanto esse povo tem carinho por mim. Números que atestam a minha responsabilidade que tenho com os caraubenses. 

Caraúbas está sempre presente em minha vida. tanto na medicina, como na política. Sempre presente, como sempre presente estou, na vida deste povo querido", conclui Dr. Bernardo.



ENEM 2021 OCORRERÁ NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO. INSCRIÇÕES ENTRE 30 DE JUNHO E 14 DE JULHO

O ministro da educação, Milton Ribeiro anunciou nas redes sociais.

Foi anunciado minutos atrás, as datas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), pra os dias 21 e 28 de novembro nas versões impressa e digital. As inscrições estarão abertas n período de 30 de junho à 14 de julho.


EM CIDADE DO SERTÃO DE PERNAMBUCO PACIENTES COM CORONAVÍRUS USARÃO PULSEIRA

A cidade de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, haverá de adotar o exemplo da cidade paulista de Nova Granada, onde os casos, sejam suspeitos; monitorados e/ou ativos, são identificados por meio de uma pulseira.

A afirmação foi do integrante do Ministério Público daquela comarca, Lúcio Luiz de Almeida Neto, que em um programa de rádio, na manhã de hoje.

A ideia já foi aceita pela secretaria de saúde do município e deverá colocar em muito breve a medida em ação.

No município paulista, as cores amarela e vermelha, respectivamente para a pessoa que tiver procurado atendimento médico com algum sintoma e para o paciente que testar positivo para o coronavírus. Desta forma, quem portar a pulseira vermelha, tem a obrigatoriedade de permanecer isolada, até receber alta médica. A retirada da pulseira será feita somente por um médico.

Para quem descumprir a medida, retirando a pulseira por conta própria, além da multa estipulada de R$ 300,00, o infrator responderá criminalmente, caso seja encontrado em local público, com base no Artigo 268 do Código Penal, que é pertinente a possibilidade de exposição de outrem ao risco de transmissão do vírus. 

Com informações e foto do blog de Nill Júnior


RUI COSTA E FÁTIMA BEZERRA ANUNCIAM QUE NÃO VAI TER COPA AMÉRICA NA BAHIA E NO RN

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, já havia anunciado que não receberia jogos no estado.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usaram as redes sociais nesta segunda-feira (31) para anunciar que o estado não aceitará receber os jogos da Copa América. A competição virá para o Brasil após negociações do governo do presidente Jair Bolsonaro com a Conmebol em meio à segunda onda da pandemia que já matou mais de 460 mil brasileiros. Já são 3 estados recusando a competição.

“Apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento. Ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui. O Governo é, portanto, contrário à realização do evento no nosso estado”, afirmou Bezerra em mensagem publicada no Twitter. A governadora disse que ainda não recebeu nenhum comunicado sobre o evento.

“Sobre a transferência da Copa América 2021 para o Brasil, adianto que não há possibilidade de flexibilizar regras para que a #Bahia seja sede. Seguiremos o mesmo padrão em relação ao futebol. Não será permitido público. Se a exigência é ter público, aqui na Bahia não terá”, tuitou Costa.

Até o momento já são três estados que se colocam contra a realização do evento internacional. Além de Bahia e RN, Pernambuco também se negou a sediar a competição.

“Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco”, disse o governado Paulo Câmara (PSB) em nota.

Fonte: Revista Fórum

Foto: Montagem

GOVERNO PROÍBE "TEMPORARIAMENTE" A ENTRADA DE TRIPULAÇÕES ESTRANGEIRAS NO BRASIL

O governo acaba de proibir temporariamente a entrada no país de tribulações estrangeiros "de qualquer nacionalidade" por recomendação da Anvisa. A portaria não delimita até quando essa proibição vai durar.

Motivo: 

"Riscos de contaminação e disseminação do coronavírus", de acordo com a portaria assinada pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e publicada agora há pouco numa Edição Extra do Diário Oficial.

A medida é justificada  pelo "impacto epidemiológico das novas variantes do coronavírus identificadas no Reino Unido. África do Sul e Índia.

Fonte: Lauro Jardim/O Globo

Foto: NIH/Handout/Reuters

SECRETARIA DE SAÚDE DO RN EMITE NOTA SOBRE CASO SUSPEITO DE CEPA INDIANA

A secretaria estadual de Saúde (SESAP), emitiu nota sobre o possível caso de um paciente com a cepa indiana. Um fato extremamente preocupante que merece tda atenção necessária das autoridades estaduais em saúde.

NOTA

O Estado do Rio Grande do Norte inicia esta semana o envio de amostras para detectar possíveis variantes da cepa indiana. Serão priorizadas amostras que atendam a critérios clínicos epidemiológicos. As mostras, de um paciente suspeito que teve contato com paciente positivo para a cepa, será enviada para a Fiocruz e IEC – Instituto Evandro Chagas com a finalidade de investigar possível contaminação pela nova variante no Estado.  

Secretaria Estadual de Saúde  

ALEXANDRIA: 29 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS É DETECTADO. MUNICÍPIO TEM RECORDE DE CASOS COM VÍRUS ATIVO


Novamente os números de casos confirmados de coronavírus no município de Alexandria, assustam. 

Nas últimas 24 horas foram 29 testes positivados, dos quais 13 com o vírus transmissível e 13 com IGG+. Seis destes pacientes são do sexo masculino, com idades de 05; 31; 42 (dois casos); 79 e 88 anos. Sete são do sexo feminino, com idades de 26; 35; 42; 44; 47; 57 e 59 anos.

Assim, o município bate novo recorde no número de casos ativos, chegando a 109 pacientes em tratamento. 11 estão internados e 98 em tratamento domiciliar.

Ainda existem 30 casos suspeitos e 99 pessoas sendo monitoradas.

O percentual de 10,51% de toda população alexandriense, já teve contato com o vírus.

LIVE "ENCONTRO MARCADO" DE TERÇA-FEIRA (01), RECEBE O ASSESSOR TRIBUTÁRIO DA PREFEITURA DE ALEXANDRIA, DIRCEU MOTA

 

No dia de amanhã, a live "ENCONTRO MARCADO", do blog RN POLÍTICA EM DIA, receberá Dirceu Mota Júnior, assessor tributário da prefeitura de Alexandria.
IPTU, demais impostos e questões pertinentes aos novos loteamentos que estão surgimento no município, farão parte da pauta.

Por questão de agenda do entrevistado, excepcionalmente será realizada ás 20h.

ALÔ SIQUEIRA LINK... CLIENTE BLOQUEADO

Por exigir que tudo que se paga, seja ofertado as clientes, tive meu contato bloqueado no número de whatsapp da Siqueira Link. 

O número (83) 999655427, que é da empresa para contatos; reclamações e outros, disponível aos clientes, bloqueou-me deste o dia 25 de março.

Desde sábado, que tento entrar em contato para solicitar uma nova guia de pagamento das faturas, tendo em vista que perdemos o boleto que nos foi fornecido.

O motivo do bloqueio, credito ao fato de reclamar constantemente quando há alguma queda no sinal de internet. O que não justifica, sob nenhuma hipótese, é funcionários despreparados, bloquearem um cliente.

Que a direção da empresa Siqueira Link e seus gerentes, tomem providências.



CASO RAÍSSA: MENOR ASSUME AUTORIA DO CRIME DE HOMICÍDO DE CRIANÇA DE 11 ANOS


Hoje, após ser presos, Gilnei e Naiara, a mulher concedeu uma entrevista ao Programa Patrulha da cidade.

Naiara assumiu a autoria do crime, afirmando que matou Raissa por asfixia, utilizando uma travesseiro.

Já Gilnei, assegura que não teve nenhuma participação no assassinato e que ao chegar a residência, encontrou o corpo no local.


ATIVISTAS FAZEM MUTIRÃO CONTRA GORDOFOBIA E POR VACINAÇÃO DE PESSOAS GORDAS

Diante da dificuldade de pessoas gordas com IMC maior ou igual a 40 conseguirem atestado para comprovar o critério de prioridade estabelecido no Plano Nacional de Imunização e garantir o direito à vacinação, as ativistas Carla Nogueira e Cecília Oliveira do Movimento Fora do Padrão estão organizando um grande mutirão em prol da vida para assegurar este direito nesta segunda-feira (31). 

O Movimento Fora do Padrão surgiu em setembro de 2018 como um bazar, desde então, tem crescido na cidade promovendo palestras em diversos eventos sempre pautando o empoderamento feminino e o combate à gordofobia. 

De acordo com Cecí Oliveira, a ação surgiu devido à sua própria luta em busca do laudo médico. “Apesar da vacinação das pessoas gordas com IMC maior ou igual a 40 está prevista no Plano Nacional de Imunização, o que temos visto a nível nacional é a dificuldade de acesso a este direito. Para conseguir meu lado eu tive que lidar com negligência médica e diversas negativas. Minha companheira de luta no Fora do Padrão, a Carlota Nogueira, conseguiu recentemente vencer o covid-19, o que é uma benção, mas muitas outras pessoas perderam amigos, parentes, amores.  Então, estamos aqui na luta, tentando mobilizar as pessoas para combater a gordofobia e garantir este direito à vida”, declara a comunicadora. 

A ação do Fora do Padrão é inspirada no mutirão feito pela ativista de Fortaleza (CE), Carol Zacarias, que conseguiu atender mais de 200 pessoas. O grupo potiguar tem feito a articulação através de grupos no WhatsApp e disponibilizou formulário eletrônico para que as pessoas que se enquadram nesta prioridade possam se cadastrar. O documento está disponível no perfil do Fora do Padrão no Instagram: instagram.com/movimentoforadopadrao 

No formulário, as pessoas preenchem seus dados (telefone, peso e altura), para que assim o grupo possa levantar o quantitativo de pessoas que precisam ser atendidas.  As pessoas que atenderem ao critério de IMC maior ou igual a 40 serão convocadas para uma ação presencial que será realizada no Estúdio Carlota (localizado na  Sete de Setembro, 3329 - loja B - Candelária, Natal), nesta segunda-feira (31) das 16 às 18h.

No local, as pessoas serão pesadas, medidas e terão seu IMC calculado para conferir se os dados do formulário batem, aquelas que estiverem aptas a receber o atestado, passarão para atendimento com médicos voluntários colaboradores da ação e receberão o documento. A ação é gratuita. 

Fonte: Portal Grande Ponto

Foto: Divulgação

DR. BERNARDO TEM FINAL DE SEMANA CORRIDO, COM REUNIÕES E SERVIÇOS PRESTADOS AO POVO POTIGUAR

Diferenciado: assim é o trabalho deputado estadual Dr. Bernardo.

Depois de ter visitado no período da manhã do sábado (29), lideranças, amigos e correligionários em Olho d'água do Borges, o deputado estadual Dr. Bernardo, deslocou-se para o município de Upanema, onde ouviu do presidente da câmara de vereadores, Ibamar Costa e Silva, "Ibinha", a reafirmação do apoio ao parlamentar, no pleito de 2022. Ibinha foi o mais votado em 2020, com 6,61% dos votos validados, confirmando sua liderança no município, como um dos maiores nomes da política daquela cidade.

De Upanema, o deputado Dr. Bernardo, que transformou-se na maior liderança política do Alto e Médio Oeste potiguar, diante do seu contínuo trabalho como um dos maiores representantes do povo potiguar, em toda a história da Assembleia Legislativa, Dr. Bernardo esteve em Grossos, quando reuniu-se com o ex-vereador Laíres e o seu filho, também ex-vereador Alexandre, esposo da atual vereadora grossense, Amélia.

E veio também da bela cidade praieira de Grossos, mais uma grande liderança para agregar-se ao projeto político de Dr. Bernardo para 2022. O ex-prefeito Mauricinho; o ex-vereador Erasmo e o vereador Carlinho.

Os ex-prefeitos de Tibau, Sidrônio e Rafael, são mais dois grandes nomes que renovam o compromisso de apoiar o parlamentar Dr. Bernardo no ano vindouro.

Como uma figura pública que está sempre presente, sempre buscando o melhor para seu povo, o parlamentar ainda esteve na cidade de Felipe Guerra, onde reuniu-se com o prefeito Salomão Gomes, que novamente estará com Dr. Bernardo, na busca por renovar o mandato de deputado estadual. O vice-prefeito Ubiraci e o chefe do legislativo municipal, Marco Aurélio, são outros nomes da política felipense, que defenderão o nome do médico para o parlamento estadual.



RIO DE JANEIRO (RJ) COMEÇA A VACINAR PÚBLICO EM GERAL CONTRA COVID-19

A campanha contempla, a partir de agora, pessoas de 59 anos, com redução gradativa da idade

A prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) começou nesta segunda-feira (31) a vacinar o público em geral contra a Covid-19, seguindo um escalonamento etário.

A etapa teve início após a gestão municipal concluir a imunização dos grupos prioritários no último sábado (29).

A campanha contempla, a partir de agora, pessoas de 59 anos, com redução gradativa da idade. A prefeitura do Rio prevê vacinar todos os maiores de 18 anos até outubro.

Fonte: Robson Pires

DUAS MULHERES E UM MENINO DE 3 ANOS SÃO ATROPELADOS POR CARRO DESGOVERNADO NA CALÇADA DE CASA EM NATAL

Um carro desgovernado atropelou três pessoas na calçada de uma casa, na noite deste domingo (30), na Zona Norte de Natal. Segundo testemunhas, o motorista segurava uma lata de bebida alcoólica e tinha sinais de embriaguez.

As vítimas são duas mulheres e um menino de três anos e sete meses.

De acordo com uma das vítimas, que pediu para não ser identificada, o caso aconteceu por volta das 18h. O motorista fez uma curva para entrar na rua, desviou de outro veículo, mas acabou subindo na calçada e atingindo três pessoas:

As vítimas foram socorridas ao hospital, mas as duas mulheres voltaram para casa sem maior gravidade.
Segundo a mãe da criança, a manicure Elizangela Lourenço, de 32 anos, o menino de 3 anos e 7 meses passou por uma cirurgia de urgência no baço, e está sedado na UTI do Hospital Tarcísio Maia. "Foi uma cirurgia de emergência. Ele ainda não acordou", contou.

De acordo com as testemunhas, o motorista era um homem conhecido na região, que foi embora após a colisão. Ele conduzia um carro de cor prata.

O G1 entrou solicitou informações à Polícia Civil e tentou contato com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, mas não recebeu confirmação se o suspeito foi preso ou identificado oficialmente.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) informou que nenhum caso foi registrado no sistema, na noite de domingo (30).

Segundo a mãe da criança, que mora ao lado da casa da sogra, o menino acompanhou a avó até a casa de uma vizinha, na rua em que o acidente aconteceu.

Fonte: G1 RN e Inter TV Cabugi

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

CONTAS PÚBLICAS REGISTRAM SUPERÁVIT DE R$ 24 BI EM ABRIL, RECORDE PARA O MÊS

Esse é o melhor resultado para meses de abril de toda série histórica, iniciada em 1996

As contas do setor público consolidado tiveram superávit de R$ 24,255 bilhões em abril. Esse é o melhor resultado para meses de abril de toda série histórica, iniciada em 1996. Em abril de 2020, as contas públicas registraram déficit de R$ 94 bilhões. 

Os números foram divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (31). O resultado do setor público consolidado inclui as contas do governo federal, dos governos regionais e das estatais federais. O superávit primário não inclui as despesas com juros e mostra que o valor arrecadado foi suficiente para cobrir as despesas públicas. 

Com o resultado, o primeiro quadrimestre do ano acumula superávit de R$ 75,841 bilhões, valor equivalente a 2,88% do Produto Interno Bruto (PIB), que soma as riquezas produzidas no país. No mesmo período do ano anterior, as contas estavam com déficit de R$ 82,583 bilhões, equivalente à 3,46% do PIB. 

Enquanto o Governo Central (governo federal, BC e Previdência) ficou positivo em R$ 16,265 bilhões em abril, os governos estaduais e municipais foram superavitário em R$ 6,972 bilhões. As empresas estatais, por sua vez, ficaram com positivas em R$ 1,19 milhão. 

Quando incluídos os gastos com juros, o resultado nominal é deficitário em R$ 37,6 bilhões de janeiro a abril. Sozinha, a conta de juros somou R$ 113,442 bilhões no primeiro quadrimestre do ano. 

Dívida bruta recua novamente 

Depois de bater recorde em fevereiro (90%), a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) recuou novamente em abril, caindo para o patamar de 86,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Essa foi a segunda queda consecutiva da DBGG. 

Em valores nominais, o montante da dívida bruta é de R$ 6,665 trilhões, ante R$ 6,721 trilhões registrados no mês anterior. 

O indicador serve como referência para as agências de classificação de risco, que define a atratividade de investimentos dos países. Em 2020, a DBGG encerrou em R$ 6,615 trilhões, equivalente a 89,3% do PIB.

Fonte: CNN/Agora RN

Foto: Reprodução

"FALTOU ERVA PARA O MOVIMENTO", DIZ BOLSONARO, SOBRE PROTESTOS DA ESQUERDA

O presidente minimizou as manifestações do fim de semana e disse que estava no caminho certo
Em conversa com apoiadores há pouco na saída do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro minimizou as manifestações organizadas por partidos de esquerda.

“Sabe por que tem pouca gente nessa manifestação da esquerda do último fim de semana? Porque a PF e a PRF estão apreendendo muita maconha pelo Brasil. Faltou erva para o movimento. Faltou dinheiro também”, disse o presidente da República.

Fonte: O Antagonista/Robson Pires

SESAP DISTRIBUI LOTE COM MAIS DE 9 MIL VACINAS DA PFIZER AOS MUNICÍPIOS DO RN PARA IMUNIZAÇÃO DE GRÁVIDAS E PUÉRPERAS

Lote é distribuído nesta segunda-feira (31) aos 167 municípios potiguares.

A Secretaria Estadual de Saúde distribui pouco mais de 9 mil doses de vacinas da Pfizer aos 167 municípios potiguares nesta segunda-feira (31).

O público-alvo para a imunização é composto por mulheres grávidas e puérperas - mães com filhos com até 45 dias de vida.

Segundo Kelly Maia, coordenadora da Vigilância em Saúde do RN, o objetivo é imunizar as gestantes o quanto antes, no estado, porque, em média, 11% das grávidas contaminadas pela Covid-19 faleceram ao longo da pandemia.

"As vacinas devem ser destinadas prioritariamente para que a gente consiga concluir todas as gestantes e puérperas no nosso estado. Essas mulheres, ao serem acometidas pela doença, isso gera um número alto de mortalidade. Então, por isso, estamos priorizando esse grupo. Vacinado esse grupo nos municípios, ela pode seguir a para imunização da população com comorbidades e deficiência", disse.

O estado já havia distribuído pouco mais de 10 mil doses de Pfizer a municípios do interior do estado.

Os primeiros lotes que chegaram ao estado foram distribuídos apenas à capital e cidades da região metropolitana, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Porém, após decisão da Comissão Intergestores Bipartite - formada entre estado e municípios - no dia 18 de maio, ficou autorizada remessa aos municípios do interior.

Anvisa muda prazo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na sexta-feira (28) novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer.

Agora, a vacina pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina.

"Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração", disse a agência, em nota.

As agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.

Mais municípios

A nova recomendação contribui para a ampliação da distribuição da vacina em todo o país. Na quarta-feira (26), o Ministério da Saúde autorizou estados a repassarem a vacina da Pfizer para outros municípios. A aplicação estava restrita, inicialmente, às capitais.

Segundo a pasta, "as cidades elegíveis passaram pela verificação de critérios técnicos, como o distanciamento de até 2h30 da capital do estado, considerando as particularidades que envolvem o armazenamento da vacina durante o transporte."

Fonte: G1 RN

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

RN CONTABILIZA 17 ÓBITOS POR COVID NAS ÚLTIMAS 24H, SENDO 09 DENTRO DO DIA. NOVOS CASOS SÃO 691

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (31). Foram mais 691 casos confirmados, totalizando 268.426. Até domingo (30) eram 267.735 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.116 no total, sendo 09 mortes registradas nas últimas 24h: Natal(03), Mossoró(02), Parnamirim(01), Macaíba(01), Lucrécia(01) e Carnaubais(01).

A Sesap ainda registrou outros 08 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.296. No domingo (30) o número total de mortes era 6.099.

Casos suspeitos somam 90.677 e descartados 519.335.

Fonte: Blog do BG

IMPLANTAÇÃO DE VOTO IMPRESSO É DISCUTIDA POR COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que dispõe sobre a implantação do voto impresso no país, será analisada nesta segunda-feira (31) por comissão especial da Câmara dos Deputados.

A autora do projeto é a deputada Bia Kicis (PSL-DF), que apresentou requerimento junto à partidária Caroline de Toni (PSL-SC) e aos deputados petistas Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Veras (PE) e Odair Cunha (MG), e também do deputado José Medeiros (Pode-MT).

O ex-deputado Roberto Requião foi convidado a participar do debate, pois é de sua autoria a Lei 10.408/02 que prevê mecanismo de impressão de votos pela urna eletrônica.

Fonte: Robson Pires

CHINA PASSA A PERMITIR TRÊS FILHOS POR CASAL

O governo chinês anunciou nesta segunda-feira (31) que vai ampliar os limites da natalidade, passando a permitir três filhos por casal. A medida tem como objetivo combater o rápido envelhecimento da população, após os resultados dos últimos censos terem demonstrado um declínio dramático na taxa de natalidade no país mais populoso do mundo.

Ao fim de mais de 30 anos em vigor, a China aboliu, em 2016, a política do filho único. Os casais chineses passaram a ser autorizados a ter dois filhos, mas essa nova medida não conseguiu levar a um aumento sustentado da natalidade no país devido ao alto custo de vida nas cidades chinesas.

Segundo os resultados dos últimos censos, publicados em 11 de maio, a população chinesa cresceu ao ritmo mais lento das últimas décadas. Em média, houve um crescimento anual de 0,53% ao longo dos últimos dez anos, abaixo dos 0,57% registrados entre os anos 2000 e 2010. Os censos preveem que a população chinesa pode começar a cair já a partir do próximo ano.

Por esse motivo, o presidente chinês, Xi Jinping, anunciou “medidas para responder ao envelhecimento da população”, principalmente a ampliação dos limites da natalidade para três filhos por casal.

Segundo anunciou a Xinhua, a agência de notícias oficial chinesa, a mudança de política será acompanhada por “medidas de apoio, que irão melhorar a estrutura populacional do país, cumprindo a estratégia de lidar ativamente com o envelhecimento da população e manter a vantagem na dotação de recursos humanos”.

O governo chinês também concordou com o fato de a China precisar aumentar a idade de reforma para manter mais pessoas no mercado de trabalho e melhorar as pensões e os serviços de saúde.

Segundo os últimos recenseamentos, a população em idade reprodutiva diminui a um ritmo acelerado, enquanto a faixa etária dos 65 anos aumenta exponencialmente. Alguns investigadores chineses calculam que o número de pessoas em idade reprodutiva caia para a metade em 2050. Isso aumentaria a “taxa de dependência”, ou seja, o número dos que dependem de cada um trabalhar para gerar receita a fim de pagar as pensões, os impostos de saúde e outros serviços públicos.

Impacto da nova política

Alguns especialistas permanecem céticos em relação à nova medida, lembrando que a abolição da política de filho único teve pouco impacto no aumento da natalidade. Segundo os censos, o número de nascimentos caiu de 18 milhões em 2016 para 12 milhões em 2020.

Os casais explicam que são desencorajados a ter mais filhos pelo alto custo de vida, pela interferência nos seus empregos e pela necessidade de cuidarem dos pais idosos.

“Se o relaxamento das políticas de natalidade fosse eficaz, a atual política de dois filhos por casal deveria ter provado a sua eficácia”, disse o economista Hao Zhou à agência Reuters.

“As pessoas são desencorajadas não pelo limite de dois filhos, mas pelos custos incrivelmente altos de criar filhos na China. Habitação, atividades extracurriculares, comida, viagens e tudo o mais contribui para esse custo”, explica Yifei Li, sociólogo da NYU Xangai. “Quem quer ter três filhos? Os jovens podem ter dois filhos no máximo. A questão fundamental é que o custo de vida é muito alto”, reitera Hao Zhou.

O número médio de filhos por casal caiu de mais de seis, na década de 60, para menos de três em 1980. Em 2020, o número médio de filhos por cada mulher chinesa era de 1,3.

Fonte: Gláucia Lima

MERCADO FINANCEIRO PREVÊ CRESCIMENTO ECONÔMICO DE 3,96% NESTE ANO

As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) elevaram a projeção para a expansão da economia brasileira pela sexta semana consecutiva. A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – subiu de 3,52% para 3,96%.

Para o próximo ano, a estimativa de crescimento do PIB caiu de 2,30% para 2,25%, na segunda redução consecutiva. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2,50%.

As estimativas estão no boletim Focus de hoje (31), pesquisa divulgada semanalmente pelo BC, com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 5,24% para 5,31%, na oitava alta consecutiva.

Para 2022, a estimativa de inflação foi ajustada de 3,67% para 3,68%. Tanto para 2023 como para 2024 a previsão para o índice é de 3,25%.

A estimativa para 2021 está quase no limite superior da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. O centro da meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.

O centro da meta de inflação para 2022 é 3,50% e para 2023, 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para os dois anos.

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, fixada atualmente em 3,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic termine 2021 em 5,75% ao ano. Na semana passada, a previsão era 5,5% ao ano. Para o fim de 2022, 2023 e 2024, a estimativa é de que a taxa básica encerre estes períodos em 6,5% ao ano.

Câmbio

A expectativa para a cotação do dólar permaneceu em R$ 5,30 para o final deste ano e de 2022.

Fonte: Agência Brasil/Tribuna da Justiça

Foto: Marcelo Casal Jr

LULA IRÁ AO ESPAÇO EM FOGUETE DE ELON MUSK NESTA SEMANA

Pela primeira vez, a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) receberá uma lula. Não só uma, mas 128 filhotes de lulas bobtail (um tipo de molusco que brilha no escuro), acompanhadas ainda de 5.000 tardígrados, os animais microscópicos mais resistentes do mundo. Na próxima quinta-feira (3), a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, fará sua 22ª missão de reabastecimento da ISS, levando suprimentos para os astronautas e, de quebra, lulas e tardígrados para que sejam estudados em microgravidade.

Os cientistas a bordo da ISS vão estudar o comportamento das lulas no espaço para descobrir se a microgravidade afeta sua relação com micróbios benéficos. Já os tardígrados terão sua fama de "indestrutíveis" colocada à prova no ambiente extremo do espaço. 

Os novos passageiros da ISS serão lançados em um foguete Falcon 9 a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 14h29 (horário de Brasília) de quinta-feira (3). O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal da SpaceX no YouTube.

Fonte: UOL/Portal Potiguar

MAIS DE 11 MIL CONTRIBUINTES AINDA NÃO DECLARARAM O IR NO RN. PRAZO TERMINA NESTA SEGUNDA (31)

Quem não declarar dentro do prazo paga multa.

Até às 9h desta segunda-feira (31), 11.776 contribuintes ainda não haviam declarado o imposto de renda no Rio Grande do Norte. O prazo termina nesta segunda.

São esperadas 334.000 declarações no RN. Em todo o país a Receita estima que sejam entregues neste ano um total de 32.619.749 declarações.

O que acontece se eu não declarar?

A multa mínima para quem não entregou dentro do prazo é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.

A penalidade é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber. Para quem tem imposto a pagar, a multa é de 1% ao mês (ou fração de atraso) sobre o valor do imposto a pagar, limitada a 20% do imposto devido. Já para quem não tem imposto a pagar, o valor da multa corresponde ao mínimo exigido, que é de R$ 165,74.

Além disso, o CPF pode ficar irregular, o que pode impedir a liberação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

Quem precisa declarar em 2021?

quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil em 2020;

quem obteve, em qualquer mês de 2020, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do Imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem pretende compensar, no ano-calendário de 2020 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2020;

quem tinha, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro;

quem optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, caso o produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda;

quem recebeu Auxílio Emergencial em 2020, em qualquer valor, e outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76.

Fonte: G1 RN

Foto: Fernanda Zauli/G1

BRASIL REGISTRA QUEDA DE 11% NOS ASSASSINATOS NO 1° TRIMESTRE DO ANO

O Brasil teve uma queda de 11% nos assassinatos nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Em janeiro, fevereiro e março, foram registradas 10.663 mortes violentas, contra 12.007 no primeiro trimestre de 2020. Ou seja, 1.344 a menos. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

A queda acontece após um 2020 violento, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. No ano passado, o país teve uma alta nos assassinatos após dois anos consecutivos de queda.

Agora, apenas cinco estados contabilizam uma alta: três no Nordeste (Maranhão, Paraíba e Piauí) e dois no Norte (Pará e Roraima).

Os dados apontam que:

houve 10.663 assassinatos no 1º trimestre, 1.344 mortes a menos que no mesmo período de 2020

apenas 5 estados registraram uma alta nas mortes

Roraima teve o maior aumento nos crimes: 19%

Distrito Federal registrou a maior queda: -37%

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O que dizem os especialistas

Para Bruno Paes Manso, do NEV-USP, as variações circunstanciais levantadas pelo Monitor da Violência servem mais para levantar perguntas do que para indicar respostas.

“Será que a tendência de queda vai permanecer ou vai ficar restrita ao primeiro trimestre? Não custa lembrar que esse trimestre está sendo comparado com dois meses do ano passado que não registraram epidemia. Em compensação, no ano passado, apesar da pandemia, os homicídios cresceram. Os governos estaduais tiveram algum tipo de iniciativa importante? Por que, apesar do aumento de armas em circulação, essa redução foi identificada?”

Segundo ele, três meses é pouco tempo para identificar uma tendência. “Caso a curva permaneça em queda, será uma boa notícia que ainda exigirá debate e reflexão para identificarmos as causas.”

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirma que a redução dos assassinatos no 1º trimestre de 2021 é notícia a ser comemorada, mas ressalva que ainda é cedo para avaliar se há, de fato, uma tendência.

“Os homicídios vinham crescendo até janeiro deste ano e fevereiro do ano passado foi marcado por um enorme volume de homicídios em decorrência da greve da PM no Ceará. Temos que acompanhar estes números de perto para compreender quais os determinantes para a redução das mortes violentas nos últimos dois meses, bem como compreender o impacto da pandemia nas dinâmicas criminais.”

Índice nacional de homicídios

A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O governo federal anunciou a criação de um sistema similar ainda na gestão do ex-ministro Sergio Moro. Mas os dados não estão tão atualizados quanto os da ferramenta do G1.

Os dados coletados mês a mês pelo G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais. O balanço fechado do ano de 2020 foi publicado no mês passado. Os números deste ano serão divulgados posteriormente.

Fonte: G1/Blog do BG

Foto: Daniel Ivanaskas/G1

UM NOVO DESAFIO CONTRA A COVID-19: VACINAS COM VALIDADE PRESTES A EXPIRAR

Canadá vai estender prazo de quase 50 mil doses da AstraZeneca; acúmulo em países ricos traz problemas logísticos para os mais pobres, sem tempo de preparar sistemas de saúde para uma chegada com regularidade incerta

O mundo ainda não resolveu o desafio de produzir vacinas contra a Covid-19 suficientes para toda a sua população, mas um grande novo desafio começa a surgir no horizonte: evitar que centenas de milhares de doses já fabricadas sejam destruídas porque suas validades expiram antes de serem administradas. Nesta situação existem países com situações econômicas muito opostas, como Canadá, Malauí e Sudão do Sul. 

O governo federal do Canadá pediu a suas províncias nesta semana que evitem “o desperdício” de milhares de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que expiram nos próximos dias, de acordo com a carta enviada quinta-feira pela ministra da Saúde, Patty Hajdu. Uma rejeição a essa vacina e o hiato de seu uso em março, após a detecção dos primeiros casos raros de trombose, estão por trás de um problema contra o qual Hajdu agora oferece meios “logísticos e de coordenação” para que frascos não utilizados em algumas províncias cheguem em outras antes que a validade expire. 

Neste sábado, as autoridades de saúde canadenses anunciaram que estenderão o prazo de validade de quase 50 mil doses do imunizante da AstraZeneca, que deveriam expirar em 31 de maio, por um mês. O Ministério da Saúde do país informou em um comunicado que a decisão é “baseada em dados científicos sólidos”. 

Na África, com a cobertura vacinal mais baixa do planeta, Malauí teve que destruir 20 mil doses e o Sudão do Sul outras 59 mil. Elas atingiram a data de validade em 13 de abril sem que os fracos sistemas de saúde dos países pudessem administrá-las. Em ambos os casos, as doses — também da AstraZeneca, fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia — haviam sido enviadas semanas antes da África do Sul, que por sua vez havia parado de usá-las por serem menos eficazes contra a variante que atinge o país. 

Países diferentes com realidades muito diferentes, mas um mesmo problema que os especialistas atribuem a uma causa comum. Guillem López-Casasnovas, diretor do Centro de Pesquisa em Economia e Saúde da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, argumenta: — 

Os países ricos aplicaram uma política de segurança com a compra massiva de doses, várias vezes acima de suas necessidades, e a ideia de reenviar mais tarde o que eles não precisavam. Mas é um sistema que tem mil problemas logísticos e grandes riscos — afirmou. 

O Canadá é o país que mais adquiriu doses em relação à sua população: mais de 400 milhões para 37 milhões de cidadãos. E embora ainda não tenha chegado ao ponto de ter mais vacinas — a maior parte desses compromissos são no futuro — a expectativa dos cidadãos de receber as que são percebidas como mais seguras tem gerado suspeitas em relação à da AstraZeneca. Uma pesquisa revelou que apenas um em cada três canadenses se sentiria confortável tomando esse imunizante. 

Hong Kong, que também adquiriu doses para imunizar várias vezes seus 7,5 milhões de habitantes, enfrenta o desafio de administrar “milhões de unidades da Pfizer/BioNTech nos próximos três meses, antes que expirem”, relata a imprensa local. O território deu início ao sorteio de um apartamento avaliado em mais de um milhão de euros a título de incentivo. Todos os vacinados poderão participar. 

Na outra ponta da escala de renda global, especialistas lamentam que esse acúmulo tenha deixado os países mais pobres na fila, com muito poucas vacinas e sem espaço para planejar ou preparar seus enfraquecidos sistemas de saúde para a chegada de doses com uma regularidade incerta e uma data de expiração próxima.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: O Globo/Agora RN

Foto: ALAIN JOCARD/AFP

PANDEMIA NO RN PODE MELHORAR EM AGOSTO, INDICA EPIDEMIOLOGISTA

O médico epidemiologista e pesquisador do LAIS/UFRN, Ion de Andrade, indicou que a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte (RN) pode começar a melhorar em agosto. Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, o especialista afirmou que os meses de junho e julho precisam de esforços para manter o isolamento social e as medidas de prevenção contra o Coronavírus.

“O mês de junho pode ter fatores para piorar a pandemia. Mas a tendência de médio e longo prazo aponta para dados melhores. Por exemplo, ao mesmo tempo que tivemos durante essa semana o recorde em demandas de leitos, também tivemos um recorde negativo da presença de idosos em internamentos – o que significa que as vacinas se mostram muito efetivas”, pontuou Ion.

 Para ele, o avanço da vacinação contra a Covid-19 contribui para o controle do contágio. “Eu diria que, na medida em que temos a vacina, vamos virar a página da pandemia. O que precisamos dimensionar é como é que vamos atravessar junho e talvez julho. O mais provável é que, com o avançar da vacinação, é que a gente chegue a agosto, ou meados de agosto, com um cenário da pandemia muito melhor do que temos agora”, disse. De acordo com o RN + Vacina, plataforma do Governo do Estado, 358 mil potiguares estão completamente imunizados contra o vírus atualmente.

“Isso torna esse esforço de reta final muito importante, pode render resultados que tornem esse último momento da pandemia menos dramático”, continuou Ion. “Precisamos de um enfrentamento robusto para esses meses que se antecipam como meses difíceis”.

Ainda durante a entrevista, o médico fez um apelo à sociedade potiguar. “Hoje temos, erradamente, uma liberalização. É preciso que a sociedade entenda que é ela que precisa fazer a diferença. Queria dizer para a sociedade que seja esperta: você pode ir ao circo, não vá. Você pode ir ao ato público, não vá. Você pode ir a uma festa, não vá. É preciso que as pessoas fiquem espertas”, alertou.

Fonte: Blogue do PC/Robson Pires

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 AVANÇA E IMUNIZA MAIS DE 38% DO EFETIVO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DO RN

Com a aplicação das 1.700 doses da vacina AstraZenaca destinadas às forças de segurança pública que chegaram ao Rio Grande do Norte na última sexta-feira (28), as instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) estão chegando a mais de 38% dos seus efetivos imunizados contra a Covid-19.

Ao término do período de aplicação dos imunizantes desta remessa, que teve início nesta segunda-feira (31), 4.106 agentes de segurança pública do estado estarão vacinados, o que representa 38,31% dos efetivos totais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). 

Distribuídas de forma proporcional ao tamanho dos efetivos de cada instituição, os cinco lotes recebidos pelo estado resultaram na aplicação de 3.166 vacinas para a Polícia Militar, 501 para a Polícia Civil, 238 para o Corpo de Bombeiros e 201 para o ITEP. Somadas as doses para as instituições federais e municipais que também atuam no Rio Grande do Norte, mais de 7.140 servidores de segurança  terão recebido a vacina ao fim desta remessa.

Prioridades:

De acordo com nota técnica produzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SEAP), estão sendo priorizados os profissionais mais expostos às ações de combate à Covid19, de maneira escalonada e proporcional, que atuam nas seguintes situações: 

– Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;

– Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;

– Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19;

– Trabalhadores envolvidos nas ações de implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.

LEIA MATÉRIA COMLETA AQUI

Fonte: Gláucia Lima

GESTÃO BOLSONARO ESTIMULA "POLUIÇÃO DE INFORMAÇÕES" SOBRE COVID, DIZ ESTUDO

Um relatório publicado pela Artigo 19, ONG de defesa ao acesso à informação, aponta que a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido) estimula “poluição de informações” sobre a covid-19. Eis a íntegra (17 MB).

Intitulado “Infodemia e covid-19 – a informação como instrumento contra os mitos”, o estudo afirmai que o excesso de notícias sobre o coronavírus e revisões constantes sobre como combatê-lo são uma forma de confundir a população sobre o que é eficaz.

A porta-voz da Artigo 19, Ana Gabriela Ferreira, disse ao UOL que houve “tendência presidencial e ministerial de propagar desinformação, mesmo com não só uma, mas sim inúmeras orientações sobre o vírus”.

O relatório, que avaliou respostas do governo federal a questionamentos feitos via LAI (Lei de Acesso à Informação), também fala do apagão de dados oficiais de interesse público e da dificuldade de acesso a documentos oficiais relacionados à pandemia.

A ONG ainda relata que precisou entrar com recursos para obter respostas sobre temas como o suposto “kit covid”, o aplicativo TrateCov, disponibilidade de seringas e cilindros de oxigênio e vacinação da população indígena e ribeirinha.

O apagão de dados motivou a criação do consórcio de veículos de imprensa, em junho de 2020, para reunir informações sobre casos e mortes pela pandemia. “Todas as desestruturações percebidas também impedem o direcionamento eficaz de políticas de enfrentamento à covid-19 — como a efetiva identificação de grupos de risco, gargalos e desafios logísticos, produção de remédios e imunizantes nacionais”, diz o relatório.

O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou oficialmente sobre o relatório da Artigo 19.

Fonte: Poder360/Tribuna da Justiça

PADRE DENUNCIADO POR SUPOSTA PEDOFILIA ABENÇOA LULA. BOLSONARO CRITICA

Após foto ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no início da semana, o padre Julio Lancellotti foi criticado pelo presidente Jair Bolsonaro durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília. No vídeo, Bolsonaro relembra caso de extorsão envolvendo o religioso, em 2004, quando foi acusado de pedofilia.

"Publicaram uma foto do Lula com o padre Lancellotti, de São Paulo. Eu não vou falar tudo aqui, não. Mas o Lancellotti deu uma Pajero para alguém um tempo atrás... Não vou falar tudo porque tem gente gravando. Ninguém vai dar uma Pajero assim, né? Então esse padre é daquele padrão: é o 'Padre Pajero', né? Então, os caras botam o padre com o Lula e acham que o padre é aquele padre sério, responsável", afirmou Bolsonaro. 

Em 2004, o padre Julio Lancellotti disse ter sido extorquido por Anderson Marcos Batista, na época com 25 anos, conforme reportagem do jornal "Folha de S.Paulo". 

Segundo o padre, o ex-interno da Febem ameaçava procurar a imprensa para denunciá-lo por pedofilia —o alvo do abuso seria o enteado de Batista, de oito anos. O padre também disse ter recebido ameaças de agressão. Foi Lancellotti quem gravou conversas nas quais era chantageado e as entregou à polícia. Na época, o religioso afirmou que pagou por acreditar que "poderia mudar as pessoas que o extorquiam". 

As investigações constataram que Batista e sua mulher compraram pelo menos cinco carros de luxo com dinheiro extorquido, dentre eles, uma Pajero (R$ 65 mil, valor na época), citada por Bolsonaro no vídeo. O veículo foi financiado em nome do padre.

Fonte: Folha de SP/Portal Potiguar

CIRO NOGUEIRA DESCARTA BOLSONARO NO PP, ADMITE INDICAR VICE E DIZ QUE HOJE PRESIDENTE PERDERIA ELEIÇÃO

Aliado estratégico do Palácio do Planalto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse acreditar que, hoje, o presidente Jair Bolsonaro sairia derrotado das urnas.

No ano que vem, ponderou, o cenário será muito mais positivo devido à retomada da economia e a reeleição deve acontecer até com facilidade.

“O presidente está no pior momento por conta da situação do país. As pessoas estão com muita dificuldade de se alimentar. Estamos num momento difícil, só que o Brasil vai crescer perto de 5% neste ano”, afirmou o senador, que preside o partido Progressistas (PP). “Quem elege e reelege presidente é a economia.”

Ciro Nogueira recebeu o Valor enquanto a CPI da Covid, comissão parlamentar de inquérito da qual é membro, colhia mais um depoimento.

MISSÃO NA CPI 

Eu não gostaria de estar lá na CPI. Não é meu perfil. Não gosto dos bate-bocas, das discussões. Mas, fiquei sem alternativa no meu partido. Fui para cumprir um papel de ajudar porque tenho um diálogo muito bom com o Renan.

Omar também é um grande amigo, tanto que votei nele [para presidente da CPI]. Não o vejo como um perfil de oposição ao governo. Fui tentar mediar isso porque não vi alternativas no Parlamento para este perfil que estou tendo.

GOVERNADORES DO NORDESTE 

Não sei se eles vão dar o tiro no pé de ir ao Supremo Tribunal Federal para não comparecer à CPI. Acredito que eles vão, mas para falar só de recursos federais. Esse caso do consórcio talvez o Supremo não deixe tratar na CPI porque não tem ali recurso federal, é estadual. Mas, que teve um escândalo ali, teve.

PRESIDENTE EM AGLOMERAÇÕES 

Eu sou contra total. Se tivesse poder de evitar isso, eu faria. Eu já fiz muito.

Eu já tentei, mas ele é uma figura muito impulsiva. Acho até que melhorou muito, está usando muito a máscara. Sempre tenho dito que ele tem que dar o exemplo. Eu sou favorável a uso de máscara e distanciamento.

BOLSONARO VERSUS LULA 

Nós temos um candidato com uma identificação popular muito grande. O outro lado também tem. Pelas pesquisas que tenho, as pessoas gostam do presidente Lula e têm um pouco de saudade do governo dele, mas não tem mais nada odiado no país do que o entorno dele.

Essas pessoas que foram muito massacradas nos aeroportos e na rua estão querendo voltar de um jeito que não vão resistir à tentação de estar ao seu lado. Isso vai ser fatal. E o Lula não é mais o Lula…

Não é um homem capaz de comandar esse processo sem essas pessoas. O grande discurso é: “O Lula de hoje que está vindo aí não é aquele Lula. É o Lula para trazer o PT de volta”. Não tem partido mais odiado no país do que o PT.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: do Valor/Laurita Arruda/Território Livre/Tribuna do Norte

VEREADORA FATIVAN ALVES ESTARÁ NA LIVE "ENCONTRO MARCADO" DE HOJE

Às 17 h de hoje, a vereadora Fativan Alves estará participando da live "ENCONTRO MARCADO", do BLOG RN POLÍTICA EM DIA.

Esta é uma das lives mais aguardas, por ser Fativan Alves opositora ferrenha ao modelo administrativo implantado pelo atual prefeito Rosano Taveira.

 

COM CORDA NO PESCOÇO E SINAIS DE VIOLÊNCIA, CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO BOIANDO EM RIO DE MOSSORÓ

Caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (31) no Oeste potiguar. Vítima ainda não foi identificada.

O corpo de um homem, com várias marcas de violência, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (31) boiando no rio em Mossoró, na região Oeste potiguar.

Segundo a Polícia Civil, o corpo foi encontrado por volta das 6h30 no Rio Mossoró, com uma corda no pescoço e um pedaço de madeira encravado no olho.

A vítima ainda não foi identificada oficialmente. A polícia e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram acionados ao local, nas proximidades da avenida Leste-Oeste, e o corpo foi recolhido.

Ainda de acordo com a Delegacia de Plantão, a suspeita é de que o crime tenha ocorrido há vários dias.

O caso ainda será investigado.

Fonte: Inter TV Costa Branca

Foto: Marcelino Neto

MORRE, NO RIO, O CANTOR DOMINGUINHOS DO ESTÁCIO, INTÉRPRETE DE SAMBA

Morreu na madrugada desta segunda-feira(31), no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Dominguinhos do Estácio, aos 79 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais do intérprete do carnaval carioca.

Ele estava internado desde o dia 11 de maio no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, onde passou por uma cirurgia de emergência após uma hemorragia cerebral.

Domingos da Costa Ferreira nasceu no Rio no dia 4 de agosto de 1941 e começou a carreira no carnaval no fim dos anos 60 como cantor e compositor na escola Unidos de São Carlos, que, a partir de 1983, passou a se chamar Estácio de Sá. O nome Dominguinhos do Estácio é uma referência ao bairro onde o intérprete nasceu.

O sambista passou por outras escolas, como a Imperatriz Leopoldinense, na qual interpretou o samba vencedor do carnaval de 1989, Liberdade, Liberdade, Abra as Asas Sobre Nós.

Pela Unidos do Viradouro, venceu o carnaval de 1997 interpretando o samba-enredo Trevas! Luz! A Explosão do Universo.

Ao longo da carreira, também gravou nove discos. Ainda não há informações sobre o velório e enterro.

Fonte: Agência Brasil/Blog do BG

Foto: Reprodução/Redes sociais