RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

VIATURA DA PM É FLAGRADA ATROPELANDO GRUPO DE CÃES

Polícia Militar do Amazonas informou que os agentes envolvidos na ocorrência foram afastados das atividades de rua até o fim da apuração

Uma viatura da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi flagrada atropelando um grupo de cães que estavam no meio da rua Coronel Sávio Belota, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus (AM), neste domingo (1º/2).

O flagrante, gravado por câmeras de segurança de uma residência do local, mostra pelo menos três cachorros parados quando a viatura passa por cima deles. Em seguida, outros cachorros e pessoas que estavam próximas correm para perto dos animais atingidos.

Em nota, a PM informou que os agentes envolvidos na ocorrência foram afastados das atividades de rua até o fim das investigações abertas para apurar o caso da viatura envolvida no atropelamento.

“Ao tomar conhecimento do fato, a PMAM iniciou, imediatamente, o processo de identificação dos envolvidos, e um procedimento administrativo disciplinar foi aberto pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD). A PMAM ressalta que não compactua com a conduta da guarnição e que a apuração do caso será conduzida com rigor”, diz a nota.

As autoridades também ressaltam que foi instaurado inquérito policial para a apuração rigorosa das circunstâncias, responsabilidades e eventuais desdobramentos do caso. Ainda segundo a nota, “Equipes da PC-AM foram ao local, onde realizaram todas as diligências necessárias, e a ocorrência será encaminhada à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), que dará prosseguimento às providências cabíveis”.

Fonte: Catielen de Oliveira/Metrópoles

Foto: Reprodução

CAJAZEIRAS: JUSTIÇA DETERMINA PRAZO DE 30 DIAS PARA PREFEITA CORRINHA DEMITIR A PRÓPRIA IRMÃDO CARGO DE SECRETÁRIA EM CAJAZEIRAS

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP), exonere sua irmã, Aline Delfino Pereira de Lira, do cargo comissionado de secretária-adjunta. A medida foi expedida após inquérito que apurou a prática de nepotismo na gestão municipal.

No documento assinado na última sexta-feira (30), a promotora de Justiça Sarah Araújo Viana de Lucena destaca que a nomeação de familiares para cargos em comissão ou contratos temporários no mesmo ente público fere a legislação vigente. Segundo a promotora, há um “critério de subordinação política inegável” no caso, já que a escolha partiu da própria chefe do Executivo para uma função de confiança ocupada por uma parente direta.

Fonte: Diário do Sertão

POLICIAL CIVIL É SUSPEITO DE ESTUPRAR MULHER DENTRO DE DELEGACIA EM SALA DESTINADA A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Crime teria sido praticado em uma sala destinada a ouvir vítimas de violência

Um homem de 41 anos, que é investigador da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul desde 2014, foi preso por suspeita de estuprar e ameaçar uma mulher de 28 anos que estava detida no mesmo prédio onde funciona a delegacia da cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Corregedoria da Polícia Civil, a vítima, que é paraibana, disse que , em abril, em duas ocasiões, foi retirada da cela e levada para a sala lilás, lugar reservado para prestar atendimento de vítimas de violência. No local ela alega ter sido estuprada pelo investigador.

O corregedor-geral da Polícia Civil do estado, Márcio Rogério Faria Custódio, informou que o policial civil nega as acusações e que não poderia dar mais detalhes, pois a apuração tramita em segredo de Justiça.

Márcio Sandim, que faz a defesa do investigador, informou que não poderia falar sobre o caso pelo mesmo motivo.

Na última terça-feira (3), a Justiça de Mato Grosso do Sul aceitou uma denúncia apresentada contra o agressor pelo Ministério Público do estado. O servidor será julgado pelos crimes de estupro, importunação sexual e violência psicológica contra a mulher. A acusação foi acolhida por uma juíza de Sidrolândia.

A mulher foi solta por ordem da Justiça e responderá em liberdade em sua cidade natal, na Paraíba.

Para tomar a decisão de soltura, o juiz entendeu que a prisão preventiva da mulher suspeita de tráfico cumpria os requisitos legais, mas que o estupro tornava sua permanência ali ilegal, “já que (ela) figura agora na condição de vítima” e precisava ter resguardadas suas integridades física e psicológica, segundo a decisão.

Fonte: Agora RN

Foto: Reprodução

domingo, 1 de fevereiro de 2026

PROTESTOS POR MORTE DO CÃO ORELHA MOBILIZAM CAPITAIS NESTE FIM DE SEMANA

São Paulo, Rio, BH e Florianópolis têm atos. Polícia diz que um adolescente apontado como suspeito virou testemunha

No Rio de Janeiro, duas caminhadas estão previstas: às 10h, no Aterro do Flamengo, e às 16h, em Copacabana.

Em Belo Horizonte, a manifestação começou às 10h, na Feira Hippie. Em Florianópolis, onde Orelha foi morto, o ato é no trapiche da Avenida Beira Mar Norte, no centro da cidade, às 10h.

Neste sábado (31), em Brasília, um ato ocorreu no Parque Dog, no Setor Sudoeste.

Investigações

A Polícia Civil de Santa Catarina informou, neste sábado, que um dos adolescentes que teve a imagem divulgada como suspeito na participação de agressão ao cachorro Orelha passou a ser testemunha no caso.

Segundo as autoridades, o jovem não aparece nos conteúdos analisados pelas equipes de investigação e, paralelamente, a família dele apresentou provas de que ele não estava na Praia Brava, em Florianópolis, no período dos fatos em investigação.

A Polícia Civil também informou que já ouviu um dos adolescentes que faltava no âmbito do inquérito policial.

Os investigadores não encontraram, ao menos por enquanto, indícios no inquérito que confirmem que os maus-tratos contra o cão comunitário tenham sido praticados por grupos criminosos que usam da rede social para promover "desafios" para jovens.

Orelha foi agredido no dia 4 de janeiro. Ele ficou tão ferido que foi submetido à eutanásia. Quatro adolescentes eram, até então, suspeitos pela agressão.

A Polícia Civil indiciou três adultos suspeitos de coagir ao menos uma testemunha nas investigações. As autoridades também informaram que descartaram que os adolescentes identificados como suspeitos de maus-tratos contra o Orelha tenham tentado afogar outro cachorro na praia, o cãozinho chamado de Caramelo.

Por determinação do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os nomes, idades e localizações dos suspeitos não são divulgados, já que o procedimento corre sob sigilo absoluto.

Fonte: Matheus Leite e John Pacheco/CBN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

JOVEM É MORTA A FACADAS DURANTE BLOCO DE CARNAVAL

Uma jovem de 18 anos foi assassinada a facadas na noite do sábado (31), no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife. A vítima, identificada apenas como Luiza e conhecida nas redes sociais como “Malu Constantine”, foi atacada durante o Bloco do Papada, que acontecia na localidade.

De acordo com informações preliminares, Luiza foi atingida por golpes de arma branca. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.

Durante o ataque, o namorado da vítima também ficou ferido. Ele tem 27 anos e não teve a identidade divulgada. O homem precisou de atendimento médico e seu estado de saúde não foi detalhado.

A autora do crime, uma mulher de 21 anos que não teve nome divulgado, foi presa em flagrante. Segundo a polícia, ela permanece custodiada no hospital, sob escolta policial.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou, neste domingo (1º), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) - Força Tarefa de Homicídios na Capital, um homicídio consumado e uma tentativa de homicídio no bairro da Mustardinha, no Recife.

A suspeita, de 21 anos, foi presa em flagrante e segue custodiada no hospital. As investigações continuam para esclarecer as circunstâncias e a motivação do crime.

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto: Reprodução/Instagram

SETE VEREADORES TÊM OS MANDATOS CASSADOS

A Justiça Eleitoral da comarca de Iporã julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que apurou a prática de abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024 em Francisco Alves, no noroeste do Paraná. Sete dos nove vereadores da atual legislatura perdem os cargos, mas eles ainda podem recorrer da decisão. 

A sentença, proferida pelo juiz eleitoral Andrei José de Campos, reconheceu a existência de um esquema de distribuição irregular de combustível a eleitores, envolvendo candidatos a vereador, e determinou a cassação dos diplomas e a declaração de inelegibilidade por oito anos de 14 investigados. 

De acordo com a decisão, ficou comprovado que, durante o período eleitoral, candidatos utilizaram um sistema de vales-combustível, principalmente de cinco e dez litros, distribuídos a eleitores não identificados, com o objetivo de influenciar o resultado do pleito, a chamada compra de voto. 

A investigação apontou a apreensão de notas fiscais e vales emitidos em nome do proprietário de um posto de combustíveis localizado no distrito do Bairro Catarinense, mas vinculados diretamente aos nomes dos candidatos beneficiados.

A sentença detalha que foram identificados mais de 2.000 litros de combustível distribuídos de forma irregular até a véspera da eleição, prática considerada grave diante do pequeno eleitorado do município. 

Para o magistrado, as provas documentais e testemunhais demonstraram não apenas a existência da conduta ilícita, mas também sua gravidade e potencial de desequilíbrio do processo eleitoral. 

A decisão destaca, ainda, que a forma fragmentada dos abastecimentos, muitas vezes repetidos no mesmo dia e em pequenas quantidades, reforça a tese de que o combustível não era utilizado exclusivamente pelos próprios candidatos, como alegado pelas defesas.

Foram declarados inelegíveis e tiveram os diplomas cassados, perdendo o mandato, os atuais vereadores de Francisco Alves: Cioni Cassin do Nascimento (atual presidente da Câmara), Célia Pereira Santos Geraldeli, Dário Aparecido de Nigro, Devair Pôrto Santos, Edgar Saldeira Guedes Bezerra, Maria Rosa Tolovi Ferrari e Miguel Arcanjo dos Santos. 

A decisão judicial também condenou Daniel Rodrigues Santos, Ely Elete Dalabenetta da Cruz, Jonas Rafael Leão, Márcio Renato Trindade da Silva, Maria Aparecida da Silva, Simone de Oliveira Avanci e Valdinei Cardoso dos Santos. Além da perda das vagas como suplentes, eles tiveram invalidados os votos recebidos, com a consequente retotalização do resultado eleitoral. Além, perdem o direitos políticos por oito anos.

Fonte: O Bem Dito

REINO UNIDO ALERTA PARA PANCREATITE E MORTES LIGADAS A WEGOVY E MOUNJARO

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) emitiu um alerta sobre casos de inflamação severa no pâncreas e mortes associados ao uso dos medicamentos para obesidade Wegovy e Mounjaro.

Segundo o órgão regulador, embora os efeitos adversos graves sejam considerados raros, é fundamental que pacientes e profissionais de saúde estejam devidamente informados sobre os riscos envolvidos no tratamento com esses fármacos.

Entre 2007 e 2025, a MHRA contabilizou cerca de 1,3 mil notificações de condições associadas aos medicamentos, incluindo 19 óbitos e 24 casos de pancreatite necrosante, uma das formas mais graves da doença.

A agência reforça a importância do acompanhamento médico e da comunicação imediata de qualquer sintoma adverso durante o uso desses medicamentos.

Fonte: Diário do Nordeste/Uirapuru Jaguaribana

MULHER MATA MARIDO, CORTA PÊNIS, COZINHA E COME COM FEIJÃO

Uma mulher foi presa preventivamente suspeita de matar o próprio marido, de 37 anos, no município de Acrelândia, no interior do Acre. O caso, que chocou a população local pela brutalidade, segue sob investigação da Polícia Civil.

O corpo da vítima foi localizado nas proximidades da residência do casal após o homem permanecer alguns dias desaparecido. Durante as diligências, a esposa acabou confessando a autoria do crime às autoridades.

Em depoimento, a suspeita alegou que teria cometido o homicídio por vingança, após descobrir que o companheiro assistia a vídeos adultos em redes sociais. A Polícia Civil apura as circunstâncias do assassinato e outras condutas relatadas pela investigada, que serão analisadas no inquérito.

Diante da gravidade dos fatos, a Justiça decretou a prisão preventiva da mulher. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do crime e concluir o relatório que será encaminhado ao Ministério Público.

Fonte: Pereiro na Mídia

JOÃO DIAS: BLOCO DE VEREADORES TEM DOIS NOMES COTADOS PARA 2028, CASO HAJA RUPTURA

A política da cidade de João Dias vivencia um panorama onde o próximo grupo oposicionista pode sair das hostes situacionistas atuais.

Como o RN POLÍTICA EM DIA noticiou dias atrás, um grupo de vereadores estaria pronto para criar um bloco e ter candidatura própria no próximo pleito municipal.


É bem verdade que por enquanto, é somente conversa de esquina, com ramificações nos becos e guetos daquele município. Nada oficial. Contudo, tem quem aposte que o G5 haverá de dialogar internamente sobre a possibilidade. E quem sabe, abraçar outras lideranças políticas que estão sem uma base mais sólida em termos de apoio. Dentre o "quinteto legislativo", os nomes de Marcelo Linhares e Thaísa Diniz seriam os mais cotados.

Já nas fileiras governistas, liderada pela prefeita Fátima Mesquita, que conta com a total parceria de dois dos vereadores, o nome do atual chefe de gabinete, Júnior Campos, tem crescido junto a população.

Mas, creio, somente após uma consulta jurídica mais aprofundada, é que se saberá quem verdadeiramente poderá encabeçar a majoritária da ala situação.

Correndo por fora, o nome da ex-primeira-dama Irenilda Fernandes também pode aparecer como prefeiturável. Tanto é que figura em conversações. como possibilidade de disputar o executivo joãodiense daquia dois anos.

E ainda há o vice-prefeito, João Pedro, que icupa o posto de vice-prefeito e que pode integrar qualquer grupo político naquela cidade.

GRAVE ACIDENTE NA BR 247 ENTRE AS CIDADES DE PAULISTA E POMBAL DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS E UM BEBÊ FERIDO

Uma mulher de 29 anos chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Pombal, mas não resistiu e veio a óbito

Um grave acidente foi registrado na tarde deste sábado (31) no Sertão paraibano. O capotamento resultou na morte de duas pessoas e deixou uma criança ferida no trecho que liga as cidades de Paulista e Pombal.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo trafegava pelo km 14 da BR-427, por volta das 13h20, no sentido Paulista–Pombal, quando o condutor perdeu o controle, levando o automóvel a capotar violentamente. As causas que levaram à perda do controle do veículo ainda serão investigadas pela perícia técnica.

Um homem identificado como Arisvaldo Felix de Oliveira Neto, de 37 anos, faleceu ainda no local do acidente, antes mesmo da chegada do socorro médico. Joana da Silva Rodrigues, de 29 anos, chegou a ser socorrida com vida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Regional de Pombal, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito no final da tarde.

Em nota oficial, a unidade hospitalar detalhou que a paciente deu entrada em estado gravíssimo, já entubada e apresentando politraumatismo, traumatismo cranioencefálico grave com exposição de massa craniana, hemopneumotórax e fratura de fêmur. O hospital informou que, apesar das manobras de reanimação cardiopulmonar e da assistência da equipe multiprofissional após sucessivas paradas cardiorrespiratórias, não foi possível reverter o quadro.

Uma criança de apenas um ano de idade, que também estava no automóvel no momento do acidente, recebeu os primeiros atendimentos em Pombal e, posteriormente, foi transferida para o Hospital Infantil de Patos para cuidados especializados.

A PRF realizou os procedimentos de praxe no local e após perícia feita da Polícia Científica, o corpo do homem foi removido ao IPC para realização da necrópsia, trâmite que também ocorreu com o corpo da mulher, após a constatação do óbito no hospital.

A notícia gerou forte comoção nas redes sociais de moradores da região sertaneja.

Fonte: Diário do Sertão

Foto: Divulgação/Redes Sociais

ALEXANDRIA: CALOPSITA DESAPARECIDA

A calopsita do filho do professor Adriomar Santos, está desaparecida. Pedimos gentilmente que caso alguém tenha encontrado, devolva.

É o animal de estimação de uma criança, que encontra-se desolada com o desaparecimento da ave.

Se você a acolheu, por favor, contate-o. Caso não tenha encontrado, pedimos que compartilhe pra ajudar a encontrar a calopsita.

Adriomar residente na Rua Iraci de Almeida Rocha, seis casas após a igreja de Sãi Francisco, ao lado da quadra esportiva do bairro Alto da Boa Vista.

Agradecemos toda e quaqlquer ajuda, que venham colaborar para que encontremos a calopsita.

EMPRESÁRIOS FORAGIDOS NEGOCIAM DELAÇÃO COM PROMOTORIA: "DERRUBAR METADE DO CONGRESSO"

Os empresários Mohamad Hussein Mourad, o "Primo", e Roberto Augusto Leme da Silva, o "Beto Louco", os alvos mais importantes da Operação Carbono Oculto, que pegou o "andar de cima" do PCC na Faria Lima, negociam acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo. As conversas são entabuladas com promotores que combatem o crime organizado.

Mohamad e Roberto negam enfaticamente ter qualquer elo com o PCC.

Fontes ouvidas pelo Estadão afirmaram que Beto e Primo, ambos foragidos, teriam informações explosivas, suficientes para "derrubar metade do Congresso". É coisa de mais de meio bilhão de reais em propinas a parlamentares e autoridades.”

Provas? 

Alegam ter em mãos uma coleção de mensagens de WhatsApp que indicam encontros pessoais ou com ‘laranjas’ para entrega de propinas, pagas em troca de ‘alívio’ para o setor de combustíveis, explorado por eles via uma colossal rede de postos do crime organizado.

“Chegaremos não só a empresários e empresas, mas a agentes públicos e eventualmente até políticos”, declarou, em nota, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, chefe do MP paulista. “Nosso objetivo é impessoal.”

Segundo o procurador, ‘qualquer pessoa que tiver qualquer envolvimento, em qualquer etapa dessa cadeia criminosa, terá que se explicar e sofrerá as consequências penais, administrativas e cíveis cabíveis’.

A negociação de um eventual acordo não está sob alçada da Procuradoria-Geral, mas ainda em avaliação dos promotores da Carbono Oculto, deflagrada na manhã de 28 de agosto do ano passado.

A Carbono é apontada como a maior ofensiva já realizada para deter a infiltração do crime organizado na economia formal. A ação atingiu o setor de combustíveis e também fintechs e fundos sediados na Avenida Faria Lima, na capital paulista.

Fonte: Blog do Fausto Macedo – Estadão/Blog do BG

Foto: Reprodução

POMBAL: SEIS ANOS DO DESAPARECIMENTO DA PROFESSORA TEREZINHA ALMEIDA

Nessa quinta-feira (29) completou seis anos que a professora pombalense Terezinha Almeida, está desaparecida quando de uma viagem a cidade de Juazeiro do Norte.

Desde então a família passou a intensificar buscas para tentar localizá-la.

A mesma fora àquela cidade cearense para realizar uma consulta médica, em um táxi de Pombal, sendo que o veículo apresentou problema mecânico e o motorista o levou a uma oficina, enquanto as duas ficaram em um restaurante próximo do local.

Diante da demora no retorno do taxista, Terezinha decidiu ir à sua procura e não voltou.

O desaparecimento foi comunicado à polícia. Houve também divulgação em emissoras de rádios e televisão, além de portais de notícias e redes sociais, mas não houve qualquer informação que pudesse localizá-la.

Parentes da professora também foram até Juazeiro em busca de imagens de câmeras de segurança em ruas por onde ela passou ou poderia ter passado para auxiliar na procura.

Sem nenhuma informação sobre o seu paradeiro ou o que aconteceu, o mistério doloroso continua deixando apenas como resposta, o silêncio.

Fonte: Marcelino Notícias

CIRURGIA SIMPLES TERMINA EM TRAGÉDIA: "ENTROU ANDANDO E SAIU EM ESTADO VEGETATIVO", DIZ MARIDO DE SERVIDORA

Antes de ter a vida drasticamente alterada após complicações em uma cirurgia considerada de baixo risco, a servidora do TJPE Camila Nogueira, de 38 anos, era saudável e não tinha histórico de doenças. Em 27 de agosto de 2025, ela deu entrada no hospital caminhando para retirar a vesícula e corrigir uma hérnia.

Segundo a família, durante o procedimento Camila sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve danos cerebrais irreversíveis. Mãe de duas crianças, hoje ela permanece internada em UTI, alternando entre estado neurovegetativo e minimamente consciente.

O marido afirma que houve negligência médica e que alarmes de apneia teriam sido ignorados durante a cirurgia. A representação apresentada ao Cremepe aponta atraso na identificação da parada e na reanimação, o que teria causado as sequelas permanentes.

A família pede o afastamento e a cassação do registro das médicas envolvidas. O conselho informou que denúncias e sindicâncias tramitam em sigilo.

Fonte: 96 FM Natal

sábado, 31 de janeiro de 2026

PODCAST "ENCONTRO MARCADO" RECEBE NA QUARTA-FEIRA (04), O PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL "BRILHANTE"

 

PREFEITOS PODEM SER PRESOS POR FALHAS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Transparência pública está deixando de ser apenas obrigação administrativa e passando a entrar no campo penal.


O Projeto de Lei nº 708/25, em tramitação no Congresso, propõe prisão para prefeitos em casos de omissão no Portal da Transparência — como informações fora do ar, desatualizadas, incompletas ou manipuladas.

O debate é sério.

E ele revela algo que muitas gestões vivem na prática:

o risco não nasce da má-fé. Nasce da falta de rotina, método e acompanhamento contínuo.

Municípios pequenos, com equipes enxutas e sobrecarregadas, não erram porque querem.

Erram porque tentam cumprir tudo sem estrutura proporcional à exigência legal.

É exatamente por isso que a CR2 lançou a Clara.

Uma assistente de Inteligência Artificial treinada com toda a base oficial do PNTP 2025, capaz de analisar Portais da Transparência, identificar falhas reais e indicar ações práticas de forma rápida, objetiva e gratuita.

Sem achismo. Sem improviso. Com base técnica e critério oficial.

Transparência não se improvisa.

Ela se organiza ou vira risco silencioso.

Fonte: CR2 Transparência

POR 7 X 0 TRE CASSA MANDATO DE PREFEITO E VICE DE TENÓRIO/PB E APLICA MULTA DE R$ 50 MIL

Nesta quinta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu pela cassação do mandato do prefeito de Tenório, Manoel Vasconcelos, e da vice-prefeita Janine Onofre após auditoria sobre a campanha de reeleição em 2024. 

A decisão foi tomada por unanimidade pelos magistrados (7x0), que entenderam ter ocorrido irregularidades que afetaram a lisura do processo eleitoral.

Com a decisão judicial, além da perda do cargo, Vasconcelos foi condenado ao pagamento de uma multa de cinquenta mil reais e declarado inelegível por oito anos. A inelegibilidade impede que ele dispute eleições ou ocupe cargos eletivos no período, alterando o cenário político do município para os próximos pleitos.

Enquanto os efeitos legais são consumados, o comando do executivo municipal passa de forma provisória ao presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Conserva, que assume interinamente a prefeitura de Tenório até que seja definida a data de uma eleição suplementar, a ser marcada pelo TRE-PB.

Fonte: TV Paraíba Portal de Notícias

MAIS UM GRAVE ACIDENTE EM RODOVIAS PERNAMBUCANAS TIRA A VIDA DE DUAS PESSOAS


Na última quinta-feira (29), duas mulheres vieram á óbito em acidente automobilístico entre as cidades de Carnaíba e Afogados da Ingazeura, no sertão pernambucano.

Na manhã de hoje, outro fatídico evento ceifou as vidas de dois homens, na rodovia PE 275, que liga as cidades de Tuparetama e São José do Egito, tambpem no sertão daquele estado.

Segundo o blog Júnior Campos, dois veículos chocaram-se frontalmente, resultando na morte dos cidadãos tuparetamenses conhecidos por Wellington Negão e Renivaldo Herculano da Silva, "Alemão", que tiveram mortes instantâneas.

Uma terceira vítima, Thulio Sammy da Silva Alves, foi socorrido ao Hospital Maria Rafael de Siqueira, em São José do Egito, não se tendo notícias do estado de saúde do mesmo.

Fotos: Farol de Notícias e Blog Júnior Campos


ALEXANDRIA: COM RELAÇÃO AO AUMENTO DOS APOSENTADOS

Recebemos mensagem via whatsapp, (que inclusive mostrou-se a remetente, com tom de autoritarismo, o que aqui no RN POLÍTICA EM DIA, não funciona), entendemos que:

Em respeito aos aposentados, unicamente:

"Os aposentados que recebem um salário mínimo, já tiveram atualizados automaticamente o aumento. Recebiam R$ 1.518,00 e passaram a receber R$ 1.621,00.

Aqueles aposentados que recebem com reajuste pelo INPC, já foi concedido aumento de 3,9% em cima dos valores que recebiam até dezembro de 2025.

Contudo, os aposentados que recebem valores diferentes destes acima mencionados, acreditamos que a entidade responsável deve está aguardando o Projeto de Lei ser enviado pelo poder executivo para a câmara de vereadores apreciar. E, após a aprovação e sanção do executivo, deverá ser concedido a todos estes beneficiários, o aumento devido". É o nosso pensamento.

Sugerimos uqe, quem interessar possa, recorra a sede do IPAMA para maiores e mais exatas informações.

Lembrete:

Ao desejarem ver algo publicado, utilizem o "termo universal da gentileza". O "por favor" torna tudo muito mais simples. Imposição na forma de "falar", distancia e nos faz simplesmente não fazer o menor esforço para atender a determinação. E por falar em determinação, já havíamos mencionado em uma postagem dias atrás, que não tentem fazer do RN POLÍTICA EM DIA objeto de ataque seja a quem for. Aqui, não temos patrões externos. Aqui, não veiculamos o que agrada a "A" ou "B", Buscamos postar a verdade, independentemente de cor partidária ou vontades de "X" ou de "Y".

Aproveitamos o ensejo e deixamos patenteado que o RN POLÍTICA EM DIA está, como sempre esteve e estará, pronto para auxiliar, ajudar, seja com reclamações e/ou reivindicações, desde que seja requisitado da forma correta e educada.

Outro ponto interessante é: o que for em benefício da comunidade, veicularemos se assim entendermos. Matérias ou similares que tenha interesse de lucros, estas não temos o menor interesse. o blog não é casa de Noca ou de caridade. se você lucra com algo, não temos por que veicular 0800.

Entendeu ou quer que desenhe.

CENTENAS DE PERIQUITOS MORREM APÓS QUEDA DE ÁRVORE

Mais de 350 periquitos morreram após a queda de um pé de eucalipto durante uma tempestade no interior do Maranhão, na quinta-feira (29). Ao G1, o médico-veterinário e professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Leonardo Moreira, explicou que o comportamento da espécie e as condições climáticas no momento do acidente ajudam a entender por que tantas aves não conseguiram escapar.

Dos 27 periquitos resgatados com vida, três morreram durante o transporte de Imperatriz para São Luís, na madrugada desta sexta-feira (30). As aves estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em São Luís.

Segundo o médico-veterinário, periquitos são aves diurnas e, como outras espécies desse grupo, evitam voar à noite por risco de predação. Por isso, tendem a ficar imóveis e aglomerados durante o descanso, como forma de proteção.

Ele explica que, no momento da queda, provavelmente muitas aves estavam no lado da árvore que tocou o solo, o que impediu qualquer reação.

As aves estavam reunidas em um pé de eucalipto de cerca de 32 metros de altura, segundo o Ibama. O veterinário explica que os periquitos escolhem árvores altas para passar a noite por segurança, e que a proximidade de alimento e água pesa mais na escolha do abrigo do que a espécie da árvore.

Outro fator que pode ter contribuído para a morte das aves é que periquitos não possuem um mecanismo de impermeabilização das penas tão eficiente quanto o de aves aquáticas. Isso dificulta o voo quando ficam encharcados.

De acordo com o médico-veterinário, muitos periquitos foram encontrados com fraturas, lesões traumáticas e casos de desenluvamento (arrancamento de pele). Segundo ele, a “docilidade” observada em algumas aves é incomum e pode indicar trauma crânio-encefálico.

Fonte: Blog do Everaldo

DECISÃO JUDICIAL DESCREVE PAPEL DE CADA UM NO ESQUEMA CRIMINOSO


A decisão judicial da Operação Mederi, assinada pelo desembargador federal Rogério Fialho Moreira, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), descreve o papel de cada um dos investigados no esquema criminoso de desvio de dinheiro público da saúde de Mossoró. A operação foi detonada pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) na terça-feira, 27, alcançando prefeituras de seis cidades da região Oeste.

Em Mossoró, a operação teve como alvo o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que aparece nas investigações como beneficiado por recebimento de propina. Segundo consta na decisão judicial, o chefe do Executivo mossoroense teria recebido 15% dos pagamentos de contratos de produtos de saúde, por meio da contratada DisMed Distribuidora, com sede em Mossoró.

Veja os nove nomes citados e a posição que cada investigado ocupa na estrutura criminosa, segundo a decisão do desembargador Rogério Fialho:

1 - Allyson Leandro Bezerra da Silva, prefeito de Mossoró:

Apontado na investigação no topo do esquema criminoso e que receberia propina em percentuais definidos sobre os contratos.

2 – Marcos Antônio Bezerra de Medeiros, vice-prefeito de Mossoró

Na mesma linha de atuação de Allyson Bezerra e, segundo conversas captadas, também receberia propina definida sobre os contratos.

3 – Jacqueline Morgana Dantas Montenegro, secretária municipal de Saúde:

Atuação no nível intermediário, garantindo as condições institucionais para o funcionamento do sistema.

4 – Almir Mariano de Sousa Júnior, ex-secretário de Saúde

Também teria atuado, quando foi o titular da Saúde, para as condições institucionais para funcionamento do esquema fraudulento.

5 – Poliana Rezende Dantas, que ocupava a função de Diretora Financeira da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró até o mês de julho de 2025:

As conversas captadas pela Polícia Federal permitem inferir que ela seria um contato de confiança dentro da Secretaria Municipal de Saúde.

6 – Samanda Souza Marques, fiscal e gestora de contratos:

Teria atuado, segundo as investigações, no nível intermediário do esquema, garantindo as condições institucionais para funcionamento do sistema.

Fonte: Jornal de Fato

PENDÊNCIAS: DÍVIDA PÚBLICA CRESCE R$ 9 MILHÕES SOMENTE NA GESTÃO LAYS, APONTA TCE

Dados oficiais extraídos dos Relatórios de Gestão Fiscal no TCE acendem um alerta sobre a situação fiscal da prefeitura de Pendências. segundo os relatórios do órgão de controle, a atual gestão recebeu, ao final de 2024, uma dívida consolidada líquida de R$ 15.145.042,42, conforme o relatório.

Em menos de um ano, o cenário se agravou. os números mais recentes apontam que a dívida do município já chega a R$ 23.994.353,36, o que representa um aumento de quase R$ 9 milhões no endividamento público.

O crescimento acelerado da dívida preocupa, principalmente pelos impactos de longo prazo nas finanças do município. quanto maior o endividamento, menor a capacidade da prefeitura de investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

Esse tipo de situação exige atenção redobrada dos órgãos de fiscalização e, principalmente, da Câmara municipal, que tem o dever constitucional de acompanhar, fiscalizar e cobrar transparência da gestão do executivo.

Diante dos números apresentados pelo TCE-RN, cresce a necessidade de explicações claras por parte da prefeitura sobre as causas desse aumento da dívida e quais medidas estão sendo adotadas para conter o avanço do endividamento e preservar a saúde financeira do município.

A população, por sua vez, segue aguardando respostas e ações concretas que garantam responsabilidade fiscal e compromisso com o futuro de Pendências.

Fonte: Obelisco Macau

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

QUADRILHA INTERESTADUAL: POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE GOLPES BANCÁRIOS LIGADOS AO RN

A Polícia Civil do RN, em ação conjunta com a do Ceará, prendeu nesta sexta-feira (30) um homem de 26 anos suspeito de furto qualificado mediante fraude. A prisão preventiva foi cumprida no município de Novo Oriente, no Ceará, após avanço das investigações.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito integra uma quadrilha que atua em diferentes estados, aplicando golpes principalmente em clientes de agências bancárias. No RN, ele teria agido em municípios do Oeste potiguar, como Apodi, Itaú e Pau dos Ferros.

As investigações apontam que o grupo utilizava técnicas de engenharia social, quando criminosos enganam as vítimas com conversas falsas, como a suposta necessidade de troca de senhas. A atuação ocorria em conjunto com o irmão do suspeito e outros comparsas, incluindo ações em cidades do estado de Goiás.

O homem já havia sido preso em flagrante em Pau dos Ferros, mas foi colocado em liberdade após audiência de custódia. Com o aprofundamento das investigações, a Justiça decretou a prisão preventiva. A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Fonte: Blog do BG

Foto: Divulgação/PCRN

CASA PEGA FOGO E DUAS CRIANÇAS MORREM. ELAS FORAM ENCONTRADAS ABRAÇADAS

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. As vítimas são irmãos e foram identificadas por Bernardo Abraão, de seis anos, e Alexia Rielly de quatro anos de idade. O caso aconteceu na tarde da quinta-feira (29), no bairro Central.

Segundo o relato de vizinhos para TV Asa Branca, as crianças estavam sozinhas em casa quando o incêndio começou. O Corpo de Bombeiros foi acionado assim que moradores perceberam as chamas. As crianças foram encontradas abraçadas em um cômodo da residência e conscientes.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), foram enviadas duas equipes a ocorrência. Uma delas para o combate as chamas e outra para o resgate de Bernardo e Alexia.

Segundo o delegado Allysson Xavier, responsável pelas investigações, a mãe das crianças deixou o casal em casa sozinho para ir trabalhar. Quando as chamas começaram, uma das crianças começou a gritar e os vizinhos tentaram socorrer. As causas do incêndio estão sendo investigadas pela perícia.

Conforme o CBMPE , quando as equipes chegaram no local, o incêndio já havia sido controlado pelos moradores, restando apenas pequenos focos que foram apagadas pelos bombeiros.

De acordo com a apuração da TV Globo, as crianças foram socorridas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Devido à gravidade das queimaduras, os irmãos precisaram ser transferida para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.

Bernardo morreu enquanto estava sendo transferido. Por meio de nota, o HR informou que a menina deu entrada na Emergência Pediátrica e morreu durante a noite.

De acordo com a apuração da TV Globo, as crianças foram socorridas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Devido à gravidade das queimaduras, os irmãos precisaram ser transferida para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.

Devido a gravidade dos ferimentos, Bernardo morreu enquanto estava sendo transferido. Por meio de nota, o HR informou que a menina deu entrada na Emergência Pediátrica e morreu durante a noite.

Fonte: Portal PE 10/Cabrobó Vip

PEDRO ARTHUR, QUE DEIXOU ADILESCENTE EM COMA, É PRESO

Em coletiva, o delegado da 38ª Delegacia (Vicente Pires), Pablo Aguiar, responsável pela investigação do caso envolvendo o piloto afastado de Fórmula Delta, afirmou que o agressor não possui condições de conviver em sociedade. Prisão é preventiva

O piloto afastado da Fórmula Delta Pedro Arthur Turra Basso, que agrediu um adolescente e o deixou em coma, foi preso nesta sexta-feira (30/1) pela Polícia Civil. A prisão preventiva foi confirmada ao Correio, pelo tio da vítima, Flávio Henrique Fleury.

Mais cedo, em coletiva de imprensa, o delegado Pablo Aguiar, da 38ª Delegacia (Vicente Pires), responsável pelo caso, afirmou que considera o autor um "sociopata sem condições de conviver em sociedade". 

O delegado ainda afirmou que as investigações conseguiram traçar um modus operandi de Pedro Turra durante as diversas brigas. "Frequentemente, ele se associa a amigos, possivelmente, para obter apoio durante os confrontos", explicou.

Pedro agrediu um adolescente de 16 anos na última sexta-feira (23/1) na saída de uma festa em Vicente Pires, por conta de um chiclete. Durante a discussão, o jovem bateu a cabeça com força na porta de um carro e permanece internado em coma, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Brasília de Águas Claras. Por conta da violência, a vítima sofreu um traumatismo craniano severo, além de uma parada cardíaca cuja reanimação durou 12 minutos.

O agressor chegou a ser preso em flagrante, mas foi solto após pagar uma fiança no valor de R$ 24.315. Para o delegado, a prisão de Pedro Arthur é essencial. "Como pai, compartilho a comoção e a tristeza daqueles que estão vivendo essa situação. O desfecho dessa história será a justiça." 

Fonte: Luiz Fellipe Alves e Paulo Gontijo/Correio Brazileinse

Foto: Material cedido ao Correio

"SE ELA SOBREVIVER, EU MATO": HOMEM USA PEIXEIRA PARA ESFAQUEAR EX E É PRESO

Erickson Fabiano Martins Ferreira atacou a vítima no bairro Cidade 2000. Após ser preso, ele afirmou à polícia que "terminaria o serviço" assim que fosse solto.

Erickson Fabiano Martins Ferreira foi preso em flagrante após tentar matar a ex-companheira utilizando uma faca de tipo "peixeira". O crime ocorreu por volta das 8 horas da quarta-feira, 28, no cruzamento da rua Alameda das Margaridas com a rua Passeio dos Cajueiros, no bairro Cidade 2000, em Fortaleza. 

De acordo com os autos do processo, Erickson possuía uma medida protetiva que o proibia de se aproximar da vítima, mas ignorou a ordem judicial. Testemunhas relataram que havia "bastante sangue pelo asfalto", evidenciando a gravidade das lesões.

A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Até a publicação desta matéria, não havia atualizações sobre seu quadro clínico.

As dores do feminicídio que não aparecem nas estatísticas 

De acordo com o documento de audiência de custódia obtida pelo O POVO, além de resistir à ação policial e ofender os agentes, chamando-os de safados, pilantras e palavrões pejorativos, Erickson fez uma ameaça direta à ex-companheira após a tentativa de feminicídio. Segundo o depoimento dos policiais, o agressor afirmou que, "se a vítima não morresse, quando ele se soltasse iria terminar o serviço". A declaração foi citada pela Justiça como prova da intenção de matar persistente e da necessidade de mantê-lo preso.

Medida protetiva e antecedentes criminais 

Na decisão que converteu a prisão em flagrante para preventiva, a Justiça destacou que Erickson é reincidente e possui "inúmeras condenações". Atualmente, ele cumpria pena em regime aberto por furto simples."Essas circunstâncias revelam acentuado grau de periculosidade e demonstram desajuste comportamental, sendo possível conceber que, solto, poderá voltar a ter atitudes socialmente perigosas", diz trecho da decisão judicial.Erickson responderá por tentativa de feminicídio, descumprimento de medida protetiva, resistência e desacato.

Fonte: Jéssika Sisnando/O Povo

Foto: Júlio Caesar

MORRE ADOLESCENTE ATACADO POR TUBARÃO EM OLINDA

Os episódios mais recentes de mordidas de tubarão registrados no Grande Recife ocorreram em 2023 e se concentraram em um intervalo inferior a 15 dias.

O adolescente mordido por um tubarão na Praia de Del Chifre, em Olinda, morreu na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro, segundo o clínico geral Levy Dalton, do Hospital Tricentenário, unidade de saúde em que o jovem foi levado.

Segundo informações preliminares, a vítima seria um adolescente de 14 anos. Um amigo do menino disse que eles chegaram no local por volta das 13h e, enquanto ele e outros dois preferiram não avançar no mar, e o garoto decidiu ir mais fundo.

Os episódios mais recentes de mordidas de tubarão registrados no Grande Recife ocorreram em 2023 e se concentraram em um intervalo inferior a 15 dias. Nesse período, um surfista foi atacado na Praia do Del Chifre, em Olinda, e dois adolescentes foram vítimas de ataques em dias consecutivos na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

O primeiro caso foi registrado em 20 de fevereiro de 2023 e teve como vítima o surfista André Luiz Gomes da Silva, montador de andaimes. Ele foi mordido enquanto surfava na Praia do Del Chifre e sofreu ferimentos graves na perna esquerda, mas conseguiu se recuperar após atendimento médico.

Pouco mais de duas semanas depois, no dia 5 de março, um adolescente de 14 anos foi atacado por um tubarão no mar de Piedade. Em decorrência da gravidade dos ferimentos, ele teve uma das pernas amputadas.

No dia seguinte, em 6 de março, um novo ataque foi registrado na mesma praia. A adolescente Kaylanne Timóteo Freitas, de 15 anos, foi mordida durante um mergulho e perdeu o braço esquerdo.

Fonte: Gabriel Alves/Portal da Prefeitura

Foto: Reprodução/Redes sociais

FAMÍLIA PIRES DE LUTO: MÃE E FILHA MORREM EM TRÁGICO ACIDENTE

Na tarde de ontem, um trágico acidente automobilístico, matou duas integrantes da família Pires, tradicional no Pajeú pernambucano.

A professora Tatiane Michele, de 50 anos e sua filha, a farmacêutica Regina Pires, de 26 anos, ambas residentes em Carnaíba, perderam suas vidas após o veículo em que ocupavam, perder o controle e cair de uma ponte, no leito seco do rio Pajeú, na altura da comunidade rural do Capim Grosso, zona rural daquele município.

Regina ficou presa às ferragens e morreu no local. Já a professora Michele, foi socorrido para o Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, vindo á óbito no final da noite.


Os velórios ocorrerão na residente de senhora Celi Pires e os sepultamentos ainda não tem hora marcada, contudo será na cidade de Carnaíba.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

MATÉRIA SOBRE O "QUINTETO LEGISLATIVO" INCOMODOU "BABÕES" EM JOÃO DIAS

É impressionante o quanto a figura do babão se transforma no mais indesejável e jocoso ser humano, quando o assunto coloca em risco seu superior.

Ontem, ao postarmos a matéria intitulada 
JOÃO DIAS: BLOCO DE QUASE DISSIDENTES PODEM COMPOR CHAPA EM 2028, recebemos comentários na página do blog que ultrapassam o limite do bom senso e da liberdade de cada um.

Se os vereadores entendem que o caminho deve ser um ou outro, o dever de respeitar é uma obrigação.

Mas procurar atingir a dignidade seja de quem for, no RN POLÍTICA EM DIA não permitiremos. Independentemente de quem seja.

Na verdade, o babão é, como muitos líderes chamam, de mal necessário, que logo serão descartados. Ou seja, para eles, o líderes, os chefes, não passam de moleques de recado, que trazem fofoca e fuxicos para que seu chefe fique sabendo das "novidades".

Atitudes como estas, que tenho certeza são reprovadas pelos líderes, distancia ainda mais quem poderia se aproximar.

Cabe aos chefes políticos quem entender a mensagem, procurar sanar as divergências existentes e trazer para si quem pode ajudar em seu projeto político.

PASTOR CONDENADO POR ESTUPRAR MENINA É MORTO A TIROS EM PRAÇA PÚBLICA

O pastor Altair da Silva Santos, de 46 anos, condenado pelo estupro de uma criança, foi morto a tiros na última segunda-feira, 26, na Praça dos Colonizadores, em Juara, no Mato Grosso. As informações são da Polícia Civil do Estado.

Segundo a polícia, dois homens chegaram em uma motocicleta Honda CG Titan e um deles efetuou três disparos de arma de fogo. Em seguida, os suspeitos fugiram. Na ocasião, o pastor estava prestando serviços para a prefeitura da cidade para a remição da pena na Cadeia Pública de Juara.

Assim que o corpo de Altair foi encontrado, o Samu e o Corpo de Bombeiros foram acionados e constataram o óbito. Foi realizada perícia do local e a Polícia Civil investiga o caso.

De acordo com a Polícia Civil, Altair havia sido preso pela Delegacia de Juara em dezembro de 2023 por conta do estupro de uma adolescente e condenado a 12 anos de prisão em 2024.

A vítima relatou à polícia que dormiu na residência do pastor, que ficava no fundo da igreja, onde teria ocorrido o crime. Altair ainda teria solicitado a menina que não contasse a ninguém sobre o ocorrido. Ela realizava a limpeza da igreja como colaboração nos finais de semana. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto: Reprodução/Redes sociais

ADVOGADA E OUTRA MULHER SÃO PRESAS POR INTEGRAR QUADRILHAQUE COMETE EXTORSÕES NO CEARÁ E RN

Uma advogada e outra mulher foram presas pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), na última sexta-feira (23), por suspeita de integrarem um grupo criminoso que pratica extorsões no Ceará e no Rio Grande do Norte.

A reportagem apurou que a advogada presa é Paloma Gurgel de Oliveira Cerqueira Bandeira, de 38 anos. A detenção ocorreu no bairro Tirol, em Natal, e teve apoio da Polícia Civil daquele Estado.

Já Bárbara Pinheiro Souza, 22, foi presa no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. As duas detenções ocorreram por força de mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça do Ceará.

As defesas das suspeitas não foram localizadas para comentar as prisões. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Outro advogado investigado

Três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos pelos policiais civis - sendo dois contra as suspeitas presas e o terceiro contra outro advogado, em um imóvel em Fortaleza.

O cumprimento de mandados contra os advogados foi acompanhado por representante das prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará e do Rio Grande do Norte, em respeito às normas legais e institucionais.

Fonte: Diário do Nordeste/TV Vale Ceará

Foto: Reprodução

MAUS-TRATOS: DEZ PESSOAS DETIDAS POR PARTICIPAR DE BRIGA DE GALO

Uma rinha de galos foi interrompida no último sábado (24) no município de Florânia, na região da Serra de Santana, durante uma operação conjunta da polícia militar. A ação resultou na apreensão de drogas, duas armas de fogo e 13 galos mantidos em situação de maus-tratos, além de 10 pessoas detidas e conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos.

A ocorrência foi atendida por policiais da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental (2ª CPAmb), com apoio de equipes do 6º e do 13º Batalhões da PM. No local, os agentes constataram a prática ilegal da rinha e recolheram os animais, além do material apreendido. Não há mais informações detalhadas sobre o caso.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Divulgação/PMRN

ESCÂNDALO EM AFONSO BEZERRA: VEREADORES APROVAM AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE R$ 2 MIL PARA SI MESMOS

Enquanto a maior parte da população de Afonso Bezerra luta diariamente para colocar comida na mesa e enfrenta a precariedade de serviços básicos, a Câmara Municipal caminha na contramão da realidade do povo. Em uma decisão que gerou revolta imediata, os parlamentares aprovaram a criação de um auxílio-alimentação no valor de R$ 2.000,00 para cada vereador mensalmente e se soma aos salários que os parlamentares já recebem, aumentando significativamente o custo da “máquina pública” para o contribuinte.

O que mais choca a opinião pública não é apenas o valor — que supera o salário mínimo de muitos trabalhadores — mas o momento em que a medida é tomada. O município atravessa um período de dificuldades, onde faltam investimentos em áreas prioritárias, e a população sente na pele a carência de assistência básica.

Expectativa frustrada: De exemplo a decepção

Havia uma expectativa positiva sobre esta legislatura. Esperava-se que os atuais vereadores dessem continuidade ao trabalho de realizações da gestão anterior, que elevou o patamar da Câmara Municipal. No entanto, a aprovação desse benefício pessoal indica uma inversão de prioridades.

Opinião: “A atual legislatura, que deveria focar em projetos de lei que gerassem emprego, renda e melhorias sociais, prefere garantir o ‘banquete’ próprio enquanto o povo amarga as dificuldades do dia a dia.”

A marca da “Pior Legislatura”

Infelizmente, se o objetivo era deixar um legado de progresso, o resultado está sendo o oposto. A decisão de hoje coloca esta composição da Câmara sob os holofotes como uma das piores dos últimos tempos, marcada pelo distanciamento social e pelo foco em benefícios próprios em detrimento das necessidades da comunidade.

Qual a sua opinião sobre esse aumento disfarçado de auxílio? Comente abaixo e compartilhe para que todos saibam como o dinheiro público está sendo usado.

Fonte: Portal Página Aberta

EMPRESÁRIO ALVO DA OPERAÇÃO MEDERI FOI CANDIDATO A PREFEITO DE UPANEMA EM 2024

Um dos empresários alvos da Operação Mederi, deflagrada pela Polícia Federal, disputou a Prefeitura de Upanema nas eleições municipais de 2024, mas acabou sendo derrotado nas urnas. Oséas Monthalggan Fernandes da Costa (MDB) aparece de forma recorrente na decisão judicial que autorizou a operação, a partir da análise de diálogos interceptados no curso das investigações.

Monthalggan obteve apenas 3.181 votos (29,57 %) e foi derrotado pelo atual prefeito Renan do PP, que foi reeleito com 7.237 votos (67,28 %).

De acordo com a decisão, obtida pelo Blog do Dina, as apurações identificaram a existência de um esquema de corrupção que teria sido denominado pelos próprios investigados como “Matemática de Mossoró”. As conversas atribuídas aos empresários da empresa DISMED descrevem, de forma detalhada, a suposta divisão de valores desviados de contratos públicos.

Em um dos trechos citados no documento, um dos sócios, Oseas Monthalggan, afirma que 15% dos valores obtidos seriam destinados a uma pessoa identificada como “ALLISSON”. Em outro áudio transcrito, os investigados relatam que, de um lucro estimado em R$ 130 mil, cerca de R$ 100 mil seriam utilizados para o pagamento de propinas. A divisão mencionada indicaria 10% para uma pessoa chamada “Fátima” e 15% para o prefeito, restando aproximadamente R$ 30 mil para a empresa, valor que, segundo os diálogos, gerava insatisfação entre os sócios.

A decisão judicial também descreve o modus operandi do esquema investigado. Conforme a apuração, ordens de compra no valor de R$ 400 mil eram emitidas pela Prefeitura, mas a empresa forneceria apenas metade dos medicamentos contratados, cerca de R$ 200 mil. O valor pago por produtos que não teriam sido entregues seria, segundo a investigação, utilizado para garantir os lucros dos empresários e o pagamento das comissões ilícitas.

Para a autoridade policial, conforme registrado na decisão, o modelo de pagamento por medicamentos não entregues apresenta semelhanças com irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) em outros municípios.

Fonte: Blog Ismael Sousa