O blog rnpoliticaemdia2012.blogspot.com, divulga os "MELHORES DO ANO 2010" em Rafael Fernandes.
Após apuração com base na escolha da população, apresentamos os três primeiros de cada área conhecidos por ordem alfabética. Salientar vale que a ordem, repitimos, está em ORDEM ALFABÉTICA E NÃO EM ORDEM DE COLOCAÇÃO.
A divulgação do primeiro colocado somente será pronunciado no dia 02 de junho, próxima quinta-feira, durante a FESTA "MELHORES DO ANO 2010", na Escola Estadual Mano Marcelino, às 21:00 horas, com a presença do grupo musical Joãozinho e Banda.
As mesas serão limitadas e darão direito a quatro senhas, que poderão ser adquiridas à partir de amanhã.
Eis alista dos "MELHORES DO ANO 2010", em Rafael Fernandes:
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA
CAIO
FÁTIMA OLIVEIRA
ORLANDO
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA
HERBERT LUCAS
HORTÊNCIA
KELLY LINDSAY
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO
FRANCISCA LUCICLÉCIA
ILDÉSIA
MIRIAM
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO
ELOÍSE
JÚNIOR
NATANAEL
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA
ADRIANA
IRENE
NONATA
RÉGIA
SÔNIA
* OUVE EMPATES EM DUAS COLOCAÇÕES.
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA
EUDIGÊNIS
LUCAS
RAFAEL FRANCISCO
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA SUPERMERCADO E MERCADINHO
BOM PREÇO
SACOLÃO DA ECONOMIA/RAIMUNDO
SOBERANO
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA BAR/LANCHONETE E RESTAURANTE
BAR 96
CHURRASCARIA FREI DAMIÃO
TARANTELA
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA CALÇADO/CONFECÇÃO
A. M. MODAS
KAILANY VARIEDADES
MÍRIAM E ANA
*MELHOR SALÃO DE CABELEIREIRO(A)
ANTHONY CABELEIREIRO
DAMIÃO CABELEIOREIRO
OFICINA DA BELEZA
*MELHOR LAN HOUSE
C. M. INFORMÁTICA
DVD GAMES
J. H. LAN HOUSE
*MELHOR FRIGORÍFICO
ANTÔNIO DESSINHO
ILDAÉCIO/SÃO LUIZ
ROBSON
*MELHOR PANIFICADORA/PADARIA
SANTA LUZIA
SÃO FRANCISCO
PADARIA DE SEU ASSIS
*MELHOR POSTO DE COMBUSTÍVEL
FREI GALVÃO
OLIVEIRA
SÃO RAFAEL
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA "DIVERSOS"
DOIS IRMÃOS
FARMÁCIA SANTA LUZIA
FRANCIMAR
*MELHOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL (EXCETO AGENTES DE SAÚDE/ENDEMIAS E PROFESSORES)
CARLA
MIGUEL
NEIDE
NITA
NITÃO
TICO
UILMA
* OUVE EMPATES EM QUATRO COLOCAÇÕES.
*MELHOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL (EXCETO PROFESSORES)
EDJANE
LENI OLIVEIRA
LUCICLEIDE
NETA
SÉRGIO SENA
VÂNIA
* OUVE EMPATES EM TRÊS COLOCAÇÕES. RELAÇÃO SUJEITA A MODIFICAÇÕES, EM VIRTUDE DE TOMARMOS CONHECIMENTO DE QUEM REALMENTE É FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL OU PROFESSOR.
*MELHOR AGENTE DE SAÚDE E ENDEMIAS
FILHO
LEONÍZIO
MACIEL
*MELHOR MOTORISTA TAXISTA/LOTAÇÃO E MOTOTAXISTA
BENTO
GALEGO
ZÉ DE ODILON
* PROFISSIONAIS QUE SERVEM A POPULAÇÃO RAFAELENSE, INDEPENDENTE DE SER OU NÃO DO MUNICÍPIO.
*MELHOR PROFISSIONAL LIBERAL
AGAMENON
EVILAELSON
SUZANA
*VEREADOR MAIS ATUANTE
JÓRIO CÉSAR
LÍVIA SONALLE
LUIZINHO
*MELHOR SECRETÁRIO MUNICIPAL
CLODOALDO
DEISE
NELDA LOPES
E O ESPECIAL: MELHOR DOS MELHORES
ESTA CATEGORIA SERÁ AQUELE QUE DENTRE OS MELHORES DE CADA CATEGORIA, OBTEVE O MAIOR PERCENTUAL DE INDICAÇÃO. SENDO ASSIM PREMIADO DUAS VEZES.
VENHA, PARTICIPE, PRESTIGIE OS PROFISSIONAIS E O COMÉRCIO DE SUA CIDADE.
REALIZAÇÃO: BLOG RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
Este blog tem a imparcialidade como maior parâmetro para levar informação aos leitores. Muito obrigado por ser nosso parceiro. Que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO nos abençoe, perpetuamente. Whatsapp: (83) 999460031
terça-feira, 31 de maio de 2011
ASSEMBLEIA GERAL DA CODESAOP FOI REALZIADA NO ÚLTIMO SÁBADO.
Neste sábado dia 28 de maio, a Cooperativa de Trabalho Para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar -CODESAOP, realizou Assembleia Geral com seus cooperados para eleição do Conselho Administrativo e Fiscal para o Biênio 2011/2013. Ao falar aos cooperados o atual presidente Junior Jácome falou das atividades que a CODESAOP tem realizado nos últimos anos em favor do desenvolvimento sustentável do alto oeste deste estado, principalmente no âmbito da Agricultura Familiar, nos Programas Território da Cidadania, Crédito Fundiário, PRONAF, Desenvolvimento Solidário e apoio técnico a Gestão das Associações Comunitárias desta região. Na composição da chapa para o Biênio 2011/2013, conforme estabelecimento estatutário Júnior Jácome foi reconduzido a Presidência, juntamente com Genilson Carlos para Vice, Gildécio Costa para Tesouraria, Thiago Silva para Secretaria e Ubiraci para Vogal. (Foto)
Desde a sua constituição a CODESAOP tem como sua principal ação à assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares e às associações comunitárias urbanas e rurais dos Territórios Rurais/Identidade do Alto Oeste Potiguar, Mato Grande e Potengi. Esta assistência técnica, inicia-se na identificação dos grupos de agricultores e agricultoras familiares e mobilização para constituição, formalização e registro das associações, onde se trabalha sob a ótica da agroecologia, da segurança alimentar e nutricional, abordando as questões de gênero, geração, raça e etnia.
Com relação a elaboração de execução de projetos, a entidade tem como princípio realizar anteriormente diagnósticos participativos com os beneficiários, possibilitando a ampla discussão das dificuldades e potencialidades das comunidades, dessa forma almeja-se o envolvimento e integração dos parceiros, facilitando assim a identificação das Políticas Públicas capazes de atender a demanda emergente. Pode-se citar como exemplo, o pioneirismo da cooperativa na parceria com o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, que desde o seu início em 2001, quando ainda era o Projeto de Crédito Fundiário e Combate a Pobreza Rural através de acordo de empréstimo com o Banco Mundial; e prosseguindo até os dias atuais com o Programa Nacional de Crédito Fundiário.
É neste cenário que a CODESAOP tem sua principal atuação. Desde a implementação do Programa no Estado do Rio Grande do Norte, a empresa vem atuando em parceria com a Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária do Rio Grande do Norte - SEARA, gestora do Programa no Estado em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, gestor nacional. Temos ainda como parceiro a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte - FETARN, abrangendo 163 sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, filiados e distribuídos em dez pólos sindicais, articulando todos os municípios do estado, ou seja, toda a rede sindical. No Programa Nacional de Crédito Fundiário, a CODESAOP é responsável de 442 famílias em 10,3 mil há, com aplicação de 8,3 milhões de reais, que representa 9,2% do total de famílias assentadas no estado (SEARA/UTE-2010).
Outra linha de atuação da CODESAOP é o Programa de Combate a Pobreza Rural, executado pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, um programa fruto de um Acordo de Empréstimo firmado entre o Banco Mundial e o Governo Estadual, para o financiamento de projetos de Infra-estrutura, Produtivo e Social a entidades constituídas legalmente como associações comunitárias. Neste programa a CODESAOP é uma entidade credenciada pela Coordenadoria de Projetos Especiais – COPES e responsável pela discussão, elaboração e implantação de 155 projetos, atendendo a 8.153 famílias, com um público de 2.232 mulheres e 1.723 jovens inclusos nesse universo, com aplicação de 10,4 milhões de reais em projetos nas áreas de infra-estrutura, produtivos e sociais (SETHAS/COPES – 2010).
A CODESAOP também vem atuandono Programa do Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF garantindo a elaboração de Projetos a grupos organizados e produtores individuais nas diversas linhas de atuação do Programa, totalizando um montante de 371 operações de crédito com um valor de aproximadamente 4,2 milhões de reais em investimentos (BNB/Pau dos Ferros/RN-2010).
Apartir de 2007 a entidade tem exercido a Coordenação do Colegiado Territorial do Programa Território da Cidadania além de ser a proponente executora do custeio PROINF do Programa Território da Cidadania no Território do Alto Oeste Potiguar que tem como principal objetivo: potencializar o desenvolvimento no território do Alto Oeste Potiguar, com ênfase a bovinocultura mista do leite, capacitando 200 agricultores familiares, com recursos da ordem de 153,6 mil reais.
Outras atividades deexpressão dentro da empresa, são: consultorias prestadas a empresas privadas na área de gestão financeira, controles financeiros, levantamentos topográficos, gestão de pessoas, georeferenciamento e assessoramentos para fins de licenciamentos ambientais para implantação de empreendimentos e comércio, junto a Federação das Associações Comercias do RN.
Fonte: Júnior Jácome
Desde a sua constituição a CODESAOP tem como sua principal ação à assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares e às associações comunitárias urbanas e rurais dos Territórios Rurais/Identidade do Alto Oeste Potiguar, Mato Grande e Potengi. Esta assistência técnica, inicia-se na identificação dos grupos de agricultores e agricultoras familiares e mobilização para constituição, formalização e registro das associações, onde se trabalha sob a ótica da agroecologia, da segurança alimentar e nutricional, abordando as questões de gênero, geração, raça e etnia.
Com relação a elaboração de execução de projetos, a entidade tem como princípio realizar anteriormente diagnósticos participativos com os beneficiários, possibilitando a ampla discussão das dificuldades e potencialidades das comunidades, dessa forma almeja-se o envolvimento e integração dos parceiros, facilitando assim a identificação das Políticas Públicas capazes de atender a demanda emergente. Pode-se citar como exemplo, o pioneirismo da cooperativa na parceria com o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, que desde o seu início em 2001, quando ainda era o Projeto de Crédito Fundiário e Combate a Pobreza Rural através de acordo de empréstimo com o Banco Mundial; e prosseguindo até os dias atuais com o Programa Nacional de Crédito Fundiário.
É neste cenário que a CODESAOP tem sua principal atuação. Desde a implementação do Programa no Estado do Rio Grande do Norte, a empresa vem atuando em parceria com a Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária do Rio Grande do Norte - SEARA, gestora do Programa no Estado em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, gestor nacional. Temos ainda como parceiro a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte - FETARN, abrangendo 163 sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, filiados e distribuídos em dez pólos sindicais, articulando todos os municípios do estado, ou seja, toda a rede sindical. No Programa Nacional de Crédito Fundiário, a CODESAOP é responsável de 442 famílias em 10,3 mil há, com aplicação de 8,3 milhões de reais, que representa 9,2% do total de famílias assentadas no estado (SEARA/UTE-2010).
Outra linha de atuação da CODESAOP é o Programa de Combate a Pobreza Rural, executado pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, um programa fruto de um Acordo de Empréstimo firmado entre o Banco Mundial e o Governo Estadual, para o financiamento de projetos de Infra-estrutura, Produtivo e Social a entidades constituídas legalmente como associações comunitárias. Neste programa a CODESAOP é uma entidade credenciada pela Coordenadoria de Projetos Especiais – COPES e responsável pela discussão, elaboração e implantação de 155 projetos, atendendo a 8.153 famílias, com um público de 2.232 mulheres e 1.723 jovens inclusos nesse universo, com aplicação de 10,4 milhões de reais em projetos nas áreas de infra-estrutura, produtivos e sociais (SETHAS/COPES – 2010).
A CODESAOP também vem atuandono Programa do Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF garantindo a elaboração de Projetos a grupos organizados e produtores individuais nas diversas linhas de atuação do Programa, totalizando um montante de 371 operações de crédito com um valor de aproximadamente 4,2 milhões de reais em investimentos (BNB/Pau dos Ferros/RN-2010).
Apartir de 2007 a entidade tem exercido a Coordenação do Colegiado Territorial do Programa Território da Cidadania além de ser a proponente executora do custeio PROINF do Programa Território da Cidadania no Território do Alto Oeste Potiguar que tem como principal objetivo: potencializar o desenvolvimento no território do Alto Oeste Potiguar, com ênfase a bovinocultura mista do leite, capacitando 200 agricultores familiares, com recursos da ordem de 153,6 mil reais.
Outras atividades deexpressão dentro da empresa, são: consultorias prestadas a empresas privadas na área de gestão financeira, controles financeiros, levantamentos topográficos, gestão de pessoas, georeferenciamento e assessoramentos para fins de licenciamentos ambientais para implantação de empreendimentos e comércio, junto a Federação das Associações Comercias do RN.
Fonte: Júnior Jácome
ARRAIÁ DO SEU ANASTÁCIO EM RAFAEL FERNANDES.
Entre os dias 3 à 5 de junho, a cidade de rafael fernandes estrá em festa. É o início dos festejos juninos. O 3º Arraiá de seu Anastácio será realizado em praça pública, tendo como atrações musicais as bandas Anísio Júnior e Forró Pé de Serra; Noda de Caju; Strelar; Prata Nordestina e Tiagunho e Forró Mala Mansa, além de concurso de quadrilhas e da rainha do milho.
Este evento tem a realização da prefeitura municipal.
Este evento tem a realização da prefeitura municipal.
PRESIDENTE DA OAB DEFENDE AFASTAMENTO DE PALOCCI.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, defendeu ontem que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, peça licença do cargo até que sejam apuradas as denúncias sobre sua evolução patrimonial. De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, o patrimônio do ministro cresceu 20 vezes, nos quatro anos (2006-2010) do mandato de deputado federal.
“Enquanto a instância jurídica não está bem resolvida, a instância moral requereria uma postura de grandeza e, sobretudo, de preservação do próprio governo. Seria uma licença do ministro para que pudesse ser avaliado sem qualquer possibilidade de interferência”, afirmou Cavalcante a jornalistas na sede da OAB, em Brasília.
Segundo o presidente da OAB, a entidade não tem poderes para interferir juridicamente na apuração do caso, mas pode “cobrar posturas éticas” dos governantes. Na última sexta-feira (27), o ministro entregou explicações à Procuradoria-Geral da República sobre o aumento dos bens e o Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) informou que investiga desde a última terça-feira (24) a evolução do patrimônio de Palocci e as atividades da empresa de consultoria dele, a Projeto.
Para o presidente da entidade, o afastamento do cargo demonstraria uma postura “altruísta” por parte de Palocci e uma preocupação do governo da presidenta Dilma Rousseff com o impacto das notícias a respeito do ministro.
“É importante que haja preocupação com a sociedade. Isso não pode ser tido como uma postura política de situação ou oposição, mas como um resguardo ao princípio da moralidade, o que é um dever do homem publico”, disse o presidente da OAB
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está analisando as informações enviadas pelo ministro a pedido do MPF.
Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, na viagem oficial que fez com a presidenta Dilma Rousseff ao Uruguai, voltou a defender o ministro-chefe da Casa Civil. Questionado se a crise envolvendo Palocci estava se diluindo, ele frisou: “Eu nunca achei que ela (crise) ficou complexa”. Em seguida, classificou da seguinte maneira o caso: “muita fumaça e pouca fagulha”. E garantiu que da parte do governo não existe nenhuma investigação sobre este caso.
Apesar da consideração, Eduardo Cardozo disse que as informações solicitadas pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) ao ministro serão prestadas. “O MP pediu informações do ponto de vista cível e elas serão prestadas”, reiterou. O MPF-DF abriu um procedimento de investigação cível contra Palocci para apuração do imbróglio. A ação, assinada pelo procurador Paulo José Rocha Junior, solicita que sejam apresentados comprovantes e justificativas para os elevados valores recebidos pelo ministro-chefe da Casa Civil.
Fonte: Tribuna do Norte
“Enquanto a instância jurídica não está bem resolvida, a instância moral requereria uma postura de grandeza e, sobretudo, de preservação do próprio governo. Seria uma licença do ministro para que pudesse ser avaliado sem qualquer possibilidade de interferência”, afirmou Cavalcante a jornalistas na sede da OAB, em Brasília.
Segundo o presidente da OAB, a entidade não tem poderes para interferir juridicamente na apuração do caso, mas pode “cobrar posturas éticas” dos governantes. Na última sexta-feira (27), o ministro entregou explicações à Procuradoria-Geral da República sobre o aumento dos bens e o Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) informou que investiga desde a última terça-feira (24) a evolução do patrimônio de Palocci e as atividades da empresa de consultoria dele, a Projeto.
Para o presidente da entidade, o afastamento do cargo demonstraria uma postura “altruísta” por parte de Palocci e uma preocupação do governo da presidenta Dilma Rousseff com o impacto das notícias a respeito do ministro.
“É importante que haja preocupação com a sociedade. Isso não pode ser tido como uma postura política de situação ou oposição, mas como um resguardo ao princípio da moralidade, o que é um dever do homem publico”, disse o presidente da OAB
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está analisando as informações enviadas pelo ministro a pedido do MPF.
Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, na viagem oficial que fez com a presidenta Dilma Rousseff ao Uruguai, voltou a defender o ministro-chefe da Casa Civil. Questionado se a crise envolvendo Palocci estava se diluindo, ele frisou: “Eu nunca achei que ela (crise) ficou complexa”. Em seguida, classificou da seguinte maneira o caso: “muita fumaça e pouca fagulha”. E garantiu que da parte do governo não existe nenhuma investigação sobre este caso.
Apesar da consideração, Eduardo Cardozo disse que as informações solicitadas pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) ao ministro serão prestadas. “O MP pediu informações do ponto de vista cível e elas serão prestadas”, reiterou. O MPF-DF abriu um procedimento de investigação cível contra Palocci para apuração do imbróglio. A ação, assinada pelo procurador Paulo José Rocha Junior, solicita que sejam apresentados comprovantes e justificativas para os elevados valores recebidos pelo ministro-chefe da Casa Civil.
Fonte: Tribuna do Norte
CRISE NAS FINANÇAS DO ESTADO ATRASA NOMEAÇÕES.
A crise financeira alegada pelo governo do Estado para não atender as reivindicações das várias categorias em greve também afeta diretamente muitos que nem sequer são servidores ainda: os aprovados em concursos. Somente da Polícia Civil, Detran e Polícia Militar, há mais de 20 mil classificados, em diferentes fases dos certames, que aguardam a possível convocação para assumirem os cargos. Da Polícia Civil, o concurso previa vagas para 438 agentes, escrivães e delegados, porém há um total de 509 que já passaram pelo curso de formação e esperam as nomeações. Na Polícia Militar, em torno de 800 suplentes realizaram os testes físicos no início do ano e aguardam o chamamento para o exame de saúde e o curso de formação. Enquanto no Detran, quase 20 mil candidatos atingiram o ponto de corte do processo seletivo que previa 285 vagas, mas que até hoje sequer foi homologado.
Das três categorias, aparentemente a mais próxima de chegar às convocações é a dos policiais civis. Isso porque além de já terem realizado toda etapa de formação, com o curso concluído em 2010, possuem a seu favor uma decisão judicial. A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Érika de Paiva Duarte Tinôco, concedeu na última semana um prazo de 60 dias para o governo nomear e dar posse aos candidatos aprovados no concurso, lançado em 2008 e realizado em 2009.
A liminar, porém, não resultou ainda em uma definição de data por parte da administração estadual. “Estivemos reunidos com representantes do governo na última sexta-feira (27) e eles deixaram claro que irão recorrer da decisão da Justiça. O estado até admite a necessidade de ter esses agentes, escrivães e delegados trabalhando, devido à carência atual da Polícia Civil, mas não estipularam qualquer prazo para a nomeação”, lamentou o vice-presidente do Sindicato dos Policias Civis (Sinpol-RN), Djair Oliveira.
Ele explica que o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo argumento utilizado para a não concessão das reivindicações das categorias em greve, também é apontado como o principal motivo do não chamamento dos policiais civis. “Nós entendemos que se for levar em conta a regra legal, o estado já saiu dessa limite”, critica.
Djair Oliveira ressalta que a expectativa é que em uma reunião amanhã à tarde, na Governadoria, o assunto das convocações também seja tratado e o governo estipule uma data para a convocação. “E não apenas dos que estão dentro das vagas (263 agentes, 107 escrivães e 68 delegados), mas de todos os 509 que já passaram pelo curso de formação”, enfatizou.
A decisão da juíza Érika Tinôco, no entanto, prevê apenas a nomeação dos aprovados “dentro do número de vagas previstas no Edital, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação” e leva em conta que “para a remuneração destes foi realizada a adequação orçamentária quando da abertura do certame”.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato ontem pela manhã com o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, que concentra as informações sobre possíveis nomeações, porém ele se encontrava em viagem com a governadora Rosalba Ciarline. Na última semana, o secretário deixou claro que a convocação dos policiais civis depende diretamente dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Aprovados no Detran aguardam homologação
Com o mês se encerrando hoje, terminam as esperanças dos quase 20 mil classificados no concurso do Detran de que o Estado cumpra o prazo dado em reuniões no início do ano, de que a homologação ocorreria agora em maio. “(A homologação) era para ter saído em 8 de fevereiro, de acordo com o cronograma do edital, mas até agora nada”, lamenta Alexandre Guedes Fernandes, servidor do órgão e membro do comando de greve dos servidores.
Um dos principais motivos da paralisação dos funcionários do Detran, iniciada na última semana, é exatamente a demora na convocação de pessoal do concurso. “Inexplicavelmente o governo não homologou o concurso no prazo e continua retardando, quando a necessidade já demonstrava há tempos que era preciso convocar esses aprovados, sem contar os termos de ajustamento de conduta assinados com o Ministério Público”, aponta.
O último concurso para o Detran foi realizado ainda no século passado, no ano de 1977. “A demanda por novos servidores é imensa e a promessa nas reuniões que tivemos com a direção, por volta de abril, era de que essa homologação pudesse ocorrer agora em maio, mas quando o ex-secretário (de Administração do Estado) Miguel Josino deu entrevista no início do mês afirmando que não tinha data, a categoria perdeu toda a credibilidade no governo”, destaca.
Ele espera que na reunião desta quarta-feira, na Governadoria, entre a administração e os representantes das categorias em greve, sejam apresentadas propostas concretas tanto em relação aos planos de cargos (os servidores do Detran esperam a implementação dos 70% que faltam), quanto às convocações dos concursados.
Ao todo, o concurso ofereceu 285 vagas em diversas áreas, para Natal e o interior do Estado. As provas foram realizadas em dezembro e a colocação final foi divulgada em janeiro. Atualmente, de acordo com o Sindicato da Administração Indireta (Sinai), o Detran possui apenas 267 servidores ativos, enquanto mais de 500 são terceirizados, bolsistas ou estagiários. O concurso foi realizado obedecendo a um acordo firmado com o Ministério Público Estadual. Mais de 31 mil candidatos concorreram.
Policiais Militares não têm perspectiva de convocação
Aproximadamente 800 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar, realizado em 2005, aguardam pela convocação para as duas últimas fases: o exame médico e o curso de formação. Eles já passaram pelas provas escritas e os testes físicos, mas não possuem qualquer perspectiva de quando poderão ser chamados e muito menos nomeados.
“Quando fomos convocados para os testes físicos, no final do ano passado, muita gente, diria até uns 60% do total, deixaram os empregos acreditando que a nomeação seria imediata. Em alguns casos, os próprios patrões não contaram mais com eles devido ao concurso. E acaba que até hoje não tivemos essas nomeações e o pessoal continua esperando”, lamenta o presidente da Comissão dos Aprovados no Concurso, Rivailton Santana.
Ele participou de uma reunião na última quarta-feira, junto com o procurador Geral do Estado, Miguel Josino, e os deputados estaduais Getúlio Rego, George Soares, Tomba Farias e Fábio Dantas. “Na oportunidade o governo não fixou nenhum prazo, nenhum mesmo, mas a gente espera que até o final de junho tenhamos uma resposta”, ressaltou.
Rivailton Santana destaca que a Polícia Militar necessita dos novos PMs e o próprio comandante da corporação, coronel Francisco Araújo, defende o pleito dos aprovados. “Continuamos no aguardo. O procurador Miguel Josino ficou de ver uma maneira de fazer essa convocação e esperamos que se chegue a alguma solução o mais breve possível”, declara o representante dos concursados.
Além da situação financeira, os aprovados também dependem da superação de um questionamento legal. Isso porque o governo já alegou que a convocação para as demais fases pode ser considerada inconstitucional, devido ao vencimento do prazo do concurso, em 10 de janeiro deste ano. Rivailton Santana, porém, considera que o fato de os aprovados terem sido chamados para os testes físicos ainda em 31 de dezembro, portanto dentro do prazo legal, impede que o processo seja invalidado.
O diretor financeiro da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, Agnelo Batista, também se mostrou contrário à invalidação. “Se fosse assim, teria de ser desfeita a nomeação de muita gente que já entrou, mesmo com notas inferiores aos dos que estão aguardando.”
Bombeiros
Além dos PMs, 209 suplentes do concurso de soldado do Corpo de Bombeiros aguardam convocação e nomeação. O prazo do processo está em vigor, mas é válido somente até o próximo dia 19 de novembro e os aprovados ainda precisam passar por exame de saúde, teste físico e curso de formação. Há atualmente apenas 600 integrantes no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, enquanto a legislação prevê um mínimo de 1.065.
Prefeitura atrasa concurso dos “amarelinhos”
O governo do estado não é o único ente que vem retardando a convocação de novos servidores. O concurso para agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Natal também segue em compasso de espera há oito anos. A informação atual é de que a Semob aguarda definição da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Segelm) e da Procuradoria do Município.
No entanto, uma decisão judicial no início de maio estipulou um prazo de 30 dias para a Prefeitura de Natal lançar o concurso para o cargo, dos chamados “amarelinhos”. A juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Ana Cláudia Secundo, acatou um pedido do Ministério Público e determinou o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Prefeitura e MP, no qual é estipulado menos de um mês para a abertura do processo seletivo.
O TAC previa um prazo de 15 dias para a contratação da empresa responsável e mais 10 dias para lançamento do edital. As provas do concurso chegaram a ser realizadas no ano de 2004, porém foram anuladas pela Justiça em 2009, devido a suspeitas de fraude.
Atualmente há pouco mais de 80 “amarelinhos” atuando em toda a cidade, quando o número ideal deveria ser acima dos 300, levando em conta a relação de um para cada mil veículos, já que a frota em Natal é de 313 mil.
Fonte: Tribuna do Norte
Das três categorias, aparentemente a mais próxima de chegar às convocações é a dos policiais civis. Isso porque além de já terem realizado toda etapa de formação, com o curso concluído em 2010, possuem a seu favor uma decisão judicial. A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Érika de Paiva Duarte Tinôco, concedeu na última semana um prazo de 60 dias para o governo nomear e dar posse aos candidatos aprovados no concurso, lançado em 2008 e realizado em 2009.
A liminar, porém, não resultou ainda em uma definição de data por parte da administração estadual. “Estivemos reunidos com representantes do governo na última sexta-feira (27) e eles deixaram claro que irão recorrer da decisão da Justiça. O estado até admite a necessidade de ter esses agentes, escrivães e delegados trabalhando, devido à carência atual da Polícia Civil, mas não estipularam qualquer prazo para a nomeação”, lamentou o vice-presidente do Sindicato dos Policias Civis (Sinpol-RN), Djair Oliveira.
Ele explica que o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo argumento utilizado para a não concessão das reivindicações das categorias em greve, também é apontado como o principal motivo do não chamamento dos policiais civis. “Nós entendemos que se for levar em conta a regra legal, o estado já saiu dessa limite”, critica.
Djair Oliveira ressalta que a expectativa é que em uma reunião amanhã à tarde, na Governadoria, o assunto das convocações também seja tratado e o governo estipule uma data para a convocação. “E não apenas dos que estão dentro das vagas (263 agentes, 107 escrivães e 68 delegados), mas de todos os 509 que já passaram pelo curso de formação”, enfatizou.
A decisão da juíza Érika Tinôco, no entanto, prevê apenas a nomeação dos aprovados “dentro do número de vagas previstas no Edital, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação” e leva em conta que “para a remuneração destes foi realizada a adequação orçamentária quando da abertura do certame”.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato ontem pela manhã com o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, que concentra as informações sobre possíveis nomeações, porém ele se encontrava em viagem com a governadora Rosalba Ciarline. Na última semana, o secretário deixou claro que a convocação dos policiais civis depende diretamente dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Aprovados no Detran aguardam homologação
Com o mês se encerrando hoje, terminam as esperanças dos quase 20 mil classificados no concurso do Detran de que o Estado cumpra o prazo dado em reuniões no início do ano, de que a homologação ocorreria agora em maio. “(A homologação) era para ter saído em 8 de fevereiro, de acordo com o cronograma do edital, mas até agora nada”, lamenta Alexandre Guedes Fernandes, servidor do órgão e membro do comando de greve dos servidores.
Um dos principais motivos da paralisação dos funcionários do Detran, iniciada na última semana, é exatamente a demora na convocação de pessoal do concurso. “Inexplicavelmente o governo não homologou o concurso no prazo e continua retardando, quando a necessidade já demonstrava há tempos que era preciso convocar esses aprovados, sem contar os termos de ajustamento de conduta assinados com o Ministério Público”, aponta.
O último concurso para o Detran foi realizado ainda no século passado, no ano de 1977. “A demanda por novos servidores é imensa e a promessa nas reuniões que tivemos com a direção, por volta de abril, era de que essa homologação pudesse ocorrer agora em maio, mas quando o ex-secretário (de Administração do Estado) Miguel Josino deu entrevista no início do mês afirmando que não tinha data, a categoria perdeu toda a credibilidade no governo”, destaca.
Ele espera que na reunião desta quarta-feira, na Governadoria, entre a administração e os representantes das categorias em greve, sejam apresentadas propostas concretas tanto em relação aos planos de cargos (os servidores do Detran esperam a implementação dos 70% que faltam), quanto às convocações dos concursados.
Ao todo, o concurso ofereceu 285 vagas em diversas áreas, para Natal e o interior do Estado. As provas foram realizadas em dezembro e a colocação final foi divulgada em janeiro. Atualmente, de acordo com o Sindicato da Administração Indireta (Sinai), o Detran possui apenas 267 servidores ativos, enquanto mais de 500 são terceirizados, bolsistas ou estagiários. O concurso foi realizado obedecendo a um acordo firmado com o Ministério Público Estadual. Mais de 31 mil candidatos concorreram.
Policiais Militares não têm perspectiva de convocação
Aproximadamente 800 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar, realizado em 2005, aguardam pela convocação para as duas últimas fases: o exame médico e o curso de formação. Eles já passaram pelas provas escritas e os testes físicos, mas não possuem qualquer perspectiva de quando poderão ser chamados e muito menos nomeados.
“Quando fomos convocados para os testes físicos, no final do ano passado, muita gente, diria até uns 60% do total, deixaram os empregos acreditando que a nomeação seria imediata. Em alguns casos, os próprios patrões não contaram mais com eles devido ao concurso. E acaba que até hoje não tivemos essas nomeações e o pessoal continua esperando”, lamenta o presidente da Comissão dos Aprovados no Concurso, Rivailton Santana.
Ele participou de uma reunião na última quarta-feira, junto com o procurador Geral do Estado, Miguel Josino, e os deputados estaduais Getúlio Rego, George Soares, Tomba Farias e Fábio Dantas. “Na oportunidade o governo não fixou nenhum prazo, nenhum mesmo, mas a gente espera que até o final de junho tenhamos uma resposta”, ressaltou.
Rivailton Santana destaca que a Polícia Militar necessita dos novos PMs e o próprio comandante da corporação, coronel Francisco Araújo, defende o pleito dos aprovados. “Continuamos no aguardo. O procurador Miguel Josino ficou de ver uma maneira de fazer essa convocação e esperamos que se chegue a alguma solução o mais breve possível”, declara o representante dos concursados.
Além da situação financeira, os aprovados também dependem da superação de um questionamento legal. Isso porque o governo já alegou que a convocação para as demais fases pode ser considerada inconstitucional, devido ao vencimento do prazo do concurso, em 10 de janeiro deste ano. Rivailton Santana, porém, considera que o fato de os aprovados terem sido chamados para os testes físicos ainda em 31 de dezembro, portanto dentro do prazo legal, impede que o processo seja invalidado.
O diretor financeiro da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, Agnelo Batista, também se mostrou contrário à invalidação. “Se fosse assim, teria de ser desfeita a nomeação de muita gente que já entrou, mesmo com notas inferiores aos dos que estão aguardando.”
Bombeiros
Além dos PMs, 209 suplentes do concurso de soldado do Corpo de Bombeiros aguardam convocação e nomeação. O prazo do processo está em vigor, mas é válido somente até o próximo dia 19 de novembro e os aprovados ainda precisam passar por exame de saúde, teste físico e curso de formação. Há atualmente apenas 600 integrantes no Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, enquanto a legislação prevê um mínimo de 1.065.
Prefeitura atrasa concurso dos “amarelinhos”
O governo do estado não é o único ente que vem retardando a convocação de novos servidores. O concurso para agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Natal também segue em compasso de espera há oito anos. A informação atual é de que a Semob aguarda definição da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Segelm) e da Procuradoria do Município.
No entanto, uma decisão judicial no início de maio estipulou um prazo de 30 dias para a Prefeitura de Natal lançar o concurso para o cargo, dos chamados “amarelinhos”. A juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Ana Cláudia Secundo, acatou um pedido do Ministério Público e determinou o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Prefeitura e MP, no qual é estipulado menos de um mês para a abertura do processo seletivo.
O TAC previa um prazo de 15 dias para a contratação da empresa responsável e mais 10 dias para lançamento do edital. As provas do concurso chegaram a ser realizadas no ano de 2004, porém foram anuladas pela Justiça em 2009, devido a suspeitas de fraude.
Atualmente há pouco mais de 80 “amarelinhos” atuando em toda a cidade, quando o número ideal deveria ser acima dos 300, levando em conta a relação de um para cada mil veículos, já que a frota em Natal é de 313 mil.
Fonte: Tribuna do Norte
GOVERNO FAZ ACORDO E GARANTE FORNECIMENTO DE OXIGÊNIO.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública deposita ainda hoje R$ 1,6 milhão na conta da Linde Gases LTDA, empresa que fornece oxigênio para 26 unidades hospitalares da rede pública no Rio Grande do Norte. Desse valor, cerca de R$ 300 mil é relativo a restos a pagar de 2010. O restante diz respeito às pendências financeiras deste ano. Segundo o secretário de Saúde, Domício Arruda, a normalização do pagamento afasta a possibilidade de interrupção no serviço.
Além disso, seguindo uma recomendação do Ministério Público a Sesap realiza, nos próximos 15 dias, uma pesquisa de preços entre os fornecedores de gases para subsidiar uma possível discussão de um aditivo ao contrato de fornecimento com a Linde Gases. “Há um interesse do governo atual em resolver esse problema, minimizando os problemas para o usuário do SUS”, disse Domício Arruda.
As providências foram definidas em reunião no Ministério Público, na tarde de ontem (30), entre o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o promotor de Justiça Emanuel Dhayan Bezerra e o advogado da empresa Linde Gases LTDA, Luís Gustavo Rocha. O abastecimento de todas as unidades está normal e nenhum suporte de oxigênio domiciliar chegou a ser recolhido.
Segundo o secretário, a Sesap já está agilizando o processo administrativo-financeiro com os prestadores de serviços para que haja uma maior rapidez nos despachos, através da Portaria no. 234/GS/SESAP, padronizando, assim, os procedimentos no âmbito desta secretaria. Nesse caso, os hospitais devem entregar, por exemplo, as notas fiscais que comprovam o recebimento do serviço utilizado em até três dias úteis ao nível Central, evitando assim, as distorções e/ou falhas.
A Sesap se comprometeu em informar, num prazo de 15 dias, a forma de pagamento dos débitos anteriores do governo com a Linde, que somam R$ 6 milhões. São dívidas acumuladas de 2009 e 2010.
Fonte: Margareth Grilo
Além disso, seguindo uma recomendação do Ministério Público a Sesap realiza, nos próximos 15 dias, uma pesquisa de preços entre os fornecedores de gases para subsidiar uma possível discussão de um aditivo ao contrato de fornecimento com a Linde Gases. “Há um interesse do governo atual em resolver esse problema, minimizando os problemas para o usuário do SUS”, disse Domício Arruda.
As providências foram definidas em reunião no Ministério Público, na tarde de ontem (30), entre o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o promotor de Justiça Emanuel Dhayan Bezerra e o advogado da empresa Linde Gases LTDA, Luís Gustavo Rocha. O abastecimento de todas as unidades está normal e nenhum suporte de oxigênio domiciliar chegou a ser recolhido.
Segundo o secretário, a Sesap já está agilizando o processo administrativo-financeiro com os prestadores de serviços para que haja uma maior rapidez nos despachos, através da Portaria no. 234/GS/SESAP, padronizando, assim, os procedimentos no âmbito desta secretaria. Nesse caso, os hospitais devem entregar, por exemplo, as notas fiscais que comprovam o recebimento do serviço utilizado em até três dias úteis ao nível Central, evitando assim, as distorções e/ou falhas.
A Sesap se comprometeu em informar, num prazo de 15 dias, a forma de pagamento dos débitos anteriores do governo com a Linde, que somam R$ 6 milhões. São dívidas acumuladas de 2009 e 2010.
Fonte: Margareth Grilo
MP RECOMENDA QUE GOVERNO APURE CONTAS DE TELEFONE DO ASSESOR DE WILMA DE FARIA.
Os gastos da conta do telefone funcional usado por Nironaldo Câmara de Souza, que atuou como assessor da governadora Wilma de Faria, chamaram atenção do Ministério Público Estadual e culminou com a investigação sobre os altos valores.
Os promotores identificaram telefonemas feitos para assuntos particulares e pagas pelo Governo. No próprio depoimento ao MP, Nironaldo chegou a afirmar que “a época em que utilizou o telefone funcional para fins estranhos ao desempenho do cargo não possuía telefone particular”.
O Ministério Público recomendou ao Gabinete Civil da governadora Rosalba Ciarlini a abertura de um procedimento administrativo para apurar todas as ligações feitas pelo então assessor. Os promotores determinaram ainda que o Gabinete Civil defina o valor a ser ressarcido por Nironaldo Câmara.
O prazo para conclusão da auditoria é de 30 dias.
Fonte: Tribuna do Norte
Os promotores identificaram telefonemas feitos para assuntos particulares e pagas pelo Governo. No próprio depoimento ao MP, Nironaldo chegou a afirmar que “a época em que utilizou o telefone funcional para fins estranhos ao desempenho do cargo não possuía telefone particular”.
O Ministério Público recomendou ao Gabinete Civil da governadora Rosalba Ciarlini a abertura de um procedimento administrativo para apurar todas as ligações feitas pelo então assessor. Os promotores determinaram ainda que o Gabinete Civil defina o valor a ser ressarcido por Nironaldo Câmara.
O prazo para conclusão da auditoria é de 30 dias.
Fonte: Tribuna do Norte
segunda-feira, 30 de maio de 2011
VEREADORES E EMPRESÁRIOS DEBATEM LEIS SOBRE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.
Vereadores, Ministério Público e representantes de entidades ligadas ao setor de combustíveis e segurança pública debateram durante uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (30), no plenário da Câmara Municipal de Natal, os projetos de lei relativos aos postos de gasolina que tramitam na casa.
“Nosso objetivo é dar continuidade a discussão em torno dos preços abusivos do combustível, focando nas leis que estão em vigor e nos projetos que tramitam sobre esse assunto", disse o vereador Enildo Alves (sem partido), propositor da audiência.
Atualmente, existem duas leis em vigor que dispõem sobre o assunto: a lei nº 4887/97, que proíbe a instalação de bombas de auto-serviço nos postos da capital e a lei nº 4986/98 que delimita a distância mínima de segurança entre os postos e outros estabelecimentos em 300 metros.
Além disso, outros dois projetos estão tramitando na casa. Um deles, de autoria do vereador Julio Protásio (PSB), reduz a distância de segurança dos postos de combustíveis para 100m. Já o projeto do vereador Raniere Barbosa (PRB), dispõe sobre a comercialização de combustíveis pelos supermercados de Natal.
Ambos os projetos são alvos de críticas por parte da Associação dos Supermercados do RN (Assurn) e do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos). Um dos principais argumentos de ambas as categorias é de que a permissão de comercialização de combustíveis em supermercado só beneficiará as grandes cadeias multinacionais do setor.
Além disso, a direção do Sindipostos também afirma que a redução da distância de segurança e a instalação de postos nos supermercados criariam uma situação de risco adicional para a população.
Julio Protásio afirmou que a segurança é uma questão importante, mas que a oposição dos empresários do setor visa apenas inibir a concorrência. “Existem portarias da Agência Nacional de Petróleo (ANP) regulamentando a instalação de postos em supermercados de diversas cidades brasileiras com distância de 100 metros entre cada um e garantindo a livre concorrência. Por que não podemos ter isso em Natal?”, questinou.
Sobre a questão da segurança, o vereador Raniere Barbosa (PRB), chamou atenção para a existência de postos em Natal próximos a shoppings, escolas e outros estabelecimentos de utilização pública. “Para a instalação desses postos foram observadas as normas de segurança. Não vejo porque esses postos possam ser mais seguros do que outros que venham a ser instalados em supermercados”, pontuou.
O promotor de Defesa do Consumidor José Augusto Peres se mostrou favorável às leis e, durante a audiência, apresentou um parecer técnico do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizando a instalação de postos nos supermercados do Distrito Federal.
“Não se trata de relegar a segurança. Ao ser instalado, qualquer posto terá que seguir as normas da ANP. O que está em discussão é o direito do consumidor de escolher onde comprar”, enfatizou o promotor.
Além do Sindipostos e da Assurn, participaram da audiência representantes do Corpo de Bombeiros, Procuradoria do Município e Sindicatos dos Frentistas.
Participaram da audiência os vereadores Luis Carlos (PMDB), George Câmara (PCdoB), Fernando Lucena (PT) e Adão Eridan.
Fonte: Assecam.
“Nosso objetivo é dar continuidade a discussão em torno dos preços abusivos do combustível, focando nas leis que estão em vigor e nos projetos que tramitam sobre esse assunto", disse o vereador Enildo Alves (sem partido), propositor da audiência.
Atualmente, existem duas leis em vigor que dispõem sobre o assunto: a lei nº 4887/97, que proíbe a instalação de bombas de auto-serviço nos postos da capital e a lei nº 4986/98 que delimita a distância mínima de segurança entre os postos e outros estabelecimentos em 300 metros.
Além disso, outros dois projetos estão tramitando na casa. Um deles, de autoria do vereador Julio Protásio (PSB), reduz a distância de segurança dos postos de combustíveis para 100m. Já o projeto do vereador Raniere Barbosa (PRB), dispõe sobre a comercialização de combustíveis pelos supermercados de Natal.
Ambos os projetos são alvos de críticas por parte da Associação dos Supermercados do RN (Assurn) e do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos). Um dos principais argumentos de ambas as categorias é de que a permissão de comercialização de combustíveis em supermercado só beneficiará as grandes cadeias multinacionais do setor.
Além disso, a direção do Sindipostos também afirma que a redução da distância de segurança e a instalação de postos nos supermercados criariam uma situação de risco adicional para a população.
Julio Protásio afirmou que a segurança é uma questão importante, mas que a oposição dos empresários do setor visa apenas inibir a concorrência. “Existem portarias da Agência Nacional de Petróleo (ANP) regulamentando a instalação de postos em supermercados de diversas cidades brasileiras com distância de 100 metros entre cada um e garantindo a livre concorrência. Por que não podemos ter isso em Natal?”, questinou.
Sobre a questão da segurança, o vereador Raniere Barbosa (PRB), chamou atenção para a existência de postos em Natal próximos a shoppings, escolas e outros estabelecimentos de utilização pública. “Para a instalação desses postos foram observadas as normas de segurança. Não vejo porque esses postos possam ser mais seguros do que outros que venham a ser instalados em supermercados”, pontuou.
O promotor de Defesa do Consumidor José Augusto Peres se mostrou favorável às leis e, durante a audiência, apresentou um parecer técnico do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizando a instalação de postos nos supermercados do Distrito Federal.
“Não se trata de relegar a segurança. Ao ser instalado, qualquer posto terá que seguir as normas da ANP. O que está em discussão é o direito do consumidor de escolher onde comprar”, enfatizou o promotor.
Além do Sindipostos e da Assurn, participaram da audiência representantes do Corpo de Bombeiros, Procuradoria do Município e Sindicatos dos Frentistas.
Participaram da audiência os vereadores Luis Carlos (PMDB), George Câmara (PCdoB), Fernando Lucena (PT) e Adão Eridan.
Fonte: Assecam.
GOVERNO DO RN GASTARÁ 500 MIL COM FESTAS JUNINAS.
A Fundação José Augusto confirmou hoje que o Governo do Estado irá gastar R$ 500 mil com festas juninas. “Diante dos diversos pleitos que foram levados tanto à secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, quanto ao Gabinete Civil, a chefe do Executivo Estadual não podia ficar insensível à causa. As dificuldades financeiras porque passam o Estado, no entendimento dela (Isaura Rosado), não são mais importantes que a consolidação de uma política cultural que mantém e valoriza as já tradicionais manifestações juninas do RN“, diz a nota oficial da Fundação José Augusto.
O apoio financeiro será através de abertura de um Edital, nessa terça-feira, 31 de maio, que contemplará, no geral, 146 propostas; divididas da seguinte forma: 30 festivais ou arraias juninos, serão selecionados e receberão R$ 5 mil, cada; e 116 grupos juninos (quadrilhas) receberão a quantia de R$ 3 mil, cada.
Fonte: Anna Ruth Dantas
O apoio financeiro será através de abertura de um Edital, nessa terça-feira, 31 de maio, que contemplará, no geral, 146 propostas; divididas da seguinte forma: 30 festivais ou arraias juninos, serão selecionados e receberão R$ 5 mil, cada; e 116 grupos juninos (quadrilhas) receberão a quantia de R$ 3 mil, cada.
Fonte: Anna Ruth Dantas
CONFIRMADÍSSIMO: FESTA "MELHORES DO ANO 2010", EM RAFAEL FERNANDES, JÁ TEM DIA, LOCAL E BANDA ACERTADOS.DIA 02 DE JUNHO, NA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO COM JOÃOZINHO E BANDA.
O palco da FESTA "MELHORES DO ANO 2010", em Rafael Fernandes, será na ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO, dia 02 de junho próximo, com a atração musical Joãozinho e Banda. A FESTA "MELHORES DO ANO 2010" é uma proposta do blog rnpoliticaemdia2012.blogspot.com
A votação foi realizada SEXTA-FEIRA NA ZONA URBANA, EM URNA POSTA NA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO; NAS TRÊS LAN HOUSE DO MUNICÍPIO E NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA, ENTRE 08:00 E 16:00 HORAS E NO SÁBADO E DOMINGO NA ZONA RURAL, onde a população teve à sua disposição cédulas com as categorias concorrentes e assim votarão no seu predileto. A coordenação convidou três pessoas do município, para auxiliar no trabalho de consulta, para deixar patenteado a lisura das escolhas.
CATEGORIAS:
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA SUPERMERCADO E MERCADINHO
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA BAR/LANCHONETE E RESTAURANTE
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA CALÇADO/CONFECÇÃO
*MELHOR SALÃO DE CABELEIREIRO(A)
*MELHOR LAN HOUSE
*MELHOR FRIGORÍFICO
*MELHOR PANIFICADORA/PADARIA
*MELHOR POSTO DE COMBUSTÍVEL
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA "DIVERSOS"
*MELHOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL (EXCETO AGENTES DE SAÚDE/ENDEMIAS E PROFESSORES)
*MELHOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL (EXCETO PROFESSORES)
*MELHOR AGENTE DE SAÚDE E ENDEMIAS
*MELHOR MOTORISTA TAXISTA/LOTAÇÃO E MOTOTAXISTA
*MELHOR PROFISSIONAL LIBERAL
*VEREADOR MAIS ATUANTE
*MELHOR SECRETÁRIO MUNICIPAL
E O ESPECIAL: MELHOR DOS MELHORES
O BLOG POLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM REUNIRÁ NESTE EVENTO, AUTORIDADES DA REGIÃO PARA A ENTREGA DA PREMIAÇÃO AOS MELHORES DO ANO 2010 EM CADA CATEGORIA.
AGRADECIMENTOS:
DIREÇÃO DE ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO.
AO CEL. ROMUALDO BORGES FARIAS E TODA A COMPANHIA DO 7º BATALHÃODE POLÍCIA MILITAR.
COLABORADORES:
CLÍNICA DE REABILITAÇÃO FÍSICA E EXCEPCIONAL DRA. ZULEIDE (PAU DOS FERROS)
CONSULT MARCAS VEÍCULOS ( SÃO MIGUEL)
DR. TADEU (LUÍS GOMES)
DR. TALES (MAJOR SALES)
EUDA AIRES (RIACHO DE SANTANA)
FAGNER CARLOS (FRUTUOSO GOMES)
FARMÁCIA SANTA LUZIA (RAFAEL FERNANDES)
GEDSON "BEBÉ" (FRUTUOSO GOMES)
JF CONTABILIDADE PÚBLICA LTDA (PARNAMIRIM E PAU DOS FERROS)
JÚNIOR CELULARES E ACESSÓRIOS (PAU DOS FERROS)
HÉLIO DE ZÉ VITÔ (JOSÉ DA PENHA)
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA NOVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO MARTINS
PREFEITURA MUNICIPAL DE FRUTUOSO GOMES
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO DIAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DE SANTANA
RAFAELA CARVALHO (ÁGUA NOVA)
RAMAÍLTON BARBOZA (RIACHO DE SANTANA)
RESTAURANTE DO DEDECA (ALEXANDRIA)
SALES LIBÂNIO (PARANÁ)
VEREADOR CARLOS JOSÉ (JOSÉ DA PENHA)
VEREADOR JÓRIO CÉSAR (RAFAEL FERNANDES)
VEREADORA LÍVIA DO PT (RAFAEL FERNANDES)
VENHA, PARTICIPE, VALORIZE OS PROFISSIONAIS DA SUA CIDADE.
A votação foi realizada SEXTA-FEIRA NA ZONA URBANA, EM URNA POSTA NA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO; NAS TRÊS LAN HOUSE DO MUNICÍPIO E NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA, ENTRE 08:00 E 16:00 HORAS E NO SÁBADO E DOMINGO NA ZONA RURAL, onde a população teve à sua disposição cédulas com as categorias concorrentes e assim votarão no seu predileto. A coordenação convidou três pessoas do município, para auxiliar no trabalho de consulta, para deixar patenteado a lisura das escolhas.
CATEGORIAS:
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA DA COSTA
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO
*MELHOR PROFESSOR(A) NO ANO 2010 DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA
*ALUNO REVELAÇÃO NO ANO DE 2010 NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CARVALHO DE OLIVEIRA
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA SUPERMERCADO E MERCADINHO
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA BAR/LANCHONETE E RESTAURANTE
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA CALÇADO/CONFECÇÃO
*MELHOR SALÃO DE CABELEIREIRO(A)
*MELHOR LAN HOUSE
*MELHOR FRIGORÍFICO
*MELHOR PANIFICADORA/PADARIA
*MELHOR POSTO DE COMBUSTÍVEL
*MELHOR ESTABELECIMENTO NA CATEGORIA "DIVERSOS"
*MELHOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL (EXCETO AGENTES DE SAÚDE/ENDEMIAS E PROFESSORES)
*MELHOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL (EXCETO PROFESSORES)
*MELHOR AGENTE DE SAÚDE E ENDEMIAS
*MELHOR MOTORISTA TAXISTA/LOTAÇÃO E MOTOTAXISTA
*MELHOR PROFISSIONAL LIBERAL
*VEREADOR MAIS ATUANTE
*MELHOR SECRETÁRIO MUNICIPAL
E O ESPECIAL: MELHOR DOS MELHORES
O BLOG POLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM REUNIRÁ NESTE EVENTO, AUTORIDADES DA REGIÃO PARA A ENTREGA DA PREMIAÇÃO AOS MELHORES DO ANO 2010 EM CADA CATEGORIA.
AGRADECIMENTOS:
DIREÇÃO DE ESCOLA ESTADUAL MANO MARCELINO.
AO CEL. ROMUALDO BORGES FARIAS E TODA A COMPANHIA DO 7º BATALHÃODE POLÍCIA MILITAR.
COLABORADORES:
CLÍNICA DE REABILITAÇÃO FÍSICA E EXCEPCIONAL DRA. ZULEIDE (PAU DOS FERROS)
CONSULT MARCAS VEÍCULOS ( SÃO MIGUEL)
DR. TADEU (LUÍS GOMES)
DR. TALES (MAJOR SALES)
EUDA AIRES (RIACHO DE SANTANA)
FAGNER CARLOS (FRUTUOSO GOMES)
FARMÁCIA SANTA LUZIA (RAFAEL FERNANDES)
GEDSON "BEBÉ" (FRUTUOSO GOMES)
JF CONTABILIDADE PÚBLICA LTDA (PARNAMIRIM E PAU DOS FERROS)
JÚNIOR CELULARES E ACESSÓRIOS (PAU DOS FERROS)
HÉLIO DE ZÉ VITÔ (JOSÉ DA PENHA)
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA NOVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO MARTINS
PREFEITURA MUNICIPAL DE FRUTUOSO GOMES
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO DIAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DE SANTANA
RAFAELA CARVALHO (ÁGUA NOVA)
RAMAÍLTON BARBOZA (RIACHO DE SANTANA)
RESTAURANTE DO DEDECA (ALEXANDRIA)
SALES LIBÂNIO (PARANÁ)
VEREADOR CARLOS JOSÉ (JOSÉ DA PENHA)
VEREADOR JÓRIO CÉSAR (RAFAEL FERNANDES)
VEREADORA LÍVIA DO PT (RAFAEL FERNANDES)
VENHA, PARTICIPE, VALORIZE OS PROFISSIONAIS DA SUA CIDADE.
FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO DEFLAGRA GREVE.
Como anunciado, os servidores da Fundação José Augusto (FJA) entraram em greve a partir desta segunda-feira (30).
Tempo indeterminado.
Motivo alegado: falta de pagamento dos Planos de Carreira.
Assim como outras categorias do funcionalismo público no Estado, o pagamento do PCCR dos Trabalhadores da FJA foi dividido em três parcelas.
A primeira para 2010, que foi efetuada pela gestão passada; e as demais para este ano, sendo uma parcela em março e outra em junho. No entanto, o Governo ainda não pagou a segunda parcela, nem definiu uma data para tal. Também não há previsão sobre a liquidação da terceira e última parcela e não foi apresentada qualquer solução pelo Estado.
Fonte: Abelhinha.com
Tempo indeterminado.
Motivo alegado: falta de pagamento dos Planos de Carreira.
Assim como outras categorias do funcionalismo público no Estado, o pagamento do PCCR dos Trabalhadores da FJA foi dividido em três parcelas.
A primeira para 2010, que foi efetuada pela gestão passada; e as demais para este ano, sendo uma parcela em março e outra em junho. No entanto, o Governo ainda não pagou a segunda parcela, nem definiu uma data para tal. Também não há previsão sobre a liquidação da terceira e última parcela e não foi apresentada qualquer solução pelo Estado.
Fonte: Abelhinha.com
PT FAZ DEBATE SOBRE REFORMA POLÍTICA EM SANTA CRUZ.
O pólo do Trairi do PT/RN realizou neste sábado um debate com o tema da Reforma Política, o evento que aconteceu na Câmara Municipal de Santa Cruz contou com a presença da deputada Fátima Bezerra, da professora da UFRN Brasília Carlos, do presidente do PT Tutu, do filiado Dr.Marcos e do secretário de Assuntos Institucionais do PT/RN Olavo Ataíde
Segundo Fátima, a reforma caminha para ser aprovada, mas apenas o fim da coligação proporcional deverá vigora já na próxima eleição. A deputada enfatizou quatro pontos mais importantes dentro da reforma política, sendo o mais importante o financiamento público de campanha.
Fonte: blog da Fátima Bezerra
Segundo Fátima, a reforma caminha para ser aprovada, mas apenas o fim da coligação proporcional deverá vigora já na próxima eleição. A deputada enfatizou quatro pontos mais importantes dentro da reforma política, sendo o mais importante o financiamento público de campanha.
Fonte: blog da Fátima Bezerra
ÂNGELA PAIVA TOMA POSSE COMO REITORA DA UFRN.
Na noite deste sábado (29) a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra, esteve na posse da nova reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Paiva.
A transmissão do título de reitora da UFRN foi realizada no Teatro Alberto Maranhão e teve a presença do ex-reitor Ivonildo Rêgo, da governadora Rosalba Ciarlini, do ministro da previdência Garibaldi Filho, do coordenador do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFRN Márcio Valença, do deputado Fernando Mineiro, entre outras autoridades.
Perfil - A nova reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, é doutora em Educação com mestrado em Filosofia (área de Lógica) e licenciada e bacharel em Matemática. Iniciou a carreira docente como professora de ensino fundamental e médio das redes de ensino municipal e estadual. Docente da UFRN desde 1983, já atuou como vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN) e chefe do Departamento de Filosofia. Publicou/organizou três livros em sua área de conhecimento nos anos de 2001, 2004 e 2005. Foi membro de algumas comissões e representante docente nos Colegiados Superiores (CONSEPE e CONSUNI). Até dia 24 de maio, foi vice-reitora da UFRN e coordenadora do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
Fonte: blog de Fátima Bezerra
A transmissão do título de reitora da UFRN foi realizada no Teatro Alberto Maranhão e teve a presença do ex-reitor Ivonildo Rêgo, da governadora Rosalba Ciarlini, do ministro da previdência Garibaldi Filho, do coordenador do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFRN Márcio Valença, do deputado Fernando Mineiro, entre outras autoridades.
Perfil - A nova reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, é doutora em Educação com mestrado em Filosofia (área de Lógica) e licenciada e bacharel em Matemática. Iniciou a carreira docente como professora de ensino fundamental e médio das redes de ensino municipal e estadual. Docente da UFRN desde 1983, já atuou como vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN) e chefe do Departamento de Filosofia. Publicou/organizou três livros em sua área de conhecimento nos anos de 2001, 2004 e 2005. Foi membro de algumas comissões e representante docente nos Colegiados Superiores (CONSEPE e CONSUNI). Até dia 24 de maio, foi vice-reitora da UFRN e coordenadora do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
Fonte: blog de Fátima Bezerra
SÃO GONÇALO; CEARÁ-MIRIM E CAICÓ DESCUMPREM LEI DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Foi encerrado na última sexta-feira o prazo para os municípios com mais de 50 mil habitantes disponibilizarem o Portal da Transparência, com todos os gastos e receitas, atualizando em tempo real. Duas cidades do Rio Grande do Norte, embora tenham mais de 50 mil habitantes, ainda não se enquadraram na legislação: São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Caicó.
No caso de Ceará-Mirim há o link para o portal, mas não tem qualquer informação.
A obrigatoriedade está prevista na lei 131,promulgada no dia 27 de maio de 2009.
Veja a situação dos municípios potiguares sobre o Portal da Transparência:
Natal – TEM PORTAL
Mossoró – TEM PORTAL
Parnamirim – TEM PORTAL
Macaíba – TEM PORTAL
Assu – TEM PORTAL
São Gonçalo do Amarante – NÃO TEM PORTAL
Ceará-Mirim – o link foi posto, MAS NÃO HÁ INFORMAÇÃO
Caicó – NÃO TEM PORTAL
Fonte: Anna Ruth Dantas
No caso de Ceará-Mirim há o link para o portal, mas não tem qualquer informação.
A obrigatoriedade está prevista na lei 131,promulgada no dia 27 de maio de 2009.
Veja a situação dos municípios potiguares sobre o Portal da Transparência:
Natal – TEM PORTAL
Mossoró – TEM PORTAL
Parnamirim – TEM PORTAL
Macaíba – TEM PORTAL
Assu – TEM PORTAL
São Gonçalo do Amarante – NÃO TEM PORTAL
Ceará-Mirim – o link foi posto, MAS NÃO HÁ INFORMAÇÃO
Caicó – NÃO TEM PORTAL
Fonte: Anna Ruth Dantas
domingo, 29 de maio de 2011
"JORNALISTA NÃO É INIMIGO", DEFENDE PRESIDENTE DO STF.
STF e ANJ promoveram debate sobre liberdade de imprensa e Judiciário.
Jornal argentino 'Clarín' foi premiado por praticar 'jornalismo independente'.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, defendeu a liberdade de atuação da imprensa no Brasil nesta sexta-feira (28) e falou sobre o papel da imprensa de aproximar a sociedade do Judiciário. Para ele, é importante que jornalistas e juízes aprendam juntos e tenham um relacionamento “respeitoso”.
“O Judiciário talvez seja o menos conhecido dos três poderes. [O juiz] tem que aprender que jornalista não é inimigo. Nós tínhamos muito medo da imprensa e mantínhamos uma distância que considerávamos saudável. Essa cultura vem mudando vigorosamente. Os juízes hoje estão entendendo melhor o papel da imprensa”, disse o presidente do STF.
Peluso e outros ministros do STF participaram da abertura do fórum “Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário”, promovido pelo STF e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).
O evento reuniu juristas, parlamentares e organizações sociais da América Latina e comunicadores e a diretoria da ANJ, entre eles o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho.
“Precisamos ser mais comunicativos e talvez imprensa possa ser um pouco mais indagativa na compreensão das coisas do Judiciário”, concluiu o presidente do STF.
O diretor da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, sigla em espanhol), Julio Muñoz, fez críticas à relação entre imprensa e o Judiciário brasileiro. Segundo ele, lei e norma que garantem a liberdade de atuação da mídia têm evoluído nas Américas, mas no Brasil, afirmou Muñoz, a Justiça ainda impõe alguma censura.
Ele citou o caso do jornal “O Estado de S.Paulo”, proibido pela Justiça, há dois anos, de ter acesso a documentos de investigação sobre o empresário Fernando Sarney.
“Existe a censura prévia imposta por algumas autoridades da Justiça. [O caso de] 'O Estado de S. Paulo’ representa, sem dúvida, uma mancha negra na imprensa da democracia”, afirmou o diretor da entidade.
Prêmio
No evento, a ANJ entregou o prêmio Liberdade de Imprensa ao jornal argentino “Clarín”, pelo esforço em busca de um “jornalismo independente”.
Para a presidente da ANJ, Judith Brito, a Argentina está passando por um processo “preocupante” de reversão da tradição democrática.
“Nossa premiação ao 'Clarín' simboliza essa nossa preocupação e essa nossa solidariedade à imprensa argentina, que vem sofrendo essa pressão”, afirmou a presidente da entidade.
A premiação foi criada com o objetivo de homenagear pessoas, jornais ou instituições que tenham se destacado na promoção ou defesa da liberdade de imprensa.
Fonte: O Estadão
Jornal argentino 'Clarín' foi premiado por praticar 'jornalismo independente'.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, defendeu a liberdade de atuação da imprensa no Brasil nesta sexta-feira (28) e falou sobre o papel da imprensa de aproximar a sociedade do Judiciário. Para ele, é importante que jornalistas e juízes aprendam juntos e tenham um relacionamento “respeitoso”.
“O Judiciário talvez seja o menos conhecido dos três poderes. [O juiz] tem que aprender que jornalista não é inimigo. Nós tínhamos muito medo da imprensa e mantínhamos uma distância que considerávamos saudável. Essa cultura vem mudando vigorosamente. Os juízes hoje estão entendendo melhor o papel da imprensa”, disse o presidente do STF.
Peluso e outros ministros do STF participaram da abertura do fórum “Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário”, promovido pelo STF e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).
O evento reuniu juristas, parlamentares e organizações sociais da América Latina e comunicadores e a diretoria da ANJ, entre eles o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho.
“Precisamos ser mais comunicativos e talvez imprensa possa ser um pouco mais indagativa na compreensão das coisas do Judiciário”, concluiu o presidente do STF.
O diretor da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, sigla em espanhol), Julio Muñoz, fez críticas à relação entre imprensa e o Judiciário brasileiro. Segundo ele, lei e norma que garantem a liberdade de atuação da mídia têm evoluído nas Américas, mas no Brasil, afirmou Muñoz, a Justiça ainda impõe alguma censura.
Ele citou o caso do jornal “O Estado de S.Paulo”, proibido pela Justiça, há dois anos, de ter acesso a documentos de investigação sobre o empresário Fernando Sarney.
“Existe a censura prévia imposta por algumas autoridades da Justiça. [O caso de] 'O Estado de S. Paulo’ representa, sem dúvida, uma mancha negra na imprensa da democracia”, afirmou o diretor da entidade.
Prêmio
No evento, a ANJ entregou o prêmio Liberdade de Imprensa ao jornal argentino “Clarín”, pelo esforço em busca de um “jornalismo independente”.
Para a presidente da ANJ, Judith Brito, a Argentina está passando por um processo “preocupante” de reversão da tradição democrática.
“Nossa premiação ao 'Clarín' simboliza essa nossa preocupação e essa nossa solidariedade à imprensa argentina, que vem sofrendo essa pressão”, afirmou a presidente da entidade.
A premiação foi criada com o objetivo de homenagear pessoas, jornais ou instituições que tenham se destacado na promoção ou defesa da liberdade de imprensa.
Fonte: O Estadão
VEREADOR DE ÁGUA NOVA IMPETRA TRÊS PROJETOS DE LEI.
O vereador Ronaldo Souza, da cidade de Água Nova, entrou com três requerimentos na sessão do último dia 24, com o intento de abertura de estradas vicinais que ligam as localidades rurais Almas à Terra Boa. Também, protocolou documento de igual teor para que seja realizado a terraplenagem da estrada que une as localidades de Sanharão; Areia; Cotovelo: Almas; Catolezeiro e Porção. O terceiro requerimento para que, em audiência pública seja discutido a questão da poluição sonora e atos de vandalismo, pautado em abaixo-assinado remetido a Casa Legislativa, donde consta a assinatura de mais de 80 funcionários públicos municipais e estaduais.
Tais requerimentos deverão ser apreciados e votados na próxima sessão.
Tais requerimentos deverão ser apreciados e votados na próxima sessão.
PMDB SEGURA CPI CONTRA PALOCCI E FAZ PLANALTO REFÉM.
Pressionado pelo Planalto, o PMDB fez um pacto temporário com sete senadores rebeldes da sigla para evitar que sejam favoráveis à instalação de uma CPI que investigue o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, deixando o Palácio do Planalto totalmente refém dos humores do partido. Dirigentes da sigla aproveitaram, ainda, para avisar a presidente Dilma Rousseff que não aceitarão retaliações por terem confrontado o governo na votação do Código Florestal.
Na aritmética da pressão, se os sete senadores peemedebistas, que normalmente divergem da orientação da cúpula do partido, se somarem aos 19 senadores de oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL) e demais insatisfeitos da base, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra Palocci passa a ser factível. São necessárias pelo menos 27 assinaturas na Casa para abrir uma investigação.
"Se contemporizando já está difícil, não é hora de colocar combustível nessa relação. Não dá para aceitar isso", diz um cacique do partido, sobre as ameaças verbalizadas por Palocci nesta semana ao vice-presidente da República, Michel Temer, de demitir ministros do PMDB diante de infidelidade do partido na votação do Código Florestal. Segundo informação publicada na coluna de Dora Kramer, no jornal O Estado de S. Paulo, no dia da votação do código Palocci telefonou para Temer e deu o duro recado de Dilma. Palocci teria insistido ainda sobre a possibilidade de demissão do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, indicação pessoal de Temer. O vice-presidente interpretou a ação como ameaça.
Fonte: AE/SÃO PAULO - Agência Estado
Na aritmética da pressão, se os sete senadores peemedebistas, que normalmente divergem da orientação da cúpula do partido, se somarem aos 19 senadores de oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL) e demais insatisfeitos da base, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra Palocci passa a ser factível. São necessárias pelo menos 27 assinaturas na Casa para abrir uma investigação.
"Se contemporizando já está difícil, não é hora de colocar combustível nessa relação. Não dá para aceitar isso", diz um cacique do partido, sobre as ameaças verbalizadas por Palocci nesta semana ao vice-presidente da República, Michel Temer, de demitir ministros do PMDB diante de infidelidade do partido na votação do Código Florestal. Segundo informação publicada na coluna de Dora Kramer, no jornal O Estado de S. Paulo, no dia da votação do código Palocci telefonou para Temer e deu o duro recado de Dilma. Palocci teria insistido ainda sobre a possibilidade de demissão do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, indicação pessoal de Temer. O vice-presidente interpretou a ação como ameaça.
Fonte: AE/SÃO PAULO - Agência Estado
SENADO VAI ANALISAR ESTA SEMANA OUTORGA DE CONCESSÃO PARA RÁDIO E TV E REFORMA POLÍTICA.
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado vai analisar, na próxima quarta-feira (1º) uma proposta de ato normativo que tem o objetivo de impedir que um senador possa relatar projetos de concessão de outorga de rádio e televisão relacionados ao estado que representa.
A proposta é do presidente da comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e tem parecer favorável do relator, senador Pedro Taques (PDT-MT). Taques entende que a proposta irá contribuir para evitar o uso político da prerrogativa que os senadores têm de avaliar a concessão, permissão e autorização do funcionamento de emissoras de rádio e televisão.
Também na próxima quarta-feira a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado começará a examinar as propostas relacionadas à reforma política. As propostas de emenda à Constituição (PECs) foram formuladas por uma comissão especial de senadores e agora precisam ser aprovadas na CCJ e no plenário do Senado, antes de seguirem para a Câmara dos Deputados.
Serão analisadas sete PECs que tratam de temas diversos como filiação partidária, tempo de mandato do chefe do Executivo, data da posse de presidente da República e governadores e suplência de senadores. A Câmara também está elaborando uma proposta de reforma política, mas ainda não há definição sobre como será conciliada com a proposta do Senado.
Fonte: Agência Brasil
A proposta é do presidente da comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e tem parecer favorável do relator, senador Pedro Taques (PDT-MT). Taques entende que a proposta irá contribuir para evitar o uso político da prerrogativa que os senadores têm de avaliar a concessão, permissão e autorização do funcionamento de emissoras de rádio e televisão.
Também na próxima quarta-feira a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado começará a examinar as propostas relacionadas à reforma política. As propostas de emenda à Constituição (PECs) foram formuladas por uma comissão especial de senadores e agora precisam ser aprovadas na CCJ e no plenário do Senado, antes de seguirem para a Câmara dos Deputados.
Serão analisadas sete PECs que tratam de temas diversos como filiação partidária, tempo de mandato do chefe do Executivo, data da posse de presidente da República e governadores e suplência de senadores. A Câmara também está elaborando uma proposta de reforma política, mas ainda não há definição sobre como será conciliada com a proposta do Senado.
Fonte: Agência Brasil
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE UERN É REMARCADA PARA 8 DE JUNHO.
A Assembleia Legislativa confirmou para o dia 8 de junho, às 10h, na Câmara de Mossoró, audiência pública sobre o fortalecimento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), proposta pelo mandato da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).
Previsto para este mês, o debate foi adiado duas vezes devido a incompatibilidades de agenda dos participantes, agora conciliadas. A deputada Larissa informa que a audiência reunirá os segmentos da Uern na discussão de soluções para a universidade.
Entre as alternativas, a proposta de autonomia financeira, o que evitaria cortes no orçamento da Uern, feitos pelo Governo do Estado este ano e que combaliu as finanças da instituição em 2011, segundo a Associação dos Docentes (Aduern).
Fonte: Anna Ruth Dantas
Previsto para este mês, o debate foi adiado duas vezes devido a incompatibilidades de agenda dos participantes, agora conciliadas. A deputada Larissa informa que a audiência reunirá os segmentos da Uern na discussão de soluções para a universidade.
Entre as alternativas, a proposta de autonomia financeira, o que evitaria cortes no orçamento da Uern, feitos pelo Governo do Estado este ano e que combaliu as finanças da instituição em 2011, segundo a Associação dos Docentes (Aduern).
Fonte: Anna Ruth Dantas
PESQUISA CONSULT APONTA QUE 44,15% DOS POTIGUARES REPROVAM O GOVERNO ROSALBA CIARLINI, APROVAÇÃO É DE 31,42%.
A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias 24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte
Pesquisa realizada pelo Instituto Consult e divulgada com exclusividade pelo portal Nominuto.com, revelou que 44,15% dos potiguares reprovam os cinco primeiros meses da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). De acordo com o levantamento, a aprovação da democrata é de 31,42%. A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias 24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento teve como objetivo avaliar, junto à população adulta do Estado, medir a satisfação dos potiguares com o início da gestão. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiabilidade é de 95%.
Os dados mostram que a reprovação ao governo é maior nas regiões Litoral Sul/Agreste, onde esse índice chega a 51%, contra 27,5% que o aprovam e 21,5% que não souberam responder. Em seguida, vem a região do Trairi, onde o governo é reprovado por 49,3% da população, contra 26,7% de aprovação. Na capital, 48% desaprovam a administração estadual, enquanto os que dizem aprová-la somam 25%. Na Grande Natal, os números são 44,8% a 32,3%.
As únicas regiões em que a avaliação positiva superou a negativa são em Mossoró e no Médio Oeste/Região Salineira. Na cidade onde foi prefeita três vezes e de onde saiu consagrada nas eleições passadas, Rosalba teve sua administração avaliada positivamente por 46,3% dos entrevistados, contra 28,9% de avaliação negativa. Nas demais regiões pesquisadas (Litoral Norte/Mato Grande, Central/Potengi, Seridó e Oeste), a avaliação negativa superou a aprovação à administração estadual.
O levantamento quis saber ainda se o governo estava correspondendo ou não às expectativas da população. Para 45,88% dos entrevistados, a administração está aquém do esperado. Apenas 8,12% se disseram satisfeitos com o governo. Já para 27,9%, o desempenho da gestão do DEM tem sido regular. Outros 18,1% disseram que não tinham opinião formada. Desta vez, foi a região do Trairi que registrou o maior índice de insatisfeitos (53,3%, contra 24% que se disseram satisfeitos "em parte" e 6,7% que se declararam plenamente correspondidos). Em seguida, vem a região do Litoral Sul/Agreste, com 51,5% contra 31%.
Mais uma vez, é na cidade de Mossoró onde o governo de Rosalba Ciarlini conquista seu melhor desempenho, com 33,1% dos entrevistados se dizendo parcialmente correspondidos com o desempenho da administração estadual e 13,2% que se declararam integralmente satisfeitos. Em Natal, a situação se inverte: 49,2% da população responderam que o governo vem frustrando suas expectativas, contra 27% que disseram que a nova gestão está correspondendo ao que esperavam dela.
Fonte: paudosferros.com/Nominuto.com
Pesquisa realizada pelo Instituto Consult e divulgada com exclusividade pelo portal Nominuto.com, revelou que 44,15% dos potiguares reprovam os cinco primeiros meses da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). De acordo com o levantamento, a aprovação da democrata é de 31,42%. A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias 24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento teve como objetivo avaliar, junto à população adulta do Estado, medir a satisfação dos potiguares com o início da gestão. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiabilidade é de 95%.
Os dados mostram que a reprovação ao governo é maior nas regiões Litoral Sul/Agreste, onde esse índice chega a 51%, contra 27,5% que o aprovam e 21,5% que não souberam responder. Em seguida, vem a região do Trairi, onde o governo é reprovado por 49,3% da população, contra 26,7% de aprovação. Na capital, 48% desaprovam a administração estadual, enquanto os que dizem aprová-la somam 25%. Na Grande Natal, os números são 44,8% a 32,3%.
As únicas regiões em que a avaliação positiva superou a negativa são em Mossoró e no Médio Oeste/Região Salineira. Na cidade onde foi prefeita três vezes e de onde saiu consagrada nas eleições passadas, Rosalba teve sua administração avaliada positivamente por 46,3% dos entrevistados, contra 28,9% de avaliação negativa. Nas demais regiões pesquisadas (Litoral Norte/Mato Grande, Central/Potengi, Seridó e Oeste), a avaliação negativa superou a aprovação à administração estadual.
O levantamento quis saber ainda se o governo estava correspondendo ou não às expectativas da população. Para 45,88% dos entrevistados, a administração está aquém do esperado. Apenas 8,12% se disseram satisfeitos com o governo. Já para 27,9%, o desempenho da gestão do DEM tem sido regular. Outros 18,1% disseram que não tinham opinião formada. Desta vez, foi a região do Trairi que registrou o maior índice de insatisfeitos (53,3%, contra 24% que se disseram satisfeitos "em parte" e 6,7% que se declararam plenamente correspondidos). Em seguida, vem a região do Litoral Sul/Agreste, com 51,5% contra 31%.
Mais uma vez, é na cidade de Mossoró onde o governo de Rosalba Ciarlini conquista seu melhor desempenho, com 33,1% dos entrevistados se dizendo parcialmente correspondidos com o desempenho da administração estadual e 13,2% que se declararam integralmente satisfeitos. Em Natal, a situação se inverte: 49,2% da população responderam que o governo vem frustrando suas expectativas, contra 27% que disseram que a nova gestão está correspondendo ao que esperavam dela.
Fonte: paudosferros.com/Nominuto.com
RN RECEBE O MAIOR REPASSE DE ROYALTIES: 36 MILHÕES EM UM MÊS.
O Rio Grande do Norte recebeu, esse mês, o maior repasse de royalties já embolsado desde setembro de 2008.
No total foram R$ 36,23 milhões. Desse total, R$ 19,16 milhões foram destinados ao Governo do Estado e R$ 17,06 milhões a 95 municípios.
Confira o ranking dos municípios que receberam os maiores royalties:
Macau – 2.651.303,14
Guamaré – 2.532.026,15
Pendências – 2.107.903,64
Mossoró – 2.065.585,26
Areia Branca – 773.415,46
Apodi – 629.946,09
Assú – 528.854,58
Governador Dix-Sept Rosado – 440.855,92
Alto do Rodrigues – 384.135,14
Carnaubais – 324.928,15
Caraúbas – 276.032,34
Porto do Mangue – 267.197,09
Upanema – 233.101,47
Felipe Guerra – 178.244,02
Serra do Mel -149.842,00
Afonso Bezerra – 4.502,76
Fonte: Anna Ruth Dantas
No total foram R$ 36,23 milhões. Desse total, R$ 19,16 milhões foram destinados ao Governo do Estado e R$ 17,06 milhões a 95 municípios.
Confira o ranking dos municípios que receberam os maiores royalties:
Macau – 2.651.303,14
Guamaré – 2.532.026,15
Pendências – 2.107.903,64
Mossoró – 2.065.585,26
Areia Branca – 773.415,46
Apodi – 629.946,09
Assú – 528.854,58
Governador Dix-Sept Rosado – 440.855,92
Alto do Rodrigues – 384.135,14
Carnaubais – 324.928,15
Caraúbas – 276.032,34
Porto do Mangue – 267.197,09
Upanema – 233.101,47
Felipe Guerra – 178.244,02
Serra do Mel -149.842,00
Afonso Bezerra – 4.502,76
Fonte: Anna Ruth Dantas
PROPOSTA QUE BENEFICIA SEGURADO É ANALISADA NA CAE.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) deverá votar, na reunião da próxima terça-feira, projeto de lei da Câmara que faculta ao segurado, nos contratos de seguros de automóveis, a escolha do prestador de serviços de reparos do veículo sinistrado. A proposta tem como relator o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que é favorável ao projeto e à emenda de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), nos termos da subemenda que apresenta. O projeto ainda será apreciado em decisão terminativa pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
O projeto diz respeito a seguros privados de automóveis e estabelece que é direito do segurado escolher a oficina mecânica ou de reparação de carrocerias que prestará os serviços de reparos na hipótese de sinistro do veículo objeto do seguro. A subemenda do relator determina que o valor do orçamento da oficina escolhida não poderá superar os valores de mercado, entendendo-se como tais os comumente ofertados pelas oficinas credenciadas pelas seguradoras.
A medida tenta sanar um problema cada vez maior entre as companhias de seguros e os proprietários de veículos que muitas vezes não aceitam a oficina indicada para o conserto do bem. Nos últimos tempos vem se registrados demandas judiciais neste sentido, especialmente nos tribunais de pequenas causas. Em caso de contestação por parte de um dos demandados, a Justiça termina responsabilizando o causador do acidente.
Outro projeto a ser analisado em caráter terminativo pela comissão é o PLS 209/09, que altera o artigo 28 da Lei 8.212/91, que trata do custeio da Previdência Social, para isentar da contribuição previdenciária a importância recebida a titulo de aviso prévio indenizado. De autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o projeto tem como relator o senador Gim Argello (PTB-DF), que é favorável à aprovação da matéria com emenda.
O autor do projeto explica que atualmente, em razão do Decreto 6.727/09, empregados e empregadores passaram a contribuir para a Previdência Social, com incidência de alíquota de 20% - 11% a cargo do empregador e 8%, do empregado - calculada sobre as importâncias recebidas em função de indenização de aviso prévio, o que seria oneroso para ambas as partes.
Valdir Raupp lembra ainda que “o aviso prévio indenizado tem caráter meramente indenizatório, não sendo classificado como rendimento decorrente do trabalho”, conforme previsto na Constituição que, no inciso I do artigo 195, define como base de cálculo para a contribuição do empregador “a folha de salário e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título”.
O senador cita ainda decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em que o órgão se manifesta pela não incidência da contribuição sobre o aviso prévio indenizado, por ocasião dos acordos judiciais.
Senadores também vão analisar empréstimo
A CAE analisará ainda a Mensagem 79/11, em que o Executivo propõe ao Senado que seja autorizada a contratação de operação de crédito externo no valor de 85 milhões de euros entre o Brasil e um consorcio formado pelos bancos BNP Paribas S.A e Hapoalim B.M. A mensagem é relatada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), favorável nos termos de projeto de resolução do Senado que apresenta.
Os recursos destinam-se ao financiamento do projeto AM-X, que prevê a modernização de 43 aeronaves A-1, a ser realizada exclusivamente no Brasil. O valor total do projeto é de US$ 187,43 milhões. Desse total, US$ 136,38 milhões se referem ao contrato comercial firmado entre o Comando da Aeronáutica e a empresa israelense Elbit Systems Ltd, sendo 85% desse valor proveniente do empréstimo em exame (US$ 115,93 milhões), assegurados pela ASHRA Israel Export Insurance Corporation Ltd. Os outros 15% (US$ 20,46 milhões) referem-se ao pagamento inicial, arcados diretamente com recursos do Tesouro Nacional.
De acordo com informação do Banco Central, a operação de crédito externo pretendida não exige que suas condições financeiras sejam credenciadas pelo Sistema de Registro de Operações Financeiras, pois se trata de importação de bens e serviços com prazo de pagamento de até 360 dias.
A operação de crédito prevê que seus desembolsos se dêem até março de 2015 e incorpora juros Euribor, mais despesas diversas e spread de 0,775%. A Euribor é a taxa de referência do mercado monetário interbancário europeu, sendo seu valor resultante da média das cotações fornecidas por um painel de bancos de primeira linha.
De acordo com cálculos da Secretaria do Tesouro Nacional, o custo efetivo desse empréstimo deverá ser da ordem de 3,11% ao ano.
Fonte: Tribuna do Norte
O projeto diz respeito a seguros privados de automóveis e estabelece que é direito do segurado escolher a oficina mecânica ou de reparação de carrocerias que prestará os serviços de reparos na hipótese de sinistro do veículo objeto do seguro. A subemenda do relator determina que o valor do orçamento da oficina escolhida não poderá superar os valores de mercado, entendendo-se como tais os comumente ofertados pelas oficinas credenciadas pelas seguradoras.
A medida tenta sanar um problema cada vez maior entre as companhias de seguros e os proprietários de veículos que muitas vezes não aceitam a oficina indicada para o conserto do bem. Nos últimos tempos vem se registrados demandas judiciais neste sentido, especialmente nos tribunais de pequenas causas. Em caso de contestação por parte de um dos demandados, a Justiça termina responsabilizando o causador do acidente.
Outro projeto a ser analisado em caráter terminativo pela comissão é o PLS 209/09, que altera o artigo 28 da Lei 8.212/91, que trata do custeio da Previdência Social, para isentar da contribuição previdenciária a importância recebida a titulo de aviso prévio indenizado. De autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o projeto tem como relator o senador Gim Argello (PTB-DF), que é favorável à aprovação da matéria com emenda.
O autor do projeto explica que atualmente, em razão do Decreto 6.727/09, empregados e empregadores passaram a contribuir para a Previdência Social, com incidência de alíquota de 20% - 11% a cargo do empregador e 8%, do empregado - calculada sobre as importâncias recebidas em função de indenização de aviso prévio, o que seria oneroso para ambas as partes.
Valdir Raupp lembra ainda que “o aviso prévio indenizado tem caráter meramente indenizatório, não sendo classificado como rendimento decorrente do trabalho”, conforme previsto na Constituição que, no inciso I do artigo 195, define como base de cálculo para a contribuição do empregador “a folha de salário e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título”.
O senador cita ainda decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em que o órgão se manifesta pela não incidência da contribuição sobre o aviso prévio indenizado, por ocasião dos acordos judiciais.
Senadores também vão analisar empréstimo
A CAE analisará ainda a Mensagem 79/11, em que o Executivo propõe ao Senado que seja autorizada a contratação de operação de crédito externo no valor de 85 milhões de euros entre o Brasil e um consorcio formado pelos bancos BNP Paribas S.A e Hapoalim B.M. A mensagem é relatada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), favorável nos termos de projeto de resolução do Senado que apresenta.
Os recursos destinam-se ao financiamento do projeto AM-X, que prevê a modernização de 43 aeronaves A-1, a ser realizada exclusivamente no Brasil. O valor total do projeto é de US$ 187,43 milhões. Desse total, US$ 136,38 milhões se referem ao contrato comercial firmado entre o Comando da Aeronáutica e a empresa israelense Elbit Systems Ltd, sendo 85% desse valor proveniente do empréstimo em exame (US$ 115,93 milhões), assegurados pela ASHRA Israel Export Insurance Corporation Ltd. Os outros 15% (US$ 20,46 milhões) referem-se ao pagamento inicial, arcados diretamente com recursos do Tesouro Nacional.
De acordo com informação do Banco Central, a operação de crédito externo pretendida não exige que suas condições financeiras sejam credenciadas pelo Sistema de Registro de Operações Financeiras, pois se trata de importação de bens e serviços com prazo de pagamento de até 360 dias.
A operação de crédito prevê que seus desembolsos se dêem até março de 2015 e incorpora juros Euribor, mais despesas diversas e spread de 0,775%. A Euribor é a taxa de referência do mercado monetário interbancário europeu, sendo seu valor resultante da média das cotações fornecidas por um painel de bancos de primeira linha.
De acordo com cálculos da Secretaria do Tesouro Nacional, o custo efetivo desse empréstimo deverá ser da ordem de 3,11% ao ano.
Fonte: Tribuna do Norte
UM MINISTRO NO PROERD.
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, participou hoje (28) à tarde da cerimônia de formatura de 12 mil alunos do Programa Educacional de resistência às Drogas (Proerd). Junto com o ministro também participaram da cerimônia a governadora Rosalba Ciarlinia e secretários de Estado. Algumas crianças aproveitaram a presença de Garibaldi Filho para tirar fotos com ele.
Após o evento do Proerd, Garibaldi Filho foi à cerimônia de transmissão de cargo do reitor Ivonildo Rêgo para a reitora eleita Angela Maria Paiva Cruz. A solenidade estava marcada para as 19h, no teatro Alberto Maranhão.
Fonte: Tribuna do Norte
Após o evento do Proerd, Garibaldi Filho foi à cerimônia de transmissão de cargo do reitor Ivonildo Rêgo para a reitora eleita Angela Maria Paiva Cruz. A solenidade estava marcada para as 19h, no teatro Alberto Maranhão.
Fonte: Tribuna do Norte
AÉCIO COBRA ESCLARECIEMTNOS DE PALOCCI E DIZ QUE PSDB TRABALHA PARA CRIAR CPI.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltou a cobrar hoje (28) explicações do ministro Antonio Palocci, chefe da Casa Civil da Presidência da República, sobre sua evolução patrimonial nos últimos quatro anos e sobre as denúncias de que ele teria praticado tráfico de influência no período eleitoral.
Durante a convenção nacional do PSDB em Brasília, o ex-governador de Minas Gerais disse que a sociedade espera os esclarecimentos e que os tucanos estão trabalhando para criar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso. “O PSDB já deu as suas assinaturas, só que precisa de assinaturas suficientes. O Brasil clama ainda por explicações em relação ao aumento do patrimônio do ministro, e o PSDB tem utilizado todas as instâncias possíveis para que isso ocorra”, afirmou Aécio.
Também participante da convenção, o ex-candidato à Presidência da República José Serra evitou comentar diretamente as denúncias contra Palocci. Apesar disso, Serra lembrou que o PSDB recebeu 44 milhões de votos nas últimas eleições e que disse que a população espera que o governo seja fiscalizado pela oposição. “Até os eleitores do PT querem que o PSDB cumpra sua função de partido de oposição”, afirmou Serra.
Para Roberto Jefferson, o presidente do PTB e delator do mensalão, como ficou conhecido o suposto esquema de pagamento de propinas a parlamentares em troca de apoio ao governo revelado em 2005, o caso Palocci inspira “apreensão” e deve mesmo ser esclarecido pelo ministro o quanto antes. “O Palocci já deveria ter aberto ao procurador os contratantes do serviço. Ele não tem que temer, se não deve”, disse Jefferson.
Apesar disso, o ex-deputado não vê semelhança entre as denúncias contra o ministro da Casa Civil e as que ele fez em 2005. “O mensalão não existe mais. É um fato superado, que ficou no passado da história do país”, afirmou.
Jefferson manifestou-se contra a criação de uma CPI para investigar o caso. Para ele, uma investigação do Congresso sobre o assunto prejudicaria o andamento do governo da presidenta Dilma Rousseff. “Uma CPI vai paralisar o governo Dilma, e o país não precisa disso”, concluiu.
Fonte: Agência Brasil
Durante a convenção nacional do PSDB em Brasília, o ex-governador de Minas Gerais disse que a sociedade espera os esclarecimentos e que os tucanos estão trabalhando para criar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso. “O PSDB já deu as suas assinaturas, só que precisa de assinaturas suficientes. O Brasil clama ainda por explicações em relação ao aumento do patrimônio do ministro, e o PSDB tem utilizado todas as instâncias possíveis para que isso ocorra”, afirmou Aécio.
Também participante da convenção, o ex-candidato à Presidência da República José Serra evitou comentar diretamente as denúncias contra Palocci. Apesar disso, Serra lembrou que o PSDB recebeu 44 milhões de votos nas últimas eleições e que disse que a população espera que o governo seja fiscalizado pela oposição. “Até os eleitores do PT querem que o PSDB cumpra sua função de partido de oposição”, afirmou Serra.
Para Roberto Jefferson, o presidente do PTB e delator do mensalão, como ficou conhecido o suposto esquema de pagamento de propinas a parlamentares em troca de apoio ao governo revelado em 2005, o caso Palocci inspira “apreensão” e deve mesmo ser esclarecido pelo ministro o quanto antes. “O Palocci já deveria ter aberto ao procurador os contratantes do serviço. Ele não tem que temer, se não deve”, disse Jefferson.
Apesar disso, o ex-deputado não vê semelhança entre as denúncias contra o ministro da Casa Civil e as que ele fez em 2005. “O mensalão não existe mais. É um fato superado, que ficou no passado da história do país”, afirmou.
Jefferson manifestou-se contra a criação de uma CPI para investigar o caso. Para ele, uma investigação do Congresso sobre o assunto prejudicaria o andamento do governo da presidenta Dilma Rousseff. “Uma CPI vai paralisar o governo Dilma, e o país não precisa disso”, concluiu.
Fonte: Agência Brasil
GRUPO DE AÉCIO VENCE SERRA E PASSA A COMANDAR PSDB.
O ex-governador José Serra saiu derrotado na briga interna pelo comando do PSDB e pela liderança na fila de pré-candidatos da legenda ao Planalto em 2014, decididos em convenção realizada neste sábado, 28. No novo balanço de poder do partido, o grupo político do senador Aécio Neves (MG) obteve o comando de postos-chave na máquina partidária. Como prêmio de consolação, Serra vai presidir o Conselho Político do PSDB.
Depois de uma madrugada tensa de negociações, Serra recuou do desejo de presidir o Instituto Teotônio Vilela (ITV). Para minimizar danos e não aprofundar o racha partidário, os caciques do partido decidiram turbinar o Conselho, atribuindo-lhe funções práticas, como a edição de normas internas. Mas apesar de presidir o novo órgão, Serra não terá ali maioria. Do mesmo colegiado farão parte o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o próprio Aécio, e os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Marconi Perilo (GO).
A luta pelo ITV, que será presidido pelo ex-senador cearense Tasso Jereissati, mais afinado com Aécio, era o pano de fundo da convenção nacional do PSDB que reelegeu neste sábado o deputado Sérgio Guerra (PE) presidente nacional do partido. A disputa antecipou 2014, em uma espécie de primeira etapa das prévias partidárias que irão escolher o candidato tucano à sucessão da presidente Dilma Rousseff. O objeto real do duelo entre aecistas e serristas era o controle da estrutura partidária para a construção de uma candidatura presidencial.
Com auditório cheio de convencionais, Aécio, Serra e FHC chegaram juntos ao evento. O trio foi recepcionado por um coro que ora pedia um "tucano na presidência", ora "Aécio presidente". No palanque, porém, todos os discursos foram de união partidária.
O fato é que nunca antes na história tucana, o racha foi exposto de forma tão clara e o risco de uma ruptura ficou tão iminente. Na noite de sexta-feira, o embate fez subir a temperatura da crise interna a tal ponto que as três maiores estrelas do PSDB de São Paulo - Fernando Henrique, o governador Alckmin e Serra - ameaçaram boicotar a convenção nacional e não vir a Brasília. Foi um alívio quando Serra desembarcou nesta madrugada na capital.
Convencidos de que o ITV é uma estrutura poderosa para Serra trabalhar seu projeto de candidatura presidencial em todo o Brasil, pela autonomia financeira e administrativa que lhe permitiria contratar uma boa equipe de assessores e rodar o País, os aecistas fecharam questão.
Avaliaram que o orçamento anual de R$ 10 milhões era alto, mas que Serra teria potencial e capacidade para triplicá-lo, captando mais recursos para o ITV. A partir daí, diziam os aecistas, Serra montaria uma espécie de presidência paralela do partido. Precisamente por isto, Aécio e os aliados que ele conquistou em todas as regiões resolveram antecipar o confronto inevitável.
Fonte: O Estadão
Depois de uma madrugada tensa de negociações, Serra recuou do desejo de presidir o Instituto Teotônio Vilela (ITV). Para minimizar danos e não aprofundar o racha partidário, os caciques do partido decidiram turbinar o Conselho, atribuindo-lhe funções práticas, como a edição de normas internas. Mas apesar de presidir o novo órgão, Serra não terá ali maioria. Do mesmo colegiado farão parte o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o próprio Aécio, e os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Marconi Perilo (GO).
A luta pelo ITV, que será presidido pelo ex-senador cearense Tasso Jereissati, mais afinado com Aécio, era o pano de fundo da convenção nacional do PSDB que reelegeu neste sábado o deputado Sérgio Guerra (PE) presidente nacional do partido. A disputa antecipou 2014, em uma espécie de primeira etapa das prévias partidárias que irão escolher o candidato tucano à sucessão da presidente Dilma Rousseff. O objeto real do duelo entre aecistas e serristas era o controle da estrutura partidária para a construção de uma candidatura presidencial.
Com auditório cheio de convencionais, Aécio, Serra e FHC chegaram juntos ao evento. O trio foi recepcionado por um coro que ora pedia um "tucano na presidência", ora "Aécio presidente". No palanque, porém, todos os discursos foram de união partidária.
O fato é que nunca antes na história tucana, o racha foi exposto de forma tão clara e o risco de uma ruptura ficou tão iminente. Na noite de sexta-feira, o embate fez subir a temperatura da crise interna a tal ponto que as três maiores estrelas do PSDB de São Paulo - Fernando Henrique, o governador Alckmin e Serra - ameaçaram boicotar a convenção nacional e não vir a Brasília. Foi um alívio quando Serra desembarcou nesta madrugada na capital.
Convencidos de que o ITV é uma estrutura poderosa para Serra trabalhar seu projeto de candidatura presidencial em todo o Brasil, pela autonomia financeira e administrativa que lhe permitiria contratar uma boa equipe de assessores e rodar o País, os aecistas fecharam questão.
Avaliaram que o orçamento anual de R$ 10 milhões era alto, mas que Serra teria potencial e capacidade para triplicá-lo, captando mais recursos para o ITV. A partir daí, diziam os aecistas, Serra montaria uma espécie de presidência paralela do partido. Precisamente por isto, Aécio e os aliados que ele conquistou em todas as regiões resolveram antecipar o confronto inevitável.
Fonte: O Estadão
sábado, 28 de maio de 2011
SERGINHO, VEREADOR DE SERRA NEGRA DO NORTE E PRESIDENTE DO PSDB JOVEM ESTADUAL ESTÁ EM BRASÍLIA.
O vereador Serginho, está em Brasília, onde participou no dia de ontem, de evento do PSDB Jovem e hoje particpa efetivamente da convenção do partido.
Serginho, por telefone, falou ao redator deste blog minutos atrás e reafirmou que está aberto a diálogos com outros pré-postulantes para a sucessão Rogério.
Questionado por este blog à cerca de boatos sobre a união com Luís Fiulho, Serginho disse que não há nenhuma veracidade nesta aproximação, no momento.
Conclusão: Serra Negra do Norte está se consolidando como a capital potiguar da boataria política. O certo é que as bases só serão decididas à partir de julho, tanto com relação a ele, como a Adriano; Luís Filho e outros.
Na opinião do blog, os nomes de Adriano/Luís Filho e Serginho, disputam a cabeça.
Eraldo/Flávio Bezerra e Ana Karinne podem ser vices.
A pergunta é: DE QUEM?
Serginho, por telefone, falou ao redator deste blog minutos atrás e reafirmou que está aberto a diálogos com outros pré-postulantes para a sucessão Rogério.
Questionado por este blog à cerca de boatos sobre a união com Luís Fiulho, Serginho disse que não há nenhuma veracidade nesta aproximação, no momento.
Conclusão: Serra Negra do Norte está se consolidando como a capital potiguar da boataria política. O certo é que as bases só serão decididas à partir de julho, tanto com relação a ele, como a Adriano; Luís Filho e outros.
Na opinião do blog, os nomes de Adriano/Luís Filho e Serginho, disputam a cabeça.
Eraldo/Flávio Bezerra e Ana Karinne podem ser vices.
A pergunta é: DE QUEM?
VERADORA LÍVIA SONALLE LANÇA INFORMATIVO. É O MARKETING EXTREMAMENTE VÁLIDO.
A vereadora do PT de Rafael fernandes, Lívia Sonalle, lançou o segundo exemplar do seu informativo, retratando sua atuação como legisladora no município. No informativo, Lívia mostra a participação da mulher, em um texto ímpar, assinado por ela. Também cita seus projetos de Lei e sub-emenda, assim como requerimentos; seu trabalho junto a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro na aquisição de verbas para investimentos no município e a parceira com a ONG Art&Vida em aulão preparatórios para vestibulares.
No tocante a educação, ao meu ver o carro-chefe da plataforma política da vereadora, Lívia tem empenhado-se na luta dos professorado para melhorias na qualidade do ensino e na implantação do PCC em rafael fernandes e Água Nova.
No tocante a educação, ao meu ver o carro-chefe da plataforma política da vereadora, Lívia tem empenhado-se na luta dos professorado para melhorias na qualidade do ensino e na implantação do PCC em rafael fernandes e Água Nova.
PSDB CRIA NÚCLEO SINDICAL PARA A DISPUTA DE 2014.
De olho nas eleições presidenciais de 2014, o PSDB paulista deu início a um esforço concentrado para ganhar capilaridade junto ao movimento sindical, considerado berço político do PT. Em sua primeira reunião, desde a eleição do novo comando estadual, a Executiva do PSDB aprovou por unanimidade a criação de um núcleo sindical tucano, uma estrutura cuja missão é estreitar o vínculo do partido com as bases sindicais.
O diagnóstico de lideranças da sigla é de que o momento é propício para uma aproximação com as entidades, principalmente após a presidenta Dilma Rousseff ter enfrentado turbulências no diálogo com as centrais sindicais no início de seu governo, em especial durante a votação do reajuste do salário mínimo. Na avaliação dos tucanos, sem o apoio das centrais sindicais, o partido encontrará dificuldades em derrotar o PT na sucessão ao Palácio do Planalto.
“Para as próximas eleições, ninguém se elegerá presidente sem o apoio dos sindicatos”, avalia o coordenador da nova estrutura, Antonio de Sousa Ramalho, vice-presidente da Força Sindical. “E se quisermos fazer o próximo presidente da República, em 2014, nós vamos ter de conquistar o movimento sindical”. O dirigente da entidade, que é também 1º suplente na Assembleia Legislativa de São Paulo, considera que chegou a hora de o PSDB criar espaços dentro da estrutura partidária para os movimentos sindicais. Segundo ele, a ausência de canais de diálogo talvez seja um dos motivos que levaram os sindicatos a se distanciarem da legenda. “A grande luta é trazer um grande número de sindicalistas para o PSDB para fazer política”, defende o tucano
Até o momento, o núcleo sindical tucano é formado por 26 integrantes, provenientes dos ramos do comércio, alimentação, transporte e construção civil, entre outros. Além da Força Sindical, a nova estrutura compreende membros de sindicatos ligados à União Geral dos Trabalhadores (UGT), à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e à Nova Central. O estatuto da nova organização ainda está sendo finalizado, mas a ideia é atender as demandas do setor para o governo estadual, bem como acompanhar de perto o andamento de projetos no Estado de São Paulo. A primeira reunião do grupo com o presidente do PSDB em São Paulo, Pedro Tobias, está marcada para segunda-feira (30), quando devem ser traçados os primeiros passos do grupo.
Na próxima semana, o núcleo sindical tucano deve também encontrar-se com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A proposta da organização é de promover encontros com o governador de dois em dois meses. O coordenador da nova estrutura explica que a proposta é instituir núcleos sindicais em todos os Estados do Brasil. O presidente do PSDB em São Paulo, um dos entusiastas da nova estrutura, tem pregado a criação de uma espécie de Conselho Sindical Tucano, um núcleo de âmbito nacional. “Eu apresentei a ideia ao atual presidente nacional, na segunda-feira passada, e ele gostou. Vamos ver se a gente consegue levar isso para o nível nacional”, disse Pedro Tobias. “Nós vamos tentar reconstituir o vínculo do PSDB com os sindicatos.”
Desde a derrota nas últimas eleições presidenciais, em 2010, o PSDB tem trabalhado para uma maior aproximação com o movimento sindical. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin tem promovido o diálogo com as entidades, como na negociação do piso salarial paulista, e escalou um dirigente da UGT, o deputado estadual Davi Zaia (PPS), para assumir a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.
Fonte: Tribuna do Norte
O diagnóstico de lideranças da sigla é de que o momento é propício para uma aproximação com as entidades, principalmente após a presidenta Dilma Rousseff ter enfrentado turbulências no diálogo com as centrais sindicais no início de seu governo, em especial durante a votação do reajuste do salário mínimo. Na avaliação dos tucanos, sem o apoio das centrais sindicais, o partido encontrará dificuldades em derrotar o PT na sucessão ao Palácio do Planalto.
“Para as próximas eleições, ninguém se elegerá presidente sem o apoio dos sindicatos”, avalia o coordenador da nova estrutura, Antonio de Sousa Ramalho, vice-presidente da Força Sindical. “E se quisermos fazer o próximo presidente da República, em 2014, nós vamos ter de conquistar o movimento sindical”. O dirigente da entidade, que é também 1º suplente na Assembleia Legislativa de São Paulo, considera que chegou a hora de o PSDB criar espaços dentro da estrutura partidária para os movimentos sindicais. Segundo ele, a ausência de canais de diálogo talvez seja um dos motivos que levaram os sindicatos a se distanciarem da legenda. “A grande luta é trazer um grande número de sindicalistas para o PSDB para fazer política”, defende o tucano
Até o momento, o núcleo sindical tucano é formado por 26 integrantes, provenientes dos ramos do comércio, alimentação, transporte e construção civil, entre outros. Além da Força Sindical, a nova estrutura compreende membros de sindicatos ligados à União Geral dos Trabalhadores (UGT), à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e à Nova Central. O estatuto da nova organização ainda está sendo finalizado, mas a ideia é atender as demandas do setor para o governo estadual, bem como acompanhar de perto o andamento de projetos no Estado de São Paulo. A primeira reunião do grupo com o presidente do PSDB em São Paulo, Pedro Tobias, está marcada para segunda-feira (30), quando devem ser traçados os primeiros passos do grupo.
Na próxima semana, o núcleo sindical tucano deve também encontrar-se com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A proposta da organização é de promover encontros com o governador de dois em dois meses. O coordenador da nova estrutura explica que a proposta é instituir núcleos sindicais em todos os Estados do Brasil. O presidente do PSDB em São Paulo, um dos entusiastas da nova estrutura, tem pregado a criação de uma espécie de Conselho Sindical Tucano, um núcleo de âmbito nacional. “Eu apresentei a ideia ao atual presidente nacional, na segunda-feira passada, e ele gostou. Vamos ver se a gente consegue levar isso para o nível nacional”, disse Pedro Tobias. “Nós vamos tentar reconstituir o vínculo do PSDB com os sindicatos.”
Desde a derrota nas últimas eleições presidenciais, em 2010, o PSDB tem trabalhado para uma maior aproximação com o movimento sindical. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin tem promovido o diálogo com as entidades, como na negociação do piso salarial paulista, e escalou um dirigente da UGT, o deputado estadual Davi Zaia (PPS), para assumir a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.
Fonte: Tribuna do Norte
LULA PEDE MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA POLÍTICA.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a intenção de promover uma grande plenária, composta por trabalhadores, sindicalistas e representantes de movimentos sociais e partidos políticos, para forçar o Congresso Nacional a aprovar uma reforma política ampla. A informação é de líderes de centrais sindicais que se reuniram nesta manhã com o petista no Instituto Cidadania, zona sul da capital paulista. “Ele acha que, se deixar do jeito que vai indo, com tantas divergências no Congresso, a tendência é de que não tenha reforma nenhuma”, disse o presidente da Força Sindical, deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho.
Na avaliação do ex-presidente, segundo Paulinho, a tendência é ser realizada uma reforma menor que a ideal. De acordo com o deputado, Lula defendeu que, caso o Congresso não aprove uma grande reforma, será necessário realizar uma mini Assembleia Constituinte para tratar exclusivamente da questão eleitoral, com regras para 2014. “Ele acha que tem muitas opiniões divergentes no Congresso, que não há um consenso e que o ideal é que a gente pudesse mobilizar a sociedade brasileira”, disse Paulinho. “Ele avalia fazer uma plenária e, se não funcionar, acha até que deveria ser feita uma eleição para uma Constituinte exclusiva para a questão eleitoral.”
Os dirigentes sindicais informaram que o ex-presidente disse que essa plenária deve realizada nos próximos meses. No encontro, Lula defendeu, segundo os sindicalistas, o financiamento público de campanha e que a reforma política determine que eleições municipais e gerais sejam realizadas no mesmo ano, com diferença de dois meses.
De acordo com os dirigentes sindicais, o ex-presidente informou que nos próximos dias deve se reunir com lideranças dos partidos políticos que fazem parte da base de apoio do governo federal.
O encontro promovido ontem faz parte de uma mobilização do ex-presidente para quebrar as resistências do Congresso em torno da reforma política. Uma das bandeiras do PT, da qual Lula é entusiasta, é o financiamento público de campanha. No Instituto Cidadania, ele tem se encontrado com lideranças políticas e de movimentos sociais para tratar do tema. O primeiro encontro promovido pelo ex-presidente foi no dia 16, quando representantes do PT, PSB, PCdoB e PDT decidiram promover uma articulação política conjunta sobre a reforma política.
Na reunião de ontem, participaram os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). O encontro foi acompanhado pelo ex-ministro Luiz Dulci, hoje assessor do Instituto Cidadania.
Petista programa viagens a Cuba e Venezuela
Após uma semana tentando conter a crise causada pela evolução patrimonial do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará na próxima semana para Cuba e Venezuela. Antes da visita ao amigo venezuelano Hugo Chávez e do provável encontro com Fidel Castro, ex-presidente cubano, Lula fará uma escala nas Bahamas, onde vai palestrar para a Elektra, empresa do grupo empresarial mexicano Salinas.
O ex-presidente começará seu tour caribenho na segunda-feira (30). Mil funcionários da Elektra devem assistir a palestra remunerada do ex-presidente brasileiro. O valor cobrado pelas palestras não é divulgado pelo ex-presidente, mas estima-se que Lula ganhe entre R$ 200 e R$ 300 mil por aproximadamente 1 hora de discurso. Segundo sua assessoria, nesta palestra, ele deve defender o aumento da integração econômica entre as empresas mexicanas e brasileiras.
De Bahamas, Lula segue para Cuba, onde ficará por dois dias. Sua assessoria de imprensa informou que o encontro com Fidel ainda não foi marcado. Em seguida, o ex-presidente embarcará para a Venezuela, onde deve participar de um evento e se encontrar com Chávez. Esta é a primeira visita de Lula a estes países como ex-presidente. Sua volta para o Brasil está prevista para sábado (4).
Fonte: Tribuna do Norte
Na avaliação do ex-presidente, segundo Paulinho, a tendência é ser realizada uma reforma menor que a ideal. De acordo com o deputado, Lula defendeu que, caso o Congresso não aprove uma grande reforma, será necessário realizar uma mini Assembleia Constituinte para tratar exclusivamente da questão eleitoral, com regras para 2014. “Ele acha que tem muitas opiniões divergentes no Congresso, que não há um consenso e que o ideal é que a gente pudesse mobilizar a sociedade brasileira”, disse Paulinho. “Ele avalia fazer uma plenária e, se não funcionar, acha até que deveria ser feita uma eleição para uma Constituinte exclusiva para a questão eleitoral.”
Os dirigentes sindicais informaram que o ex-presidente disse que essa plenária deve realizada nos próximos meses. No encontro, Lula defendeu, segundo os sindicalistas, o financiamento público de campanha e que a reforma política determine que eleições municipais e gerais sejam realizadas no mesmo ano, com diferença de dois meses.
De acordo com os dirigentes sindicais, o ex-presidente informou que nos próximos dias deve se reunir com lideranças dos partidos políticos que fazem parte da base de apoio do governo federal.
O encontro promovido ontem faz parte de uma mobilização do ex-presidente para quebrar as resistências do Congresso em torno da reforma política. Uma das bandeiras do PT, da qual Lula é entusiasta, é o financiamento público de campanha. No Instituto Cidadania, ele tem se encontrado com lideranças políticas e de movimentos sociais para tratar do tema. O primeiro encontro promovido pelo ex-presidente foi no dia 16, quando representantes do PT, PSB, PCdoB e PDT decidiram promover uma articulação política conjunta sobre a reforma política.
Na reunião de ontem, participaram os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). O encontro foi acompanhado pelo ex-ministro Luiz Dulci, hoje assessor do Instituto Cidadania.
Petista programa viagens a Cuba e Venezuela
Após uma semana tentando conter a crise causada pela evolução patrimonial do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará na próxima semana para Cuba e Venezuela. Antes da visita ao amigo venezuelano Hugo Chávez e do provável encontro com Fidel Castro, ex-presidente cubano, Lula fará uma escala nas Bahamas, onde vai palestrar para a Elektra, empresa do grupo empresarial mexicano Salinas.
O ex-presidente começará seu tour caribenho na segunda-feira (30). Mil funcionários da Elektra devem assistir a palestra remunerada do ex-presidente brasileiro. O valor cobrado pelas palestras não é divulgado pelo ex-presidente, mas estima-se que Lula ganhe entre R$ 200 e R$ 300 mil por aproximadamente 1 hora de discurso. Segundo sua assessoria, nesta palestra, ele deve defender o aumento da integração econômica entre as empresas mexicanas e brasileiras.
De Bahamas, Lula segue para Cuba, onde ficará por dois dias. Sua assessoria de imprensa informou que o encontro com Fidel ainda não foi marcado. Em seguida, o ex-presidente embarcará para a Venezuela, onde deve participar de um evento e se encontrar com Chávez. Esta é a primeira visita de Lula a estes países como ex-presidente. Sua volta para o Brasil está prevista para sábado (4).
Fonte: Tribuna do Norte
EM MEIO A CRISE ADMINISTRATIVA, ONDE OITO CATEGORIAS ESTÃO EM GREVE, A GOVERNADORA SE REÚNE COM DEPUTADOS ALIADOS.
Em meio a crise administrativa, onde oito categorias estão em greve, a governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com os deputados da base aliada. A chefe do Executivo tentou mostrar tranqüilidade para os parlamentares em meio as paralisações dos servidores.
A governadora disse ainda que na próxima semana estará reunida com o ministro da Educação Fernando Haddad. Ela também confirmou que participará da reunião com a presidente Dilma Rousseff na próxima Terça-feira.
Ausentes na reunião os deputados Dibson Nasser, Antônio Jácome e Vivaldo Costa.
Fonte: Anna Ruth Dantas
A governadora disse ainda que na próxima semana estará reunida com o ministro da Educação Fernando Haddad. Ela também confirmou que participará da reunião com a presidente Dilma Rousseff na próxima Terça-feira.
Ausentes na reunião os deputados Dibson Nasser, Antônio Jácome e Vivaldo Costa.
Fonte: Anna Ruth Dantas
sexta-feira, 27 de maio de 2011
DEPUTADO ROGÉRIO MARINHO PARTICIPARÁ DA CONVENÇÃO NACIONAL DO PSDB.
O deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, confirmou presença na convenção nacional do partido, que acontecerá amanhã em Brasília.
Vários delegados da legenda no Estado também estarão na capital federal para participar do evento, que contará ainda com a presença do deputado estadual Dibson Nasser. A convenção nacional do PSDB deverá reconduzir o deputado federal Sérgio Guerra para a presidência tucana.
Fonte: Anna Ruth Dantas
Vários delegados da legenda no Estado também estarão na capital federal para participar do evento, que contará ainda com a presença do deputado estadual Dibson Nasser. A convenção nacional do PSDB deverá reconduzir o deputado federal Sérgio Guerra para a presidência tucana.
Fonte: Anna Ruth Dantas
ESCOLHA DOS MELHORES DO ANO 2010 EM RAFAEL FERNANDES FOI REALIZADA NO DIA DE HOJE, NA ZONA URBANA. AMANHÃ É A VEZ DA ZONA RURAL.
O blog rnpoliticaemdia2012.blogspot.com realizou no dia de hoje a votação para a indicação dos MELHORES DO ANO 2010, em Rafael Fernandes, no perímetro urbano. Amanhã, a zona rural será ouvida para dar oportunidade à todos de expor sua opinião.
O evento terá a participação de políticos da região que entregarão aos premiados o certificado de MELHOR DO ANO 2010 em cada categoria.
De ante-mão. agradecemos a todos os participantes e as pessoas que direta ou indiretamente contribuiram para este novo trabalho.
NOSSO MUITO OBRIGADO E QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO NOS ABENÇÕE, SEMPRE.
O evento terá a participação de políticos da região que entregarão aos premiados o certificado de MELHOR DO ANO 2010 em cada categoria.
De ante-mão. agradecemos a todos os participantes e as pessoas que direta ou indiretamente contribuiram para este novo trabalho.
NOSSO MUITO OBRIGADO E QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO NOS ABENÇÕE, SEMPRE.
GOVERNO DO RN PAGA DÍVIDA DE R$ 12,5 MILHÕES AOS MUNICÍPIOS.
O Governo do Estado pagou a dívida do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI) dos meses de outubro e novembro de 2010.
No total foram liberados para quitação do débito R$ 12.503.905,15, referente a 25% do ICMS que deveria ter sido repassado aos municípios dentro PROADI, que acumulou R$ 37.511.715,45. Os valores são referentes ao não pagamento da parcela aos municípios (25% do ICMS).
Até o dia de hoje, a SEPLAN já repassou R$ 312.193.853,54 no corrente exercício, referente aos 25% do ICMS a que os municípios têm direito.
Fonte: Anna Ruth Dantas
No total foram liberados para quitação do débito R$ 12.503.905,15, referente a 25% do ICMS que deveria ter sido repassado aos municípios dentro PROADI, que acumulou R$ 37.511.715,45. Os valores são referentes ao não pagamento da parcela aos municípios (25% do ICMS).
Até o dia de hoje, a SEPLAN já repassou R$ 312.193.853,54 no corrente exercício, referente aos 25% do ICMS a que os municípios têm direito.
Fonte: Anna Ruth Dantas
AMIGOS LEITORES:
Neste instante, acabo de receber esta mensagem. Talvez pelo momento difícil que estou passando, resolví não somente enviar a 20 pessoas, como é o pedido, mas postar no blog para que muitas outras pessoas tenham acesso a ela.
VAI DAR TUDO CERTO!!!!
DEUS me pediu que te dissesse:
Que tudo irá bem contigo a partir de agora..
Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.
Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará a vitoria.
Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou...
'Filho, que posso fazer por você ?'
Respondi:
'Pai, por favor, protege e bendiz a pessoa que está lendo esta mensagem'.
DEUS sorriu e confirmou: 'Petição concedida'.
Leia em voz baixa...
'Senhor Jesus :
Perdoa meus pecados.
Te amo muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos'.
Receberás um milagre amanhã.
Não o ignore.
Deus tem visto suas Lutas.
Deus diz que elas estao chegando ao fim.
Uma bençao está vindo em sua direçao.
Se você crê em Deus, por favor, envie esta mensagem para 20 amigos.
Não ingnore, vc está sendo Testado!!!!
Se acredita em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas,
se rejeitar lembre Jesus disse:
"se me negas entre os homens, te negarei diante do pai "
Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa
VAI DAR TUDO CERTO!!!!
DEUS me pediu que te dissesse:
Que tudo irá bem contigo a partir de agora..
Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.
Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará a vitoria.
Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou...
'Filho, que posso fazer por você ?'
Respondi:
'Pai, por favor, protege e bendiz a pessoa que está lendo esta mensagem'.
DEUS sorriu e confirmou: 'Petição concedida'.
Leia em voz baixa...
'Senhor Jesus :
Perdoa meus pecados.
Te amo muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos'.
Receberás um milagre amanhã.
Não o ignore.
Deus tem visto suas Lutas.
Deus diz que elas estao chegando ao fim.
Uma bençao está vindo em sua direçao.
Se você crê em Deus, por favor, envie esta mensagem para 20 amigos.
Não ingnore, vc está sendo Testado!!!!
Se acredita em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas,
se rejeitar lembre Jesus disse:
"se me negas entre os homens, te negarei diante do pai "
Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa
ROSALBA VAI REUNIR DEPUTADOS QUE INTEGRAM A BASE ALIADA.
Apenas onze deputados foram convidados para o encontro com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), programado inicialmente para ocorrer ontem, mas adiado para outra data ainda a ser definida por causa de uma viagem da chefe do Executivo. E quem diz isso é o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rêgo (DEM). Rosalba iniciou o mandato com o apoio dos deputados Ricardo Motta (PMN), Leonardo Nogueira (DEM), Gilson Moura (PV), Walter Alves (PMDB), José Dias (PMDB), Gesane Marinho (PMN), Raimundo Fernandes (PMN), Vivaldo Costa (PR), Antônio Jácome (PMN), Dibson Nasser (PSDB), além do próprio Getúlio. Ele afirmou que a governadora democrata está iniciando o diálogo com os parlamentares e que a intenção é ampliar as afinidades. “A medida em que o governo busca o reequilíbrio financeiro inicia os contatos políticos, inclusive com a Assembleia”, enfatizou o líder.
Ele enfatizou que a reunião tem o objetivo de “promover o diálogo para assuntos múltiplos”. “Abrir um entendimento do ponto de vista da liberdade de cada um”, reforçou o parlamentar. A governadora Rosalba Ciarlini quer ampliar a bancada de sustentação no legislativo estadual embora ainda não tenha avançado no diálogo com parlamentares que não fazem parte de seu grupo político embora dêem claros sinais de ser esta a intenção.
Um dos principais cotados para primeiro ingressar na ala governista é o deputado Poti Júnior (PMDB). Antes aliado do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) – Poti Júnior faz parte do grupo peemedebista que seguiu com o deputado federal Henrique Alves no apoio ao PSB na campanha estadual. Além do primeiro secretário, também podem alinhar-se ao Executivo os deputados Hermano Morais e Gustavo Carvalho (de malas prontas para o PSD). Dos 24 deputados, a governadora contaria – se confirmadas as adesões – com 14. Uma mudança de cenário, uma vez que, embora não tenha encontrado resistência quando da aprovação de projetos que envia à Casa, o Executivo ainda dispõe de minoria.
Com uma programação ainda não definida, a primeira reunião entre a governadora e a bancada de sustentação na Assembleia deve ser um momento também para que os parlamentares passem impressões e externem reivindicações. Mas o deputado José Dias destacou que o mais importante será ouvir o que a chefe do Executivo tem a dizer. “Eu entendo que nós precisamos receber do governo um diagnóstico bem detalhado da situação do estado”. Ele observou que a situação financeira debilitada requer entendimentos e a participação de todos os atores nas soluções a serem encontradas.
Fonte: Tribuna do Norte
Ele enfatizou que a reunião tem o objetivo de “promover o diálogo para assuntos múltiplos”. “Abrir um entendimento do ponto de vista da liberdade de cada um”, reforçou o parlamentar. A governadora Rosalba Ciarlini quer ampliar a bancada de sustentação no legislativo estadual embora ainda não tenha avançado no diálogo com parlamentares que não fazem parte de seu grupo político embora dêem claros sinais de ser esta a intenção.
Um dos principais cotados para primeiro ingressar na ala governista é o deputado Poti Júnior (PMDB). Antes aliado do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) – Poti Júnior faz parte do grupo peemedebista que seguiu com o deputado federal Henrique Alves no apoio ao PSB na campanha estadual. Além do primeiro secretário, também podem alinhar-se ao Executivo os deputados Hermano Morais e Gustavo Carvalho (de malas prontas para o PSD). Dos 24 deputados, a governadora contaria – se confirmadas as adesões – com 14. Uma mudança de cenário, uma vez que, embora não tenha encontrado resistência quando da aprovação de projetos que envia à Casa, o Executivo ainda dispõe de minoria.
Com uma programação ainda não definida, a primeira reunião entre a governadora e a bancada de sustentação na Assembleia deve ser um momento também para que os parlamentares passem impressões e externem reivindicações. Mas o deputado José Dias destacou que o mais importante será ouvir o que a chefe do Executivo tem a dizer. “Eu entendo que nós precisamos receber do governo um diagnóstico bem detalhado da situação do estado”. Ele observou que a situação financeira debilitada requer entendimentos e a participação de todos os atores nas soluções a serem encontradas.
Fonte: Tribuna do Norte
JADISMAR FALA AO BLOG SOBRE A POLÍTICA DE ÁGUA NOVA.
EMPRESÁRIO DO RAMO FARMACÊUTICO, JADISMAR NUNES DIZ COMO VER A OPÇÃO DE IROMAR CARVALHO POR RAFAELA PARA SUDECER ILIENE; COMO FOI A GESTÃO ANTÔNIO NUNES E QUAL A ESTRATÉGIA SUA PARA 2012.
COMO FOI A ADMINISTRAÇÃO ANTÔNIO NUNES, DA QUAL VOCÊ FOI O SECRETÁRIO DE FINANÇAS?
Posso classificar como uma boa gestão, apesar das dificuldades que encontramos em virtude das circunstâncias, pela morte do prefeito e depois da vice-prefeita que assumiu. Meu pai, Antônio Nunes, sendo o presidente da câmara, à época, assumiu a prefeitura, mas, como disse, apesar dos obstáculos, tivemos uma boa gestão.
Ressalto o fato da escolha de meu pai para concorrer a eleição de 2000, tendo sido passada pelo crivo de 13 lideranças políticas e esta escolha ter sido unânime.
Acredito que pela simplicidade com que administramos e por ter empregado um modelo de gestão onde a igualdade prevaleceu, hoje temos um nome à zelar.
ANTÔNIO APOIOU ILIENE, IRMÃ DE IROMAR CARVALHO. HOJE, EXISTE ALGUM ARREPENDIMENTO NESTA ESCOLHA?
Não. Até o momento os compromissos que foram firmados antes, foram cumpridos. Então não posso afirmar que há arrependimento.
ENTÃO SEU PAI; VOCÊ E ODAIR FARIAM ESTA MESMA ESCOLHA, HOJE?
Isso dependeria de toda a família. Somos um grupo muito unido e ninguém tem procuração para falar por todos. Temos um integrante deste grupo, Amorim, que sempre tem uma posição em que a grande maioria segue e creio que a opinião dele, em muito seria e será importante.
VOCÊ DISSE QUE ATÉ O MOMENTO OS COMPROMISSOS FORAM HONRADOS. MAS NÃO EXISTIA UM ACORDO DE VOCÊ SER O PRÓXIMO CANDIDATO DA SITUAÇÃO, SUCEDENDO ILIENE?
Sim. O compromisso existe desde o primeiro mandato de Iliene. Este compromisso foi firmado entre meu pai; Iromar e todos os que nos apoiavam, inclusive a própria população e acho que ele haverá de cumprir.
IROMAR JÁ DECLARA CLARAMENTE QUE A PRÓXIMA CANDIDATA DA SITUAÇÃO SERÁ RAFAELA. VOCÊ NÃO TOMOU CONHECIMENTO DISSO?
Não. Iromar nunca disse isso a nenhum de nós. Existem boatos, mas eu acredito na palavra do homem Iromar e essa palavra foi de compromisso. Tenho certeza que Iromar fará o mesmo que meu pai fez com ele em 2004, quando ele não pode ser o postulante e apoiou Iliene e em 2008 quando ela concorreu a reeleição.
ENTÃO IROMAR DEVE VOLTAR ATRÁS NO TOCANTE AO NOME DE RAFAELA?
Como já disse, Iromar tem palavra e não é desta vez que a palavra dele será desfeita. Não houve declaração em público do nome de A ou B. Existe sim, um leque de nome na situação com potencial de vencer as eleições e administrar com seriedade. Iromar em entrevista neste blog, disse que o nome de Rafaela está vindo do povo e não afirmou que é ela a candidata.
INDEPENDENTE DE QUALQUER FATO, JADISMAR SERÁ CANDIDATO EM 2012?
Meu pai dará a palavra final sobre minha posição. Fui secretário na gestão dele e tenho o dever de absorver o que ele entender como justo.
VAMOS SUPOR UMA SITUAÇÃO: O BLOCO GOVERNISTA INDICA OFICIALMENTE RAFAELA. QUAL A POSIÇÃO SUA E DE ANTÔNIO NUNES?
Não posso tirar os méritos de Rafaela, mas convenhamos que no nosso grupo existem nomes muito mais preparados e que têm muito mais identificação com o povo de Água Nova que ela. Rafaela mora em Natal, estuda odontologia e tem a cabeça voltada para a especialização que pretende seguir. Não é política.
Caso isso ocorra, vai ser a primeira vez que Iromar falte com sua palavra. Saliento mais uma vez, que acredito na manutenção da palavra dele, mas caso isso ocorra, haveremos de unir forças e partir para a luta. Teremos um candidato.
ENTÃO PODEMOS TER UM EMBATE ENTRE O GRUPO ENCABEÇADO POR IROMAR CONTRA O BLOCO DE ANTÔNIO NUNES?
Sim. Isso só depende do próprio Iromar. Essa não é a vontade de Antônio Nunes, de Odair ou minha. Querendo todos unidos, como desde 1998, mas temos nossos planos, nossos projetos politicos e haveremos de lutar para alcançá-los, sempre seguindo a vontade soberana do povo aguanovense.
QUAL A POSSIBILIDADE DE UNIÃO DO GRUPO LIDERADO POR ANTÔNIO NUNES COM AIRTON/PROFESSORA ROSINEIDE E IVANEILSON, CASO HAJA O ROMPIMENTO?
Tenho um respeito muito grande por todos meus conterrâneos e com estas pessoas não é diferente. São pessoas de bem, de excelentes famílias e não vejo nenhum motivo que atrapalhe esta junção. Mas hoje pertenço a um bloco que tem outros pensamentos, outras ideologias políticas. Mas como a política evolui, é muito dinâmica, caso não haja a manutenção do acordo anterior à eleição da atual prefeita, pode ser uma possibilidade de unificação destas correntes.
MAS NESTE CASO VOCÊS NÃO ABREM MÃO DA CABEÇA DA CHAPA?
Caso acontecesse esta união, seria por que sairíamos do grupo onde estamos já pelo motivo de não ser o candidato. Então não teria por que ir para outro bloco para não ser o cabeça da majoritária.
QUAL A SUA RELAÇÃO POLÍTICA COM O PT?
Boas relações temos com todos os partidos existentes em Água Nova. O PT é um destes. Não sou partidário. Apenas estou numa corrente diferente. Não vejo nenhum motivo para não dialogar com o PT ou outra sigla partidárias qualquer.
QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA O POVO DE ÁGUA NOVA?
Peço aos meus conterrâneos e aos chefes politicos de Água Nova, que vejam bem quais os destinos que tomarão. Na vida, existem certas decisões que depois de tomadas fica muito difícil voltar atrás e é necessário que façamos uma reflexão de tudo, do passado, do presente e do futuro. Quais as consequencias que uma decisão errada pode causar. E ao povo, que observem quem realmente tem a "bagagem" suficiente para dirijir os destinos de um povo como o nosso. Alguém que viva o dia-a-dia deste povo, que tão cansado vive. Alguém que como eles sinta quais as necessidades de cada família aguanovense.
Que todos sintam-se abraçado.
COMO FOI A ADMINISTRAÇÃO ANTÔNIO NUNES, DA QUAL VOCÊ FOI O SECRETÁRIO DE FINANÇAS?
Posso classificar como uma boa gestão, apesar das dificuldades que encontramos em virtude das circunstâncias, pela morte do prefeito e depois da vice-prefeita que assumiu. Meu pai, Antônio Nunes, sendo o presidente da câmara, à época, assumiu a prefeitura, mas, como disse, apesar dos obstáculos, tivemos uma boa gestão.
Ressalto o fato da escolha de meu pai para concorrer a eleição de 2000, tendo sido passada pelo crivo de 13 lideranças políticas e esta escolha ter sido unânime.
Acredito que pela simplicidade com que administramos e por ter empregado um modelo de gestão onde a igualdade prevaleceu, hoje temos um nome à zelar.
ANTÔNIO APOIOU ILIENE, IRMÃ DE IROMAR CARVALHO. HOJE, EXISTE ALGUM ARREPENDIMENTO NESTA ESCOLHA?
Não. Até o momento os compromissos que foram firmados antes, foram cumpridos. Então não posso afirmar que há arrependimento.
ENTÃO SEU PAI; VOCÊ E ODAIR FARIAM ESTA MESMA ESCOLHA, HOJE?
Isso dependeria de toda a família. Somos um grupo muito unido e ninguém tem procuração para falar por todos. Temos um integrante deste grupo, Amorim, que sempre tem uma posição em que a grande maioria segue e creio que a opinião dele, em muito seria e será importante.
VOCÊ DISSE QUE ATÉ O MOMENTO OS COMPROMISSOS FORAM HONRADOS. MAS NÃO EXISTIA UM ACORDO DE VOCÊ SER O PRÓXIMO CANDIDATO DA SITUAÇÃO, SUCEDENDO ILIENE?
Sim. O compromisso existe desde o primeiro mandato de Iliene. Este compromisso foi firmado entre meu pai; Iromar e todos os que nos apoiavam, inclusive a própria população e acho que ele haverá de cumprir.
IROMAR JÁ DECLARA CLARAMENTE QUE A PRÓXIMA CANDIDATA DA SITUAÇÃO SERÁ RAFAELA. VOCÊ NÃO TOMOU CONHECIMENTO DISSO?
Não. Iromar nunca disse isso a nenhum de nós. Existem boatos, mas eu acredito na palavra do homem Iromar e essa palavra foi de compromisso. Tenho certeza que Iromar fará o mesmo que meu pai fez com ele em 2004, quando ele não pode ser o postulante e apoiou Iliene e em 2008 quando ela concorreu a reeleição.
ENTÃO IROMAR DEVE VOLTAR ATRÁS NO TOCANTE AO NOME DE RAFAELA?
Como já disse, Iromar tem palavra e não é desta vez que a palavra dele será desfeita. Não houve declaração em público do nome de A ou B. Existe sim, um leque de nome na situação com potencial de vencer as eleições e administrar com seriedade. Iromar em entrevista neste blog, disse que o nome de Rafaela está vindo do povo e não afirmou que é ela a candidata.
INDEPENDENTE DE QUALQUER FATO, JADISMAR SERÁ CANDIDATO EM 2012?
Meu pai dará a palavra final sobre minha posição. Fui secretário na gestão dele e tenho o dever de absorver o que ele entender como justo.
VAMOS SUPOR UMA SITUAÇÃO: O BLOCO GOVERNISTA INDICA OFICIALMENTE RAFAELA. QUAL A POSIÇÃO SUA E DE ANTÔNIO NUNES?
Não posso tirar os méritos de Rafaela, mas convenhamos que no nosso grupo existem nomes muito mais preparados e que têm muito mais identificação com o povo de Água Nova que ela. Rafaela mora em Natal, estuda odontologia e tem a cabeça voltada para a especialização que pretende seguir. Não é política.
Caso isso ocorra, vai ser a primeira vez que Iromar falte com sua palavra. Saliento mais uma vez, que acredito na manutenção da palavra dele, mas caso isso ocorra, haveremos de unir forças e partir para a luta. Teremos um candidato.
ENTÃO PODEMOS TER UM EMBATE ENTRE O GRUPO ENCABEÇADO POR IROMAR CONTRA O BLOCO DE ANTÔNIO NUNES?
Sim. Isso só depende do próprio Iromar. Essa não é a vontade de Antônio Nunes, de Odair ou minha. Querendo todos unidos, como desde 1998, mas temos nossos planos, nossos projetos politicos e haveremos de lutar para alcançá-los, sempre seguindo a vontade soberana do povo aguanovense.
QUAL A POSSIBILIDADE DE UNIÃO DO GRUPO LIDERADO POR ANTÔNIO NUNES COM AIRTON/PROFESSORA ROSINEIDE E IVANEILSON, CASO HAJA O ROMPIMENTO?
Tenho um respeito muito grande por todos meus conterrâneos e com estas pessoas não é diferente. São pessoas de bem, de excelentes famílias e não vejo nenhum motivo que atrapalhe esta junção. Mas hoje pertenço a um bloco que tem outros pensamentos, outras ideologias políticas. Mas como a política evolui, é muito dinâmica, caso não haja a manutenção do acordo anterior à eleição da atual prefeita, pode ser uma possibilidade de unificação destas correntes.
MAS NESTE CASO VOCÊS NÃO ABREM MÃO DA CABEÇA DA CHAPA?
Caso acontecesse esta união, seria por que sairíamos do grupo onde estamos já pelo motivo de não ser o candidato. Então não teria por que ir para outro bloco para não ser o cabeça da majoritária.
QUAL A SUA RELAÇÃO POLÍTICA COM O PT?
Boas relações temos com todos os partidos existentes em Água Nova. O PT é um destes. Não sou partidário. Apenas estou numa corrente diferente. Não vejo nenhum motivo para não dialogar com o PT ou outra sigla partidárias qualquer.
QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA O POVO DE ÁGUA NOVA?
Peço aos meus conterrâneos e aos chefes politicos de Água Nova, que vejam bem quais os destinos que tomarão. Na vida, existem certas decisões que depois de tomadas fica muito difícil voltar atrás e é necessário que façamos uma reflexão de tudo, do passado, do presente e do futuro. Quais as consequencias que uma decisão errada pode causar. E ao povo, que observem quem realmente tem a "bagagem" suficiente para dirijir os destinos de um povo como o nosso. Alguém que viva o dia-a-dia deste povo, que tão cansado vive. Alguém que como eles sinta quais as necessidades de cada família aguanovense.
Que todos sintam-se abraçado.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
RAPIDINHAS...
O ex-prefeito de Luís Gomes, Dr. Pio pode concorrer a prefeitura de Pau dos Ferros. Só tem uma questão: onde vai caber tantas lideranças na "capital" do Alto Oeste?
Falando nele, uma fonte me informou que o prefeito de Luís Gomes, Dedezinho, cria política de Pio X anda caminhando na vereda contrária aos ensinamentos do criador. Será que poderemos ter uma disputa criador contra criatura?
Ramaílton Barboza está disposto a enfrentar o candidato do atual prefeito, Raimundinho e do grupo Soares. Já está até tentando apoio do PT para uma coligação. Fátima Bezerra será comunicada disso, mas será que apoiará?
Hoje, em Pau dos Ferros, um empresário de grande projeção me disse que o apoio a candidatura de Mário Oliveira em Rafael Fernandes por parte de um colega seu de "CDL" dependerá da composição da chapa. O pleito é pela vice. Mas como fica outros postulantes?
Dr. Neto terá uma conversa com o redator deste blog, sábado. O assunto: campanha 2012. Alberone agora enfrentará o ex-prefeito. Será que a frente aumenta ou Neto é osso duro de roer?
A união de Hélio/David e Antônio Dólar está firme. É o que me disse o filho de Zé Vitô. Já alguns adversários dizem que a firmeza desta união é "como prego na areia". Jorge é quem dar as ordens e todos rezam porr sua cartilha. Ponto final.
Rogério está pagando caro por ter amizade com o redator deste blog. Dizem em comentários em um mural do Meu Paraná que o contador criou este blog. Afirmo com convicção: Rogério nada tem haver com o rnpoliticaemdia2012 e nós já procuramos Geraldo de Duca dezenas de vezes, mas Geraldo garantiu semana que vem conversar conosco do blog. É esperar...
A prefeita Gildene, de São Francisco do Oeste, apesar do pouco tempo, aparentemente não teve desgaste. A cidade, ao menos confia na mulher. Não sei a zona rural.
Paulo de Tarso está com um problemão para resolver: aponta seu sucessor. Irene ou Belchior. Mas para indicar Belchior, terá que entregar o cargo ao vice, um ano antes. Será que Sebastião Martins aceitará passar 12 meses, apenas?
Gil Gomes será candidato a vereador no Encanto. Tomara que nenhum rádio ou TV contrate GG para apresentar programa policial.
Sales Libânio sugeriu que Gilvan, do blog Nosso paraná sai candidato a vereador. Caso aceite e seja eleito será automaticamente reformado. E aí, colega. Vais?
A chapa na situação já está formada. Rafaela é cabeça e o vice é mais sigiloso que o segredo da coca-cola. O governo municipal é sólido suficiente para declarar amplamente o outro nome. Quem é o vice, Iromar?
E a velocidade dos votos obtidos por alguns postulante nas enquetes neste blog, ainda é assunto quando encontro algum dos integrantes das mesmas. Teve pré-candidato que "correu" mais que ferrari, não Ferrari de Marcelino e sim o carro da fórmula 1.
Falando nele, uma fonte me informou que o prefeito de Luís Gomes, Dedezinho, cria política de Pio X anda caminhando na vereda contrária aos ensinamentos do criador. Será que poderemos ter uma disputa criador contra criatura?
Ramaílton Barboza está disposto a enfrentar o candidato do atual prefeito, Raimundinho e do grupo Soares. Já está até tentando apoio do PT para uma coligação. Fátima Bezerra será comunicada disso, mas será que apoiará?
Hoje, em Pau dos Ferros, um empresário de grande projeção me disse que o apoio a candidatura de Mário Oliveira em Rafael Fernandes por parte de um colega seu de "CDL" dependerá da composição da chapa. O pleito é pela vice. Mas como fica outros postulantes?
Dr. Neto terá uma conversa com o redator deste blog, sábado. O assunto: campanha 2012. Alberone agora enfrentará o ex-prefeito. Será que a frente aumenta ou Neto é osso duro de roer?
A união de Hélio/David e Antônio Dólar está firme. É o que me disse o filho de Zé Vitô. Já alguns adversários dizem que a firmeza desta união é "como prego na areia". Jorge é quem dar as ordens e todos rezam porr sua cartilha. Ponto final.
Rogério está pagando caro por ter amizade com o redator deste blog. Dizem em comentários em um mural do Meu Paraná que o contador criou este blog. Afirmo com convicção: Rogério nada tem haver com o rnpoliticaemdia2012 e nós já procuramos Geraldo de Duca dezenas de vezes, mas Geraldo garantiu semana que vem conversar conosco do blog. É esperar...
A prefeita Gildene, de São Francisco do Oeste, apesar do pouco tempo, aparentemente não teve desgaste. A cidade, ao menos confia na mulher. Não sei a zona rural.
Paulo de Tarso está com um problemão para resolver: aponta seu sucessor. Irene ou Belchior. Mas para indicar Belchior, terá que entregar o cargo ao vice, um ano antes. Será que Sebastião Martins aceitará passar 12 meses, apenas?
Gil Gomes será candidato a vereador no Encanto. Tomara que nenhum rádio ou TV contrate GG para apresentar programa policial.
Sales Libânio sugeriu que Gilvan, do blog Nosso paraná sai candidato a vereador. Caso aceite e seja eleito será automaticamente reformado. E aí, colega. Vais?
A chapa na situação já está formada. Rafaela é cabeça e o vice é mais sigiloso que o segredo da coca-cola. O governo municipal é sólido suficiente para declarar amplamente o outro nome. Quem é o vice, Iromar?
E a velocidade dos votos obtidos por alguns postulante nas enquetes neste blog, ainda é assunto quando encontro algum dos integrantes das mesmas. Teve pré-candidato que "correu" mais que ferrari, não Ferrari de Marcelino e sim o carro da fórmula 1.
GOVERNADORA MARCA AUDIÊNCIA COM MINITSRO DA EDUCAÇÃO PARA TRATAR DA GREVE DOS PROFESSORES.
A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a solenidade no Palácio do Planalto, onde aconteceu a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas, nesta quinta-feira, 26, para tratar da greve dos professores do Rio Grande do Norte. Rosalba voltou a pedir ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a inclusão do RN entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério.
“Disse ao ministro que precisamos da ajuda da União para pagar o piso e também reafirmamos a necessidade do Plano de Fortalecimento do Ensino Medio”, ressaltou.
O ministro Haddad se comprometeu a receber a governadora com a bancada federal. Rosalba já marcou a audiência para a próxima terça-feira, às 11h, no Ministério da Educação.
Fonte: Assecom
“Disse ao ministro que precisamos da ajuda da União para pagar o piso e também reafirmamos a necessidade do Plano de Fortalecimento do Ensino Medio”, ressaltou.
O ministro Haddad se comprometeu a receber a governadora com a bancada federal. Rosalba já marcou a audiência para a próxima terça-feira, às 11h, no Ministério da Educação.
Fonte: Assecom
GOVERNO RECEBE POLICIAIS PARA NEGOCIAR FIM DA GREVE.
O Governo do Estado receberá representantes dos agentes e escrivães da Polícia Civil nesta sexta-feira (27). A audiência, que ocorrerá na Governadoria, às 13h, foi agendada pelo procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto.
A expectativa dos policiais é que a atitude do Ministério Público possa trazer um resultado positivo para a categoria, com o fim da greve. Segundo a presidente do SINPOL, Vilma Marinho, a categoria espera que o Estado possa atender às reivindicações da pauta apresentada.
Fonte: Tribuna do Norte
A expectativa dos policiais é que a atitude do Ministério Público possa trazer um resultado positivo para a categoria, com o fim da greve. Segundo a presidente do SINPOL, Vilma Marinho, a categoria espera que o Estado possa atender às reivindicações da pauta apresentada.
Fonte: Tribuna do Norte
VEREADORA SARGENTO REGINA CONFIRMA INVESTIGAÇÃO PARALELA SOBRE ALUGUÉIS DA PREFEITURA.
A vereadora Sargento Regina confirmou que desde o ano passado está fazendo uma investigação sobre os imóveis alugados pela Prefeitura Municipal de Natal. Ela disse que desde 2010 está apurando os aluguéis do Executivo.
Como deixou a CEI dos Aluguéis, a vereadora afirmou que não entregará os documentos da investigação da para CEI. “Não vou entregar os documentos porque claro que eles vão direto para Micarla (a prefeita de Natal Micarla de Sousa). Todo material será entregue agora ao Ministério Público”, disse a vereadora do PDT.
Fonte: Anna Ruth Dantas
Como deixou a CEI dos Aluguéis, a vereadora afirmou que não entregará os documentos da investigação da para CEI. “Não vou entregar os documentos porque claro que eles vão direto para Micarla (a prefeita de Natal Micarla de Sousa). Todo material será entregue agora ao Ministério Público”, disse a vereadora do PDT.
Fonte: Anna Ruth Dantas
ESCOLHA DOS "MELHORES DO ANO" EM RAFAEL FERNANDES SERÁ AMANHÃ.
A escolha dos "MELHORES DO ANO" por parte da população de Rafael Fernandes será amanhã, sexta-feira, de 08:00 às 16:00 horas na Escola Estadual Mano Marcelino, onde uma equipe estará disponobolozando as cédulas de votação a todos os interessados.
Depois de encerrada a coleta, a comissão convidará três pessoas do município, de ilibada conduta para que assinem no verso das cédulas utilizadas, para, caso seja necessário, conferência após a divulgação dos "MELHORES DO ANO 2010".
Desta forma, o blog rnpoliticaemdia2012.blogspot.com demonstrará total lisura do pleito.
Venha, escolha, participe.
Depois de encerrada a coleta, a comissão convidará três pessoas do município, de ilibada conduta para que assinem no verso das cédulas utilizadas, para, caso seja necessário, conferência após a divulgação dos "MELHORES DO ANO 2010".
Desta forma, o blog rnpoliticaemdia2012.blogspot.com demonstrará total lisura do pleito.
Venha, escolha, participe.
PUBLICADA LEI QUE PROÍBE VENDA DE TINTA SPRAY PARA MENORES DE 18 ANOS.
O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira a lei que proíbe a venda de tintas em embalagem aerosol para menores de 18 anos. A lei também descriminaliza a grafitagem.
De acordo com a nova lei, o spray só poderá ser vendido para maiores de idade, mediante a apresentação de um documento de identidade e com nota fiscal emitida em nome do comprador.
A nova lei diferencia pichação de grafitagem e estabelece que as latas de tinta em aerosol terão de trazer inscritas as expressões "Pichação é crime" e "Proibida a venda para menores de 18 Anos". O comerciante que infringir a lei será punido com multa e suspensão parcial ou total das atividades.
A grafitagem não será considerada crime se for "realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público e privado mediante manifestação artística, com consentimento de seus proprietários". Pela lei atual, tanto pichar quanto grafitar são crimes, com pena de detenção de três meses a um ano.
Os fabricantes, importadores ou distribuidores dos produtos terão um prazo de 180 dias, após a regulamentação da lei, para fazer as alterações nas embalagens.
Fonte: O Globo
De acordo com a nova lei, o spray só poderá ser vendido para maiores de idade, mediante a apresentação de um documento de identidade e com nota fiscal emitida em nome do comprador.
A nova lei diferencia pichação de grafitagem e estabelece que as latas de tinta em aerosol terão de trazer inscritas as expressões "Pichação é crime" e "Proibida a venda para menores de 18 Anos". O comerciante que infringir a lei será punido com multa e suspensão parcial ou total das atividades.
A grafitagem não será considerada crime se for "realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público e privado mediante manifestação artística, com consentimento de seus proprietários". Pela lei atual, tanto pichar quanto grafitar são crimes, com pena de detenção de três meses a um ano.
Os fabricantes, importadores ou distribuidores dos produtos terão um prazo de 180 dias, após a regulamentação da lei, para fazer as alterações nas embalagens.
Fonte: O Globo
MUDANÇAS ENTRE AUXILIARES DA PREFEITA DE NATAL MICARLA DE SOUSA.
A prefeita de Natal Micarla de Sousa fez mais uma mudança de auxiliares. Rodrigues Neto, que atuava como Chefe da Central de Relacionamento com a Sociedade, lotado na Secretaria do Gabinete da Prefeita, passa para o cargo de Secretário Executivo da Prefeita.
Já o ex-vereador Dinarte Torres será o novo chefe da Central de Relacionamento com a Sociedade.
Fonte: Anna Ruth Dantas
Já o ex-vereador Dinarte Torres será o novo chefe da Central de Relacionamento com a Sociedade.
Fonte: Anna Ruth Dantas
TERCEIRIZADA DECIDE RECOLHER BALÕES DE OXIGÊNIO POR FALTA DE PAGAMENTO.
A empresa Linde Gases LTDA, que presta serviço à Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), vai recolher todos os equipamentos concentradores de oxigênio (balões) e tanque criogênico líquido domiciliar (reservatório de gás) instalados nas residências de pacientes do programa de oxigenoterapia do Governo do Estado. A empresa informou que vai começar a recolher os equipamentos a partir desta sexta-feira (27).
De acordo com um comunicado publicado pela Linde Gases, o contrato com a Sesap venceu no último dia 27 de fevereiro, e por isso a empresa tomou esta decisão.
Atraso
A empresa Linde Gases informou que suspenderá os outros serviços prestados ao Estado, devido a um atraso de 90 dias no pagamento. A prestadora fornece gases medicinais, , loca equipamentos e realiza a manutenção corretiva e preventiva nos aparelhos.
Fonte: Rafael Barbosa
De acordo com um comunicado publicado pela Linde Gases, o contrato com a Sesap venceu no último dia 27 de fevereiro, e por isso a empresa tomou esta decisão.
Atraso
A empresa Linde Gases informou que suspenderá os outros serviços prestados ao Estado, devido a um atraso de 90 dias no pagamento. A prestadora fornece gases medicinais, , loca equipamentos e realiza a manutenção corretiva e preventiva nos aparelhos.
Fonte: Rafael Barbosa
quarta-feira, 25 de maio de 2011
JÁ SÃO QUATRO, OS CANDIDATOS À PREFEITO DE CAICÓ.
Após o lançamento por integrantes dos movimentos sociais, do nome do agrônomo José Procópio de Lucena como um dos nome para concorrer a prefeitura de Caicó em 2012, sobe para quatro, os postulantes à sucessão do prefeito Bibi Costa do PR.
Embora, ainda não sejam nomes oficiais, esses são os nomes que estão sendo colocados à mesa para a eleição de 2012:
ROBERTO GERMANO (PMDB)
NILDSON DANTAS (PSD)
JOSÉ RANGEL (PV)
JOSÉ PROCÓPIO (PSOL)
Fonte: Blog do Luciano Vale
Embora, ainda não sejam nomes oficiais, esses são os nomes que estão sendo colocados à mesa para a eleição de 2012:
ROBERTO GERMANO (PMDB)
NILDSON DANTAS (PSD)
JOSÉ RANGEL (PV)
JOSÉ PROCÓPIO (PSOL)
Fonte: Blog do Luciano Vale
Assinar:
Postagens (Atom)