RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 30 de junho de 2019

30 DE JUNHO DE 2018. COMEÇAVA A CAMINHADA DO MÉDICO BERNARDO AMORIM, RUMO A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

Faz 1 ano começava a caminhada. Obrigado RN pelos 42.049 votos.

Dia 30 de junho de 2018 ficou marcada na história do município de Caraúbas, como uma das maiores concentrações populares, para o lançamento de uma candidatura a um cargo eletivo. Ali, todo o Rio Grande do Norte começou a conhecer Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim, então candidato a deputado estadual.
Aberto o prazo para campanha eleitoral, seguiram-se dias e mais de dias de intenção trabalho, para tornar o nome do ex-prefeito de Almino Afonso, conhecido em todo o estado. Bernardo Amorim levou seu conhecimento de vida pública, aos quatro cantos do RN. Defendendo teses que poucos o fazem, com o fervor que o médico o fez. Foram dias e noites percorrendo as estradas do potiguares, levando um sorriso e um abraço a cada norteriograndense. Mostrando em especial aos oestanos, a necessidade que havia de se ter um representante que verdadeiramente se preocupasse com seu povo.
Era uma questão de tempo, por que ali nascia o deputado estadual Bernardo Amorim ou Dr. Bernardo como milhares o chamam.
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, Dr. Bernardo obteve votos em 146 cidades. O elevado percentual de 87,42% de todos os municípios do estado. O candidato que conseguiu votos no maior número de localidades. Foram 42.049 votos, que lhe rendeu o posto de terceiro mais votados nas eleições de 2018. Ver AQUI
Hoje, com cinco meses representando com excelência o povo do RN, Bernardo Amorim já é aclamado como o deputado estadual mais atuante. Tem defendido causas de todos os segmentos sociais e ganhou o respeito de toda as classes profissionais, que constroem o RN.
Em sua página pessoal de uma rede social, Dr. Bernardo agradeceu todo o apoio e a confiabilidade ofertada pelo povo do RN:
"Hoje completa 01 ano do ponto de partida para a nossa mobilização rumo à campanha eleitoral, ano passado. Na tarde que se estendeu pela noite, em 30 de junho de 2018, milhares de oestanos me confirmaram, me deram a confiança para seguir o sonho de chegarmos à assembleia No lançamento de minha pré candidatura. Caraúbas foi a cidade hospitaleira, recebendo políticos estaduais, lideranças regionais e tanta gente que formou a grande força popular.
A todos e todas, mais uma vez: MUITO OBRIGADO"

MENOS UMA EMPRESA NO RN.

O RN perde mais uma empresa.
A alpargatas encerra suas atividades no Estado no próximo dia 06 de julho.
Foi uma das maiores indústrias já instaladas no Rio Grande do Norte, que já tinha desativado uma unidade de produção em Nova Cruz no mês de agosto de 2017.
Lamentavelmente, o fechamento da alpargatas é aumento de desemprego no Estado.

Fonte: Heitor Gregório

VENEZUELA CONFIRMA MORTE DE MILITAR ACUSADO DE COMPLÔ CONTRA MADURO. VERSÕES OFICIAIS DIVERGEM.

Parlamento pediu para que ONU investigue morte de Rafael Acosta Arévalo, que teria sido torturado na prisão.

Autoridades venezuelanas confirmaram a morte de um oficial militar detido sob acusação de participar de um suposto plano de "golpe de Estado" que incluiria o assassinato do presidente Nicolás Maduro. Na noite de ontem, o autoproclamado presidente interino da Venezuela , Juan Guaidó , denunciou o falecimento do capitão de corveta Rafael Acosta Arévalo, que teria sido torturado na prisão. As versões oficiais sobre o ocorrido, entretanto, são divergentes.
Na manhã deste domingo, o Parlamento da Venezuela, de maioria opositora, pediu para a ONU investigar a morte de Acosta. Em um comunicado, a Comissão de Política Exterior do Legislativo pediu para a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, "uma investigação imparcial urgente".
Na semana passada, Bachelet, que é ex-presidente do Chile, visitou durante três dias o país e defendeu a libertação de opositores detidos, que segundo a ONG Foro Penal, chegam a 800.
O documento do Parlamento, cujas ações são consideradas nulas desde que uma Assembleia Constituinte 100% pró-governo assumiu suas funções, também se dirige à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e ao Tribunal Penal Internacional.
Os legisladores pedem que a autópsia do corpo seja feita por uma "equipe forense independente internacional", além da "verificação do estado de saúde" de todos militares presos acusados de conspirar contra o governo de Nicolás Maduro. Além de Acosta, outras doze pessoas foram detidas pelo mesmo suposto complô.
Em nota divulgada neste domingo, o Grupo de Lima , composto por 14 países latino-americanos, condenou o assassinato do capitão de corveta, repudiando as "contínuas práticas de detenções arbitrárias e tortura as quais o regime ilegítimo de Nicolás Maduro submete aqueles que considera seus opositores".
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI 

Fonte: O Globo
Foto: Reprodução/Twitter

FUNARO DELATOR JÁ PODE SAIR DE CASA.

Juiz federal Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, concedeu ao doleiro Lúcio Funaro a progressão de regime diferenciado domiciliar - em que o preso cumpre pena em casa - para o semiaberto - modalidade em que o apenado pode deixar sua residência, e ficar recolhido em períodos específicos

O juiz federal Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, concedeu ao doleiro e delator Lúcio Funaro a progressão de regime diferenciado domiciliar – em que o preso cumpre pena em casa – para o semiaberto – modalidade em que o apenado pode deixar sua residência, e ficar recolhido em períodos específicos.
Ao conceder a progressão de regime, o magistrado afirmou que o ‘sentenciado tem boa conduta no regime fechado diferenciado (prisão domiciliar), não registra faltas, nem se envolveu em qualquer incidente ou qualquer outra ocorrência ilícita, sendo sua conduta exemplar, em seu domicílio e com sua família’.
“Além disso, vem desenvolvendo trabalhos manuais na sua própria residência, que caracterizam atos de regeneração e inserção social, dando-lhe o direito por lei e pelo acordo a remir a pena – trabalhos esses comprovados à exaustão e acompanhados pelo MPF e constatados por este juízo, demonstrado ser merecedor da progressão ora buscada”, anotou.
O juiz listou as imposições para o novo regime de cumprimento de pena para Funaro:
1 – Recolher à residência nos sábados, domingos, e feriados e, nos dias úteis, das 22 horas às 6 horas, ressalvados casos de emergência do colaborador e de seus familiares, os quais deverão ser objeto de comunicação em até 24 horas ao juízo de execução e ao MPF, com saídas autorizadas nos finais de semana exclusivamente para prestar serviços à comunidade
2 – Poderá, em cada período de 6 meses no presente regime, recolher-se por até três dias em local diverso do previsto desde que comunique previamente ao juízo de execução, com antecedência mínima de uma semana.
3 – Deverá prestar relatórios trimestrais, ao juízo de execução, de suas atividades profissionais, sendo recomendado por este juízo que continue com a vida reservada e cumpridora de deveres a que se dispôs após sua saída da prisão.
4 – Poderá iniciar a prestação de serviços à comunidade à razão de 7 horas semanais, em local determinado pelo juízo da 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, facultando-se distribuir as horas de prestação de serviços comunitários, dentro de cada mês, de forma não homogênea ou concentrada, inclusive nos finais de semana e feriados quando necessário para compatibilizar com a jornada de trabalho semanal do Colaborador, em comum acordo com a entidade assistencial ou que vier a ser designada pelo Juízo da execução, vedado o cumprimento em menor tempo;
5 – Não poderá realizar viagens, exceto dentro do território nacional por motivo de trabalho, com a comunicação prévia ao juízo da execução, com antecedência mínima de uma semana, e desde que respeitado o período regular de recolhimento domiciliar.
Funaro foi preso em junho de 2016, apontado como suposto operador de propinas e desvios na Caixa Econômica Federal e em fundos de pensão. Em 2017, ele firmou acordo de delação premiada, em que delatou a mais alta cúpula do MDB, o que inclui o ex-presidente Michel Temer.
Suas declarações foram ouvidas em inquéritos das Operações Greenfield, Sépsis, Cui Bono?, e até mesmo no inquérito dos portos, que mira Temer.
Até mesmo as cédulas do bunker de R$ 51 milhões atribuído ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e seu irmão, Lúcio Vieira Lima, foram reconhecidas pelo doleiro – que as apontou como propinas da JBS. O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha também é fortemente atingido por sua delação.
Em dezembro do mesmo ano em que firmou delação, ele obteve a progressão para o regime domiciliar, com a promessa de que não deixaria sua residência, em Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo.

Fonte: Luiz Vassallo/Estadão
Foto: André Dusek/AE

GOVERNADORES DO NORDESTE PEDEM LIBERDADE DE LULA E AFASTAMENTO DE MORO E PROCURADORES.

Os governadores do Nordeste divulgaram, na manhã deste domingo (30), carta sobre os diálogos entre membros do Judiciário e do Ministério Público, publicados pelo site Intercept Brasil e outros veículos de comunicação; no documento, eles cobram “a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência” e "a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade". Leia a íntegra


CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
30 de junho de 2019

ABUSOS DEVEM SER INVESTIGADOS
As seguidas revelações de conversas e acordos informais entre membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, divulgadas pelo TheIntercept.com e outros veículos de comunicação, são de muita gravidade. As conversas anormais configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios.
Não se trata de pequenos erros; são vidas de seres humanos e suas histórias que se revelam alteradas em julgamentos fora das regras constitucionais, legais e éticas. Todos sabem que um juiz deve ser imparcial e por isso não pode se juntar com uma das partes para prejudicar a outra parte. Acreditamos que a defesa da real imparcialidade dos juízes é um tema de alto interesse inclusive para eles próprios. Assim, manifestamos nossa confiança de que a imensa maioria dos magistrados e membros do Ministério Público que, com seriedade e respeito à lei fazem o verdadeiro combate à corrupção e outros crimes, podem apoiar as necessárias investigações nesse caso.
Agora, um dos trechos das conversas divulgadas destacam o Procurador Deltan Dallagnol sugerindo busca e apreensão na residência do hoje Senador pela Bahia, Jaques Wagner. E a justificativa do coordenador da Lava Jato? “Questão simbólica”, ou seja, ao lixo o direito. É mais uma revelação de extrema gravidade.
É inadmissível uma atuação que se denuncia ilegal entre membros do Ministério Público e do Judiciário, combinando previamente passos de uma importante investigação, com o intuito de perseguir e prender pessoas. Em discurso recente, na Cúpula Pan-Americana de Juízes, o Papa Francisco já demonstrou a sua preocupação com atos abusivos e de perseguição por meio de processos judiciais sem base legítima.Reivindicamos a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência. É preciso também avaliar o afastamento dos envolvidos. Defendemos, ainda, a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade.
Outrossim, sublinhamos a relevância de o Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade.
Apoiamos firmemente o combate à corrupção, porém consideramos que também é uma forma de corrupção conduzir processos jurídicos desrespeitando deliberadamente a lei.

Governadores do Nordeste do Brasil

Fonte: Rede Brasil Atual/Brasil 247

"É CALHORDICE QUERER COLOCAR MORO NA SITUAÇÃO DE JULGADO AO INVÉS DE JUIZ".

No ato pró-Lava Jato em Brasília, o general Augusto Heleno afirmou que querem colocar Sergio Moro contra a parede para libertar “um bando de canalhas” da prisão.
“O ministro Moro teve a coragem de abandonar 22 anos de magistratura para se entregar à pátria sem ganhar nada. E esse homem está sendo colocado na parede para tirarem da cadeia um bando de canalhas que afundaram o país”, disse do alto de um carro de som.
“Acho que é uma calhordice quererem colocar o ministro Sergio Moro na situação de julgado ao invés de ser juiz. Estão querendo inverter os papéis e transformar um herói nacional num acusado.”

Fonte: O Antagonista

EM DECISÃO UNÂNIME, CALIFÓRNIA VAI PUNIR DISCRIMINAÇÃO CONTRA CABELO CRESPO.

Após Nova York se tornar a primeira cidade dos Estados Unidos a transformar em lei a punição contra qualquer tipo de discriminação contra cabelos crespos em fevereiro, a Assembleia do Estado da Califórnia aprovou determinação semelhante na última quinta (27). O Crown Act passará a proteger principalmente afro-americanos que continuam sendo alvo de preconceito no país. "Por anos temos visto muitos casos de empregados negros e candidatos a vagas de emprego sendo prejudicados em contratação ou promoção por conta da maneira que escolhem usar seus cabelos", disse Sydney Kamlager-Dove.
Em abril, o projeto de lei do Senado 188, foi aprovado por unanimidade pelo Senado local. A ideia da senadora Holly J. Mitchell, autora do projeto, é "criar um local de trabalho respeitoso e aberto para cabelos naturais" e "desafiar mitos comuns sobre o que constitui profissionalismo".
Mitchell defendeu o projeto de lei com base na experiência de homens e mulheres negras -- como ela própria -- discriminados na sala de aula e no escritório.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Universal/UOL
Foto: Getty Images

PT QUER FAZER FRITURA LENTA DE MORO.

Petistas dizem que nunca esperaram saída imediata do ministro.

Deputados do PT querem tentar fazer com que o processo de fritura de Sergio Moro seja lento, o que pode não resultar na perda de seu cargo.
Pensam que Bolsonaro, quando quer, mantém mesmo os nomes enroscados, a exemplo do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro.
Os petistas afirmam que nunca houve a expectativa de que Sergio Moro saísse ou fosse saído do Ministério da Justiça por causa das conversas do Telegram.
Também não esperam que saia em breve.

Fonte: Guilherme Amado/Época
Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo

UMARIZAL: VEREADORES TERÃO DIFICULDADES PARA PEDIR VOTOS.

Que a política está desgastada, isso faz tempo...
A dificuldade para se pedir votos, é grande, também sabemos. Mas o que os pré-postulantes a vereador de Umarizal precisam saber, é que enfrentaram obstáculos para pedir voto em 2020.
Apesar de faltar 15 meses para o embate nas urnas, quem desejar pleitear vaga na câmara de vereadores da "Terra do Gavião" ou que pretendam renovar o mandato, que criem uma boa estratégia para convencer o eleitorado.
Em recente pesquisa realizada naquela cidade, aferiu-se que 8,24% não votarão em ninguém para vereador. E 64,28% não saberiam em quem votar, caso o eleição fosse hoje.
Ou seja, apesar da distância para a ida as urnas, 72,52% não têm um nome definido para a escolha de 2020.
na pesquisa realizada, aplicou-se o questionário com 8 perguntas, das quais, uma referia-se aos confrontos diretos, entre os pré-postulantes, Adson Luiz, Dr. Adalberto Amorim e Elijane Paiva.
Estes mesmos nomes, obedecendo a ordem alfabética, foram oferecidos no quesito estimulativo e de rejeição. Além, claro, da questão espontânea, onde o entrevistado cita o nome que desejar.
A avaliação da gestão da atual prefeita também foi aferida, assim como duas questões onde viu-se o potencial de votos de forma isolada, dos ex-prefeitos Néo e Rogério Fonseca.
Ouviu-se 364 pessoas, nos dias 27 e 28 de junho.

A HISTÓRIA DA FOTO RARA DO TRAFICANTE MAIS PROCURADO DO RIO.

Fotógrafo português narra como esteve no esconderijo de Fernandinho Guarabu no morro do Dendê.

Há mais de dez anos, a minha curiosidade e desejo de entender os vários lados de uma mesma história levaram-me a trabalhar durante algum tempo nas várias favelas da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Graças a contatos feitos por Leslie Leitão, um colega e amigo que é um dos jornalistas mais sérios que conheço, fui me encontrar com o pastor Sidney Aspino, um daqueles evangélicos que realmente se importam com o próximo e querem o bem da sua comunidade.
Quando cheguei, rapidamente expliquei que gostaria de conversar e fotografar os traficantes, pois não conseguia entender como é que o Rio de Janeiro sofria um conflito armado e a maioria da imprensa carioca apenas escutava um lado da história. Publicavam-se notícias falando em “bandidos” sem nunca (ou quase nunca, com honrosas exceções) se tentasse ouvir o outro lado. Nessa mesma noite, acompanhei o pastor enquanto ele andava pelas várias favelas controladas pelo Terceiro Comando Puro para orar e conversar com vários traficantes, que pousavam as armas, davam as mãos e rezavam pelo seu bem-estar e pela saúde das suas famílias.
Engane-se quem acha que o pastor estava ali para fazer favores. Ele condenava a violência e o tráfico de drogas e fazia questão de dizê-lo nas suas conversas com os traficantes. Também sabia, entretanto, que aqueles jovens que ali estavam de chinelo, fuzil e cinto com pistolas e granadas tinham entrado naquela vida sem retorno. Deus era para eles, provavelmente, a única forma de terem um pouco de esperança na vida.
Eram dias/noites alucinantes para mim, pois pude conhecer e conversar com vários rapazes, todos mais jovens do que eu, falar de futebol, de armamento, de amores e de sonhos, pude fotografá-los sempre de cara destapada, ouvi-los a rir e a brincar uns com outros.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: João Pina/Época
Foto: João Pina

DEFESA DE LULA DIZ QUE LÉO PINHEIRO FOI PRESSIONADO PARA MUDAR VERSÃO.

Após novos vazamentos de conversas entre procuradores da Lava Jato, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje que Léo Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, foi pressionado para mudar sua versão e incriminar o petista no caso do tríplex.
Publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo, em parceria com site The Intercept Brasil, a reportagem diz que o empreiteiro que incriminou Lula no caso que o levou à prisão "foi tratado com desconfiança pela Operação Lava Jato durante quase todo o tempo em que se dispôs a colaborar com as investigações".
De acordo com a reportagem, as mensagens vazadas indicam que Léo Pinheiro "só passou a ser considerado merecedor de crédito após mudar diversas vezes sua versão sobre o apartamento tríplex de Guarujá (SP) que a empresa afirmou ter reformado para o líder petista".
"A reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo reforça a forma ilegítima e ilegal como foi construída a condenação do ex-presidente Lula no chamado caso do 'triplex'", disse o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista, em nota.
"Conforme histórico do caso, Léo Pinheiro, que ao longo do processo nunca havia incriminado Lula, foi pressionado e repentinamente alterou sua posição anterior em troca de benefícios negociados com procuradores de Curitiba, obtendo a redução substancial de sua pena", afirmou Zanin.
"Conforme histórico do caso, Léo Pinheiro, que ao longo do processo nunca havia incriminado Lula, foi pressionado e repentinamente alterou sua posição anterior em troca de benefícios negociados com procuradores de Curitiba, obtendo a redução substancial de sua pena", afirmou Zanin.
A defesa de Lula disse ainda que na época chegou a pedir apuração das "informações divulgadas pela imprensa, dando conhecimento de que Léo Pinheiro estaria sendo forçado a incluir artificialmente o nome do ex-presidente Lula no seu acordo de delação". "Tais procedimentos, no entanto, foram sumariamente arquivados", declarou Zanin.
Ainda segundo a reportagem da Folha, as negociações envolvendo uma possível delação do empreiteiro estava parada, quando a "Procuradoria-Geral da República e a força-tarefa de Curitiba aceitaram retomá-las em março de 2017, quando o processo aberto para examinar o caso do tríplex estava se aproximando do fim e Léo Pinheiro se preparava para ser interrogado por Moro".
O advogado de Lula afirmou que, ao ler as notícias sobre a negociação da deleção premiada de Léo Pinheiro, pediu a suspensão do depoimento do empreiteiro porque "a defesa sequer tinha conhecimento da sua real situação jurídica".
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Carlos Iavelberg/UOL
Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

MORRE JORNALISTA JOÃO CLÁUDIO NETTO ESTRELLA, PRODUTOR DA GLOBO.

João Cláudio tinha 38 anos; corpo será cremado.

Morreu neste sábado (29/6) o jornalista João Cláudio Netto Estrella, produtor da TV Globo Brasília. Ele estava internado há mais de um mês após dar entrada no hospital Santa Helena com forte pneumonia. Problemas respiratórios agravaram o caso e causaram a morte dele.
João adorava chocolates, gatos e música eletrônica. O produtor mobilizou vários amigos que fizeram incessantes doações de sangue no Hemocentro de Brasília — onde funcionários ficaram admirados com a quantidade de pessoas doando para "um João".
João Cláudio tinha 38 anos e não deixa filhos. O velório será neste domingo, ao meio-dia, na capela sete do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O corpo será cremado.
O presidente do Senado Davi Alcolumbre divulgou uma nota de pesar pela morte do jornalista. "É com muita tristeza que registro a morte de João Cláudio Netto Estrella. Jornalista criterioso, sério e correto. Perde a TV Globo e fica mais pobre o bom jornalismo. Perde o Senado, que não mais vai ter a precisa cobertura diária produzida por João Cláudio. Que Deus conforte a família, os amigos e admiradores neste momento de dor e despedida", escreveu.

Fonte: Bernardo Bittar
Foto: Reprodução/Instagram

ATO PRÓ-MORO EM COPACABANA.

Manifestantes a favor da Lava Jato e em defesa de Sergio Moro se reúnem neste domingo em Copacabana, no Rio.
O ato se concentra na altura do posto 5.

Fonte: O Antagonista

CARAÚBAS: SILÊNCIO SEPULCRAL.

O repórter e blogueiro Vonúvio Praxedes, postou em seu twitter, algo que merece observância, que apesar de ocorrer na grandiosa maioria das cidades, passa despercebido.
Em contato com o radialista João Gomes, da cidade de Caraúbas, no Oeste potiguar, foi informado que no período eleitoral, todos os então candidatos pediram para ser entrevistados. Hoje, após eleitos, ninguém ligou para o mesmo para agradecer....

CAMPO GRANDE/RN: NOVAS BLITZES GARANTE A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO.

Tem sequencia e merce propagação, em Campo Grande, no Médio Oeste potiguar, o trabalho dos policiais militares daquele município. Na noite de ontem, dando continuidade a "Operação Saturação", PM's estiveram realizando abordagens em bares, ruas e locais diversos, além de rondas nas ruas da sede do município e em estradas carroçáveis da zona rural.
Sargento Tárcio Fernandes, disse ao blog que a intenção é apreender armas a exemplo da apreensão de uma arma na última quarta-feira, onde dois elementos foram presos, assim como drogas, veículos irregulares e/ou roubados e fugitivos da justiça que por acaso possam está visitando a cidade.
A Operação Saturação já dura sete dias, de forma ininterrupta e não tem tempo determinado para terminar.
Na noite de ontem, participaram do trabalho além do sargento Tárcio Fernandes, o sargento Mendonça, o cabo J. Santos e o soldado Sílvio César
Participaram da operação o sargento Lima
Com aproximação da tradicionalíssima festa da Padroeira, as abordagens serão intensificadas em toda a área territorial do município de Campo Grande.

ALEXANDRIA: EVENTO DO "ARRAIÁ DA ESTAÇÃO" MERECE NOTA ZERO EM PONTUALIDADE.

Na noite de ontem, quadrilhas juninas de escolas de Alexandria, foram convocadas para apresentar-se no "Arraiá da Estação", que teve como palco o Largo da Estação.
Ótimo, é cultura, é diversão, é a manutenção da tradição nordestina. Merece aplausos e o reconhecido de todos.
Porém, o que em muito desagradou e deixou vários pais descontentes, foi o horário marcado para a quadrilha da Escola Municipal Jardim de Infância Pedro Lobo da Costa chegar ao local (marcaram 18:40h) e somente irem apresentar-se às 22h.
São crianças, que ficaram por esperar mais de 3 horas para então ser chamadas para apresentação. Algo inimaginável, que trouxe transtornos aos pequenos, não há dúvidas.
Se existiu falta de sintonia entre os diretores/responsáveis pelas quadrilhas e a organização do evento, que seja corrigido e não mais façam crianças esperarem tanto. É injustificável.
Se o fato foi esperar a chegada de quem quer que seja, não é, convenhamos, justificativa. Há horários pré-estabelecidos que devem ser seguidos por todos. Sem exceção.
Em contato com uma diretora de escola, minutos atrás, tomei ciência de que não há culpa dos diretores/responsáveis. Arraigado no que diz a educadora:
"EU marquei de chegar entre 18:30 18:40, pois nos passaram que começavam 19:00".
Meu filho saiu de minha casa às 18:30h como solicitado. Outras tantas crianças deixaram suas residências, creio, no mesmo horário, para atender um chamamento do educandário escolar.
Algo vexatório e sem justificativa plausível. Irresponsabilidade, é o termo mais viável. Foram mais de 3 horas de espera.
Além de que, após a apresentação da quadrilha da Escola Municipal Jardim de Infância Pedro Lobo da Costa, outras quadrilhas compostas por crianças, ainda se apresentaram. Inclusive, em contato com a mãe de uma criança da Escola Municipal Coronel Benedito de Paiva, muitos alunos demonstravam cansaço em esperar tanto.
Se seja tomada as devidas providências para que não ocorra fatos semelhantes em outros eventos
Aos (ir)responsáveis por este atraso, meu repúdio e de muitos pais alexandrienses.

EMBARCAÇÃO NAUFRAGA NA COSTA DO RN E 10 PESSOAS SÃO RESGATADAS PELA MARINHA.

Entre os resgatados, sete eram tripulantes, dois militares e um pesquisador.

Uma embarcação naufragou neste domingo (30) a cinco milhas náuticas, o equivalente a 9,2 quilômetros, de Natal. As 10 pessoas que estavam no navio Transmar II foram resgatadas pela Marinha do Brasil.
De acordo com a assessoria de imprensa da Marinha, sete eram tripulantes, dois militares e um pesquisador. “Todos estão em bom estado de saúde e estão regressando em segurança para Natal”, diz a nota das Forças Armadas.
A Marinha usou o Navio-Patrulha Macau e teve apoio de mais duas embarcações para realizar as buscas, depois que foi informada do naufrágio. Os 10 resgatados estão sendo levados à capital potiguar.

Fonte: G1
Foto: Pedro Vitorino

sábado, 29 de junho de 2019

DEPUTADO BERNARDO AMORIM CELEBRA SÃO PEDRO.


SERVIDORA VISTA COMO FANTASMA TEM BENS BLOQUEADOS.

Atendendo os pedidos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Justiça potiguar determinou a indisponibilidade de bens de Maria Lygia Fernandes de Miranda Gomes, em caráter liminar, até o valor de R$ 305.602,93. Ela ocupou o cargo de agente legislativo na Secretaria Administrativa da Assembleia Legislativa do RN, sem efetivamente ter prestado o serviço, ou seja, como “funcionária fantasma”, entre os anos de 2012 e 2017.
A decisão foi expedida pela 1ª vara da Fazenda Pública de Natal. Uma notícia anônima originou o procedimento investigatório da 44ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. Foi constatado que ela residia na cidade de Brasília/DF há aproximadamente 10 anos, onde exercia atividades de advocacia privada.
No intuito de colher maiores informações sobre os fatos relatados, em consulta ao portal da transparência da instituição, constatou-se que Maria Lygia ocupou cargo comissionado no órgão legislativo desde 2012, recebendo remuneração no valor mensal de R$ 4.756,50, até setembro de 2017.
A ré tem o prazo de 15 dias para se manifestar sobre a decisão, caso queira.
Confira AQUI a decisão judicial

Fonte> Carlos Santos

MÉDICOS BRASILEIROS FAZEM CIRURGIA INTRAUTERINA INÉDITA NO MUNDO.

Um procedimento inédito no mundo para corrigir uma má-formação congênita em um feto de 33 semanas, ainda no útero da mãe, foi feito no Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, neste mês de junho. O feto com gastrosquise – abertura no abdômen que permite que órgãos, normalmente o intestino, se desenvolvam do lado de fora – foi operado pela técnica de fetoscopia. Até então, o paciente era operado logo após o nascimento. O procedimento foi apresentado nesta semana no Congresso Mundial de Medicina Fetal, em Alicante, na Espanha. No Brasil, a cada 2 mil bebês, um nasce com essa má-formação.
Os médicos precisaram de uma hora e 40 minutos para fazer o procedimento. A técnica de fetoscopia é similar a uma laparoscopia, não sendo uma cirurgia aberta e, portanto, minimamente invasiva. São feitas quatro pequenas incisões na barriga da mãe por onde eles introduzem os instrumentos para ver o interior do útero e corrigir a má-formação. Eles recolocaram o intestino no abdômen do feto e fecharam a parede abdominal. Após 48 horas da cirurgia, apesar de mãe e feto estarem bem, foi verificado durante um ultrassom de controle que parte do intestino saiu por uma pequena abertura e os médicos optaram pelo tratamento convencional, realizando o parto.
O médico Gustavo Henrique de Oliveira explicou que a sutura estava intacta, mas avaliou que uma passagem estreita, em torno de 3 milímetros, ao lado do cordão umbilical, fez com que as alças intestinas saíssem novamente. “Nós tomamos um cuidado muito grande durante a cirurgia de não fazer uma sutura muito próxima do cordão porque poderia comprometer a circulação do cordão umbilical”, disse.
Oliveira disse que a ocorrência não implica em um insucesso do procedimento, pois o parto foi feito dentro do protocolo do tratamento convencional, em torno da 34ª semana, e agora eles avaliam, apesar da persistência da abertura, ganhos para a bebê após o nascimento. “Parece que a evolução da bebê está sendo um pouco superior, sim, mas não tenho como te responder isso de maneira mais concreta”, ponderou.
Também participaram do procedimento, médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo; Universidade de Taubaté; e do Hospital de Baia Blanca, da Argentina. “[Com a cirurgia após o nascimento,] esses bebês levam muito tempo para conseguir se alimentar. Muitas vezes esse intestino nasce meio que paralisado ou muito inflamado e leva muito tempo até que eles consigam se alimentar por boca. Dependem de alimentação parenteral, muito tempo de internação de UTI e de internação hospitalar. Pela técnica tradicional, a gente tinha um tempo de internação média em torno de 30 dias”, explicou Oliveira.
Com o aperfeiçoamento dessa técnica, a cirurgia intrauterina representará benefícios em relação ao procedimento convencional. Entre elas, o fato de que a operação é feita no ambiente mais “estéril possível”, ainda no útero materno, diminuindo o risco de infecção. Outra vantagem é o nascimento de um bebê já sadio, que poderá, por exemplo, mamar diretamente no seio da mãe e ter alta hospitalar em dois ou três dias. Além disso, há os aspectos emocionais relacionados à mãe, pois ela poderá estar com o bebê desde os primeiros momentos de vida dele.
A cirurgia ainda não está disponível de forma ampla a qualquer paciente. “Isso demanda um treinamento técnico muito intenso e uma estrutura física que não é qualquer hospital que terá. Como toda técnica nova ela demanda uma série de aperfeiçoamento e de mais experiência para que isso possa ser disseminado”, explicou Oliveira. Ele destacou que, para esse procedimento, foram mobilizadas diferentes equipes com expertises diferenciadas. A escolha do Hospital da Criança, por exemplo, se deu por ser uma unidade com experiência na técnica tradicional de gastrosquise.

Fonte: Camila Maciel/Agência Brasil

MINISTRO DETERMINA QUE SENADOR CONDENADO SE APRESENTE TODO MÊS AO STF.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou hoje (28) que o senador Acir Gurcacz (PDT-RO) compareça mensalmente ao tribunal para comprovar o cumprimento de sua condenação. Na mesma decisão, Moraes definiu que o Senado Federal informe a frequência do parlamentar nas sessões da Casa desde outubro do ano passado.
As decisões do ministro foram tomadas após a Justiça do Distrito Federal autorizar que Gurcacz viajasse para Aruba em julho. Além de suspender a autorização da viagem, Moraes também determinou que o senador entregue o passaporte. Ele ficaria hospedado no Renaissance Aruba Resort Hotel & Casino no período de 17 de julho a 3 de agosto de 2019.
Em 2018, o parlamentar foi condenado a quatro anos e seis meses por crime contra o sistema financeiro nacional. Ele foi considerado culpado de desviar recursos de um financiamento obtido junto ao Banco da Amazônia entre os anos de 2003 e 2004, quando era diretor da empresa de viação Eucatur. Atualmente, o senador cumpre pena em regime aberto e está em prisão domiciliar, podendo comparecer às sessões da Casa Legislativa.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também chegou a pedir a suspensão da viagem. Dodge afirmou ao STF que a autorização não é compatível com regime de cumprimento de prisão domiciliar. O pedido para sair do país foi feito pela defesa do senador e autorizado pela Justiça do DF. O Ministério Público local também concordou com a medida.
Em nota, o parlamentar disse que a viagem seria feita durante o recesso parlamentar e custeada com recursos próprios, sem prejuízo aos cofres públicos.

Fonte: Saulo de Castro/Portal da Abelhinha

APÓS FURTAR R$ 20 MIL DE PARÓQUIA NO CEARÁ, SEMINÁRIO É PRESO.

Um seminarista, identificado como Diogo Martins da Silva, de 26 anos, foi preso suspeito de furtar R$ 20 mil decorrentes de doações de fiéis de uma paróquia, localizada no município de Alto Santo, no Ceará. O seminarista era um dos moradores da casa paroquial.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o crime ocorreu no último dia 4 de junho, quando o pároco, ao chegar à casa paroquial, se deparou com diversos objetos desordenados em um cômodo da residência. No momento, ele também percebeu a falta da quantia aproximada em R$ 20 mil, decorrentes das doações de fiéis das paróquias de Alto Santo e Potiretama.
O caso foi registrado na Delegacia Municipal, e as investigações foram iniciadas. Os policiais passaram a levantar informações com o intuito de identificar o autor do crime e recuperar o valor furtado. Ainda de acordo com a SSPDS, após o trabalho policial, a equipe conseguiu elementos suficientes que indicaram o seminarista como o autor do crime investigado.
Diante das evidências e das provas colhidas, o suspeito confessou o crime. A equipe de policiais recuperou R$ 15,261 mil e bens materiais já adquiridos pelo criminoso, como um notebook, óculos, relógio, perfume, roupas e sapato. Todo o material foi apreendido e restituído à Casa Paroquial. Diogo Martins foi autuado em flagrante por furto.

Fonte: O Povo

PRESIDENTE DA AMARN, HERVAL SAMPAIO, DIZ QUE MORDAÇA É EXTERNA E INTERNA.

SÉRGIO MORO REAGE A NOVOS DIÁLOGOS: "UM BALÃO VAZIO, CHEIO DE NADA".

Ministro da Justiça volta a colocar em dúvida a autenticidade do conteúdo divulgado pelo site The Intercept Brasil.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, se manifestou pelo Twitter sobre as novas mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil. O ex-juiz voltou a colocar em dúvida a autenticidade das conversas e minimizou o conteúdo discutido pelos procuradores. Segundo os diálogos, os membros do MPF criticaram a atuação do então juiz e sua aproximação com Jair Bolsonaro (PSL), que acabara de vencer as eleições de 2018. “A matéria do site, se fosse verdadeira, não passaria de supostas fofocas de procuradores, a maioria de fora da Lava-Jato”, escreveu o ex-juiz na rede social.
Ele se baseou na informação de que as mensagens foram adulteradas, algo que “só reforça que as mensagens não são autênticas”. Pelo Twitter, o jornalista Glenn Greenwald, editor The Intercept Brasil, admitiu que foi um erro de edição a publicação do nome do procurador Ângelo Goulart Villela – preso em 2017 – antes que o conteúdo estivesse disponível no site. De acordo com a reportagem, trata-se, na verdade, de Ângelo Augusto Costa, também do MPF. “Nós cometemos um erro ao colocar os bate-papos no formato online porque havia 2 Angelos. Nós o corrigimos antes de ser publicado quando detectado por nossa checagem de fatos”, escreveu.
De acordo com o ministro, as mensagens divulgadas são “um balão vazio, cheio de nada” e que a divulgação visa, apenas, constranger a força-tarefa da Lava-Jato. “Até quando a honra e a privacidade de agentes da lei vão ser violadas com o propósito de anular condenações e impedir investigações contra corrupção?”, indagou Moro.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Victor Irajá/Veja
Foto: Adriano Machado/Reuters

VEREADOR MORRE DEPOIS DE SOFRER ACIDENTE DE MOTO EM CIDADE PARAIBANA.

Ele foi o vereador mais bem votado nas eleições de 2016 na cidade de Curral Velho.

Veio a óbito, nas primeiras horas desta sexta-feira (28), o Vereador Antonio Jailsom Alves (Tonho Carnaúba) de 39 anos, em virtude de ter sofrido um acidente de moto por volta das 5h da tarde da quinta-feira, na entrada da cidade de Curral Velho (PB).
De acordo com as informações prestadas por familiares, Tonho estaria saindo da cidade sem usar capacete e em baixa velocidade, porém, teria derrubado o seu boné e acabou perdendo o controle da motocicleta, chegando a cair e batendo a cabeça fortemente no chão.
Socorrido para o Hospital Distrital de Itaporanga, depois transferido para Patos e ainda Campina Grande, Tonho veio a falecer já no Hospital de Emergência e Trauma.
A morte do vereador causou grande comoção popular, já que ele era membro de famílias tradicionais da cidade, bem como uma pessoa muito bem relacionada com a sociedade.
Tonho deixa um filho menor na cidade de Diamante/PB. 
Ele foi o vereador mais bem votado nas eleições de 2016 na cidade de Curral Velho.
A câmara municipal e a prefeitura decretaram luto oficial e a programação da festa de emancipação política de Curral Velho, também deverá ser cancelada.

Fonte: Diamante Online

PATU: ASFALTO DANIFICA VEÍCULO.

Na noite do último dia 18, transitando na rodovia RN-078, trecho que ladeia a cidade de Patu, no Oeste potiguar, especificamente no trecho onde fica a entrada do bairro Nova Patu, percebemos um forte barulho, que nos fez parar o veículo, mesmo sendo já no período noturno. Ao verificar o ocorrido, percebemos que a proteção do veículo havia se rompido, devido o descaso e a irresponsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens tem para com muitas estradas do estado do RN. É inimaginável o que ali se ver. O asfalto parece ter sido dissolvido, criando diversas ondulações no trajeto, impossibilitando uma travessia com segurança. Verdadeiras barreiras verticais de formaram, de, pasmem, asfalto. Algo com a dimensão que pouco se ver.
Facilmente, qualquer veículo transitando com uma velocidade um pouco maior, pode capotar, gerando um acidente de grande dimensões. tanto é, que muitas carros utilizam a terra de barro lateral ao acostamento, para trafegar.
Se faz emergencial, que as autoridades de Patu, independente de que ala partidária pertençam, solicitem providências urgentes.
Na foto, será difícil entender em que estado encontra-se o local, repito, pela forma que "ganhou" o asfalto.
Haverei de, por e-mail, requerer ao DER/RN que algo seja feito, no intento de se evitar o pior.
Taxas exorbitantes são cobranças, para que possamos viajar por estradas de péssima qualidade. E melhorias, dificilmente temos visto, no Rio Grande do Norte. E não é de agora.