RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 31 de dezembro de 2022

O INSTANTE DO ANO DE TERESA RAQUEL, COM ADAMIS OLIVEIRA E FÉLIX ARAÚJO FILHO

A escolha da foto para fechar 2022 não foi nada aleatória. Inspirada em Marie Curie e na investida certeira da mulher que descobriu a radioatividade - guardemos as devidas proporções, por óbvio -, preferi deixar a abstração para as próximas linhas.

Quanto ao ano que findar-se-á dentro de instantes e, de certo, sobre as minhas vivências até agora, assemelho tudo a um eletrocardiograma. Há quem pense que as ondas retratadas no exame significam tão somente altos e baixos. De fato, o senso comum não está de todo errado.

Mas, como a poesia sempre me leva a um olhar excedente, para além dos tracinhos subindo e descendo, eu consigo enxergar a vida pulsando, latejando e querendo mais de mim.

A imagem do ano não pode e nem deve ser resumida em palavras. Não tenho habilidade nenhuma em sintetizar sentimentos, principalmente quando são permeados de significados e significantes.

O momento congelado nessa imagem aconteceu quando, através do Poeta Adamis Oliveira, recebi o convite para falar sobre luto, justiça, paz e esperança na Universidade Estadual da Paraíba. Ao meu lado, o gigante Félix Araújo Filho que, igualmente a mim, transformou a tragédia em trajetória, o luto em luta, a saudade em presença, o exemplo em dignidade e a escrita poética como companheira fiel nas noites sombrias. Afinal, a arte sempre será uma ferida de luz.

Portanto, sigamos com fé e esperança. Isso sim nos importa.

PREFEITA JANDA JÁCOME E SEU DESEJO DE 2023 DE GRANDES REALIZAÇÕES

 

MENSAGEM DE ANO NOVO DE DR. LUCAS HOLANDA

 

PREFEITO RAMON ALVES DESEJA UM ANO REFLETO DE REALIZAÇÕES

 

PATU: BRUNO DE CARRAPICHO E OS VOTOS DE FELIZ ANO NOVO


Que possamos estar de coração aberto para receber o novo, com muitas bênçãos e realizações.

DEPUTADO DR. BERNARDO E SUA MENSAGEM DE ANO NOVO: "MOMENTO DE AGRADECER"

 



EX-COMEDIANTE DA GLOBO É PRESO EM FLAGRANTE POR BATER NA MÃE DE 57 ANOS

O humorista Filipe Pontes, 36, foi preso em flagrante neste sábado (31), em Ribeirão Preto (SP), por agredir a própria mãe, que entrou com um pedido de medida protetiva de urgência contra o artista. 

A informação foi confirmada à reportagem de Splash pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. "Ele é acusado de agredir a própria mãe, de 57 anos, segundo ocorrência registrada na CPJ de Ribeirão Preto", diz um dos trechos da nota enviada pelo órgão.

O irmão do humorista, de 21 anos, também aparece como uma das vítimas no boletim de ocorrência, que foi registrado como "violência doméstica, ameaça, injúria e vias de fato". 

Ainda segundo a Secretaria de Segurança, Filipe Pontes deve ficar preso até a realização de uma audiência de custódia.

A reportagem entrou em contato com representantes do artista, mas não obteve retorno até a publicação desta nota. Se o fizer, o texto será atualizado. 

O humorista ficou conhecido por participar de programas de TV como "Zorra Total", "Domingão do Faustão", "Altas Horas", na TV Globo, "Pânico na Band" (Band TV) e "Legendários" (Record TV).

Fonte: Ricardo Pedro Cruz/Splash, em São Paulo

Foto: Ellen Soares/Globo

QUE 2023 VENHA RECHEADO DE BOAS NOVAS PARA TODOS NÓS

 

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

OPERAÇÃO PRENDE BOLSONARISTAS SUSPEITOS DE ATUAR EM NOITE DE VANDALISMO EM BRASÍLIA

Ação da Polícia Federal ocorre no Distrito Federal e em mais sete estados.

A polícia federal começou na noite desta quarta-feira (28) as primeiras prisões de suspeitos de participação na tentativa de invasão ao prédio da corporação e nos atos de vandalismo que resultaram em incêndios a carros e ônibus em Brasília, no último dia 12. Duas pessoas foram presas, uma no Rio e outra em Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As medidas fazem parte de uma operação maior deflagrada na manhã desta quinta-feira (29), com mais de 30 mandados a serem cumpridos, contando prisões e buscas e apreensões. Ela foi nomeada como "Fuso a menos" e ocorre no DF e em mais sete estados: Pará, Tocantins, Ceará, Rio, São Paulo, Rondônia e Mato Grosso. A Polícia Civil do DF também participa da operação.

A presa em Brasília é identificada como Klio Hirano. Nas redes sociais, ela tem diversas postagens publicadas em acampamento em frente ao QG do Exército, onde manifestantes pedem uma intervenção das Forças Armadas para evitar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ela ainda fez um vídeo em frente à sede da Polícia Federal no dia do vandalismo no DF. Na gravação, ela pede que "defensores da pátria" sigam ao local.

—É hoje que a gente vai ter a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que a gente está tando procurando — diz.

Os ataques à sede da PF e a veículos estacionados nas ruas do entorno do prédio ocorreram naquela noite do dia 12 de dezembro após a prisão do indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante.

O vandalismo é parte da escalada de atos com discurso golpista patrocinados por apoiadores do ainda presidente da República.

O indígena foi preso após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou sua participação no atos antidemocráticos na capital federal.

Os atos antidemocráticos que pedem um golpe militar e escalam em casos de violência pelo país têm sido atiçados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) desde a sua derrota para Lula no segundo turno das eleições.

A escalada da violência nesses atos liderados por bolsonaristas fez desmoronar o discurso público do presidente e de seus aliados, que destacavam as manifestações como ordeiras e pacíficas e buscavam associar protestos violentos a grupos de esquerda.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Folhapress/NSC Total

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

DONO DE "CASA DE DRINKS" É ASSASSINADO EM ALEXANDRIA

Na manhã de ontem (29), dois homens chegaram de motocicleta e entraram no estabelecimento comercial de Francisco Lima da Silva, conhecido por "Tio Chico", proprietário de uma casa de drinks, na cidade oestana de Alexandria, e o executaram com diversos tiros.

A vítima veio à óbito no local, com ferimentos causados pelos projéteis, na cabeça e tórax.

O crime ocorreu no bairro ilha de Cima, por volta das 10h40. Após o fato, a dupla fugiu e não há paradeiro dos mesmos.

A fatídica ação será investigada pela delegacia de Alexandria, que tem o seu titular, Murilo Baessa à frente.

Francisco Lima da Silva, havia sido preso no ano de 2010, na operação "Stone", que combatia o tráfico de drogas na região do RN e do Ceará. Este ano, a vítima voltou a ser preso, por porte ilegal de arma.

A população pode ajudar com informações anônimas através dos disque-denúncias 181 e 190.

Com informações do blog Nosso Paraná RN

IRACEMA: POPULAÇÃO AVALIOU GESTÃO CELSO GOMES E EXPRESSOU SUA INTENÇÃO DE VOTO PARA 2024

Em pesquisa de opinião pública realizada na cidade cearense de Iracema, no dia de hoje, foi traçado o perfil político-administrativo do município de momento.

Os pesquisadores questionaram os iracemenses, após metade do mandato, sobre a aprovação/rejeição do governo Celso Gomes, além de aferir qual os maiores problemas estruturais que merecem ser solucionados emergencialmente.

Apesar de faltar 18 meses para as convenções que definirão os candidatos para vereador e prefeito, foi sondado a intenção de voto para a chefia do executivo municipal, com questão espontânea; estimulada e de rejeição.

Nos quesitos estimulado e de rejeição, foram apresentados por ordem alfabética os nomes de Celso Gomes; Evaristo Maia; Régio de Otacílio e José Juarez.

Também foi aferido quem deveria ser o postulante a vice-prefeito em chapa futura, tanto do bloco oposicionista como governista, que apresentou em ambos os quesitos, os nomes de Antônio do IDL; Evaristo Maia e Cícero Benigno.

Alguns dados da pesquisa de opinião pública possivelmente sejam veiculados na página de instagram do site CE POLÍTICA EM DIA, que deve entrar no ar nas próximas horas e aqui no RN POLÍTCA EM DIA.

A pesquisa foi realizada pela LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ENSINAMENTOS PARA A VIDA. ISAÍAS, 41:10

 

ALEXANDRIA NAS LINHAS DE VICENTE SEREJO

Como presente de natal à terra da barriguda, o respeitado jornalista potiguar Vicente Serejo publicou a obra " Epigramas de Nino - O filósofo melancólico do beco da lama. 

O livro que ganhou vida pela inspirada caneta do escritor versa sobre a agudeza das reflexões do alexandriense Romildo Soares. Uma coletânea de pensamentos e inquietações sob a ótica de um artista no sentido mais epistemológico da palavra, sendo todos eles sorvidos em goles longos de sabedoria e melancolia nas horas calmas do dia e no silêncio das noites insones.

Estiveram presentes no evento, Henrique Eduardo Alves, Diretor da Tribuna do Norte, Abimael Silva, editor renomado,  Teresa Oliveira, escritora alexandriense, dentre outras personalidades literárias.




VIÇOSA: COMO ASSIM SEM REJEIÇÃO?

O governo municipal de Viçosa, no Oeste potiguar, tem muito o que comemorar.

O modelo administrativo implantado pelo prefeito Ramon Alves, consegue um feito histórico e que em pouquíssima vezes se ver algo semelhante.

Em pesquisa de opinião pública que ouviu 222 entrevistados, absolutamente nenhum dos cidadãos participantes do levantamento, optou pelas alternativas "ruim" ou "péssima".

Isso, concede a administração viçosense, uma aprovação de 87,37% ao final desta primeira metade do governo.

Este percentual encontra-se dividido em 57,65% que avaliam como "ÓTIMA" a administração Ramon Alves e 29,72% compreendem ser "BOA".

Outros 6,30% dos entrevistados, asseguram ser "REGULAR".

Não souberam ou preferiram não responder o questionamento, 6,30% dos ouvidos.

A pesquisa foi realizada em 24 de dezembro e o total de questionários aplicados, corresponde a 11,91% do contingente eleitoral, que é de 1.863 eleitores.

QUEM VAI PASSAR A FAIXA PRESIDENCIAL A LULA? QUATRO ALTERNATIVAS ESTÃO EM DISCUSSÃO

Lei criada em 1910 pode ser solução para impasse na entrega da faixa a Lula, já que Jair Bolsonaro recusa-se a fazê-lo.

Com Jair Bolsonaro se recusando a admitir expressamente a derrota nas urnas e de malas prontas para uma viagem com passagem só de ida para os Estados Unidos, a equipe de Lula trabalha para encontrar uma solução para a entrega da faixa presidencial em 1º de janeiro.

O gesto simbólico não será feito por Bolsonaro e nem pelo seu vice, Hamilton Mourão, que tratou o gesto simbólico como um “pepino” que só cabe a presidentes eleitos.

Uma lei criada em 1910 pelo marechal Hermes da Fonseca, que criou a faixa presidencial, pode ser uma solução para o impasse.

A lei diz que o presidente eleito pode receber a faixa presidencial dos presidentes do Congresso ou do Supremo Tribunal Federal.

Segundo informações de O Globo, assessores do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já sugerem que ele tome a frente e se pronuncie sobre a passagem de faixa, já que a presidente do STF, ministra Rosa Weber, é “avessa a holofotes” e provavelmente não vai querer assumir a função.

Pacheco já será obrigado, por lei, a abrir a sessão solene de posse e entregar a Lula e ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, o termo de posse para que assinem.

Outras alternativas

A equipe de Lula ainda tem outras três cartas na manga para resolver a questão da faixa presidencial.

A primeira é que o presidente da Câmara, Arthur Lira, faça o gesto simbólico de entrega da faixa.

A segunda alternativa em discussão seria reunir um grupo de pessoas representando diversos segmentos da população e setores da sociedade civil, para entregar a faixa a Lula.

Em último caso, um cerimonialista poderia cumprir a missão.

Fonte: Jornal GGN

Foto: Divulgação/Presidência da República

EM MEIO A FUGA DE ANUNCIANTES, JOVEM PAN REPUDIA GOLPISMO E RECONHECE GOVERNO LULA

Em editorial recente, a emissora diz que ‘não endossa qualquer lampejo golpista’

Notória apoiadora do governo de Jair Bolsonaro nos últimos quatro anos, a Jovem Pan parece querer manter distância da militância bolsonarista que ocupa ruas e quartéis pedindo intervenção militar. Ao menos é o que sugere um editorial lançao nesta quarta-feira 28 pela emissora. 

“Ainda que visões políticas e ideológicas dissonantes tenham dividido a população em lados opostos, é crucial que todos entendam que essas divergências são pilares fundamentais da democracia”, diz o texto, lido pelo âncora Adalberto Piotto, que prossegue:

“A Jovem Pan nunca vai apoiar qualquer manifestação que caminhe na direção do enfraquecimento ou da destruição de nossas instituições. Somos defensores do direito de discordar e vamos exercer o papel de críticos sempre que necessário”, finalizam.

O texto vem à tona a quatro dias da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há poucas semanas, a Jovem Pan foi obrigada pelo TSE a ceder direito de resposta ao petista após comentaristas afirmarem que ele não teria sido inocentado  e que perseguiria cristãos.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Camila da Silva/Carta Capital

MICHELLE JÁ CONSULTOU ESPECIALISTA EM DIREITO DA FAMÍLIA PARA SE SEPARAR DE BOLSONARO, DIZ COLUNISTA

Apoio da primeira-dama a Damares Alves na eleição para o Senado pelo DF foi pivô de crise que fez casamento "subir no telhado", informa Ricardo Feltrin.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro consultou recentemente, mais de uma vez, uma advogada ligada a um grande escritório especializado em Direito da Família para estudar o início de um processo de separação do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), informou o colunista Ricardo Feltrin em seu canal do YouTube.

Feltrin afirma que o casamento "subiu no telhado" após as eleições deste ano, devido ao apoio de Michelle à senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF). Ocorre que o PL de Jair Bolsonaro articulava com o Republicanos para eleger a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) ao Senado, mas Damares "furou a fila", se candidatou, teve o apoio de Michelle e ganhou a vaga.

Tal manobra de Damares e Michelle teria deixado Bolsonaro e seus filhos "furiosos". A senadora eleita, que também é confidente da primeira-dama, defende que Michelle crie sua própria base política no DF, devido ao seu perfil de "conservadora, cristã e defensora dos valores da família." Damares vê um potencial de liderança política em Michelle.

O colunista, que afirma que o casamento "está por um fio", acrescenta que o processo de divórcio provavelmente se iniciará em 2023. Segundo ele, o casal vivia uma crise desde 2017, mas as eleições de 2018 e o mandato de Bolsonaro na presidência teriam acalmado os ânimos, que agora voltaram a se acirrar.

Vale lembrar que, nesta segunda-feira (26), a coluna do Guilherme Amado no portal Metrópoles também noticiou uma crise no casamento de Jair e Michelle, sendo que ambos deverão viajar separados no fim de semana da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: Brasil 247

Foto: Carolina Antunes/PR

BOLSONARO VIAJA AOS ESTADOS UNIDOS E NÃO IRÁ PASSAR FAIXA A LULA

Antes de embarcar, presidente assinou nomeação de oito servidores para assessorá-lo como ex-presidente.

Vivendo os momentos finais do mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) viajará, nos próximos dias, aos Estados Unidos e deverá passar a virada do ano em um resort na região de Orlando, na Flórida.

Na última viagem como mandatário do país, Bolsonaro deverá usar o avião presidencial, sem a companhia da primeira-dama Michelle Bolsonaro. A previsão é que ele se hospede no mesmo condomínio onde o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump possui uma casa.

Na noite de terça, o presidente negou à emissora CNN que deixaria o Brasil nesta quarta-feira (28), e não chegou a fazer qualquer referência a uma data futura.

Antes de embarcar, ele assinou a nomeação de oito servidores a quem tem direito na sua equipe de ex-presidente, com salários custeados pelos cofres da União. Entre eles, estão militares e atuais assessores na Presidência da República. Nesta quarta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) publicou no Diário Oficial da União uma determinação para uma sargento do Exército viajar para Miami, com objetivo de fazer a “segurança de familiar” do presidente.

Bolsonaro foi o primeiro presidente do país a disputar a reeleição e ser derrotado. Ele perdeu em disputa de segundo turno para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por uma diferença de cerca de 2 milhões de votos (um placar de 50,90% a 49,10%, considerando apenas os votos válidos).

A viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos tem sido alvo de críticas entre os integrantes da equipe do governo eleito. Para o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), futuro ministro das Relações Institucionais, o mandatário mostrou-se um “líder de barro”, incapaz de liderar a direita.

Padilha pontuou que o atual presidente “incitou hordas bolsonaristas a desrespeitarem a eleição e a constituição e a transformar as frentes de quartéis em verdadeiras em incubadoras de atos violentos”.

Conforme noticiou o jornal O Estado de S.Paulo, aliados disseram que Bolsonaro avaliava a ideia de fazer um pronunciamento à nação antes de decolar, mas teria abortado o plano, em meio ao risco jurídico de incendiar manifestações.

Fonte: Luís Filipe Pereira/Infomoney

Foto: Wagner Meier/Getty Images

ALEXANDRIA: SEGUINDO A NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO NO LESGILATIVO, ESTUDANTE DE MEDICINA PODE DISPUTAR VAGA

É público e notório a renovação imediata da grandiosa parte dos ocupantes dos assentos da câmara de vereadores de Alexandria. Isso, diante da visível baixíssima qualidade de legítimos e verdadeiros representantes do povo.

Assim, nomes já foram ventilados semanas atrás e hoje tomamos conhecimento que o farmacêutico e estudante de medicina, José Airton pode pleitear uma das nove cadeiras do parlamento alexandriense.

Atualmente, universitário de medicina, Airton tem se revezado entre o estado do Ceará, onde estuda e Alexandria.

A ideia parece está ganhando força e teria o apoio de um ex-candidato a deputado federal e a simpatia de um profissional de saúde do município.

Hoje, em uma rápida conversa com Aírton, questionei a possibilidade. o mesmo nem afirmou ou negou. Somente frisou que gosta da política e vontade não lhe falta...

Que outros e outros busquem dar uma nova e melhor aparência ao perfil da câmara de vereadores, que deve ser totalmente independente.

2024 é logo ali e a corrida já começou em quase todos os municípios do país.

HOMEM É MORTO A TIROS EM BOM SUCESSO, SERTÃO DA PARAÍBA

Um homem foi morto a tiros na noite desta terça-feira (27), em Bom Sucesso, no Sertão da Paraíba. O crime aconteceu na Praça Cícero Ferreira, por volta das 21h.

De acordo com as informações iniciais, a vítima foi identificada como Welington Hugo da Silva, de 27 anos. 

Informações repassadas à polícia relataram que a vítima estava em uma cadeira, em um ponto de venda, quando um homem se aproximou e pediu uma cerveja. Em seguida, sacou uma arma e efetuou diversos disparos, atingindo a vítima na cabeça.

O suspeito fugiu após o crime.

A polícia militar foi acionada e isolou o local até a chegada da perícia. O corpo foi removido ao NUMOL para exame cadavérico. Foram efetuadas diligências para localizar o suspeito, mas até o momento, ninguém foi preso.

Em 18 de dezembro de 2020, Welington Hugo foi preso em ação integrada da polícia civil, BOPE e sistema penitenciário, nas proximidades do terminal rodoviário em Sousa. Ele e mais dois comparsas pretendiam cometer um homicídio na cidade. Foram apreendidas três armas na ocasião.

Fonte: Portal 40 Graus

GRAVE ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS E DUAS PESSOAS FERIDAS

Fato ocorreu na BR-230, no município de São Mamede.

Um grave acidente registrado na tarde desta segunda-feira, (26), envolvendo um carro e um caminhão, deixou duas pessoas mortas e duas gravemente feridas na BR-230, no km 314, no município de São Mamede.

De acordo com informações colhidas pelo repórter Pabhlo Rhuan, do Patosonline.com, o caminhão, modelo Volkswagen VW/15.210, de placa PPU-6684, transportando Nitrato de Amônio, colidiu de forma frontal com o carro, modelo Volkswagen GOL, de cor branca e placa OFZ-0301, da cidade de João Pessoa.

Com a forte batida, duas pessoas que estavam no carro morreram ainda no local. O corpo de uma das vítimas em óbito ficou preso às ferragens e as guarnições do 4° Batalhão de Bombeiro Militar, aqui de Patos, foram acionadas ao local para fazerem a remoção.

Dois outros ocupantes do carro foram socorridos em estado grave pelo SAMU ao Complexo Hospitalar de Patos.

Fonte: Pabhlo Rhuan/Patos Online

Foto: Pabhlo Rhuan

60% DOS BRASILEIROS ACREDITAM QUE 2023 SERÁ MELHOR, DIZ DATAFOLHA

Os grupos que estão mais otimistas são os menos instruídos, os mais pobres, nordestinos e os consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo.

Pesquisa Datafolha realizada nos dias 19 e 20 mostra que 60% dos brasileiros acreditam que 2023 será melhor do que 2022.

Relacionados ao eleitorado de Lula, que assumirá a presidência da República em 1º de janeiro, os grupos que estão mais otimistas são os menos instruídos (66%), os mais pobres (68%), nordestinos (75%) e os consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo (87%).

Os brasileiros, no entanto, estão menos otimistas do em 2021, quando 73% achavam que 2022 seria melhor.

Segundo a pesquisa, o pessimismo em relação ao próximo ano passou de 8% em 2021 para 22% em 2022 e engloba 44% dos mais ricos e 45% dos eleitores que aprovam o governo de Jair Bolsonaro.

Em relação aos brasileiros que esperam que 2023 seja igual a 2022, o índice é de 15%.

O Datafolha ouviu 2.026 eleitores em 126 cidades do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Fonte: O Antagonista

Foto:  Isac Nóbrega_PR e Ricardo Stuckert/Instituto Lula

RN: JOVEM MORRE VÍTIMA DE CAPOTAMENTO ENTRE MARCELINO VIEIRA E RAFAEL FERNANDES

Nas primeiras horas de hoje, um acidente do tipo capotamento, vitimou o jovem de nome Daniel, de 21 anos, natural da cidade de Tenente Ananias. O mesmo ficou preso as ferragens e teve morte ainda no local.

O fatídico ocorreu nas proximidades do trevo de acesso a cidade de Rafael Fernandes, mais precisamente no Vale do Amanhecer.

O condutor do veículo teria perdido o controle de capotamento o Fiat Palio onde haviam quatro ocupantes.

O grupo retornava da festa realizada em alusiva a emancipação política da cidade de Água Nova.

BOLSONARO NOMEIA INDICADO DE LULA PARA O COMANDO DO EXÉRCITO

Jair Bolsonaro oficializou nesta quarta-feira a troca do comando do Exército em publicação no Diário Oficial da União e nomeou o indicado por Lula para o lugar.

O presidente oficializou o general Júlio Cesar Arruda para exercer o comando interinamente do Exército a partir de 30 de dezembro.

Indicado a ministro da Defesa, José Múcio chegou a conversar com Bolsonaro sobre a antecipação da troca dos comandos.

O presidente também exonerou o almirante de esquadra Marco Sampaio Olsen do cargo de comandante de Operações Navais. Em substituição, foi nomeado o almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.

Olsen é o indicado de Lula para o comando da Marinha, mas a nomeação não foi oficializada nesta quarta-feira.

Fonte: Naira Trindade - Lauro Jardim/O Globo

Foto: Marcos Corrêa/Presidência

LIVE "ENCONTRO MARCADO" DE AMANHÃ (29), RECEBE O DELEGADO DE ALEXANDRIA, MURILO BAESSA.

 

DEPUTADO DR. BERNARDO SAÚDA A CIDADE DE VIÇOSA PELOS SEUS 59 ANOS

 

DEPUTADO DR. BERNARDO ALERTA PARA A BAIXA NO ESTOQUE DE SANGUE NO HEMONORTE

 

FRUTUOSO GOMES: ADMINISTRAÇÃO JANDA JÁCOME FECHA O ANO COM APROVAÇÃO MAIOR QUE 90%

Somente 3,72% rejeitam a administração frutuosogomense.

E mais uma vez, a administração municipal de Frutuoso Gomes ratifica as ações desenvolvidas pela equipe da prefeita Jandiara Jácome.

Em pesquisa realizada no dia 25 de dezembro, quando entrevistou-se 322 cidadãos, nas zonas rural e urbana do município, aferiu a aprovação/reprovação deste 24 meses do atual mandato. O que corresponde a 50% do quadriênio.

Com aceitabilidade, acima de 90%, o governo municipal deslancha e mantém-se firme e forte, rumo a mais dois anos de pleno desenvolvimento, sempre amparado pelo apoio popular.

PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Observou-se junto aos ouvidos, qual seria o maior problema estrutural enfrentado.

Quase metade dos moradores de Frutuoso Gomes, foram efusivos em dizer que não há problemas de ordem emergencial para serem sanados. Para ser mais exato, 49,68% não têm o que citar no que tange a ausência do poder público, em termos de obras e serviços.

Outros 27,32% empenharam sua posição de que não sabem o que exigir da administração municipal, como melhoria para seus bairros e comunidades rurais.

Isto, totaliza 77% da população que não avalia o que pode ser feito para melhorar a sua qualidade de vida. O que equivale a entender que esta parcela da população, está amplamente satisfeita com os serviços executados e prestados pelo poder público municipal.  

ISMAELSEVERINO

Um outro dado interessantíssimo, que autentica o poderio político da prefeita Janda Jácome, dar-se com relação aos índices de eleitores que estão seguros em votar no nome escolhido pela prefeita para sucedê-la. Ismael Severino é universitário de direito.

Questionou:

O(a) candidato(a) apoiado pela prefeita Janda, você votaria se:

* Depende de quem seja o nome        * Seja quem for tem meu voto

* Não votaria        * Não sabe

A grandiosa maioria dos entrevistados, foi enfática em afirmar que "seja quem for o postulante" à chefia da prefeitura de Frutuoso Gomes, em 2024, terá o voto. o índice de concordância ultrapassa 77%.

Este panorama denota a confiabilidade do povo de Frutuoso Gomes, no trabalho empenhado nestes 6 anos em que a atual gestora ocupa a cadeira central da política da antiga "Mineiro".

ODB: QUAIS OS NÚMEROS PARA A SUCESSÃO MUNICIPAL E COMO ANDA O GOVERNO MARIA HELENA QUEIROGA

Esta semana, pesquisadores estiveram ouvindo os moradores da cidade oestana de Olho d'água do Borges, onde questionaram como veem a administração Maria Helena Queiroga, após 50% do mandato atual. Maria Helena está em sua segunda gestão e já avalia nomes para sua sucessão.

O vice-prefeito, Antonimar Amorim, seria, à priori, o nome para ocupar a cabeça da chapa majoritária situacionista. Porém, rumores dão conta que existe uma inclinação para que a indicada seja a atual diretora do Hospital Maternidade Rita Elvira da Silva (HMRES), Ana Laíde Dias.

O bloco oposicionista também prepara-se para o embate, apesar de na eleição deste ano terem estado juntos com o bloco governista no apoio aa candidatura do deputado estadual Dr. Bernardo.

A ala contrária ao governo Maria Helena, tem nomes que podem compor uma chapa competitiva, como exemplo, a ex-vereador Gildenia Pinto de Paiva, que disputa como vice-prefeita na ala de oposição e a esposa do ex-prefeito Jackson Queiroga, Jadete Maria de Oliveira Queiroga de Morais, que concorreu ao cargo de prefeita em 2020.

O nome de um empresário também está sendo ventilado. Mas há fortes indícios que o cabeça da chapa terá uma destas duas ex-postulantes na chapa oposicionista no último pleito municipal. Porém, não se descarta a vinda de Antonimar para compor a majoritária, caso haja uma outra indicação que não seja a dele, para pleitear o executivo olhod'aguense.

Na pesquisa, forma abordados questões de cunho espontânea; estimulado e de rejeição, com os nomes de Antonimar; Aroldo Queiroga; Ceiça; Laize; Gildênia; Gilson Leite; Jackson Queiroga; Jadete e professor João Maria.

Também aferiu-se a intenção de voto para vereador na forma estimulada.

E, como não poderia deixar de ser abordado, viu-se a aprovação/rejeição das ações da gestão Maria Helena Queiroga.

A pesquisa ouviu 232 entrevistados, o que equipara-se a 5,91% do contingente eleitoral de Olho d'água do Borges, que é de 3.922 eleitores.

BOLSONARISTAS COMEÇAM A DEIXAR ACAMPAMENTO EM QG DO EXÉRCITO EM BRASÍLIA

Grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro começa a se desmobilizar no Setor Militar Urbano, após quase dois meses acampados no local.

Há quase dois meses em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, o ato antidemocrático comandado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) começa a perder forças. Nesta terça-feira (27/12), o Metrópoles esteve no Setor Militar Urbano (SMU) e encontrou um número bem menor de “patriotas”, se comparado há algumas semanas.

Os bolsonaristas começaram a deixar o acampamento. Em muitos pontos, onde havia barracas montadas, há apenas demarcações, dando sinais de que ali já esteve uma tenda. O cansaço é visível no rosto dos apoiadores do presidente, que embarca nesta quarta-feira (28/12) para Orlando, nos Estados Unidos. O atual chefe do Executivo federal pretende ficar por, pelo menos, três meses em terras norte-americanas.

Por volta das 16h desta terça, poucos caminhões que restavam ao lado do QG promoveram um buzinaço. O som mecânico era utilizado para atrair a “procissão” de bolsonaristas para a área, que celebraram a ação com palmas e gritos de ordem: “Caminhoneiro, guerreiro, do povo brasileiro”.

Mais cedo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) conversa com o Exército para “acelerar a desmobilização”. De acordo com o chefe do Executivo local, já foram retiradas 40 barracas, e a ideia é que até o dia da posse, 1º de janeiro, haja redução “de forma natural”.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Marcus Rodrigues/Metróples

TEBET ACEITA SER MINISTRA DO PLANEJAMENTO DE LULA

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou ser ministra do Planejamento do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo apurou o Poder360, a decisão deve ser formalizada ainda nesta 3ª feira (27) em reunião com o petista em Brasília. 

Parte do núcleo lulista considera que Tebet tem perfil econômico muito diferente do de Fernando Haddad (PT), que será o titular da Fazenda, o que poderia criar uma tensão entre os 2 no governo.

No entanto, o futuro ministro da Fazenda elogiou a senadora na 2ª feira (26.dez) ao dizer que ela tem perfil adequado para eventualmente assumir o Ministério do Planejamento no novo governo. 

O nome de Tebet chegou a ser cogitado para outros postos, como os ministérios do Desenvolvimento Social, das Cidades ou do Meio Ambiente. Porém, houve forte reação de petistas e outros aliados contrários à ideia. 

O temor seria que, ao gerenciar programas como o Bolsa Família (atualmente chamado de Auxílio Brasil) e ações como obras de infraestrutura, a emedebista passasse a ter uma ótima vitrine para concorrer novamente à Presidência da República em 2026. 

O futuro ministro de Relações Internacionais, Alexandre Padilha (PT), também confirmou que o PT já recebeu uma sinalização positiva do MDB de que Tebet irá aceitar o convite. 

Perguntado, Padilha não foi claro sobre quem controlará o PPI (Programa de Parcerias de Investimento). O Poder360 apurou que o programa ficaria sob sua responsabilidade. 

“Não existiu nenhuma discussão porque já tem uma estrutura do ministério do planejamento proposta pela transição e foi esse o convite que foi feito a senadora Simone Tebet. Ipea e IBGE fazem parte do ministério do planejamento. O ministério não será nem menor nem maior, independente de quem seja a pessoa que venha a ocupa-lo”, disse. 

O PPI ainda está em indefinido, ao menos publicamente. Esta área ficaria sob o comando de Tebet, dando mais relevância ao Ministério do Planejamento. Neste cenário, o programa sairia do guarda-chuva da Casa Civil de Rui Costa.

Fonte: Matheus Maia e Mariana Haubert/Poder 360

BOLSONARO BUSCA CIDADE NOS EUA ONDE NÃO ENCONTRE BRASILEIROS

Bolsonaro descartou ida para o resort de Mar-a-Lago, na Flórida, e pretende evitar contato com brasileiros no período em que estiver nos EUA.

Jair Bolsonaro está decidido não só a deixar o país por alguns meses, como também a evitar o contato com brasileiros no exterior.

O presidente busca um destino nos Estados Unidos em que não seja abordado por brasileiros e, assim, possa ficar longe do noticiário durante os próximos meses, dentro da estratégia de sumir do noticiário e dos olhos da Justiça.

Bolsonaro descartou ir para o resort de Mar-a-Lago, na Flórida, que pertence a Donald Trump. O destino provável é alguma cidade no interior dos Estados Unidos. O presidente deve sair de Brasília na quarta-feira (28/12).

Fonte: Edoardo Ghirotto - Guilherme Amado/Metrópoles

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

MISSA DE 1 ANO DE SAUDADE DE BETA PIRES

 

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MELHORA SUA IMAGEM E TAXA DE APROVAÇÃO CHEGA A 31%

Uma pesquisa do instituto Datafolha feita na última semana (nos dias 19 e 20) aponta um aumento da taxa de aprovação e uma leve queda da rejeição ao Supremo Tribunal Federal em comparação com o meio do ano.

Segundo o instituto, 31% dos entrevistados consideram que o STF tem feito um trabalho bom ou ótimo. Outros 31% enxergam a atuação da corte como ruim ou péssima.

No final de julho, esses índices eram de 23% e 33%, respectivamente. A oscilação da rejeição ficou no limite da margem de erro. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A pesquisa deste mês ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios de todo o país. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

A maioria das pessoas avalia a atuação do Supremo como regular: 34%. Isso significa uma queda de quatro pontos percentuais em comparação com a pesquisa de julho. Outros 4% não souberam opinar sobre o desempenho do tribunal.

A aprovação é mais alta entre aqueles que reprovam a gestão do presidente Jair Bolsonaro (42%). Já a rejeição é mais alta entre homens (36%), mais instruídos (40%), mais ricos (61%) e apoiadores do atual governo (50%).

A popularidade do STF cresceu em comparação ao primeiro ano de Bolsonaro como chefe do Executivo. Em dezembro de 2019, a corte teve aprovação de 19% e rejeição de 39%.

Em 2020, já em meio à crise da Covid-19, o Supremo chegou a 30% de aprovação e 26% de reprovação. No ano passado, a aprovação caiu para patamares entre 23% e 25%, enquanto a rejeição ficou entre 33% e 35%. Foi em 2021 que a corte anulou as condenações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na "lava jato" e o reabilitou para a disputa eleitoral.

Fonte: ConJur

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

FRUTUOSO GOMES: PESQUISA DELINEOU O PANORAMA POLÍTICO-ADMINISTRATIVO AO FINAL DE METADE DO ATUAL MANDATO

Equipe de pesquisadores visitaram domicílios rurais e urbanos do município oestano de Frutuoso Gomes, no momento em que a atual gestão chega a 50% do quadriênio.
Além da tradicional aferição de como a população tem avaliado o governo municipal, também foi questionado qual o maior problema estrutural da antiga "Mineiro".

Na área política, investigou-se quem seria o melhor nome para ocupar o cargo de chefia do executivo que será eleito em 06 de outubro de 2024, na forma espontânea e estimulada, onde apresentou-se seis nomes de cidadãos que podem pleitear a sucessão municipal.

Também abordou-se os entrevistados, sobre a questão de rejeição, que mede o índice de inaceitabilidade dos nomes.

Outro ponto questionado, foi referente ao voto "casado", que examinou a possibilidade de se eleger ou não um nome que tenha o apoiado incondicional da atual prefeita Jandiara Jácome.
A pergunta foi:
O(a) candidato(a) apoiado pela prefeita Janda, você votaria se:
(  )Depende de quem seja o nome   (  )Seja quem for tem meu voto   (  )Não votaria   (  )Não sabe

Por fim, abordoados foram os entrevistados sobre a intenção de voto para vereador, de forma espontânea.

domingo, 25 de dezembro de 2022

TERRORISTA BOLSONARISTA TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA

Criminoso que tinha arsenal explosivo pretendia explodir o aeroporto de Brasília.

O empresário bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, 54, ficará preso por tempo indeterminado, após decisão da juíza Acácia Regina Soares de Sá, do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) durante audiência de custódia. Ele confessou no sábado (24) à polícia ter montado uma bomba numa área de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília.

O terrorista confessou ainda que planejou com os acampados no QG do Exército instalar explosivos em pelo menos dois locais da capital federal para "dar início ao caos" e provocar uma intervenção militar.

A bomba encontrada próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília foi neutralizada pelas forças de segurança pública no sábado. George também revelou planos de instalar explosivos em postes de energia próximos a uma subestação de distribuição em Taguatinga.

Fonte: Brasil 247

Foto: PCDF

DOIS IRMÃOS E UM AMIGO SÃO MORTOS ENQUANTO COMEMORAVAM O NATAL COM A FAMÍLIA EM MOSSORÓ

O triplo homicídio aconteceu no início da tarde deste sábado, 24 de dezembro de 2022, na Rua Justino Júnior, numa região conhecida como baixa da baleia, localizada entre os conjuntos Abolição 05 e Santa Delmira em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

As vítimas são os irmãos Edson Lopes de Oliveira, de 23 anos de idade, Edielson Lopes de Oliveira de 19, e o amigo da família, Thiago Barbosa de Oliveira de 23 anos de idade, que segundo informações, mora na comunidade de Alagoinha, zona rural de Mossoró.

Os três estavam bebendo numa calçada da casa da frente e resolveram entrar na residência da família. Segundo informações de familiares, uma das vitimas teria deixado a carteira com os documentos na mesa onde estavam bebendo e quando uma criança, filha de um dos irmãos, foi pegar o documento, os criminosos, que estavam num carro, entraram junto com a criança, procurando que era o “safado” da casa.

Ainda segundo informações, Edson que estava sentando na mesa com a esposa, teria levantado as mãos e que falou que não era ele. Os criminosos atiraram em Edielson e Thiago e quando já estavam saindo, um deles condenou que matassem Edson também, para não deixar pistas.

De acordo com a pericia criminal, os criminosos utilizaram pistolas dos calibre ponto 40 e 09mm, além de escopeta calibre 12. Segundo a perita Roberta Lícia, no local foram recolhidos mais de 50 capsulas e fragmentos das munições utilizadas no triplo homicídio.

De acordo com Delegado Teixeira Júnior, que acompanhou os procedimentos no local com a equipe da Delegacia de Plantão, um dos irmãos, tinha passagem por delegacia e já havia sofrido uma tentativa de homicídio.

Fonte: O Câmera

MINISTRO DA JUSTIÇA DE BOLSONARO DIZ QUE VAI AGUARDAR ANTES DE COMENTAR TENTATIVA DE EXPLOSÃO EM BRASÍLIA

Horas após tentativa de atentado na capital federal, Anderson Torres publicou mensagem de Natal desejando paz.

Anderson Torres, o ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro, disse que irá aguardar as investigações antes de comentar a tentativa de golpistas explodirem um caminhão de combustível em Brasília neste sábado 24. Quase um dia após o ocorrido, o chefe da pasta citou o ocorrido em uma publicação nas redes sociais. Antes, havia ignorado o tema e desejado paz em uma mensagem de Natal.

“O Ministério da Justiça oficiou a Polícia Federal para acompanhar a investigação e, no âmbito de sua competência, adotar as medidas necessárias quanto ao artefato encontrado ontem (24) em Brasília”, escreveu Torres. “Importante aguardarmos as conclusões oficiais, para as devidas responsabilizações.”

Na mensagem de Natal, publicada no auge da repercussão do caso, Torres apenas deseja paz, sem citar o episódio. “Um Natal de muita paz e luz a todo o povo brasileiro. Que as bençãos de Deus inundem seus lares e tragam paz, harmonia e muita perseverança”, escreveu o ministro.

Segundo o depoimento do empresário responsável pela tentativa de explosão, sua intenção com atentando terrorista era levar caos a Brasília e impor um estado de sítio no País. O atentando, porém, foi frustrado por uma falha técnica na operação do detonador do explosivo. A polícia foi chamada pelo motorista do veículo e desarmou a bomba.

Ainda de acordo com o bolsonarista, ele pretendia atacar parte das linhas de transmissão de energia da capital federal, o plano, disse, foi traçado dentro do acampamento golpista em frente ao quartel do Exército em Brasília com a ajuda de outros apoiadores do ex-capitão.

O caso ignorado por Torres foi comentado pelo futuro ocupante da pasta da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Pelas redes, ele disse ser mais um episódio fruto do ‘extremismo’ causado por Bolsonaro. Ele também classificou o acampamento golpista como uma ‘incubadora de terroristas’.

O homem preso pelo atentado tem 54 anos e saiu do Pará para pedir um golpe contra Lula em Brasília. Com ele foram apreendidos armas, munições, roupas camufladas e outros explosivos. Ele é CAC, mas está em situação irregular.

O suspeito deve ser indiciado por porte e posse ilegais de armas e munições e por crime contra o estado democrático de direito.

Fonte: Carta Capital

Foto: Isac Nóbrega/PR

METEOROLOGIA DOS EUA: PESSOAS PODEM CONGELAR NA RUA EM MINUTOS

Frio extraordinário associado a uma massa de ar do Ártico de origem siberiana avança pelos Estados Unidos e ciclone bomba piorará o quadro. 

Uma brutal onda polar vinda da Sivéria avança pelos Estados Unidos e provoca queda fenomenal da temperatura que impressiona os mais experientes meteorologistas. Mais de 1.800 voos foram cancelados nos Estados Unidos nesta quinta-feira devido a uma grande tempestade de inverno que atrapalhou os planos de viagens para as festas de fim de ano com fortes nevascas e ventos muito fortes, além de frio extraordinário. 

Ao menos cinco estados (Kentucky, Missouri, Oklahoma, Geórgia e Carolina do Norte) já implementaram planos de emergência e é provável que outros façam o mesmo. “Isto não é como um dia de neve quando você era criança”, disse o presidente Joe Biden aos jornalistas, em uma reunião informativa na Casa Branca sobre a situação do clima e do transporte.

“Isto é algo sério”, acrescentou, instando as pessoas a estarem atentas às advertências das autoridades locais. Em algumas partes do país, atingidas por uma perigosa frente fria do Ártico, já havia registro de nevascas que impedem a visibilidade e tornam perigosas as condições nas estradas. 

Os meteorologistas antecipam que a tormenta vai se transformar rapidamente no que se conhece como um “ciclone bomba” congelante, quando a pressão cai 24hPa em ao menos em 24 hora se uma massa de ar frio se encontra com outra de ar quente.

O meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional (NWS) Michael Charnick publicou um vídeo no Twitter no qual é possível observar motoristas lutando contra o tempo ruim em uma estrada entre Colorado e Wyoming, onde a temperatura com ventos gelados despencou para 40°C negativos. 

O NWS emitiu mensagens de advertência no Twitter, afirmando que rajadas de neve já estavam ocorrendo ou eram esperadas das planícies centrais até a costas Leste e Nordeste do país. 

“As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”, advertiu o serviço de meteorologia. “As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como mãos e pés. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo”.

Fonte: Estael Sias/Metsul.com

Foto: Spencer Platt/Getty Images

CORPOS DE DUAS CRIANÇAS SÃO ENCONTRADOS ENTERRADOS COM SINAIS BRUTAIS DE VIOLÊNCIA, NO OESTE

Mãe e padrasto também já haviam sido encontrados mortos dias antes.

Na tarde desta sexta-feira (23) a Polícia Civil encontrou dois corpos de crianças que foram encontrados em Novo Horizonte, no Oeste de Santa Catarina. A Polícia informou que as vítimas estavam enterradas em um banhado na linha Mezari, no interior do município.

Segundo as autoridades, as crianças tinham sinais de morte violenta, com afundamento de crânio. “Muito embora ainda não identificados oficialmente, as investigações apontam que podem ser os corpos das duas crianças (de 5 e 8 anos de idade) que, juntamente com a mãe, estavam noticiadas como desaparecidas desde a tarde do último sábado”, disse a Polícia Civil em uma nota sobre o caso.

O corpo da mãe, uma mulher de 24 anos de idade, também foi encontrado enterrado em um banhado, e com sinal de morte violenta, na manhã de quinta-feira (22), na linha Mezari. Já o corpo do padrasto foi encontrado carbonizado dentro de um veículo ainda na última terça-feira (20), na mesma região. A Polícia Civil também está investigando as mortes.

De acordo com publicações de familiares e amigos nas redes sociais, as vítimas seriam Ademar Carneiro, de 33 anos e Neusa Dias Maciel, 24 anos, companheiro dela e padrasto das crianças.

Os corpos das duas crianças foram encontrados em uma área próxima da residência onde moravam com a mãe e o padrasto, mas um pouco distantes do local onde foi encontrado o corpo da mulher.

A Polícia Civil investiga se as mortes da mulher e das duas crianças têm relação com o corpo do homem encontrado carbonizado. As investigações são conduzidas pela Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste.

Fonte: João Victor Araújo/Canalideal, com informações Oestemais

FILHAS PEDEM LIBERDADE DO PAI COMO "PRESENTE DE NATAL" E JUIZ ATENDE


Às vésperas do Natal, duas meninas ganharam um presentão do juiz Denis Bonfim, de Posse/GO. O pai delas foi colocado em liberdade após o magistrado ler e se emocionar com as cartinhas das pequenas pedindo a volta dele para casa.

“Seu juiz, manda meu pai de volta para casa antes do Natal por favor, estou com muita saudade dele”, diz trecho do pedido.

O comerciante, de 34 anos, é dono de uma distribuidora de bebidas e foi acusado de tentar matar um homem a tiros por causa de uma dívida de R$ 600. Na avaliação do juiz, todavia, “não há elementos precisos que demonstrem indícios suficientes de autoria ou de participação do acusado” no crime.

O caso ganhou repercussão no último dia 6 de dezembro, após o próprio magistrado publicar uma das cartinhas em sua rede social.

“Esse foi o melhor Habeas Corpus que já recebi!! Eu sempre digo que não precisa escrever muito!! Prometo que irei olhar com toda atenção e critério com que vejo todos os outros”, escreveu Denis Bonfim.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o magistrado disse que ficou emocionado ao receber as cartas em seu gabinete, que foram entregues pelo advogado do réu.

“Quando ela escreveu ‘Deus te proteja’, isso me tocou especialmente, porque naquele momento ela estava desamparada e desprotegida precisando do seu provedor. Imaginei comigo: não posso protegê-la, mas talvez eu possa devolver a ela alguém capaz de fazer isso.”

O pai das meninas já foi solto, depois de cinco meses preso, e poderá passar o Natal em casa na companhia da família.

Fonte: Fabio Ishizawa - RP 10, com informações do Migalhas

RIACHO DA CRUZ: GOVERNO MARCOS AURÉLIO CHEGA A 50% DA GESTÃO, COM 87,63% DE APROVAÇÃO

Chegando ao final de mais um ano e como 50% do mandato completado, é hora de aferir como a população analisa as ações municipais. 

A administração municipal de Riacho da Cruz, no Oeste potiguar, passou pelo crivo popular no dia de ontem, quando uma equipe de pesquisadores estiveram visitando o município e observou-se que a gestão chega a metade do atual mandato com uma aprovação de 87,63%.

É o que indica a pesquisa de opinião pública realizada ontem, 24 de dezembro, ouvindo 178 pessoas, o que equivale a 6,44% do contingente eleitoral.

Marcos Aurélio está em seu 3º administração, tendo sido gestor por duas vezes, entre 2005/2012. Eleito com 74,53% dos votos validados, em 2020, chega no total a 10 anos de governo, com um elevadíssimo índice de aprovação.

Este percentual divide-se em 31,46% que avaliaram o governo municipal como "ÓTIMO" e 56,17% que compreendem ser "BOM".

Entendem ser "REGULAR", 7,86% dos riachocruzenses.

Rejeitam a administração de Riacho da Cruz, 3,36%, distribuídos em 1,12% que analisam ser "RUIM" e 2,24% que afirmaram ser "PÉSSIMO".

Não souberam ou preferiram não responder, 1,12% dos entrevistados.

PRÓXIMAS SONDAGENS

Nos próximos dias, serão aferidos como andam as administrações municipais de Viçosa; Portalegre; Olho d'água do borges; Iracema (CE); Frutuoso Gomes e Alexandria.

MOURÃO CONFIRMA QUE NÃO PASSARÁ FAIXA A LULA: "NÃO COMPETE A MIM"

Atual vice de Bolsonaro, o agora senador eleito avaliou que esse seria um dever do ex-capitão, que, por sua vez, arranjou uma viagem aos EUA para não cumprir a responsabilidade.

O atual vice-presidente da República Hamilton Mourão confirmou, na tarde deste sábado 24, que não passará a faixa presidencial ao eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A possibilidade havia sido aventada porque Jair Bolsonaro (PL), atual presidente derrotado nas urnas, não participará da tradicional cerimônia de posse. A informação é de que o ex-capitão estará recluso no resort de Donald Trump nos Estados Unidos.

“Eu considero isso [o passamento da faixa presidencial] um dever e uma responsabilidade do presidente que sai. É um ato simbólico da troca de comando. O presidente da República já sinalizou que não deve participar dessa cerimônia. Ao tomar essa decisão, não compete a mim participar, porque não sou o presidente”, explicou Mourão ao site Metrópoles.

Com a ausência do presidente e do vice, ainda não está claro quem entregará a faixa presidencial para Lula, que assume o comando do País pela terceira vez no dia 1º de janeiro.

Na entrevista ao site, Mourão também foi questionado sobre as alegações de fraude eleitoral feita por bolsonaristas, que estão acampados em frente aos quartéis na tentativa de impedir que Lula tome posse. Segundo o general, a pauta dos aliados do ex-capitão não encontra amparo na realidade.

“Não posso dizer que tenha havido fraude nas urnas, porque não apareceu nenhuma prova concreta sobre essa questão”, afirmou. “O que eu julgo que aconteceu, como acontece ao longo da história do Brasil desde que nós instituímos o voto popular, é o de cabresto. O voto de cabresto ocorreu tremendamente no interior, em terra indígena, em áreas quilombolas, então, esse voto de cabresto houve”, avaliou em seguida.

Na conversa, o agora senador eleito disse que irá focar sua atuação no Congresso em ‘limitar os poderes do STF’, uma pauta da extrema-direita. A promessa já havia sido feita anteriormente. Ele tornou a defender, por exemplo, o fim das decisões democráticas, disse que irá atuar pelo impeachment de ministros que, na sua visão, cometerem abusos de autoridade e defendeu novamente a imposição de um mandato para os integrantes da Corte.

Fonte: Carta Capital

Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP

LIGAÇÕES PERIGOSAS... O QUE PODEM DESCOBRIR AO ANALISAR CONVERSAS

Recebo informações que:

Muita atenção com o que pode ser investigado com a apreensão de celulares estes dias, numa cidade da região...

Segundo uma informação chegadas ao blog, é nitroglicerina pura o que estaria prestes a ser descoberto.

Informações privilegiadas estão guardadas a sete chaves.

Para quem ainda não sabe, o termo "guardada a sete chaves", é corriqueiramente utilizado quando devemos guardar ou estamos guardando um segredo de suma importância. Na verdade, a relação do termo com o antigo hábito das cortes se dá pela utilização de diferentes chaves no processo de fechadura desses baús. Só que, ao invés de sete chaves, os baús daquela época contavam com apenas quatro chaves que eram distribuídas entre pessoas de inteira confiança do monarca.

Aqui, encerra-se a questão. Esperar a divulgação (ou não) dos diálogos.

Ao informante (sem nenhum carinho)

Não me venham tentar usar o blog para denotar o que não se tem coragem de tornar público. Entendeu? Ou quer que eu desenhe?

ATUALIZANDO ÀS 18:51

Em tempo: o caso em tela, não envolve figuras políticas. Isso, para esclarecer aos tantos telefonemas e mensagens que recebi.

BOLSONARO COGITA PERÍODO SABÁTICO NA PRAIA OU NA FAZENDA AO DEIXAR GOVERNO

Jair Bolsonaro revelou a alguns interlocutores na semana passada que está considerando tirar uma espécie de período sabático quando deixar o governo. Vai sumir por uns dois ou três meses. Quer se isolar numa fazenda ou numa casa de praia.

Aos mesmos interlocutores, Bolsonaro diz estar convicto de que Alexandre de Moraes não vai deixá-lo se candidatar novamente a presidente. Se tal possibilidade se configurar, acha que Xandão tratará de torná-lo inelegível. Uma das frases a um aliado foi: "No momento, não quero ser nada, quero paz".

Fonte: Lauro Jardim/O Globo

Foto: Evaristo Sá/AFP


ALEXANDRIA: COMUNIDADE DA ILHA DEVE TER ATENDIMENTO MÉDICO EM MUITO BREVE

Um verdadeiro clamor dos moradores da comunidade Ilha, na cidade de Alexandria, parece que enfim, está com os dias contados.

Depois de uma longa espera, deverão ter atendimento médico no posto de saúde que está praticamente pronto.

Foi um longo tempo, com, além da espera pelo início da obra, a paralisação e agora, finalmente, saiu do papel e torna-se uma realidade.

Passei no local e não poderia deixar de fotografar. Não pela obra da gestão municipal, e sim, pelo sonho de todos os moradores.

Esperamos que haja, verdadeiramente, atendimento médico constante.