Em reunião ocorrida no dia de ontem, entre a Frente Parlamentar, que tem o deputado estadual Bernardo Amorim como presidente, a FEMURN - Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, presidentes de associações de prefeitos e vereadores de todo o estado potiguar, secretários estaduais, como do planejamento, Aldemir Freire; da educação, Getúlio Marques; da saúde, Cipriano Maia de Vasconcelos, da saúde e Fernando Mineiro da pasta de Gestão de Projetos e Articulação Institucional (SEGAI), com a governadora Fátima Bezerra, foi imensamente proveitosa.
Em pauta, discutidos diversos temas, de interesse da municipalidade, como o pagamento da farmácia básica, que já foi quitado dois meses, tendo em vista que faz 8 anos e 7 meses não era pago, e acordado que os meses restantes serão pagos paulatinamente.
A questão do programa de trasporte escolar, que desde o início deste ano, os municípios têm pago, sem receber o devido valor do governo. Onde serão pagos até a próxima semana, os três meses daquelas cidades em que os processos já estão prontos para quitação, totalizando 26 municípios. E aqueles que não apresentaram a documentação, é o bastante que o façam, para que após tramitar e tudo estando tudo conforme o que é justo, serão também pagos.
O repasse do ICMS regular, foi outro ponto abordado. Os municípios devem receber nos dias de terça-feira o repasse, porém, tem entrado nas contas das prefeituras em dias de quarta ou quinta-feira, prejudicando os cronogramas de pagamento dos municípios. A partir de agora, será pago obrigatoriamente nas terças-feira.
O trabalho do CPTRAN, no tocante a apreensão de motos, foi novamente abordado. E aquelas motos em situação irregular, basta que coloquem em dia os impostos pertinentes ao ano de 2019, para que seu veículo possa está plenamente regularizado. Isso, a partir do dia 10 de junho.
O fortalecimento da saúde no estado, a chamada regionalização dos hospitais, foi mais um dos tantos temas discutidos e ajustados, que é de suma importância para todos os potiguares e para o deputado Bernardo Amorim. um dos grandes defensores de uma saúde de qualidade.
A governadora anunciou um grande progresso para nosso estado, que foi o comprometimento do governo do estado, em pagar todo o passivo devedor, aos servidores estaduais.
O que o ex-governadora Robinson Faria não conseguiu saldar mensalmente, por anos, deixando os funcionários públicos do RN endividados e muitos tendo que receber cestas básicas para sustentar suas famílias, numa claríssima falta de respeito e desonestidade sem fim, para com aqueles que trabalham diariamente, em todos os segmentos estaduais.
Fátima Bezerra, que chegou de uma viagem à Brasília, mostrou-se imensamente satisfeita com os resultados obtidos na capital federal.
"Temos excelentes perspectivas de melhorias para nosso Rio Grande do Norte. A saúde precisa ser posta rigorosamente em dia, em todos os seus pontos. A governadora conseguiu também resgatar um convênio no valor de R$ 50 milhões, que estava praticamente cancelado, e que será destinado a construção de 1.300 casas populares. Foi uma reunião muito produtiva. Os participantes, inclusive os prefeitos, saíram muito satisfeitos", disse o deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, presidente da Frente Parlamentar Municipalista.
As reunião da Frente Parlamentar com o governo do estado, ocorrerá regularmente a cada dois meses, onde serão levados pleitos, em prol de proporcionar melhores dias para os municípios do RN e por consequência, a todos os potiguares.