RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

VIATURA DA PM É FLAGRADA ATROPELANDO GRUPO DE CÃES

Polícia Militar do Amazonas informou que os agentes envolvidos na ocorrência foram afastados das atividades de rua até o fim da apuração

Uma viatura da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi flagrada atropelando um grupo de cães que estavam no meio da rua Coronel Sávio Belota, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus (AM), neste domingo (1º/2).

O flagrante, gravado por câmeras de segurança de uma residência do local, mostra pelo menos três cachorros parados quando a viatura passa por cima deles. Em seguida, outros cachorros e pessoas que estavam próximas correm para perto dos animais atingidos.

Em nota, a PM informou que os agentes envolvidos na ocorrência foram afastados das atividades de rua até o fim das investigações abertas para apurar o caso da viatura envolvida no atropelamento.

“Ao tomar conhecimento do fato, a PMAM iniciou, imediatamente, o processo de identificação dos envolvidos, e um procedimento administrativo disciplinar foi aberto pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD). A PMAM ressalta que não compactua com a conduta da guarnição e que a apuração do caso será conduzida com rigor”, diz a nota.

As autoridades também ressaltam que foi instaurado inquérito policial para a apuração rigorosa das circunstâncias, responsabilidades e eventuais desdobramentos do caso. Ainda segundo a nota, “Equipes da PC-AM foram ao local, onde realizaram todas as diligências necessárias, e a ocorrência será encaminhada à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), que dará prosseguimento às providências cabíveis”.

Fonte: Catielen de Oliveira/Metrópoles

Foto: Reprodução

CAJAZEIRAS: JUSTIÇA DETERMINA PRAZO DE 30 DIAS PARA PREFEITA CORRINHA DEMITIR A PRÓPRIA IRMÃDO CARGO DE SECRETÁRIA EM CAJAZEIRAS

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP), exonere sua irmã, Aline Delfino Pereira de Lira, do cargo comissionado de secretária-adjunta. A medida foi expedida após inquérito que apurou a prática de nepotismo na gestão municipal.

No documento assinado na última sexta-feira (30), a promotora de Justiça Sarah Araújo Viana de Lucena destaca que a nomeação de familiares para cargos em comissão ou contratos temporários no mesmo ente público fere a legislação vigente. Segundo a promotora, há um “critério de subordinação política inegável” no caso, já que a escolha partiu da própria chefe do Executivo para uma função de confiança ocupada por uma parente direta.

Fonte: Diário do Sertão

POLICIAL CIVIL É SUSPEITO DE ESTUPRAR MULHER DENTRO DE DELEGACIA EM SALA DESTINADA A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Crime teria sido praticado em uma sala destinada a ouvir vítimas de violência

Um homem de 41 anos, que é investigador da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul desde 2014, foi preso por suspeita de estuprar e ameaçar uma mulher de 28 anos que estava detida no mesmo prédio onde funciona a delegacia da cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Corregedoria da Polícia Civil, a vítima, que é paraibana, disse que , em abril, em duas ocasiões, foi retirada da cela e levada para a sala lilás, lugar reservado para prestar atendimento de vítimas de violência. No local ela alega ter sido estuprada pelo investigador.

O corregedor-geral da Polícia Civil do estado, Márcio Rogério Faria Custódio, informou que o policial civil nega as acusações e que não poderia dar mais detalhes, pois a apuração tramita em segredo de Justiça.

Márcio Sandim, que faz a defesa do investigador, informou que não poderia falar sobre o caso pelo mesmo motivo.

Na última terça-feira (3), a Justiça de Mato Grosso do Sul aceitou uma denúncia apresentada contra o agressor pelo Ministério Público do estado. O servidor será julgado pelos crimes de estupro, importunação sexual e violência psicológica contra a mulher. A acusação foi acolhida por uma juíza de Sidrolândia.

A mulher foi solta por ordem da Justiça e responderá em liberdade em sua cidade natal, na Paraíba.

Para tomar a decisão de soltura, o juiz entendeu que a prisão preventiva da mulher suspeita de tráfico cumpria os requisitos legais, mas que o estupro tornava sua permanência ali ilegal, “já que (ela) figura agora na condição de vítima” e precisava ter resguardadas suas integridades física e psicológica, segundo a decisão.

Fonte: Agora RN

Foto: Reprodução

domingo, 1 de fevereiro de 2026

PROTESTOS POR MORTE DO CÃO ORELHA MOBILIZAM CAPITAIS NESTE FIM DE SEMANA

São Paulo, Rio, BH e Florianópolis têm atos. Polícia diz que um adolescente apontado como suspeito virou testemunha

No Rio de Janeiro, duas caminhadas estão previstas: às 10h, no Aterro do Flamengo, e às 16h, em Copacabana.

Em Belo Horizonte, a manifestação começou às 10h, na Feira Hippie. Em Florianópolis, onde Orelha foi morto, o ato é no trapiche da Avenida Beira Mar Norte, no centro da cidade, às 10h.

Neste sábado (31), em Brasília, um ato ocorreu no Parque Dog, no Setor Sudoeste.

Investigações

A Polícia Civil de Santa Catarina informou, neste sábado, que um dos adolescentes que teve a imagem divulgada como suspeito na participação de agressão ao cachorro Orelha passou a ser testemunha no caso.

Segundo as autoridades, o jovem não aparece nos conteúdos analisados pelas equipes de investigação e, paralelamente, a família dele apresentou provas de que ele não estava na Praia Brava, em Florianópolis, no período dos fatos em investigação.

A Polícia Civil também informou que já ouviu um dos adolescentes que faltava no âmbito do inquérito policial.

Os investigadores não encontraram, ao menos por enquanto, indícios no inquérito que confirmem que os maus-tratos contra o cão comunitário tenham sido praticados por grupos criminosos que usam da rede social para promover "desafios" para jovens.

Orelha foi agredido no dia 4 de janeiro. Ele ficou tão ferido que foi submetido à eutanásia. Quatro adolescentes eram, até então, suspeitos pela agressão.

A Polícia Civil indiciou três adultos suspeitos de coagir ao menos uma testemunha nas investigações. As autoridades também informaram que descartaram que os adolescentes identificados como suspeitos de maus-tratos contra o Orelha tenham tentado afogar outro cachorro na praia, o cãozinho chamado de Caramelo.

Por determinação do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os nomes, idades e localizações dos suspeitos não são divulgados, já que o procedimento corre sob sigilo absoluto.

Fonte: Matheus Leite e John Pacheco/CBN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

JOVEM É MORTA A FACADAS DURANTE BLOCO DE CARNAVAL

Uma jovem de 18 anos foi assassinada a facadas na noite do sábado (31), no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife. A vítima, identificada apenas como Luiza e conhecida nas redes sociais como “Malu Constantine”, foi atacada durante o Bloco do Papada, que acontecia na localidade.

De acordo com informações preliminares, Luiza foi atingida por golpes de arma branca. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.

Durante o ataque, o namorado da vítima também ficou ferido. Ele tem 27 anos e não teve a identidade divulgada. O homem precisou de atendimento médico e seu estado de saúde não foi detalhado.

A autora do crime, uma mulher de 21 anos que não teve nome divulgado, foi presa em flagrante. Segundo a polícia, ela permanece custodiada no hospital, sob escolta policial.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou, neste domingo (1º), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) - Força Tarefa de Homicídios na Capital, um homicídio consumado e uma tentativa de homicídio no bairro da Mustardinha, no Recife.

A suspeita, de 21 anos, foi presa em flagrante e segue custodiada no hospital. As investigações continuam para esclarecer as circunstâncias e a motivação do crime.

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto: Reprodução/Instagram

SETE VEREADORES TÊM OS MANDATOS CASSADOS

A Justiça Eleitoral da comarca de Iporã julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que apurou a prática de abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024 em Francisco Alves, no noroeste do Paraná. Sete dos nove vereadores da atual legislatura perdem os cargos, mas eles ainda podem recorrer da decisão. 

A sentença, proferida pelo juiz eleitoral Andrei José de Campos, reconheceu a existência de um esquema de distribuição irregular de combustível a eleitores, envolvendo candidatos a vereador, e determinou a cassação dos diplomas e a declaração de inelegibilidade por oito anos de 14 investigados. 

De acordo com a decisão, ficou comprovado que, durante o período eleitoral, candidatos utilizaram um sistema de vales-combustível, principalmente de cinco e dez litros, distribuídos a eleitores não identificados, com o objetivo de influenciar o resultado do pleito, a chamada compra de voto. 

A investigação apontou a apreensão de notas fiscais e vales emitidos em nome do proprietário de um posto de combustíveis localizado no distrito do Bairro Catarinense, mas vinculados diretamente aos nomes dos candidatos beneficiados.

A sentença detalha que foram identificados mais de 2.000 litros de combustível distribuídos de forma irregular até a véspera da eleição, prática considerada grave diante do pequeno eleitorado do município. 

Para o magistrado, as provas documentais e testemunhais demonstraram não apenas a existência da conduta ilícita, mas também sua gravidade e potencial de desequilíbrio do processo eleitoral. 

A decisão destaca, ainda, que a forma fragmentada dos abastecimentos, muitas vezes repetidos no mesmo dia e em pequenas quantidades, reforça a tese de que o combustível não era utilizado exclusivamente pelos próprios candidatos, como alegado pelas defesas.

Foram declarados inelegíveis e tiveram os diplomas cassados, perdendo o mandato, os atuais vereadores de Francisco Alves: Cioni Cassin do Nascimento (atual presidente da Câmara), Célia Pereira Santos Geraldeli, Dário Aparecido de Nigro, Devair Pôrto Santos, Edgar Saldeira Guedes Bezerra, Maria Rosa Tolovi Ferrari e Miguel Arcanjo dos Santos. 

A decisão judicial também condenou Daniel Rodrigues Santos, Ely Elete Dalabenetta da Cruz, Jonas Rafael Leão, Márcio Renato Trindade da Silva, Maria Aparecida da Silva, Simone de Oliveira Avanci e Valdinei Cardoso dos Santos. Além da perda das vagas como suplentes, eles tiveram invalidados os votos recebidos, com a consequente retotalização do resultado eleitoral. Além, perdem o direitos políticos por oito anos.

Fonte: O Bem Dito

REINO UNIDO ALERTA PARA PANCREATITE E MORTES LIGADAS A WEGOVY E MOUNJARO

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) emitiu um alerta sobre casos de inflamação severa no pâncreas e mortes associados ao uso dos medicamentos para obesidade Wegovy e Mounjaro.

Segundo o órgão regulador, embora os efeitos adversos graves sejam considerados raros, é fundamental que pacientes e profissionais de saúde estejam devidamente informados sobre os riscos envolvidos no tratamento com esses fármacos.

Entre 2007 e 2025, a MHRA contabilizou cerca de 1,3 mil notificações de condições associadas aos medicamentos, incluindo 19 óbitos e 24 casos de pancreatite necrosante, uma das formas mais graves da doença.

A agência reforça a importância do acompanhamento médico e da comunicação imediata de qualquer sintoma adverso durante o uso desses medicamentos.

Fonte: Diário do Nordeste/Uirapuru Jaguaribana

MULHER MATA MARIDO, CORTA PÊNIS, COZINHA E COME COM FEIJÃO

Uma mulher foi presa preventivamente suspeita de matar o próprio marido, de 37 anos, no município de Acrelândia, no interior do Acre. O caso, que chocou a população local pela brutalidade, segue sob investigação da Polícia Civil.

O corpo da vítima foi localizado nas proximidades da residência do casal após o homem permanecer alguns dias desaparecido. Durante as diligências, a esposa acabou confessando a autoria do crime às autoridades.

Em depoimento, a suspeita alegou que teria cometido o homicídio por vingança, após descobrir que o companheiro assistia a vídeos adultos em redes sociais. A Polícia Civil apura as circunstâncias do assassinato e outras condutas relatadas pela investigada, que serão analisadas no inquérito.

Diante da gravidade dos fatos, a Justiça decretou a prisão preventiva da mulher. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do crime e concluir o relatório que será encaminhado ao Ministério Público.

Fonte: Pereiro na Mídia

JOÃO DIAS: BLOCO DE VEREADORES TEM DOIS NOMES COTADOS PARA 2028, CASO HAJA RUPTURA

A política da cidade de João Dias vivencia um panorama onde o próximo grupo oposicionista pode sair das hostes situacionistas atuais.

Como o RN POLÍTICA EM DIA noticiou dias atrás, um grupo de vereadores estaria pronto para criar um bloco e ter candidatura própria no próximo pleito municipal.


É bem verdade que por enquanto, é somente conversa de esquina, com ramificações nos becos e guetos daquele município. Nada oficial. Contudo, tem quem aposte que o G5 haverá de dialogar internamente sobre a possibilidade. E quem sabe, abraçar outras lideranças políticas que estão sem uma base mais sólida em termos de apoio. Dentre o "quinteto legislativo", os nomes de Marcelo Linhares e Thaísa Diniz seriam os mais cotados.

Já nas fileiras governistas, liderada pela prefeita Fátima Mesquita, que conta com a total parceria de dois dos vereadores, o nome do atual chefe de gabinete, Júnior Campos, tem crescido junto a população.

Mas, creio, somente após uma consulta jurídica mais aprofundada, é que se saberá quem verdadeiramente poderá encabeçar a majoritária da ala situação.

Correndo por fora, o nome da ex-primeira-dama Irenilda Fernandes também pode aparecer como prefeiturável. Tanto é que figura em conversações. como possibilidade de disputar o executivo joãodiense daquia dois anos.

E ainda há o vice-prefeito, João Pedro, que icupa o posto de vice-prefeito e que pode integrar qualquer grupo político naquela cidade.

GRAVE ACIDENTE NA BR 247 ENTRE AS CIDADES DE PAULISTA E POMBAL DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS E UM BEBÊ FERIDO

Uma mulher de 29 anos chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Pombal, mas não resistiu e veio a óbito

Um grave acidente foi registrado na tarde deste sábado (31) no Sertão paraibano. O capotamento resultou na morte de duas pessoas e deixou uma criança ferida no trecho que liga as cidades de Paulista e Pombal.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo trafegava pelo km 14 da BR-427, por volta das 13h20, no sentido Paulista–Pombal, quando o condutor perdeu o controle, levando o automóvel a capotar violentamente. As causas que levaram à perda do controle do veículo ainda serão investigadas pela perícia técnica.

Um homem identificado como Arisvaldo Felix de Oliveira Neto, de 37 anos, faleceu ainda no local do acidente, antes mesmo da chegada do socorro médico. Joana da Silva Rodrigues, de 29 anos, chegou a ser socorrida com vida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Regional de Pombal, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito no final da tarde.

Em nota oficial, a unidade hospitalar detalhou que a paciente deu entrada em estado gravíssimo, já entubada e apresentando politraumatismo, traumatismo cranioencefálico grave com exposição de massa craniana, hemopneumotórax e fratura de fêmur. O hospital informou que, apesar das manobras de reanimação cardiopulmonar e da assistência da equipe multiprofissional após sucessivas paradas cardiorrespiratórias, não foi possível reverter o quadro.

Uma criança de apenas um ano de idade, que também estava no automóvel no momento do acidente, recebeu os primeiros atendimentos em Pombal e, posteriormente, foi transferida para o Hospital Infantil de Patos para cuidados especializados.

A PRF realizou os procedimentos de praxe no local e após perícia feita da Polícia Científica, o corpo do homem foi removido ao IPC para realização da necrópsia, trâmite que também ocorreu com o corpo da mulher, após a constatação do óbito no hospital.

A notícia gerou forte comoção nas redes sociais de moradores da região sertaneja.

Fonte: Diário do Sertão

Foto: Divulgação/Redes Sociais

ALEXANDRIA: CALOPSITA DESAPARECIDA

A calopsita do filho do professor Adriomar Santos, está desaparecida. Pedimos gentilmente que caso alguém tenha encontrado, devolva.

É o animal de estimação de uma criança, que encontra-se desolada com o desaparecimento da ave.

Se você a acolheu, por favor, contate-o. Caso não tenha encontrado, pedimos que compartilhe pra ajudar a encontrar a calopsita.

Adriomar residente na Rua Iraci de Almeida Rocha, seis casas após a igreja de Sãi Francisco, ao lado da quadra esportiva do bairro Alto da Boa Vista.

Agradecemos toda e quaqlquer ajuda, que venham colaborar para que encontremos a calopsita.

EMPRESÁRIOS FORAGIDOS NEGOCIAM DELAÇÃO COM PROMOTORIA: "DERRUBAR METADE DO CONGRESSO"

Os empresários Mohamad Hussein Mourad, o "Primo", e Roberto Augusto Leme da Silva, o "Beto Louco", os alvos mais importantes da Operação Carbono Oculto, que pegou o "andar de cima" do PCC na Faria Lima, negociam acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo. As conversas são entabuladas com promotores que combatem o crime organizado.

Mohamad e Roberto negam enfaticamente ter qualquer elo com o PCC.

Fontes ouvidas pelo Estadão afirmaram que Beto e Primo, ambos foragidos, teriam informações explosivas, suficientes para "derrubar metade do Congresso". É coisa de mais de meio bilhão de reais em propinas a parlamentares e autoridades.”

Provas? 

Alegam ter em mãos uma coleção de mensagens de WhatsApp que indicam encontros pessoais ou com ‘laranjas’ para entrega de propinas, pagas em troca de ‘alívio’ para o setor de combustíveis, explorado por eles via uma colossal rede de postos do crime organizado.

“Chegaremos não só a empresários e empresas, mas a agentes públicos e eventualmente até políticos”, declarou, em nota, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, chefe do MP paulista. “Nosso objetivo é impessoal.”

Segundo o procurador, ‘qualquer pessoa que tiver qualquer envolvimento, em qualquer etapa dessa cadeia criminosa, terá que se explicar e sofrerá as consequências penais, administrativas e cíveis cabíveis’.

A negociação de um eventual acordo não está sob alçada da Procuradoria-Geral, mas ainda em avaliação dos promotores da Carbono Oculto, deflagrada na manhã de 28 de agosto do ano passado.

A Carbono é apontada como a maior ofensiva já realizada para deter a infiltração do crime organizado na economia formal. A ação atingiu o setor de combustíveis e também fintechs e fundos sediados na Avenida Faria Lima, na capital paulista.

Fonte: Blog do Fausto Macedo – Estadão/Blog do BG

Foto: Reprodução

POMBAL: SEIS ANOS DO DESAPARECIMENTO DA PROFESSORA TEREZINHA ALMEIDA

Nessa quinta-feira (29) completou seis anos que a professora pombalense Terezinha Almeida, está desaparecida quando de uma viagem a cidade de Juazeiro do Norte.

Desde então a família passou a intensificar buscas para tentar localizá-la.

A mesma fora àquela cidade cearense para realizar uma consulta médica, em um táxi de Pombal, sendo que o veículo apresentou problema mecânico e o motorista o levou a uma oficina, enquanto as duas ficaram em um restaurante próximo do local.

Diante da demora no retorno do taxista, Terezinha decidiu ir à sua procura e não voltou.

O desaparecimento foi comunicado à polícia. Houve também divulgação em emissoras de rádios e televisão, além de portais de notícias e redes sociais, mas não houve qualquer informação que pudesse localizá-la.

Parentes da professora também foram até Juazeiro em busca de imagens de câmeras de segurança em ruas por onde ela passou ou poderia ter passado para auxiliar na procura.

Sem nenhuma informação sobre o seu paradeiro ou o que aconteceu, o mistério doloroso continua deixando apenas como resposta, o silêncio.

Fonte: Marcelino Notícias

CIRURGIA SIMPLES TERMINA EM TRAGÉDIA: "ENTROU ANDANDO E SAIU EM ESTADO VEGETATIVO", DIZ MARIDO DE SERVIDORA

Antes de ter a vida drasticamente alterada após complicações em uma cirurgia considerada de baixo risco, a servidora do TJPE Camila Nogueira, de 38 anos, era saudável e não tinha histórico de doenças. Em 27 de agosto de 2025, ela deu entrada no hospital caminhando para retirar a vesícula e corrigir uma hérnia.

Segundo a família, durante o procedimento Camila sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve danos cerebrais irreversíveis. Mãe de duas crianças, hoje ela permanece internada em UTI, alternando entre estado neurovegetativo e minimamente consciente.

O marido afirma que houve negligência médica e que alarmes de apneia teriam sido ignorados durante a cirurgia. A representação apresentada ao Cremepe aponta atraso na identificação da parada e na reanimação, o que teria causado as sequelas permanentes.

A família pede o afastamento e a cassação do registro das médicas envolvidas. O conselho informou que denúncias e sindicâncias tramitam em sigilo.

Fonte: 96 FM Natal