Este blog tem a imparcialidade como maior parâmetro para levar informação aos leitores. Muito obrigado por ser nosso parceiro. Que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO nos abençoe, perpetuamente. Whatsapp: (83) 999460031
quinta-feira, 30 de abril de 2020
EM PROL DOS SERVIDORES DA SAÚDE DO RN, DEPUTADO BERNARDO AMORIM REQUER AO GOVERNO DO ESTADO PAGAMENTO ATÉ DIA 15 DE CADA MÊS E ATUALIZAÇÃO DE SALÁRIOS DE CONTRATADOS
Preocupado com os vencimentos dos servidores da saúde do Estado do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Bernardo Amorim, em pronunciamneto na sessão ordinária do dia de hoje, requereu ao governo potiguar, que quite os salários da categoria, até o dia 15 de cada mês, seja de que faixa salarial for o servidor. Equipara ao que é feito com os policiais, que recebem até a data citada.
Além disso, o deputado Dr. Bernardo solicitou apo executivo estadual, a atualização dos salários atrasados dos terceirizados, que executam suas atividades na área da saúde.
"Todos os servidores da saúde vivenciam instante totalmente atípicos, estando na linha de frente da pandemia que assola o mundo, o páis e nosso Rio Grande do Norte, especificamente. Ninguém, em plena sanidade mental, não concordaria com a equiparação destes servidores a verdadeiro guerreiros, que deixam suas famílias, correm um imenso risco, em prol da saúde de outrem. Gratidão, reconhecimento e aplausos aos nossos servidores desta área, que tantas vidas têm salvas. É mais do que justo, que o estado do Rio Grande do Norte reconheça a dignidade e hombridade de todos estes bravos cidadãos e cidadã", disse o deputado Bernardo Amorim.
BRASIL CONTABILIZA OUTROS 435 ÓBITOS EM 24 HORAS
E o Brasil segue sua angustiante e fatídica história do coronavírus, com centenas de mortes a cada dia. Infelizmente. Estaríamos subindo a curva que este mal nos obriga a presenciar.
Ao todo, o país conta 5.901 mortes causadas pelo coronavírus. São 85.380 casos confirmados e 7.218 novos casos no igual período.
Um dado que nos dar uma alegria, neste "mar de tristezas" são os recuperados. 35.935 pessoas contabilizadas dentre os casos confirmados, tiveram suas saúde de volta. Para honra e glória do SENHOR DEUS. Outras 43.544 pacientes estão sendo acompanhadas pelos profissionais de saúde.
RN REGISTRA MAIS DUAS MORTES EM 24 HORAS
Um aumento de 62 pessoas com suspeitas de ter contraído o coronavírus no RN. Esta diferença ocorreu nas últimas 24 horas, entre 23h do dia 28 e 23h do dia 29. No que diz respeito a casos confirmados, no mesmo período eram 1.086, subindo para 1.177. Um acréscimo de 91 pacientes à mais. Os óbitos foram acrescidos de duas novas mortes em igual espaço de tempo. Outros 381 potiguares tiveram sua saúde recuperada, aumentando em 29 a quantidade destes.
Já entre os casos descartados, este aumento foi muito mais significativo, numericamente falando. Eram 3.619 no período inicial, e no último Boletim Epidemiológico registrou-se 3.869. Ou seja, em 24 horas, 250 potiguares tiveram seus testes negativados.
HOTEL THERMAS RESOLVE ENCERRAR SUAS ATIVIDADES POR TEMPO INDETERMINADO
A crise causada pela pandemia do Covid-19 pegou em cheio sem dó e piedade um dos hotéis mais tradicionais, estruturados e organizados do Rio Grande do Norte.
O Hotel Thermas de Mossoró com mais de 40 anos de atuação no estado resolveu suspender por tempo indeterminado suas atividades, em razão da suspensão de toda a cadeia turística e produtiva na cidade de Mossoró.
A suspensão causada pelo Coronavirus acertou o Thermas em cheio, já que a alta estação para o equipamento que seria o mês de junho com o Mossoró Cidade Junina e o mês de julho com as férias escolares era o equilíbrio financeiro do estabelecimento. Tudo suspenso por causa da peste.
Além disso, com a guerra do petróleo e a suspensão das atividades de extração na região, ainda tirou hospedagens certas e permanentes que o hotel tinha.
A administração do Hotel, se viu sem alternativas e resolveu encerrar todos os contratos de trabalho dos seus colaboradores. Aproximadamente 230 funcionários.
Uma pancada financeira para a empresa e para os colaboradores e para a cidade de Mossoró.
Mais um strike provocado pelo COVID-19.
“Infelizmente BG, tentamos tudo, mas não tinhamos outra alternativa a não suspender por tempo inderteminado” nos relatou um diretor.
A história do Thermas se confunde com a de Mossoró.
Infelizmente não é só o Thermas que se encontra nessa situação, quase a totalidade da cadeia hoteleira do RN.
Fonte: Blog do BG
Foto: Reprodução
MOSSORÓ DE GUERRA: 64º HOMICÍDIO EM 2020
64° Homicídio em Mossoró 2020: Ex-presidiario e morto a tiros em via pública no Alto São Manoel.
A violência parece não dar trégua em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, localizada na região Oeste do estado. No início da tarde desta quarta feira 29 de abril de 2020, a cidade registra mais um homicídio a bala.
O crime aconteceu na Rua Delmiro Rocha no Alto São Manoel, onde foi vítima o ex-presidiário, Ediglênio Batista de Lima. Ele foi morto com vários disparos de arma de fogo na calçada de uma residência, naquela localidade.
De acordo com é delegado da Homicídios, Dr. Leonardo Germano,o crime tem características de execução. O Ex-presidiário estava na calçada de uma casa conversando com amigos quando foi surpreendido pelos atiradores que chegaram de moto.
A vítima ainda correu em direção a sua residência, mas acabou sendo executado a tiros, principalmente na cabeça. Ediglênio chegou a ser preso por crime de roubo, mas já estava em liberdade.
Para o delegado Leonardo Germano o crime pode está ligado com facções criminosas. Este foi o segundo homicídio do dia e a cidade de Mossoró já contabiliza 64 assassinatos no ano. Após a perícia o corpo do ex-presidiário foi recolhido e encaminhado ao IML do Itep para ser examinado.
Fonte: Fim de Linha
Título Nosso
Título Nosso
APÓS O FIM DE QUARENTENA, MULHER MORRE AO CAIR DE 35 METROS POSANDO PARA FOTO EM PARQUE
Era para ser uma comemoração, mas acabou em tragédia. Uma mulher caiu de uma altura de 35 metros ao posar à beira de uma cachoeira em viagem para festejar o fim da quarentena do coronavírus.
Com o fim do isolamento social, Olesya Suspitsyna, de 31, originária do Cazaquistão, decidiu visitar, no último domingo (26/4), o popular Parque Duden, na cidade de Antalya (Turquia), onde morava e trabalhava como guia de turismo havia cinco anos.
Olesya estava acompanhada de uma amiga. Durante uma caminhada, a cazaque pulou uma cerca e se aproximou de uma cachoeira para posar para foto, contou o "Sun". A mulher escorregou e acabou despencando.
Uma equipe de emergência do parque retirou Olesya da água, mas ela já estava morta.
No Instagram, Olesya se mostrava encantada com a Turquia: "Sempre admirei a beleza da natureza na Turquia. Este é o meu paraíso". Ela guiava especialmente turistas russos e de ex-repúblicas soviéticas.
A amiga Olga Kravchuck escreveu após a tragédia no parque: "Olesya amava o mar e sempre sonhou morar na Turquia. Ela realizou o sonho".
A Turquia já registrou oficialmente mais de 115 mil casos de Covid-19, com pouco mais de 3 mil mortes.
Fonte: Fernando Moreira/Extra
Fotos: Reprodução VK
STF DERRUBA RESTRIÇÕES À LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PREVISTAS EM MP EDITADA POR BOLSONARO
Presidente editou medida em março, e Rede Sustentabilidade pediu ao STF que suspendesse trechos que restringiam a LAI. Relator atendeu a pedido, e o plenário confirmou a decisão.
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira (30), por unanimidade, as restrições à Lei de Acesso à Informação previstas em uma medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro editou a MP em março, e o partido Rede Sustentabilidade pediu ao STF que suspendesse os trechos da lei que restringiam a LAI. Ao analisar o caso, o relator, Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido da Rede. Agora, o plenário do STF confirmou a decisão.
A MP previa, entre outros pontos, a suspensão dos prazos de resposta e a necessidade de reiteração de pedidos durante a pandemia do novo coronavírus.
A Lei de Acesso à Informação regulamenta o trecho da Constituição que estabelece como direito de qualquer cidadão receber, do poder público, informações de interesse da sociedade.
As ações que questionaram as restrições à LAI foram apresentadas por Rede, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e PSB.
A MP
A MP suspendeu os prazos de resposta a pedidos dirigidos a órgãos cujos servidores estejam em regime de quarentena, teletrabalho ou equivalentes e que dependam de acesso presencial.
Também estabeleceu que os pedidos de acesso à informação pendentes de resposta por conta da suspensão devem ser refeitos no prazo de dez dias, a partir da data de encerramento do estado de calamidade pública. E indicou que recursos às possíveis negativas seriam negados.
Fonte: Rosanne D'Agostino, Fernanda Vivas e Márcio Falcão/G1
MINISTRO ROGÉRIO MARINHO ANUNCIA LIBERAÇÃO DE R$ 50 MILHÕES PARA OITICICA
O Ministro do Desenvolvimento Regional, potiguar Rogério Marinho, anunciou pelo seu twitter a liberação de R$ 50 milhões para as obras da Barragem de Oiticica, que está sendo construída no Seridó, para resolver o problema da falta de água na região.
Fonte: Heitor Gregório
MARCO AURÉLIO MANTÉM NORMA DO CNJ QUE RECOMENDA SOLTURA GERAL DE DETENTOS NA PANDEMIA
O ministro Marco Aurélio Mello rejeitou uma ação do Podemos para derrubar uma resolução do CNJ que recomenda a soltura de presos com risco de contrair a Covid-19.
Nas contas do partido, juízes já mandaram mais de 29 mil detentos para prisões domiciliares com base na norma.
No processo, o partido alegava que a crise sanitária não pode ser uma justificativa para a impunidade e que não há critérios objetivos para a soltura, nem condições de fiscalizar o cumprimento das penas em casa.
O ministro rejeitou a ação com um argumento esquisito: o de que “a aplicabilidade da recomendação atacada depende da prática de atos judiciais posteriores, destinados a concretizar as medidas nela referidas”.
Fonte: O Antagonista/Blog do BG
Foto: Web
DEPUTADO BERNARDO AMORIM REQUER AO IGARN PROVIDÊNCIAS SOBRE RACHADURAS NA PAREDE DE CONTENÇÃO DA BARRAGEM DE UMARI EM UPANEMA
O deputado estadual Bernardo Amorim, pronunciou-se em sessão remota, da Assembleia Legistaliva do Rio Grande do Norte, onde por meio de requerimento verbal, solicitou intervenção emergencial do IGARN - Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte, em realizar inspeção na Barragem de umari, no município de Upanema, sobre as insistentes reclamações da população daquela cidade, no tocante a rachaduras que provocam vazamentos na parede de contenção daquele importantíssimo reservatório.
Bernardo Amorim ressalto que aquele é evidente a preocupação de todos os upanensenses, pelo volume de água da barragem, prestes a sangrar:
"São constantes os vídeos que a população de Upanema posta em suas redes sociais, sobre as rachaduras da parede da barragem de Umari. E faz crucial que o IGARN tome providências por meio de análise técnicas, para que sejam adotadas as medidas necessárias. Aos nossos irmãos upanemenses, que DEUS proteja a todas e todos e que a abundânica de água em Umari sejam prósperas, exatamente como muito bem escreveu o compositor Guilherme Arantes: “Águas que levam a fertilidade ao sertão”, afirmou Bernardo Amorim.
PROTEÇÃO CONTRA O VÍRUS: VEJA ATÉ ONDE VAI A CRIATIVIDADE DO BRASILEIRO
Um cidadão "desenvolveu uma técnica" para ficar nas filas de bancos, lotéricas e silimares, e não ser incomodado por outros que na fila estiverem.
Uma figuraça.
NATAL AUTORIZA FUNCIONAMENTO DE SUPERMERCADO DAS 7 ÀS 22 HORAS E OBRIGA USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS PÚBLICOS
A Prefeitura de Natal atualizou medidas de prevenção ao novo coronavírus, responsável pela Covid-19, em novo decreto publicado nesta quinta-feira (30) no Diário oficial do Município, e ainda flexibilização do comércio. Conforme destaque, entre medidas, permite a abertura dos supermercados em horário superior ao autorizado pelos decretos estaduais. Com a nova medida, que já passa a valer, o município autoriza os supermercados a funcionarem das 7h às 22h. Também fica permitida, pelo novo decreto, a abertura das lojas que funcionam dentro desses estabelecimentos. O texto também obriga o uso de máscaras em locais públicos, como órgãos da administração pública, comércios e serviços de transporte.
Algumas recomendações e obrigações em destaque:
– horário de funcionamento de supermercados/hipermercados/atacarejos: todos os dias (incluindo domingos e feriados), das 07:00 às 22:00
– galerias comerciais dos supermercados/atacarejos e o comércio poderão abrir de segunda a sexta, das 09:00 as 16:00; e sábados das 09:00 às 14:00
– uso obrigatório de máscaras pelos colaboradores e fornecimento de álcool 70;
– controle de entrada de colaboradores com termômetro de testa, dispensando que estiver com febre ou testar positivo para o covid
– aumentar o fluxo de ventilação, quando possível, mantendo o máximo de janelas/portas abertas (de novo, quando possível);
– organizar filas de ingresso nas áreas internas, com controle de entrada de 1 pessoa para cada 5m2 (QUER SEJAM COLABORADORES OU CLIENTES…ou seja, somando colaborador + clientes, tem que dar no máximo 1 pessoa para cada 5m2);
– manutenção de distância mínima de 2m e, quando não possível, colocar uma barreira física;
– consumidores devem ser orientados a passar o mínimo de tempo possível nas áreas internas dos estabelecimentos, e deverão utilizar máscaras;
– os estabelecimentos não poderão utilizar sacolas reutilizáveis
– proibida a entrada de consumidor que não estiver utilizando máscaras (nesse ponto, a orientação é chamar a polícia, caso o consumidor ingresse, infelizmente…não há outra forma)
– uso obrigatório de máscaras também nas repartições públicas, espaços destinados a exploração de atividade econômica, serviços de transporte individual ou coletivo, estabelecimentos comerciais
– fiscalização fica a cargo do Procon e da Semurb, podendo pedir apoio da guarda municipal e da PM
Fonte: Blog do BG
CORONEL JOÃO PESSOA: SE HOUVER DESVIO DE FUNÇÃO, MINISTÉRIO PÚBLICO DEVE SER ACIONADO PARA COIBIR TAL PRÁTICA
Dentre alguns comentários na rede social, de apoio a demissão da ex-diretora do hospital Municipal de Coronel João Pessoa, três destes chamou a atenção.
Seu seu teor, facebokianas citam a possibilidade de está havendo desvio de função de servidores do município.
E mais grave: em uma postagem, o grupo que governa o município ou no mínimo parte dela, é rotulada de "CORJA".
No Dicionário On Line de Português, que pouco fica devendo ao Houaiss, Michaelis, UNESP ou Novo Aurélio, os quatro dicionários maior importantes da Língua Portuguesa, CORJA quer dizer:
"Conjunto de pessoas caracterizadas pela péssima índole, pelo mau caráter ou má conduta.
Grupo de indivíduos vis e desprezíveis; canalhada.
Coletivo de ladrões, vadios ou desordeiros."
Já em outro comentário, é sugirido que haja a prática de "Laranja", na administração.
Venhamos e convenhamos, precisamos dosar os termos para nos expressar. Tal conteúdo verbal ou escrito pode ser questionado pelos ofendidos. Lembremos que a internet não é um território livre, como anos atrás afirmou uma certa autoridade nacional e recentemente, em 15 de dezembro passado, o presidente Jair Bolsonaro também frisou.
ALEXANDRIA: ASSALTANTE DA LOTÉRICA QUE ESTAVA FORAGIDO É PRESO EM MOSSORÓ
O segundo e último assaltante da Casa Lótérica da cidade de Alexandria, que encontrava-se foragido, foi preso na manhã de hoje, por policiais da DHPP, Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa de Mossoró.
Francisco Alisson, que tinha mandado de prisão em aberto, prolatado pela Comarca de Alexandria, em virtude da efetiva participação no assalto à Casa Lotérica, em 02 de outubro passado, (VER AQUI)foi preso durante uma operação da DHPP. No momento da prisão, ele estava de posse de uma arma de fogo.
Policiais daquela delegacia, ao contatar que havia o pedido de prisão, entraram em contato com Aroldo Chaves, delegado da PC de Alexandria.
E 1º de abril último, o outro acusado da prática de assalto em Alexandria, Francisco Carlos, comparsa de Francisco Alisson, foi preso no estado de Goiás. (VER AQUI).
"04", O FILHO MAIS NOVO DO BOLSONARO, PEGOU CORONAVÍRUS E ZOMBA DA DOENÇA: "É SÓ UMA GRIPEZINHA, PEGUEI, PASSOU, VÁ TOMAR NO C...
Assista o vídeo AQUI |
Em vídeo, o filho mais novo de Jair Bolsonaro, Jair Renan, a quem o pai chama apenas de “04”, diz que foi infectado pela Covid-19, mas ironiza a doença e diz que a pandemia é “história da mídia”. “É só uma gripezinha, irmão, tomá no…”.
No vídeo, 04 diz: “Vamos pra rua na pandemia, tá ok? Pô, que pandemia, malandro? Isso é história da mídia aí pra trancar você dentro de casa, achar que o mundo tá acabando. Pô, é só uma gripezinha, irmão, vai tomá no cu (sic). Peguei, passou. Prefiro morrer tossindo que morrer transando”
Fonte: Barra Portal
JAIR BOLSONARO: ALEXANDRE MORAES FOI PARA O SUPREMO POR AMIZADE COM TEMER
O presidente Jair Bolsonaro, ainda revoltado com a suspensão da posse do diretor-geral da Polícia Federal, proferida pelo minsitro Alexandre de Moraes, questionou:
"O senhor Alexandre de Moraes está no STF por qie? Tão somente por amizade com o presidente da República, na época, Michel Temer. Assim, não justifica observa a questão da impessoalidade.
Bolsonaro disse que a Advocacia Geral da União vai recorrer da decisão do ministro do STF.
AVÔ CEARENSE CRIA CANAL NO YOUTUBE PARA CONTINUAR CONTANDO ESTÓRIAS INFANTIS AOS NETOS DURANTE A PANDEMIA
A pedagoga Sany Rios usa a literatura para promover entretenimento educativo às crianças durante a quarentena.
Os livros sempre foram ponte de conexão entre Sany Rios e os netos. A pedagoga, que tem o hábito de ler para os pequenos Lucca e Clara desde quando estavam na barriga da mãe, viu a atividade ser interrompida com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Para driblar a distância física, Sany resolveu gravar vídeos contando as histórias infantis e publicá-los em um canal no YouTube criado por ela.
A ideia surgiu quando o neto, que mora em Fortaleza com os pais, reclamou que sentia falta das leituras da avó. “Em uma chamada de vídeo, ele chorou querendo que eu contasse histórias para eles. Nós já estávamos há algumas semanas sem contato físico”, contou ao G1. A brincadeira pelas vídeo-chamadas e pelas curtas gravações da avó não foram suficientes. Os vídeos também começaram a ser pedidos pelo sobrinho de Sany e pelos pais dos coleguinhas das crianças.
“Foi ganhando uma dimensão que eu não imaginava, as mães começaram a compartilhar nos grupos das escolas. Então, decidi colocar no YouTube porque preserva a qualidade e tenho mais liberdade quanto ao tempo”, explica.
O canal do YouTube, que leva o nome da pedagoga, foi a forma como Sany encontrou de promover entretenimento para outras crianças, além de poder contar histórias mais longas. As gravações, que têm como cenário o quintal do sítio da pedagoga em Cascavel, são feitas de forma simples: não passam por edição, feitos com um celular, acoplado em um tripé. A ideia da pedagoga é tornar a experiência a mais natural possível.
“Acredito que não há nenhum outro gênero tão bom para formar um leitor como a literatura, o texto literário é artístico, tem nas suas entrelinhas uma riqueza de possibilidades muito ampla”, ressalta Sany.
Autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Sylvia Orthof, Elvira Drummond e produções autorais fazem parte do acervo da professora, como ‘Solzinho e a surpreendente missão do menino-árvore”, escrito por ela em parceria com Míria Espíndola .
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Lívia Carvalho/G1
Foto: Arquivo Pessoal
DOS 312 CASOS POSITIVOS DE CORONAVÍRUS EM NATAL, 219 JÁ ESTÃO CURADOS
Dos 312 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) até esta terça-feira (21), em Natal, 18 estão internados, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ainda computa a cura e liberação do isolamento de 219 pacientes.
“De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, um paciente sintomático deve permanecer em quarentena por 14 dias. Após esse período, o isolamento pode ser interrompido se não apresentar mais nenhum sintoma.
Se o paciente permanecer sintomático, deve manter o isolamento até 72h após os sintomas desaparecerem”, esclarece Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância da SMS de Natal.
A capital potiguar ainda registra, até esta terça-feira, 68 casos de pessoas que estão em quarentena domiciliar e um total de 7 óbitos por causa do novo coronavírus.
A maior parte dos casos confirmados de Covid-19 na capital potiguar está no bairro Tirol, na Zona Leste. Em seguida, vem Lagoa Nova, na Zona Sul, Ponta negra, na Zona Sul, e Pajuçara, na Zona Norte.
Confira a lista de incidência da doença por bairros:
Tirol 9,09 %; Lagoa Nova 8,39 %; Ponta Negra 7,69 %; Pajuçara 7,69 %; Nossa Senhora da Apresentação 7,69 %; Capim Macio 7,69 %; Potengi 6,99 %; Petrópolis 6,99 %; Candelária 6,29 %; Barro Vermelho 4,90 %; Alecrim 4,90 %; Quintas 2,80 %; Neópolis 2,80 %; Lagoa Azul 2,80 %; Planalto 2,10 %; Cidade da Esperança 2,10 %; Cidade Alta 1,40 %; Bom Pastor 1,40 %; Areia Preta 1,40 %; Rocas 0,70 %; Redinha 0,70 %; Pitimbú 0,70 %; Nossa Senhora de Nazaré 0,70 %; Nova Descoberta 0,70 %; Igapó 0,70 % e Cidade Nova 0,70 %
Fonte: Rafael Nicásio/Portal N 10
EU NÃO SABIA. E DAÍ?
“Assim como a expressão ‘Eu não sabia’ passou à história como uma espécie de frase-lema do Brasil de Lula, a interjeição ‘E daí?’ tem potencial para descer ao verbete da enciclopédia como símbolo da era Bolsonaro”, diz Josias de Souza.
“O cinismo é o mesmo. A diferença é que Bolsonaro, em vez de fingir que não sabia, deixa claro que não quer nem saber.”
Fonte: O Antagonista
DEPOIMENTO DE UM VÍRUS: "VIM ESCLARECER PONTOS FUNDAMENTAIS"
Estúpidos afirmam que a economia importa mais que vidas humanas, na condição de vírus não tenho essa idiotia como posicionamento
Sou um simples vírus. Vim esclarecer pontos fundamentais sobre a minha razão de ser. Não é fato que provoco o desequilíbrio no mundo, ao contrário, veja como a poluição diminui, como se é possível ver o firmamento estrelado até nas grandes cidades. Os rios estão mais limpos. As pessoas voltaram a se preocupar umas com as outras.
Embora esteja envolto no manto da morte, trago de volta o valor da vida. Mostrei o tanto que a arrogância e prepotência dos governantes é mais letal do que qualquer novo vírus. Não sou eu que crio a fome, a miséria envolta em desigualdade social muito além da mortalidade provocada por qualquer vírus. Nem tampouco o destempero desqualificado de figuras tão patéticas como Bolsonaro e Trump. Esses estúpidos afirmam que a economia importa mais que vidas humanas, na condição de vírus não tenho essa idiotia como posicionamento.
Culpem os vírus por essa desordem mundial, certamente é mais cômodo. A destruição ambiental não foi causada por qualquer vírus; a brutalidade nas relações interpessoais também não é virótica; o consumismo desenfreado que leva ao total distanciamento entre as pessoas, entre bens de consumo necessários e supérfluos, tampouco tem a presença de vírus. O ódio que incendeia o coração humano traz o vírus da desesperança, do desalento e da total perda da condição humana.
Tudo agora é o vírus, e figuras tão esdrúxulas como o Doria ganham protagonismo de estadista diante da boçalidade bolsonarista. Mais fácil culpar os vírus. As pessoas em situação de rua estão sendo dizimadas, em nova assepsia social, assim também com a população carcerária. Culpemos o vírus. E todos estarão tranquilos e em paz com suas consciências.
Fonte: Valdemar Augusto AngemariCarta Capital
Foto: AFP
CÂMARA APROVA PROJETO COM PÚBLICO PRIORITÁRIO PARA TESTE DE CORONAVÍRUS
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) projeto que prioriza profissionais de saúde e dos agentes funerários na testagem do novo coronavírus. O texto obriga poder público e empregadores a fornecerem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que atuam em atividades essenciais e em contato direto com portadores da covid-19, considerando os protocolos indicados para cada situação. A medida segue para o Senado.
Segundo o autor do substitutivo aprovado, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), apenas os profissionais de saúde que tenham contato direto com infectados ou possíveis infectados pelo coronavírus terão prioridade para fazer testes de diagnóstico da covid-19.
“Desse modo, procuramos atender à preocupação com a saúde dos profissionais mais expostos e evitamos eventuais desperdícios de testes”, argumentou o parlamentar.
Estão incluídos no texto aprovado os seguintes profissionais: médicos; enfermeiros; fisioterapeutas; psicólogos; assistentes sociais; policiais e bombeiros; guardas municipais; integrantes das Forças Armadas; agentes de fiscalização; agentes comunitários de saúde; agentes de combate às endemias; técnicos de enfermagem; motoristas de ambulâncias; biólogos, biomédicos e técnicos em análises clínicas; trabalhadores de serviços funerários e de autópsia; profissionais de limpeza; farmacêuticos, bioquímicos e técnicos em farmácia; dentistas.
A medida também alcançará profissionais que sejam convocados a trabalhar nas unidades de saúde durante o período de isolamento social e que tenham contato com pessoas ou com materiais que ofereçam risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Fonte: Agência Brasil/Gláucia Lima
Assinar:
Postagens (Atom)