RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 31 de julho de 2020

PARA TODO O SEMPRE, GLORIFICADO SEJA O VOSSO NOME, SENHOR DEUS


ALEXANDRIA: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE 31 DE JULHO REGISTRA MAIS QUATRO CASOS DE CORONAVÍRUS.

O município de Alexandria, contabiliza no dia de hoje, mais quatro casos de coronavírus. São pessoas que estavam em isolamento social e tinham realizado testes. Com o recebimento dos resultados nesta sexta-feira, foi constatado que contraíram o vírus. Ou seja, não houve casos confirmados de testes feitos no dia de hoje.
Destes, duas crianças, com idades de 8 anos e 2 meses e cinco dias. Ambos do sexo masculino e duas mulheres de 22 e 32 anos. Todos estão obedecendo as recomendações dos profissionais de saúde, assim como os familiares que há nas respectivas residências, no cumprimento do isolamento social, pelo período de 14 dias. 
Desta forma, registra-se 20 pacientes em tratamento domiciliar.
No tocante a monitados, houve uma queda de seis casos. pessoas que estavam em isolamento social, entretanto, com o diagnóstico das testagens, verificou-se que não eram portadores do coronavírus.
O município conta com 620 casos dercartados.


VACINA DE OXFORD PROTEGEU MACACOS DE PNEUMONIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS, MOSTRA ESTUDO PUBLICADO NA "NATURE"

Resultados preliminares da pesquisa haviam sido publicados em maio, mas só agora foram aprovados e divulgados na revista, uma das mais importantes do mundo. Vacina da universidade está sendo testada em humanos em vários países, inclusive no Brasil.

A vacina da Universidade de Oxford para a Covid-19 preveniu, em macacos, a pneumonia causada pela doença, mostra uma pesquisa que teve publicação antecipada on-line nesta quinta-feira (30) na revista cientifica "Nature", uma das mais importantes do mundo.
Os resultados preliminares dos testes já haviam sido divulgados há cerca de dois meses e meio, mas a publicação na revista significa que eles foram validados por outros cientistas (passaram pela chamada "revisão por pares", ou "peer review", em inglês). Esse passo é necessário para que qualquer estudo científico seja publicado em uma revista.
"Não foram observadas evidências de pneumonia viral nem doença inflamatória imune" nos macacos vacinados, disseram os cientistas.
A imunização com a vacina, tanto em dose única como aplicada com reforço, induziu a produção de anticorpos e resposta imune celular em macacos resos. Não foram observados efeitos colaterais.
Segundo os cientistas, além de ficarem protegidos da pneumonia causada pelo novo coronavírus, os macacos vacinados também tiveram menor carga viral (quantidade de vírus) em amostra retirada dos pulmões e do trato respiratório inferior.
Seis animais foram vacinados com uma dose da vacina, 28 dias antes de serem expostos ao Sars-Cov-2 (o novo coronavírus). Outros seis foram vacinados 56 dias, e, depois, 28 dias antes da exposição ao vírus.
Os anticorpos contra uma parte específica do vírus começaram a aparecer já 14 dias depois de apenas uma dose, e foram "significativamente aumentados com a segunda imunização", disseram os pesquisadores.
Para os macacos que receberam as duas doses da vacina, o vírus infeccioso (capaz de provocar a infecção pela Covid-19) só foi detectado até um dia depois de o animal ter contato com o vírus. Nos macacos que receberam apenas uma dose, o vírus foi encontrado até 3 dias depois da exposição.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: G1
Foto: Dado Ruvic / Reuters

TRIBUNAIS DE CONTAS ORIENTAM GESTORES EM COMPRAS EMERGENCIAIS

Os tribunais de contas estaduais estão elaborando uma série de materiais para de orientar os gestores do Executivo sobre as compras emergenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Os gestores, principalmente das áreas com maior afinidade às ações de combate à covid-19, como secretaria de Saúde, estavam com receio de tomar algumas medidas. “Você tem, de um lado, a urgência que o caso requer e de outro, as normas”, explica o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, que também é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Paraíba.
Para dar mais segurança aos gestores nas compras de insumos, muitas vezes sem licitação, os órgãos de controle têm, segundo Nogueira, desenvolvido trabalhos de orientação em conjunto. “Começamos a trabalhar do forma conjunta. Praticamente todos os tribunais de contas pensaram em ferramentas”, diz sobre o esforço que também tem unido os ministérios públicos de Contas.
Entre os exemplos dessas ações, Nogueira destaca a plataforma Preço de Referência, feita em parceria entre o TCE e a Universidade Federal da Paraíba. No sistema, ficam os preços médios de diversos insumos e um histórico dos valores deles nos últimos meses, para que os gestores públicos tenham uma base na hora de contratar serviços e comprar materiais emergencialmente. “Isso dá uma certa segurança ao gestores para não extrapolar o preço médio”, diz Nogueira.
As orientações, disponibilizadas em notas técnicas dos tribunais, também são no sentido de que os governos estaduais deem o máximo de transparência aos gastos relacionados ao combate ao novo coronavírus e embasem com clareza gastos sem licitação. De acordo com o presidente da Atricon, isso faz parte de um “espírito colaborativo” dos órgãos de controle “no sentido de não criar dificuldades”, mas instrumentalizar os governadores e prefeitos.
No entanto, Nogueira afirma que os tribunais estão preparados para agir contra irregularidades. “A grande maioria está se portando bem. Infelizmente, alguns casos são registrados de pessoas que se aproveitam do momento para desviar recursos, e os órgãos estão atuando”, ressalta.
De acordo com ele, apesar das dificuldades geradas pela pandemia, os tribunais de contas continuam trabalhando. “Entre as mudanças de costumes geradas pela pandemia está o trabalho remoto, ao qual conseguimos nos adequar. As fiscalizações e as sessões são realizadas remotamente, sem prejuízo à nossa atuação”.

Fonte: Agência Brasil/ATRICON

OS TRÊS POSTULANTES À SUCESSÃO DE MAIA ASSINARAM A CPI CONTRA A LAVA JATO

A CPI contra a Lava Jato, que está pronta para ser instalada na Câmara, como noticiamos, recebeu o apoio de 176 deputados.
Entre eles, três pré-candidatos à sucessão de Rodrigo Maia, em fevereiro do ano que vem: Arthur Lira, do PP de Alagoas; Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba; e Marcelo Ramos, do PL do Amazonas.
O requerimento de criação da CPI, apresentado no ano passado, já foi lido em plenário e Rodrigo Maia poderá instará a comissão a qualquer momento.
Mais cedo, revelamos que, uma vez instalada a CPI, os idealizadores dela vão querer fazer bastante barulho e até ameaçar prender Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato em Curitiba. Essa, pelo menos, é a suspeita de parlamentares que dizem conhecer as reais intenções da turma que inventou toda essa história, turbinada pelas declarações de Augusto Aras em live com advogados petistas na noite da última terça-feira.
O pedido se baseou nas mensagens roubadas por hackers — leia aqui a íntegra, se tiver estômago. A esquerda e o Centrão esperam poder contar com uma ajudinha de bolsonaristas na eventual CPI, uma vez que Sergio Moro virou inimigo do atual governo.

Fonte: O Antagonista

EMENDA DO DEPUTADO WALTER ALVES POSSIBILITA AQUISIÇÃO DE VEÍCULO PARA SAÚDE E EQUIPAMENTOS PARA PSF'S

O município de Frutuoso Gomes, recebeu no dia de hoje mais um veículo para a pasta da saúde. por meio de emnda parlamentar oriunda do mandato do deputado federal Walter Alves, a prefeitura de Frutuoso Gomes agracia a referida secretaria, com veículo que melhorará o transporte de profissionais do Programa de Saúde da Família.
O valor da emenda também propiciou investimento em equipamentos para aparelhar melhor ainda as unidades de saúde. 
A gestão municipal, em parceria com o parlamentar potiguar, tem em muito ampliado os serviços e proporcionando melhorias significativas para os frtuosogomenses.
"É mais uma emendas do deputado Walter Alves, que nos possibilita oferecer uma uqalidade ainda melhor, para os pacientes e profissionais de saúde. nossa gestão municipal, não mede esforços para que tantos os servidores, como o povo de nossa cidade, tenha sempre um atendimento mais igualitário e confortável. Essa é a marca da administração municipal de Frutuoso Gomes. E muito meis virá. Nossa equipe, tanto da área de saúde, como os diversos segmentos administrativo do município, tem a harmonia e desejo de igualmente permanente", disse a secretária de saúde, madalena Torres ao receber o novo veículo das mãos do secretário de transportes, Luiz Valentim.

CÂMARA APROVA PROJETO DO SENADO SOBRE LINHA DE CRÉDITO PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS

Segue para sanção presidencial o Projeto de Lei 2424 de 2020, de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que cria linha de crédito para profissionais liberais, como advogados, corretores e arquitetos, que não tenham vínculo empregatício. 







Fonte: Raquel Teixeira/Agência Senado
Foto: Geovana Albuquerque / SES

APÓS 36 ANOS, "CHAVES" DEIXA DE SER EXIBIDO NO SBT E NO BRASIL

Chega ao fim uma era de 36 anos de duração. A partir deste sábado, 1º de agosto, o SBT não estará mais autorizado a exibir os seriados do “Chaves”.

Chega ao fim uma era de 36 anos de duração. A partir deste sábado, 1º de agosto, o SBT não estará mais autorizado a exibir os seriados do “Chaves”, que há mais de três décadas ocupam o espaços na sua programação.
Em nota, o SBT lamentou a decisão da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias.
A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida em contrato até esta sexta-feira (31), com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. Porém, a negativa em relação a renovação do acordo pegou o SBT de surpresa.
Roberto Gómez Fernandez, filho do Bolaños, é quem está à frente da “Chespirito” e há a desconfiança de que ele estaria negociando esses direitos com alguma empresa de streaming. Especula-se que esse acerto deve ser com a Netflix.
Este mesmo impasse entre Televisa e Grupo Chespirito tirou a série do Multishow.
Comunicado do SBT
São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias.
A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato.
O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.

Fonte: tribuna de Jundiaí

FRUTUOSO GOMES: TRÊS PESSOAS RECUPERADAS DO CORONAVÍRUS

O município de Frutuoso Gomes teve no dia de hoje, três pessoas recuperadas do coronavírus. Uma vitória daqueles que são curados e de toda a equipe da saúde, que trabalha incessantemente, para o enfrentamento do vírus.
No município não houve nenhum óbito e tem uma incidência muito baixa da proliferação do coronavírus. Até a presente data, 09 casos foram confirmados, exitindo 06 pessoas recuperadas e 03 pacientes em tratamento domiciliar. Ainda contaliza-se 01 caso suspeito e 05 pessoas monitoradas.
Insistentemente, equipes da secretaria de saúde realiza barreiras sanitárias e o controle de quem entra no município. Visitas domiciliares junto as residências onde aqueles que chegam a Frutuoso Gomes ficam são registradas e há uma grande conscientização da população com as medidas adotadas, além do Decretos editados pela chefe do executivo, visando sempre o melhor para todos os frutuosogomenses. 
A secretaria de saúde continua seu trabalho do combate ao vírus, alertando para:
🔸 Fique em casa e só saia se for extremamente necessário;
🔸 Use máscara de proteção facial. O uso é obrigatório ao sair de casa;
🔸 Lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;
🔸 Todos os pacientes em monitoramento e com confirmação da Covid-19 estão sendo acompanhados pelas equipes de Atenção Primaria à Saúde e Vigilância da secretaria municipal de Saúde.


GOVERNO E STF PREPARAM PROJETO QUE TIRA PODER DO MPF EM ACORDOS DE LENIÊNCIA

Minuta da proposta, à qual O GLOBO teve acesso, concentra poderes de decisão sobre "delações de pessoas jurídicas" na CGU e na AGU, órgãos do Executivo.

O governo federal e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, finalizam uma proposta para regulamentar a negociação de acordos de leniência, que funcionam como delações premiadas de empresas. A minuta do projeto, à qual O GLOBO teve acesso, retira o Ministério Público Federal (MPF) das negociações e concentra poderes na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Advocacia-Geral da União (AGU), órgãos subordinados ao presidente Jair Bolsonaro.
A proposta abre brecha para esvaziar os poderes do MPF em investigações contra empresas. Os grandes acordos de leniência da Operação Lava-Jato, com companhias como o Grupo J&F e a Odebrecht, foram conduzidos inicialmente por procuradores do Ministério Público, para só depois terem a adesão de órgãos como a CGU. Na longa negociação com o MPF, a J&F ofereceu inicialmente R$ 700 milhões, mas, no final, aceitou pagar R$ 10,3 bilhões de ressarcimento.
Pelas novas regras propostas, o MPF não conduzirá mais as negociações dos acordos de leniência. “Visando a incrementar-se a segurança jurídica e o trabalho integrado e coordenado das instituições, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União conduzirão a negociação e a celebração dos acordos de leniência nos termos da lei nº 12.846, de 2013”, diz o texto.
Isso significa que procuradores responsáveis por investigar os crimes de uma empresa podem ficar fora da análise de quais fatos criminosos essa empresa está confessando no seu acordo.
De acordo com a minuta, qualquer investigação do MPF ou da Polícia Federal que constate o envolvimento de uma empresa em fatos ilícitos deve ser enviada para conhecimento da CGU e da AGU. O texto estipula uma exceção a esse padrão: que o compartilhamento não seja feito caso coloque as investigações em risco. Ainda assim, na avaliação de investigadores, o novo modelo abrirá brecha para que o governo tenha informações de diversas investigações sigilosas em andamento pelo país.
A iniciativa ocorre em meio a uma crise dentro do MPF, deflagrada após iniciativas do procurador-geral da República, Augusto Aras, contra a Lava-Jato. O novo modelo precisa do aval de Aras, que ainda está analisando o assunto. A atual minuta é diferente da proposta inicialmente defendida por ele, que previa também a participação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A minuta é discutida entre CGU, AGU, Ministério da Justiça, STF, Procuradoria-Geral da República (PGR) e Tribunal de Contas da União (TCU). O assunto já está em estágio adiantado. Trata-se de um “acordo de cooperação técnica” que seria assinado por esses órgãos para garantir que todos sigam os termos estabelecidos. Não é necessário submeter o projeto ao Congresso Nacional.
A proposta cria um “balcão único” na negociação de acordos de leniência. Hoje, uma empresa precisa negociar com diversas instituições diferentes e fica vulnerável a sanções caso não consiga fechar acordo com todas.
Por isso, Toffoli e Aras concordaram que seria necessário desburocratizar o sistema e permitir que uma pessoa jurídica resolva todas suas pendências com apenas um acordo, o que, segundo este entendimento, proporcionaria maior segurança jurídica.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Aguirre Talento/O Globo
Foto: Carlos Alves Moura / Agência O Globo

APOSENTADO CRIA PROJETO DE HOTEL E HOSPITAL DE PLANTAS

Orquidófilo Ivanilson Luiz da Silva lança no instagram serviço de hospedagem, revitalização e também dá dicas de como cuidar de uma planta.

Um hospital que em vez de pessoas ou bichos, socorre plantinhas. E também as hospeda, quando alguém vai viajar e não tem aquele amigo vizinho para ficar “de olho na água”. Essa ideia inusitada nasceu de Ivanilson Luiz da Silva, que depois de uma longa carreira como técnico de Telecomunicações veio a aposentadoria antecipada por conta de um infarto, e assim resolveu abraçar uma paixão antiga: as plantas.
Seu Ivanilson é daquelas pessoas que caberia bem na canção de Arnaldo Antunes, quando diz que as árvores e as plantas são como todos os seres vivos, ‘também bebem água, cantam no vento e recebem a chuva de galhos abertos. E crescem para cima como as pessoas, mas não são soltas nos passos.’
“A planta é um ser vivo, só não fala nem anda, no resto tem todas as necessidades dos seres vivos. Entre as necessidades básicas de alimentação e medicação ela tem sentimentos e precisa um pouco de amor”, disse o orquidófilo aposentado e dono do recém-inaugurado Hotel (e hospital) para Plantas de Natal. O projeto está no começo e o contato pode ser feito pelo https://www.instagram.com/hotelparaplantas.natal/
Por enquanto, para o serviço de hospedagem, o próprio cliente procede a entrega e retirada. Já o socorro ou a revitalização será precedido de um levantamento de dados para avaliação previa de possibilidade da revitalização.
Ivanilson ensina aos clientes a cuidar das plantas, inclusive escolher recipientes (vasos) para a morada dessa planta. Sabe aquela velha conversa da “planta linda que ganhei de presente mas ela morreu e eu não sei o que fiz de errado”. Seu Ivanilson saberia a resposta.
O segredo, ou a mão boa como dizem “é tratá-la como um ser vivo merece ser tratado.​ Muitas plantas podem ser cultivadas em apartamento, desde que se observe a natureza do solo, vasos apropriados, irrigação, claridade, ventilação, humidade e peculiaridades da própria planta”, comentou.
Há muitos anos Ivanilson cuida de plantas, mas antes era como terapia que ele considera “uma terapia superior”. Em 1989, capacitou-se no instituto Pernambucano de Orquidofilia para poder conviver “‘de boa” com as Orquídeas. Com mais tempo para cuidar de suas plantas, ele acatou a ideia das filhas Holda e Évila, que é bióloga. Perguntado sobre a planta favorita? “Orquídeas, as quais me dediquei aproximadamente 45 anos de minha vida.”
Contato:
https://www.instagram.com/hotelparaplantas.natal/

Fonte: Cínthia Lopes/Típico Local
Fotos Cedidas

RN: CORPOS DE TRÊS JOVENS FORAM ARRASTADOS APÓS EXECUÇÕES

Um triplo assassinato ocorrido entre a madrugada do domingo passado, deixou a população da cidade de Barcelona, na região Agreste do Rio Grande do Norte, perplexa.
Três jovens, sendo dois homens de 17 anos e uma mulher de 19, foram mortos a tiros no interior de uma residência e tiveram seus corpos arrastados pela rua onde aconteceu o fato.
Felix Januário Beserra Barbosa,; Natan Rafael da Silva e Maria Fernanda Borges de Sousa, estavam no imóvel localizado na Rua Severino Raimundo da Silva, no bairro Renascer, quanto homens chegaram e invadiram o local, executando-os. os dois homens tiveram os rostos totalmente desfigurados pelos tiros.
Na região impera a lei do silêncio. Ninguém sabe, ninguém viu.

NOTA DE REPÚDIO DA ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES DO RN CONTRA O CANTOR ZEZO

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Rio Grande do Norte lamenta o comportamento e as declarações do cantor Zezo, durante live promovida no dia 25 de julho com o tema de “Aniversário do Galeguinho das Encomendas”.
O artista potiguar, com o claro objetivo de violar as normas, insinuou que, para tanto, bastava dar comida aos policiais militares de serviço.
Zezo é um artista reconhecido e admirado pela maioria dos Militares do RN, motivo pelo qual estarmos todos decepcionados. Externamos - homens e mulheres honrados que trabalham, mesmo com o risco da própria vida para proteção do povo potiguar - nossa indignação.
Natal, 28 de julho de 2020
Associação dos Oficiais Militares Estadual

PROCURADOR DA REPÚBLICA EMITE NOTA À IMPRENSA POTIGUAR

NOTA
Diante da veiculação publica em alguns periódicos de que eu estaria usando o cargo de procurador da República para adotar medidas judiciais tendentes a censurar a imprensa, venho apresentar os seguintes esclarecimentos, em obséquio ao direito fundamental previsto no art. 5 °, V, da Constituição Federal.
O Supremo Tribunal Federal consolidou a tese de que nenhuma liberdade pública por mais cara que seja ao indivíduo é ilimitada. A restrição dos direitos fundamentais tem como objetivo exatamente garantir a convivência e a harmonia do exercício livre e universal das liberdades publicas de todos os indivíduos. Nenhum direito, pois, é ilimitado. A liberdade de imprensa é o pilar de qualquer regime democrático e seu exercício livre de censura não somente é uma garantia do jornalista como principalmente do cidadão que tem o direito inalienável de ser bem informado. O mercado de ideias garante a todos o direito de expressar seu pensamento de forma livre ainda que, principalmente, sua manifestação venha a desagradar o pensamento ou a crença de outrem.
O abuso do direito, no entanto, é a desnaturação do seu exercício e por isso deve ser combatido. A imprensa, assim como qualquer atividade, deve pautar seu exercício de forma responsável para não cair em descrédito e seu abuso deve ser rechaçado. Jamais pode ser usada como instrumento para atingir a honra ou distorcer a realidade dos fatos. Não por acaso, no próprio dispositivo constitucional que garante a liberdade de expressão há remissão textual expressa da necessidade que esse exercício preserve diversos outros direitos fundamentais, dentre os quais a honra e a imagem (art. 220, § 1° da CF) das outras pessoas. O Código de ética do jornalista em seu art. 9° impõe como dever da profissão preservar a honra e imagem das pessoas e em seu art. 10 veda expressamente a divulgação incorreta de informação, assim como o uso do ofício como instrumento de perseguição.
A ação movida por mim em nada reflete a posição do Ministério Publico Federal e tem como objetivo tutelar meu direito particular à honra e imagem que foram desrespeitadas pelo comunicador que se diz vítima de censura e assim fazendo, busco preservar a liberdade de imprensa como atividade democrática responsável. Jamais usei meu cargo para esse fim, como alguns sugeriram, tendo inclusive contratado serviço advocatício para tanto e a queixa-crime foi movida perante a Justiça Federal em observância à sumula 146 do STJ, uma vez que os fatos desonrosos narrados se deram em razão do exercício da função.
As medidas judiciais pedidas e concedidas tiveram como fundamento o fato narrado de que o comunicador se excedeu de forma indevida no exercício da liberdade de informação, usando textos e imagens que claramente atentaram contra a minha honra objetiva e subjetiva. A imprensa livre jamais pode ser sinônimo de perseguição ou ataque à honra de qualquer pessoa. Sua liberdade impõe antes de tudo responsabilidade. Buscar a defesa em juízo da minha honra e imagem, atingidas desarrazoadamente, evitando sua reprodução, jamais pode ser concebida como censura à imprensa, mas precisamente um ato de resistência constitucionalmente garantida na qualidade de cidadão.

Fernando Rocha
Procurador da República

ENGENHEIRO PARAIBANO CONDENADO POR FAVORECIMENTO DE PROSTITUIÇÃO INFANTIL É PRESO NO RIO GRANDE DO NORTE

Uma ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Militar potiguar prendeu na manhã desta quarta-feira 29 de julho de 2020, um engenheiro de pesca condenado por favorecimento de prostituição infantil. João Adriano Carvalho Guerra é condenado pela Justiça da Paraíba a 7 anos de prisão e estava foragido. Ele foi localizado e preso em Barra do Cunhaú, praia do município de Caguaretama, no litoral Sul do RN.
Segundo a polícia paraibana, os crimes foram cometidos por João Adriano em 2007. A investigação apontou que ele trazia meninas menores de 18 anos de cidades do interior da Paraíba para a casa dele, em João Pessoa, onde havia o favorecimento à prostituição.
João Adriano Carvalho Guerra estava morando na praia de Barra do Cunhaú. Ele será encaminhado a João Pessoa e entregue ao Poder Judiciário daquele Estado.
Disque-denúncia 127
João Adriano foi localizado e preso após uma denúncia anônima feita ao Disque-denúncia 127, do MPRN. O número está disponível para denúncias de crimes em geral. O cidadão pode ligar gratuitamente para o número. A identidade da fonte será preservada. Além do telefone, as denúncias também podem ser encaminhadas por Whatsapp para o número (84) 98863-4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br.
Os cidadãos podem encaminhar informações em geral que possam levar à prisão de criminosos, denunciar atos de corrupção e crimes de qualquer natureza. No Whatsapp, são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações oferecidas.

Fonte: Fim de Linha

EUA PAGARÃO US$ 2,1 BILHÕES À SANOFI E À GSK, POR VACINA CONTRA CORONAVÍRUS

Valor é por 100 milhões de doses. Maior investimento fechado pelo país.

Os Estados Unidos fecharam 1 acordo de US$ 2,1 bilhões com a farmacêutica francesa Sanofi SA e a britânica GSK (GlaxoSmithKline Plc) por 100 milhões de doses da candidata a vacina de covid-19. O anúncio foi feito nesta 6ª feira (31.jul.2020). Leia a íntegra do comunicado, em inglês.
O investimento–maior feito pelo país– faz parte da Operação Warp Speed do governo norte-americano. A operação tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento, fabricação e distribuição de uma vacina contra a covid-19.
“O portfólio de vacinas que estão sendo montadas para a Operação Warp Speed aumenta as chances de que teremos pelo menos uma vacina segura e eficaz no final deste ano”, disse Alex Azar, do Departamento de Saúde dos EUA.
O país já fechou outros 6 acordos com empresas que desenvolvem vacina contra covid-19. O valor investido ultrapassa US$ 8 bilhões. Eis a lista das empresas:
AstraZeneca; Moderna; Pfizer/BioNTech; Novavax; Jansen Research & Development e MSD/IAVI.
Em comunicado, a Sonofi e a GSK disseram que, dos US$ 2,1 bilhões, mais da metade será para o desenvolvimento da vacina, incluindo os ensaios clínicos. O restante será “usado para aumentar a produção e fornecer uma quantidade inicial de 100 milhões de doses”. Os EUA também têm a opção de compra de mais 500 milhões de doses. A vacina será aplicada em duas doses e terá o custo de US$ 42 por pessoa.
As farmacêuticas pretendem começar os testes em setembro, seguido pela fase 3 até o final de 2020. Caso os resultados dos estudos sejam positivos, as empresas podem solicitar a regulamentação da vacina no 1º semestre de 2021.

Fonte: Poder 360
Foto: Sérgio Lima/Poder 360

FACEBOOK NÃO CUMPRE DECISÃO DE MORAES E MANTÉM NO AR PERFIS DE BOLSONARITAS FORA DO PAÍS

O Facebook anunciou nesta sexta-feira que não vai cumprir a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para tirar do ar internacionalmente os perfis de bolsonaristas que foram alvos do inquérito das fake news.
A empresa decidiu que recorrerá ao plenário do STF. Enquanto isso, as contas serão mantidas no ar fora do Brasil.
“Respeitamos as leis dos países em que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições”, diz a nota da assessoria de imprensa do Facebook.
Segundo o entendimento da empresa, a suspensão das contas internacionalmente poderia criar um precedente perigoso para o funcionamento da própria plataforma.
Moraes pediu a suspensão dos perfis fora do Brasil depois de perceber que o impacto do bloqueio apenas no país foi reduzido. Depois de mudarem suas configurações de localização, alguns perfis bolsonaristas voltaram a fazer postagens — com ataques ao próprio Moraes, inclusive.
“As redes sociais Twitter e Facebook continuam permitindo que os perfis sejam acessados através de endereços IP de fora do Brasil, ou seja, permitindo que sejam acessados normalmente a partir de outros países. Isto possibilita que usuários do Brasil utilizem serviços de roteamento de conexão, como VPNs, contornando este tipo de bloqueio e acessando os perfis em território nacional, como se estivessem em outros países”, diz o laudo citado por Moraes em sua decisão.
“Portanto, para atender corretamente a ordem judicial, as redes sociais Twitter e Facebook deveriam bloquear o acesso aos perfis através de qualquer endereço IP.”

Fonte: O Antagonista

BRASIL TEM 2.614.662 CASOS DE CORONAVÍRUS, INFORMA CONSÓRCIO DE VEÍCULOS DE IMPRENSA

O número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil subiu para 2.614.662, indica o boletim das 8h do consórcio de veículos de imprensa formado por EXTRA, O Globo, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira. Os números são consolidados a partir das secretarias estaduais de Saúde. O total de mortes é de 91.416.
As estatísticas da pandemia no Brasil são divulgadas três vezes ao dia. O próximo levantamento será divulgado às 13h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde na gestão do interino Eduardo Pazuello.
Desde o levantamento fechado da última quinta-feira, às 20h, apenas Goiás e Roraima atualizaram suas estatísticas. Até o momento, são 873 casos de Covid-19 notificados pelas secretarias estaduais de Saúde desde a noite de ontem, além de 39 novas vítimas fatais.
São Paulo
Um a cada três testes feitos para diagnosticar infecção pelo coronavírus em São Paulo dá positivo. Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado, estão sendo realizados, em média, mais de 20 mil testes diários e 60% deles são do tipo RT-PCR, usado para diagnóstico da Covid-19.
Outros 27% são testes sorológicos rápidos, que detectam se as pessoas já tiveram contato com o vírus, e 13% são exames sorológicos feitos principalmente em pacientes internados para tratamento da doença. Nos testes sorológicos rápidos, um a cada quatro dão positivo.
São Paulo realizou até agora 1,788 milhão de testes de coronavírus. Em maio, a média de testagens diárias foi de 12.300. No mês passado, chegou a 23 mil e, neste mês, a 21.300 por dia. Os números incluem os testes feitos em laboratórios privados. Como há demora na informação, faltam dados a serem inseridos no resultado deste mês, o que deve elevar a média diária.
O estado chegou nesta quinta-feira a 529.006 casos confirmados e 22.710 óbitos. São 5.099 pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à Covid-19 e 7.164 em leitos de enfermaria.
Mais uma vacina testada em humanos
A Johnson & Johnson iniciou na última quinta-feira, nos Estados Unidos, os testes de segurança de sua vacina contra a Covid-19 em humanos, depois de divulgar detalhes de um estudo com macacos. Segundo a empresa, a candidata a vacina ofereceu proteção forte com uma única dose.
Quando expostos ao vírus, os seis animais que receberam a dose da vacina ficaram completamente protegidos de doenças pulmonares, e cinco ficaram protegidos de infecções, o que foi verificado pela presença do vírus em amostras nasais, como mostrou estudo publicado pela revista Nature.
A farmacêutica disse que iniciou testes de estágio inicial nesta quinta-feira em humanos nos EUA e na Bélgica e que testará sua candidata a vacina em mais de mil adultos saudáveis de idades entre 18 e 55 anos, além de outros de 65 anos e mais velhos.
O governo americano está auxiliando o desenvolvimento da vacina da J&J com um financiamento de 456 milhões de dólares, parte de um desembolso mais amplo que visa acelerar a produção de uma vacina para enfrentar a pandemia.
Contágio aumenta no Brasil
Um estudo divulgado na última quarta-feira pelo Imperial College de Londres mostrou que a transmissão do coronavírus voltou a ganhar força no Brasil. Já são 14 semanas em que o índice de contágio (Rt) — uma métrica da taxa de reprodução viral, que mostra a velocidade de sua disseminação — segue acima de 1 no país.
Há duas semanas, o índice era 1,03, ou seja, cada cem pessoas com Covid-19 levariam o vírus para outras 103. Depois, passou para 1,01, mas, agora subiu para 1,08. Este acúmulo é exponencial: cem pessoas infectam 108, que levam o patógeno para 116,6, e assim por diante.
Entre os 25 países analisados pelo instituto britânico com Rt acima de 1, quase metade (13) conseguiu controlar o contágio nos últimos dois meses. Não foi o caso do Brasil, que ontem bateu a marca de 2,5 milhões de casos e 90 mil óbitos, segundo balanço dos veículos de imprensa.

Fonte: Extra
Foto: Amanda Perobelli/Reuters

PASTOR É PRESO COM IMAGENS EM PEN DRIVE DE PORNOGRAFIA INFANTIL

Um pastor foi preso com pen drive que tinha mais de 3 mil imagens de pornografia infantil. 
As imagens eram de crianças entre 3 e 10 anos. Ele admitiu aos policiais sentia prazer com as cenas.

Na noite de ontem(30), a Polícia Militar (PMGO) prendeu em Goiânia um pastor de 52 anos que foi flagrado com mais de 3 mil imagens de pornografia infantil em uma lan house do Jardim América. Segundo os agentes, no momento em que chegaram ao local o homem estava fazendo download de cenas de sexo explícito envolvendo crianças.
Segundo a polícia o pastor admitiu que o material pornográfico pertencia a ele e disse que sentia prazer ao assistir as cenas. Foram encontrados com ele cinco pen drives com imagens de crianças entre 3 e 10 anos de idade. Além dos vídeos e dos pen drives, o suspeito estava com um papel que continha anotações de sites pornográficos.
O homem que não teve a identidade divulgada negou ter participação em uma rede de pedofilia, mas segundo a polícia, ele confessou que tinha o hábito de baixar e armazenar esse tipo de conteúdo. Foram feitas buscas na casa do suspeito, mas nenhum material ilícito foi encontrado na residência.
Ele morava com esposa e o filho. Ela informou à equipe que o marido era serralheiro e que também atuava como pastor em uma Igreja de Aparecida de Goiânia. O filho do pastor relatou à corporação que em 2018 viu no computador do pai sites pornográficos de crianças fazendo sexo com adultos, mas não acreditou que o material teria sido acessado por ele e por isso não contou a mãe.
As investigações ficarão à cargo da Polícia Federal para onde o suspeito foi encaminhado. Caso seja condenado pelo crime de armazenamento de pornografia infantil a pena prevista é de um a quatro anos de reclusão.

Fonte: Renata Sobreira - DM.com.br, com informações do G1
Foto: Reprodução

"NÃO SOU BOLSONARISTA", DIZ LUCIANO HANG, DEFENSOR DO GOVERNO BOLSONARO

O empresário Luciano Hang, dona da rede de lojas Havan, é conhecido por ser um grande apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde a campanha eleitoral, em 2018. Hang, porém, negou que seja "bolsonarista como dizem". O empresário prefere ser visto como um "ativista", que briga por uma "economia mais liberal".
"Não sou bolsonarista como dizem", afirmou Hang em entrevista à revista Veja. "Naquilo que o governo fizer certo, vou defendê-lo. Naquilo que fizer errado, vou criticá-lo", disse o empresário, que foi uma das pessoas com contas bloqueadas pelo Twitter na semana passada, em decisão que faz parte do inquérito das fake news no STF (Superior Tribunal Federal).
"Sou um ativista, um patriota, querendo um país livre e com economia mais liberal", disse o empresário, que entrou no ano passado para a lista de bilionários da revista americana Forbes. À época, ele tinha uma fortuna estimada em US$ 2,2 bilhões (R$ 11,3 bilhões).
"Muitos empresários não se envolvem na política com medo de receber represália em qualquer órgão, seja municipal, estadual ou federal. Eu me envolvi para mudar isso e ajudar a reduzir a burocracia para não ficarmos à mercê de um burocrata", afirmou.
Decepcionado" com bloqueio
No inquérito das fake news, Hang é suspeito de financiar o impulsionamento virtual de publicações contendo notícias falsas e ofensas contra instituições democráticas como o STF. Parte desse material foi produzido ainda durante a campanha eleitoral de Bolsonaro, e por isso o empresário teve seus sigilos fiscal e bancário quebrados no período entre julho de 2018 e abril de 2020.
Mas Hang segue afirmando que nunca divulgou notícias falsas. "Não faço fake news. Estou sendo cerceado no direito de ter as minhas redes sociais", reclamou o dono da Havan, que também teve o celular e documentos apreendidos na investigação.
"Fiquei decepcionado (com o bloqueio). Tenho 8,5 milhões de seguidores. No Código Penal, há diversas formas de você punir alguém que faz alguma coisa errada. Tem calúnia, difamação, danos morais. Eu sou muito atacado por blogs, sites e jornais de esquerda, que falam mentiras sobre mim. E aí processamos cada um. É assim que tem que ser", disse Hang.

Fonte: UOL
Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

O VALE-TUDO BOLSONARISTA CONTRA FELIPE NETO

Após aparecer no site do “The New York Times”, youtuber vira o maior alvo da máquina de difamação e se torna o principal assunto das redes.

É guerra total. De um lado, a estrutura de espalhar fake news de forças ligadas ao bolsonarismo. De outro, Felipe Neto, um youtuber dono de um canal com 38 milhões de inscritos e de um perfil numa rede social com 12 milhões de seguidores. Embora todos estejam no campo das plataformas digitais, as armas que cada um deles usa têm sido diferentes. Com dados, uma boa retórica e muita opinião, Neto tem se firmado como uma das maiores forças críticas à extrema-direita brasileira na internet. Já os grupos bolsonaristas têm optado pela calúnia pura e simples. No ambiente de vale-tudo das redes sociais, onde parece não haver limites para golpes abaixo da cintura, Neto, que começou sua carreira falando para o público infantojuvenil, tem sido falsamente acusado de pedofilia.
Neto e a tropa bolsonarista já vinham se estranhando havia algum tempo, mas nada comparável ao que se viu em julho. Entre os dias 22 e 28 foram mais de 1,2 milhão de menções a Neto no Twitter, segundo a consultoria Arquimedes. No final do mês, nenhuma surpresa: a hashtag #TodosContraFelipeNeto acabou ocupando o primeiro lugar. A montagem atribuída falsamente a ele estampava a frase “Criança é que nem doce, eu como escondido”. A mesma frase já havia aparecido em um meme com ataques igualmente caluniosos ao papa Francisco. Em seus perfis, Neto informou que só no Facebook e Instagram conseguiu retirar do ar, entre a segunda-feira 27 e a terça-feira 28, mais de 1.800 vídeos com informações falsas. Procuradas por ÉPOCA, as plataformas não confirmaram a informação.
Nessa investida, há indícios de que os caluniadores estejam tendo a ajuda de robôs e contas falsas. As hashtags mais usadas contra Neto figuraram no ranking do Bot Sentinel, plataforma criada nos Estados Unidos contra a desinformação, que elenca os principais assuntos tuitados por contas inautênticas em determinada hora do dia. Na quarta-feira 29, uma hashtag com erro de digitação, a #TodosContraFelipeNelo, o que tem sido recorrente em campanhas favoráveis ao presidente, também levantou a discussão sobre o uso de perfis automatizados.
“A FÚRIA CALUNIADORA DOS BOLSONARISTAS CONTRA NETO DÁ A MEDIDA DO SUCESSO DO YOUTUBER NAS CRÍTICAS AO GOVERNO. ELE SE FIRMOU COMO UMA DAS MAIORES FORÇAS CONTRA A EXTREMA-DIREITA NA INTERNET”
Entre a turma bolsonarista de carne e osso que comentou o assunto abertamente, vários nomes famosos, como os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Daniel Silveira (PSL-RJ), Carla Zambelli (PSL-SP) e Abraham Weintraub (sim, sempre ele!), o ex-ministro da Educação que, de diplomata, só tem o passaporte. Em seu favor, Neto teve o apoio de muito gente. Além de seus próprios apoiadores, que ajudaram a levantar hashtags em sua defesa, políticos e personalidades se posicionaram publicamente em solidariedade. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras 36 entidades, como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), assinaram um manifesto contra a campanha difamatória. Na Câmara dos Deputados, o PSOL pediu que a CPMI das Fake News investigue a divulgação das mensagens. Tanto apoio parece ter emocionado o youtuber de 32 anos. “O ódio é barulhento, mas o amor é muito mais forte”, disse Neto em seus perfis.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Marlen Couto/Época
Foto: Leo Aversa / Agência O Globo


CACIMBA DE AREIA/PB: OPOSIÇÃO TEM DOIS NOMES PARA ENFRENTAR PROJETO DE REELEIÇÃO

O grupo político oposicionista de Cacimba de Areia, na região de Patos, Paraíba, conta com dois nomes fortes para dispuatr nas runas, a chefia do executivo municipal.
O vereador Jose Gonçalves Neto, "Zé Horácio" e o professor Aureliano. Um destes deve ir para o embate eleitoral de 15 de novembro vindouro, contra Rogério Campos, que ao que tudo indica, pleiteará o projeto de reeleição.
A política na terra onde o padre Joaquim Machado celebrou a primeira missa, em meados da década de 20 do século passado, está movimentada..

O ABUSO DE "PROPAGANDA ANTECIPADA"

Para uns, nada fora do normal. Para outros, inclusive para mim, uma forma disfarçada de propaganda eleitoral, que não se é o tempo, ressaltemos.
As constantes mensagens e marcação em redes sociais, de pré-candidatos, tem irritado alguns eleitores. Incluo-me dentre estes.
Destarte, peço encarecidamente, que não me mandem mensagens e/ou me marquem em facebook; twitter ou outra rede social qualquer, cujo teor seja anunciando a pré-candidatura de "A" ou "B". É irritante e, avredite, desgasta o pré-postulante. Ele não terá o que dizer, na época que deveria expor suas ideias.
Para quem está consciente que votará livremente, sem amarras e/ou "sedução eleitoral", não necessita este estilo de propaganda. Na minha opinião, mando eu. Não são banners coloridos, recheado de promessas; pensamentos; críticas aos atuais retentores de mandato eletivo, que me fará entender que "A" ou "B" é melhor.
Tal "marketing", para mim, não funciona.
Só hoje, amanheci com 13 mensagens em facebook e whatsapp, de pré-candidaturas.
E que a velha carapuça caia para quem entender proprietário dela.

VENHA-VER: O QUE ESPERAR DE 15 DE NOVEMBRO

A disputa já está em campo faz meses. De um lado, a continuação da gestão Célio Piniciapau. De outro, a administração entregue a um médico, que faz anos trabalha no município, porém tem verdadeiramente residência fixa, em outra localidade.
Aa luta pelo poder tem destas coisas.
O atual gestor, motorista de ônibus escolar, por profissão, destronou a hierarquia "expeditista" que nunca havia conhecido uma derrota nas urnas, deste a criação da cidade.
O médico, um cidadão que vem de uma família extremamente política, tendo um irmão prefeito; outro ex-prefeito e cacique político de um outro município e que, unidos, anseiam vencem 4 embates eleitorais, em novembro próximo.
Um, filho natural da região. Outro, sem o berço natal, porém, exerce a medicina faz anos no local.
Um enfrentamento eleitoral que escreverá uma nova história.
Ou Célio Pinicapau torna-se a maior liderança política de Venha-Ver, sepultando a antiga ala que sempre governou o município, ou Expedito Salviano ressurge das cinzas, mas tendo um outro como verdadeiro mandante no poder administrativo.

MUNICÍPIOS DE MÉDIO PORTE SOMARÃO ROMBO DE R$ 29 BILHÕES EM 2020


LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Tribuna do Norte

CONSELHEIRO DO TCE PEDE A RECEITA FEDERAL INFORMAÇÕES SOBRE PAGAMENTO DE FÉRIAS A DEPUTADOS

Férias parlamentares
O Conselheiro Carlos Thompson, do Tribunal de Contas do Estado, está analisando férias pagas pela Casa Legislativa Potiguar aos deputados, durante os anos de 2015 e 2016, sob suspeita de irregularidade.
Para uma análise mais apurada do fato, a Corte de Contas oficiou à Receita Federal pedindo compartilhamento de informações de valores retidos nos referidos anos, pela Casa do Povo, a título de Imposto de Renda Pessoa Física, especificamente sobre férias pagas a deputados estaduais.
O montante que não bate soma R$ 264.524,11 no período investigado.

Fonte: Rosalie Arruda/Tribuna do Norte

SENADO APROVA MP QUE DISPENSA REEMBOLSO EM DINHEIRO AO CONSUMIDOR POR CANCELAMENTO DE EVENTOS E SERVIÇOS DE CULTURA E TURISMO

Em contrapartida, empresários poderão remarcar serviços ou dar créditos.

O Senado aprovou nesta quinta-feira a medida provisória (MP) 948, que fixa regras para cancelamento ou adiamento de eventos e serviços dos setores de cultura e turismo.
Durante a pandemia, segundo o texto, empresários podem decidir não reembolsar consumidores em dinheiro se for assegurada a remarcação de novos eventos, tais como shows e peças. Também poderão oferecer créditos para compra futura de serviços, como pacotes de agência de viagem ou reservas de hotelaria. Agora, o texto vai a sanção presidencial.
"Busca-se equalizar um desequilíbrio gerado pela pandemia da Covid-19, nos quais os fornecedores tiveram a operação comprometida por um evento externo ao negócio", registrou em parecer o relator do texto, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA).
A MP contempla empreendimentos hoteleiros, agências de turismo, cinemas, teatros, plataformas digitais de vendas de ingressos pela internet e artistas, restaurantes, cafeterias, bares e parques aquáticos, entre outros tipos de negócios.
No caso de a empresa oferecer créditos, o prazo para gastá-lo é de 12 meses, contados a partir do fim do estado de calamidade pública. Se a empresa preferir a remarcação, deverá realizar o evento em prazo de 18 meses (também a partir do fim do estado de calamidade pública).

Fonte: Bruno Góes/O Globo
Foto: André Coelho