Este blog tem a imparcialidade como maior parâmetro para levar informação aos leitores. Muito obrigado por ser nosso parceiro. Que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO nos abençoe, perpetuamente. Whatsapp: (83) 999460031
sexta-feira, 11 de abril de 2025
PREFEITO DE APARECIDA, NO SERTÃO PARAIBANO, TERIA APRESENTADO DIPLOMA FALSO?
RODOLFO FERNANDES: GESTÃO ANA CLÁUDIA CAVALCANTE TEM APROVAÇÃO DE 64,69%. REJEIÇÃO ALCANÇA 8,08% PONTOS PERCENTUAIS
Este índice tem amparo em 31,61% da população que avalia o governo municipal como "ÓTIMO" e 33,08% que assegura ser o modelo administrativo implantado pela gestora como "BOM".
Outros 19,85% classificam a administração os 100 primeiros dias de governo, como "REGULAR".
Rejeitam veementemente a gestão rodolfofernandense, 8,08% dos entrevistados, sendo: 2,20% que analisam ser "RUIM" e 5,88% que afirmam ser "PÉSSIMA".
Não souberam ou preferiram não responder, totaliza 7,35%.
A pesquisa foi realizada pela LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão.
Ana Cláudia Cavalcante foi eleita com 51,93% dos votos computados. Hoje, 100 dias após tomar posse, observa-se que houve um crescimento com relação ao percentual obtido nas urnas e a aprovação do governo, de 12,76 pontos percentuais.
Na mesma data, foi realizada consulta popular referente a intenção de voto para 2026.
IDOSO DEIXA CAIR R$ 6 MIL EM LOJA E MULHER FICA COM O DINHEIRO
Aposentado de 86 anos deixou maço de notas cair em uma loja em Franca, no interior de São Paulo
Imagens da câmera de segurança mostram o idoso deixar cair o montante, após comprar um celular, e sair da loja sem perceber a perda.
Atrás dele está a mulher, que vê o dinheiro cair. Ela se senta no banco onde o idoso estava, esconde as notas na bolsa e vai embora do estabelecimento.
A filha do idoso registrou um boletim de ocorrência e relatou que o pai só percebeu a perda do valor ao ir em outra loja, na mesma rua, para pagar uma conta.
A polícia foi acionada, mas a mulher ainda não havia sido identificada até a tarde desta quarta-feira (9/4).
Fonte: Bruno Hoffmann/Gazeta SP
Foto: Divulgação
MULHER DOPA, MATA ARRANCA ÓRGÃO GENITAL E ATEIA FOGO EM NAMORADO APÓS ELE "ALISAR" FILHA DELA
Mulher teria cortado órgão genital de homem antes de atear fogo no corpo
Segundo a Polícia Militar (PMMG), uma denúncia via 190 informou que duas pessoas teriam jogado um corpo em uma região de mata na rua Desembargador Bráulio. Os militares foram ao local e encontraram o cadáver completamente carbonizado, com os órgãos internos fora do corpo.
Durante rastreamento na região, a PM notou um rastro de sangue saindo de uma casa na mesma rua. No imóvel, os agentes foram recebidos pela mulher, de 42, que confessou o crime imediatamente.
Segundo a suspeita, ela e a vítima mantinham um relacionamento esporádico. Entretanto,ela já havia notado um certo interesse do homem em sua filha, de 11, inclusive, ela flagrou mensagens dele para a criança tentando seduzí-la.
Nesta sexta-feira, por volta de 00h, o homem chegou à residência sob efeito de drogas e foi em direção ao quarto da menina, onde ele teria “alisado” a perna da criança. A mulher viu a cena, mas fingiu não ter notado. Em seguida, convidou o homem para tomar uma cerveja na sala.
Conforme o relato da mulher, ela colocou algumas gotas de clonazepam - medicamento com propriedades sedativas e relaxantes - na bebida e, na sequência, teve relações sexuais com ele para “facilitar o crime”. Depois que o homem dormiu, ela desferiu facadas nele e o atingiu com pauladas na cabeça.
Em seguida, a mulher chamou um adolescente, de 17, para ajudar a levar o corpo para uma mata. No local, os dois cortaram o órgão genital da vítima e atearam fogo ao corpo.
A PM fez buscas na região para tentar localizar o adolescente envolvido, mas ele não foi encontrado. A mulher foi presa em flagrante e levada para a delegacia da Polícia Civil (PCMG). A perícia esteve no local e corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).
A criança foi deixada sob os cuidados da tia. Segundo a PM, a parente relatou que a menina negou ter tido relações com o homem, mas afirmou que na madrugada desta sexta a vítima teria alisado sua perna. O caso será investigado.
Fonte: Raíssa Oliveira/O Tempo
Foto: Web
GESTÃO ESTADUAL TEM APROVAÇÃO DE 64,59% DA POPULAÇÃO DE JERICÓ. GOVERNO JOÃO AZEVEDO É REJEITADO POR 4,41% DA POPULAÇÃO
JUSTIÇA CONDENA QUATRO ACUSADOS POR DECAPITAR HOMEM
O corpo da vítima foi encontrado nas proximidades da Estrada Municipal Guilherme Scatena. Os acusados deixaram a cabeça em uma mata próxima
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou nessa quarta-feira (9/4) quatro dos cinco acusados de envolvimento na morte de Iago Félix de Morais, de 29 anos, em São Carlos, interior de São Paulo. A vítima foi assassinada e decapitada em agosto do ano passado.
O julgamento aconteceu no Fórum Criminal de São Carlos, no interior paulista. Os réus Wesley Gabriel de Brito, Wiliam Paulino Vechiez, Carlos André Giovanini da Silva, Vitor Antonio Cruz e Nelson Vechiez Neto estavam presos desde o dia do crime e foram julgados ontem.
Após a audiência, Wiliam e Nelson Vechiez — que são pai e filho —, de 46 e 22 anos, foram condenados a 14 anos de prisão em regime fechado. Além deles, Wesley Gabriel, de 29 anos, foi indiciado à 10 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, e Vitor Antonio, de 27 anos, à pena de nove anos e quatro meses em regime fechado.
Segundo os autos, os acusados agiram com “dolo intenso na prática do delito, com emprego de meio cruel”. O quinto acusado, Carlos Giovanini, foi absolvido e o juiz Eduardo Cebrian Araújo determinou a expedição de um alvará de soltura.
A defesa dos acusados argumentou que Wiliam atuou em legítima defesa de terceiro e que em relação aos demais acusados não havia prova suficiente para as condenações, contudo, o júri decidiu pela sentença.
Fonte: Guilherme Bianchi/Metrópoles
Foto: Reprodução
JERICÓ/PB: LULA TEM 61,05% DE APROVAÇÃO. JÁ 8,83% REPROVAM A FORMA DE GOVERNAR O PAÍS
Dentre tantos quesitos, observou-se como a população tem avaliado as gestões federal; estadual e municipais. No que tange a aprovação/rejeição do governo federal, cujo mandatário é Luís Inácio Lula da Silva, ver-se que 15,92% dos entrevistados asseguram que a gestão petista é ÓTIMA". Outros 45,13% afirmam que é "BOA", totalizando assim uma aprovação de 61,05%.
Consideram como "REGULAR", 23,89% dos jericoenses.
Rejeitam o modelo administrativo implantado pelo "lulismo", 8,83%, que encontra amparo em 3,53% que entendem ser "RUIM" e 5,30% que avaliam como "PÉSSIMO".
Não souberam ou preferiram não responder, alcançou 6,19 pontos percentuais.
A pesquisa coordenada pela LOGOS - Assessoria & Pesquisa de gestão, ouviu 369 pessoas nas zonas urbana e rural de Jericó.
GOVERNADORES PRÓ-ANISTIA ENCONTRAM RESISTÊNCIA PARA CONQUISTAR APOIO DE LÍDERES PARTIDÁRIOS
A manifestação contou com o apoio dos governadores: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Jr. (PSD), do Paraná; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Wilson Lima (União), do Amazonas; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; e Mauro Mendes (União), de Mato Grosso. O governador Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, cancelou sua presença devido às chuvas no estado.
Do grupo, Tarcísio foi o primeiro governador a se articular e defender publicamente que o projeto avance na Câmara. Na segunda-feira (7), ele afirmou que falará sobre o tema com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), já que os dois são do mesmo partido.
“Conversei com Hugo Motta na sexta-feira (4) sobre isso. Vou voltar a conversar com ele agora, depois da manifestação. Acho que é uma coisa que tem que ser construída, e podemos ter o envolvimento de todos nesse processo”, declarou Tarcísio, em entrevista após o anúncio da ampliação da Linha 4-Amarela do metrô até Taboão da Serra (SP). Dos governadores presentes no ato, Tarcísio foi o único a se pronunciar sobre a anistia após o evento.
A declaração do governador de São Paulo ocorre em um momento de impasse dentro da Câmara. Motta resiste em pautar o projeto e conta com o apoio de alguns líderes partidários, que não enxergam clima para votar a proposta. Já a oposição trabalha para conseguir as assinaturas necessárias para fazer o texto avançar.
Apesar da fala do chefe do Executivo paulista, um deputado federal próximo a Tarcísio, que pediu para não ter o nome revelado, explicou que a atuação do governador pode ser limitada, já que uma ação mais ostensiva poderia atrapalhar seu bom relacionamento com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Esse mesmo parlamentar também alegou que a percepção de parte do congressistas é a de que, mesmo que a anistia seja aprovada na Câmara, a proposta será barrada no Senado pelo presidente Davi Alcolumbre (União-AP). Anteriormente, Alcolumbre afirmou que a anistia não seria prioridade se chegasse ao Senado.
Fonte: Vinícius Sales/Gazeta do Povo
Foto: Reprodução/Silas Malafaia
MANTIDA A PRISÃO DE LUAN DANTAS: PREFEITO DE POTIRETAMA-CE PODE SER CASSADO NO DIA 14 DE ABRIL
No próximo domingo, 14 de abril, o TRE-CE julga o Recurso Eleitoral nº 0600368-79.2024.6.06.0086, referente a uma ação por abuso de poder político e econômico durante as eleições. A ação pode levar à cassação do mandato de Luan Dantas e da vice-prefeita, Mari Campelo (Solange Mary Holanda Campelo Balbino), ambos da coligação de situação em Potiretama.
O recurso foi interposto pela coligação opositora “Por Amor ao Nosso Povo” (PSB/PSD), sob relatoria do desembargador eleitoral Francisco Érico Carvalho Silveira. O julgamento ocorrerá com quórum completo, conforme previsto no artigo 28, §4º do Código Eleitoral e artigo 60, §29 do RITRE-CE.
Caso o TRE decida pela cassação, Potiretama poderá ter novas eleições diretas ainda este ano, redesenhando completamente o cenário político do município.
Fonte: Donizete Arruda/Uirapuru Jaguaribana
quinta-feira, 10 de abril de 2025
PROFESSOR AGRIDE CRIANÇA AUTISTA EM ESCOLA: "NÃO TINHA NOÇÃO DA GRAVIDADE", DIZ MÃE
Em nota, o Centro Educacional Meireles Macedo afirmou que o professor não faz mais parte do corpo docente da escola
Uma criança de 11 anos, com transtorno do espectro autista, foi agredida por um professor em uma escola na Zona Oeste do Rio, no Rio de Janeiro. O caso foi revelado no Fantástico, da TV Globo, neste domingo, após a mãe do menino denunciar o episódio. A agressão aconteceu em setembro do ano passado e foi filmada por uma câmera da unidade. Nas imagens, é possível ver o momento em que o professor de capoeira dá uma rasteira no menino.
Joyce Siqueira, mãe do aluno, conta que soube da agressão por meio de um funcionário do transporte escolar. Assim que Guilherme chegou em casa, a mãe conversou com ele e teve detalhes do que havia acontecido.
— Ele me disse que o professor bateu nele, deu uma rasteira e o derrubou no chão. Ele ainda relatou que o professor disse que, se ele fizesse isso de novo, “ia me meter a porrada”. O Guilherme deitou no chão e fez os gestos mostrando como tinha sido. E eu não tive dúvidas de que aquilo aconteceu, mas não tinha noção da gravidade — contou Joyce.
Segundo ela, a agressão aconteceu depois que Guilherme se envolveu em uma confusão com outros alunos durante a aula de capoeira. Por encontrar dificuldades para realizar um exercício, o professor orientou que ele usasse uma bola para treinar. Ao pedir o objeto para as colegas, elas se recusaram a entregar, e Guilherme chutou a bola, irritado, o que desencadeou uma briga entre ele e outros alunos.
Durante a confusão, uma aluna jogou a bola em direção a Guilherme e, em seguida, os alunos começaram a brigar. Depois de trocarem empurrões e tapas, o professor interferiu e conversou com Guilherme no canto da sala. As imagens mostram o momento em que o menino dá outro chute na bola, e o professor reage dando uma rasteira na criança e a jogando no chão.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Agência O Globo/Folha de Pernambuco
Foto: Reprodução
MÉDICOS SÃO SUSPEITOS DE FORMAÇÃO DE CARTEL NO MERCADO DE ANESTESIOLOGIA
O grupo faria controle exclusivo de grupos profissionais em hospitais estratégicos do DF, impedindo a entrada de novos profissionais e restringindo a concorrência, além de ameaçar anestesiologistas que optassem por atuar de maneira independente à cooperativa
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) agiu por intermédio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DECOR), em conjunto com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para realizar a ação “Toque de Midaz” para investigar o grupo médico que, de acordo com as inveztigações, atua há anos na capital.
Entre as práticas ilegais apuradas pelos policiais, está o controle exclusivo de grupos profissionais em hospitais estratégicos do Distrito Federal, impedindo a entrada de novos profissionais e restringindo a concorrência; a exclusividade na negociação de tabelas de honorários médicos com operadoras de planos de saúde privados, eliminando a livre concorrência e impondo valores abusivos; e restrições à atuação de médicos autônomos mediante ameaças físicas e psicológicas contra anestesiologistas que optassem por atuar de maneira independente à cooperativa.
Nesta etapa da operação a PCDF realizadou sete mandados de Busca e Apreensão contra os principais membros da Cooperativa e médicos que praticaram constrangimento ilegal contra outros profissionais que não se alinharam às condutas do grupo. Os suspeitos poderão responder, a depender de sua participação no esquema, pelo crime de formação de organização criminosa, formação de cartel, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.
De acordo com a Polícia Civil, a Operação foi batizada “Toque de Midaz” em referência ao personagem da mitologia grega “Midas”, conhecido por ser ganancioso e ambicioso. sempre tentando aumentar suas riquezas. Além disso, o nome se refere ao medicamento Midazolam, utilizado para sedação em procedimentos de anestesia.
Fonte: Bruna Pauxis/Correio Braziliense
Foto: PCDF
O DESTEMPERO E DESESPERO DE ISOLDA DANTAS
quarta-feira, 9 de abril de 2025
ALEXANDRIA: MOTO ROUBADA NA ENTRADA DA COMUNIDADE CACIMBA DE CIMA
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE JERICÓ PASSOU PELO CRIVO DA POPULAÇÃO
SECRETÁRIA DA PASTA DE ANIELLE DEIXA CARGO E CRITICA COMUNICAÇÃO DO GOVERNO LULA
Márcia Lima apontou falhas na articulação e divulgação das políticas do Ministério da Igualdade Racial. Ela disse ainda que segue para o Ipea, onde assumirá a Diretoria de Estudos e Políticas Sociais
Em entrevista concedida à Folha de S.Paulo, Márcia elogiou o desempenho da equipe de comunicação interna do MIR, classificando-a como uma das mais eficazes da Esplanada. No entanto, apontou que os problemas estão em outra instância: segundo ela, o Palácio do Planalto falha ao não integrar e articular de forma eficiente as iniciativas dos ministérios, deixando que as ações estruturantes fiquem à sombra da figura de ministros e ministras.
“Não é a comunicação do ministério o problema, mas sim a forma como o governo comunica sobre o ministério e outras pastas”, declarou. A crítica se estendeu à cobertura da imprensa, que, segundo Márcia, dá ênfase à imagem da ministra Anielle Franco, titular da Igualdade Racial, em detrimento do conjunto de políticas públicas elaboradas pelo órgão.
Dificuldades
Segundo a agora ex-secretária, um dos pontos que mais pesaram em sua análise foi a dificuldade de implementar políticas públicas. Na prática, isso significa enfrentar desafios para construir agendas integradas entre pastas distintas.
Como exemplo, ela citou o programa Juventude Negra Viva — um projeto robusto, coordenada em conjunto com a Secretária-Geral da Presidência com R$ 660 milhões de investimento, dividido em 11 eixos de atuação e com 217 ações previstas, distribuídas entre 18 ministérios. Apesar do seu potencial, na opinião dela, a iniciativa foi pouco divulgada e, consequentemente, pouco compreendida pela sociedade.
Ela lembrou ainda que o próprio presidente Lula cobrou dos ministros, em 2024, um maior empenho para incorporar o programa em seus discursos e agendas. A intenção era clara: evitar que esse projeto se tornasse apenas mais um anúncio com pouca iniciativa prática.
Márcia Lima anunciou que seguirá agora para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde assume a Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. De acordo com ela, a nova função deverá lhe proporcionar mais liberdade para desenvolver propostas e pesquisas, sem as barreiras burocráticas e políticas que, segundo relata, enfrentou no ministério.
Fonte: Danandra Rocha/Correio Braziliense
Foto: Divulgação
JOGADORES, TREINADORORES E DIRIGENTES DE CLUBES SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO CONTRA MANIPULAÇÃO DE RESILTADOS DE JOGOS DE FUTEBOL
Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos em seis estados brasileiros. Polícia Civil informou que fraudes aconteceram também por meio de plataformas de apostas.
Ao todo, foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária. Um dos alvos, o ex-árbitro de futebol Dguerro Batista Xavier, foi preso em João Pessoa. Ele já estava afastado desde a Operação Cartola, em 2018, que investigou fraudes no futebol paraibano, mas ainda mantinha articulações e contatos no meio esportivo e atuava como árbitro amador.
À TV Cabo Branco, o ex-árbitro afirmou que não sabia o motivo da prisão e negou envolvimento nos crimes apontados pela investigação. A Polícia Civil não informou quais jogos teriam sido alvo de manipulação.
A polícia não divulgou os nomes demais suspeitos que integram o grupo investigado na operação e, por isso, o g1 não obteve um posicionamento da defesa até a última atualização desta reportagem. Ainda segundo a Polícia Civil, o valor de R$ 11 milhões movimentados pelas fraudes aconteceram também por meio de plataformas de apostas.
Intitulada "Jogada Marcada", a operação da Polícia Civil de Goiás é conduzida pelo Grupo Antirroubo a Banco (GAB), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Mais informações serão divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11).
Fonte: Tatiane Barbosa/G1
Foto: Divulgação/Polícia Civil
E NUMA CIDADEZINHA ACOLÁ... CADÊ O DINHEIRO? COMO ANDAM AS CONTAS?
TRANSPARÊNCIA E ZELO PELO QUE PÚBLICO É: CÂMARA DE VEREADORES DE ALEXANDRIA CRIA A OUVIDORIA
O poder legislativo, seja em que esfera for, é o que mais representa a população. Isso é fato.
E como tal, tem o dever de conceder ao cidadão, o direito de se expressar, seja com o intento de elogiar ou criticar.
Assim, a mesa diretora da câmara de vereadores de Alexandria, por intermédio de seu presidente, Francisco de Assis Euflauzino, criou a ouvidoria daquela instituição, visando aproximar a população das atividades do legislativo. Um canal que possibilitará a você, cidadão, fazer denúncias, tirar dúvidas, fazer elogios, reclamações, solicitações e dar sugestões.
Para falar com a Ouvidoria: 84 999060668
Por e-mail: ouvidoria@alexandria.rn.leg.br
Todas as manifestações serão protocoladas, sendo gerado um número de protocolo.
PARAÍBA LANÇA CONCURSO COM 2 MIL VAGAS PARA PROFESSOR E SALÁRIO DE R$ 6,9 MIL
Certame será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan)
O governo da Paraíba anunciou nesta quarta-feira (9/4) a abertura do concurso público para o cargo de Professor de Educação Básica IV, com remuneração de R$ 6.944,09. O certame será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
São ofertadas 2 mil vagas distribuídas em diversas disciplinas, incluindo artes (144), biologia (89), educação física (207), filosofia (30), física (91), geografia (165), história (194), línguas espanhola (74), inglesa (124), portuguesa (375), matemática (383), química (80) e sociologia (44).
As inscrições estão abertas a partir das 14h de 10 de abril e seguem até as 23h59 de 8 de maio, exclusivamente pelo site do Idecan. A taxa de inscrição é de R$ 120.
A seleção será composta por duas etapas: prova objetiva e prova de títulos. As provas objetivas ocorrerão no dia 6 de julho, nas cidades sedes das Gerências Regionais de Educação (GRE). O resultado será divulgado no dia 14 de setembro.
As provas objetivas constarão de 100 questões. A duração do exame será de quatro horas. Serão considerados aprovados os candidatos que, cumulativamente, pontuar, no mínimo, 50% no total de pontos na prova objetiva e não podendo obter nota igual a zero em qualquer uma das disciplinas.
Fonte: Correio Braziliense
Arte: Caio Gomez
RESPEITO POR FUNCIONÁRIOS E PAIS É DEVER, NÃO OBRIGAÇÃO
PANORAMA ADMINISTRATIVO-POLÍTICO DE RODOLFO FERNANDES POSTO AO CRIVO POPULAR
FÁTIMA BEZERRA NÃO ANDA BEM... OU ESTARIA COM SÍNDROME DE PINÓQUIO
A (des)governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, utilizou sua conta no twitter, para dizer que:
terça-feira, 8 de abril de 2025
DEPUTADO DR. BERNARDO RECEBE EM SEU GABINETE O VEREADOR CHICO
Chico Alves apoia o projeto político do parlamentar e está fechado com Dr. Bernardo para o que der e vier.
São Rafael é mais um dos municípios norte-rio-grandenses, que tem políticos com mandato, apoiando o parlamentar que mais faz pelos seus conterrâneos.
GESKA MAIA JÁ TERIA APOIO DE VEREADORES DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA
Vereadores começam a se mexer, para encostar-se no mandatário da cidade mais verde do sertão paraibano, para defender o nome de Geska Maia no pleito de 2026.
Um destes legisladores, seria de uma cidadezinha fronteiriça com Catolé do Rocha e vai receber apoio para enfrentar o preferido do prefeito ao qual faz oposição...
GOVERNO DAYANE BATISTA PROMOVE O ABRIL AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
Na última quarta-feira (02), a prefeitura de Tenente Ananias realizou a abertura oficial do Abril Azul, exatamente na data em que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
E é por um mundo com mais respeito e inclusão, que a gestão Dayane Batista mobilizou toda sociedade, para participar desta causa tão nobre.
necessário ter consciência de que quanto mais jovem é o cérebro melhor, pois ele não está com a maturação completa. Isso significa que a capacidade dos nossos neurônios se interligarem, fazerem novas conexões, a capacidade das crianças terem essa plasticidade cerebral e conseguirem mudar e melhorar nesse sentido, é maior.
E é com esse pensamento, que é possível traçar meios que viabilizem uma vida bem melhor para os portadores de TEA.
E nós temos o dever de colaborarmos de forma incisiva, na construção de uma sociedade mais humana e justa.
O pitstop promovido pelo governo tenenteananiense, teve um saldo extremamente positivo, com a adesão de toda população no adesivaço do Abril Azul.
PATU: CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS DE RUA É UM GRANDE DESAFIO. MAS SECRETARIA DE SAÚDE ESTÁ EQUACIONANDO
A equipe responsável pela captura dos cães, trabalharam arduamente, para levar os primeiros animais para castração. O processo é simples, mas municiado de todos os cuidados necessários.
Após a captura, os cachorros são levados para realizar exames. Na testagem para leishmaniose é feita e caso confirme a doença, o animal deve ser sacrificado. Contudo, nenhum dos animais pegos entre 22 de março e 05 de abril, apresentou o famoso e indesejável "calazar".
Não sendo constatado a leishmaniose, os cães são levados para um prédio público destinados como abrigo, onde são alimentados e recebem os cuidados devidos.
Aos sábados (22/03; 29/03 e 05/04), foram cirurgiados o total de dez cães, em uma clínica particular, pelos veterinários Halison Huston Batista Dantas e Sílvia Pereira Alves da Silva.
Após, esperam o período pós-operatório que dura em torno de 10 a 15 dias para voltarem as ruas, sem o risco de produzirem filhotes, colaborando assim para o controle populacional de espécie.
Agradecemos ao Coordenador de Endemias, Fábio Rodrigues, que com clareza e boa vontade, nos repassou todas as informações, mostrando-se inteiramente em valorizar as iniciativas da secretaria de saúde de Patu.
MORRE MANGA, LENDÁRIO GOLEIRO DO BOTAFOGO, AOS 87 ANOS
JERICÓ/PB: PREFEITO KADSON MONTEIRO SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE SAÚDE ESTADUAL NA COMPANHIA DO DEPUTADO GERVÁSIO MAIA
Na ocasião, o gestor municipal estava acompanhado do deputado federal Gervásio Maia; do ex-vice-prefeito Neto Alves e de Marcos Aurélio.
"Nossa luta tem sido constante, com o objetivo de proporcionar aos nossos amigos e amigas de Jericó, uma saúde ainda melhor e mais ampla. O apoio do nosso deputado Gervásio Maia, acrescido do empenho da gestão João Azevedo, aqui simbolizado pelo titular da saúde paraibana, é crucial parta que possamos obter êxito em nossas solicitações", afirmou com exclusividade ao RN POLÍTICA EM DIA, o prefeito Kadson Monteiro.
PREFEITO E VICE DE LAJES SÃO CASSADOS POR ABUSO DE PODER POLÍTICO
Segundo a sentença, o prefeito utilizou sua posição no Executivo para nomear de forma irregular cargos comissionados e temporários, com o objetivo de obter vantagem eleitoral. A prática, de acordo com a juíza Gabriella Edvanda Marques Felix, comprometeu a legitimidade do pleito e violou os princípios constitucionais da administração pública.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pela coligação “União, Respeito e Reconstrução” (PSDB/Cidadania e União Brasil), que apontou que a Lei Municipal nº 935/2022 criou 136 cargos de coordenador — número muito superior ao anteriormente existente. Apesar da lei ter sido aprovada em 2022, a maioria das nomeações ocorreu entre março e julho de 2024, meses que antecederam as eleições.
A investigação também revelou que o município contratou mais de 280 pessoas, incluindo terceirizados e temporários, em funções como motorista, auxiliar de serviços gerais e assistente administrativo. Parte dessas contratações, segundo a decisão, não foi devidamente justificada pela gestão e não teve caráter emergencial.
Na decisão, a juíza afirmou que o prefeito utilizou os cargos para angariar apoio político, em uma estratégia que teve efeitos diretos sobre o resultado da eleição. Ela destacou que, em cidades pequenas como Lajes, esse tipo de conduta tem efeito multiplicador, influenciando não apenas os contratados, mas também seus familiares e comunidades próximas.
A diferença entre os votos obtidos pela chapa de Felipe Menezes e seus adversários foi de apenas 672 votos, o que a magistrada considerou relevante para caracterizar o “desequilíbrio” no processo eleitoral. A inelegibilidade não foi estendida a José Carlos Felipe, já que, segundo a sentença, não houve comprovação de sua participação direta nas irregularidades.
Embora a decisão determine o afastamento imediato dos investigados e novas eleições, a medida só será executada após a confirmação definitiva pelo TRE-RN, conforme previsto no artigo 224, §3º, do Código Eleitoral. Os réus ainda podem recorrer da sentença.
Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Reprodução
ANVISA DETERMINA SUSPENSÃO DE CHÁS E BLENDS DA FITOFÓRMULA
Proibição de comercialização, distribuição e fabricação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8/4)
A resolução de determina as medidas preventivas foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (8/4). Conforme a Anvisa, a proibição ocorre porque os produtos são anunciados como fármacos de medicina chinesa, mas não seguem os padrões e são comercializados irrestritamente, contrariando Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Motivação: Comprovação do anúncio de venda e comercialização dos Blend Chinês, tratados como sendo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), porém com formulações que não atendem monografia de produto da MTC da Farmacopeia Chinesa e comercializados irrestritamente, descumprindo os artigos 2º, 4º, 6º e 7º da RDC 901/2024. Por isto, são considerados fitoterápicos sem registro ou notificação junto à Anvisa, descumprindo a RDC 26/2014".
A Anvisa afirma ainda que a empresa não tem autorização específica de funcionamento e, por isso, as proibição de venda e fabricação se aplica a todos os produtos da Fitofórmula.
Os produtos são anunciados na página da empresa estavam disponíveis para compra nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (8/4).
A Fitofórmula afirma ser a maior Indústria de Fabricação de Fórmulas Chinesas do Brasil desde 2008. Segundo publicado no site da marca, a empresa já atendeu "mais de 1 milhão pacientes e prescritores da Medicina Chinesa. Produzimos mais de 250 tipos de fórmulas chinesas, que são fabricadas a partir das Ervas Milenares, descritas na Farmacopeia Chinesa."
O Correio entrou em contato com a administração da Fitofórmula através do número disponível no site da empresa e aguarda retorno. Assim que houver resposta a matéria será atualizada.
Fonte: Jaqueline Fonseca/Correio Braziliense
Foto: Reprodução site Fitofórmula
SECRETÁRIA SORAIA CORTEZ PARTICIPA DA 5ªCONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E TRABALHADORA
A prefeitura de Patu, por intermédio da secretaria municipal de saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento contou com a participação efetiva da secretária da pasta naquele município, Soraia Cortez Saraiva e reuniu dezenas de profissionais da área.
A Conferência Municipal teve como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e abordou eixos temáticos fundamentais.
A ministrante, Solange Elizeu Pinto, fez uma ampla e completa explanação sobre os temas, enriquecendo ainda mais o currículo dos participantes.
I – A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
II – As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
III – Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o Controle Social.
A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora visa também, garantir melhores condições de trabalho e bem-estar para todos.