RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 31 de agosto de 2019

BOLSONARO DEFENDE REFORMA TRIBUTÁRIA SEM CPMF E SÓ COM IMPOSTOS FEDERAIS.

Diz que é imposto ‘carimbado’. Falou com jornalistas em almoço.

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (31.ago.2019) ser contra a inclusão de 1 imposto sobre movimentações financeiras, nos moldes da antiga CPMF, na reforma tributária a ser enviada pelo governo ao Congresso.
Segundo ele, esse imposto é “carimbado” e não tem apoio do Legislativo. A ideia tem sido defendida pelo ministro Paulo Guedes (Economia) e pelo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra.
No início da tarde, o presidente convidou 6 jornalistas que o esperavam na entrada no Quartel General do Exército, em Brasília, para o almoço. Falou com o grupo durante 1h30 em churrasco com membros do gabinete. O Poder360 estava presente. A conversa não pôde ser gravada.
O presidente afirmou ainda que o projeto incluirá apenas impostos federais, e não os estaduais e municipais. Cintra defende a criação de 1 IVA (Imposto de Valor Agregado) com a adesão voluntária de Estados e municípios.
Item prioritário da agenda econômica após a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência, a reforma tributária ainda será enviada pelo governo ao Congresso.
Hoje, 2 textos já tramitam no Legislativo: 1 no Senado, que tem como base a proposta do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, e 1 na Câmara, baseado nos estudos do economista Bernard Appy.
REFORMA TRABALHISTA
Bolsonaro afirmou que se o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, quiser enviar outra reforma trabalhista ao Congresso, ele tem o seu apoio.
Segundo ele, se mudanças na legislação trabalhista não tivessem sido aprovadas no governo do presidente Michel Temer, em 2017, a economia estaria ainda pior agora.
Ele voltou a dizer as pessoas preferem ter “mais empregos e menos direitos” do que mais direitos e menos empregos. A ideia é repetida com frequência pelo ministro Paulo Guedes.
“Quem nunca contratou alguém por fora? Graças a Deus nunca tive nenhum problema”, disse.
O ALMOÇO
Neste sábado, Bolsonaro convidou 6 jornalistas que o esperavam na entrada no Quartel General do Exército, em Brasília, para almoçar. Em tom descontraído, falou com o grupo por cerca de 1h30 durante 1 churrasco com membros do gabinete e familiares. A conversa não pôde ser gravada.
O presidente respondeu a todas às perguntas pelos jornalistas. Contou que se sente em 1 “cemitério” no Palácio da Alvorada e que prefere “fazer qualquer coisa do que ficar lá”. “Até conversar com vocês, jornalistas”, brincou.
Bolsonaro vestia uma blusa com a logomarca da festa de peão de Barretos e 1 colete à prova de balas.
Parou a conversa em algumas ocasiões para cumprimentar os presentes. Não bebeu. Segundo ele, sua “cota” é de uma latinha de cerveja por mês. “Nunca fui de beber. Mas é o preço que se paga por ter uma esposa boa como a Michelle.”
O presidente chorou ao lembrar das cirurgias pelas quais passou após ter levado uma facada na barriga, em setembro. Disse não acreditar ter sido eleito devido ao episódio. Afirmou também que sente falta de fazer exercícios. “Não dá tempo.”
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Mariana Ribeiro/Poder 360
Foto: Sérgio Lima/Poder 360

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO: GOVERNO MUNICIPAL APOIA "PROJETO SOLOS PARA TODOS".

A prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado, por intermédio da secretaria de educação, no intento de proporcionar outras e maiores oportunidades aos alunos, tem disponibilizado todo o apoio a uma iniciativa da UFERSA, no tocante ao "Projeto Solos para Todos", onde professores dos ensinos fundamental e médio participam das ações teóricas e práticas do projeto. Esses professores aprendem toda a formação do solo e suas características. O objetivo é que eles se transformem em multiplicadores do conhecimento e disseminem o aprendizado para os seus alunos
Desde o ano de 2017, que a entidade educacional difunde este projeto, e em Governador Dix-Sept Rosado, acolheu alunos e professores das escolas municipais: Educandário Dix-Septiense, Francisco Queiroz Porto e Antônia Lopes e Alves.
A coordenação é da professora Doutora Carolina Malaia, além de contar com o trabalho de outros servidores docentes e técnicos e bolsistas da graduação e da pós. No município de Governador Dix-Sept Rosado, tem a articulação da coordenadora pedagógica Liana Alves.

O "Projeto Solos para Todos" conta com a participação de 10 alunos de cada escola, além de professores e demais profissionais das unidades escolares participantes e integrantes do Campus da UFERSA /CARAÚBAS.
Numa data a ser definida, acontecerá a próxima etapa deste projeto, e terá a participação dos pais dos alunos interessados em novos conhecimentos para aplicarem em suas comunidades.
O prefeito Antônio Freire, "Antônio Bolota", disse ao RN POLÍTICA EM DIA da satisfação em puder apoiar esta iniciativa:
"Promover a educação e apoiar todas as ações que têm como objetivo melhora-la, é mais do que dever do município. Auxiliar para que os alunos tenham um maior conhecimento em toda e qualquer área, é obrigação de quem acredita na educação, como forma de mudar uma realidade, seja ela qual for. Este "Projeto Solos para Todos", pelo nome em si, já nos dar uma ampla visão do quanto se faz necessário preservar para o bem comum, para o bem de todos. Nossa gestão não medirá esforços, para desenvolver seja qual for a iniciativa, que tenha como objetivo, propiciar melhorias para o povo de Governador Dix-Sept Rosado", finalizou o prefeito Antônio Freire.

1º SEMINÁRIO "ELEIÇÕES 2020" TEM QUASE QUE TODAS AS VAGAS PREENCHIDAS.

O 1º Seminário referente as eleições 2020 que realizar-se no Oeste potiguar, promovido pelo LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, em parceria com o site Novo Eleitoral, está com quase que sua totalidade de inscrições preenchidas.
Ao todo foram destinadas 60 vagas, que tem como público-alvo, candidatos a vereador e prefeito, advogados, contadores, assessores de comunicação e marqueteiros, que terão uma grande chance de está atento as mudanças na Lei Eleitoral, como Propaganda Eleitoral Antecipada, Propaganda na Internet, Fake News, Coligações, Partidos Políticos, Fundo de Campanha.
Ministrado pelo Juiz de Direito e Presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte, Dr. José Herval Sampaio Júnior e pelo Professor Márcio Oliveira, o evento ocorrerá no dia 29 de setembro do ano em curso, na escola Estadual Sete de Novembro, em Alexandria/RN.
Abaixo, relação dos inscritos até o momento, restando sete vagas abertas:
01 - Universitário
02 - Universitário
03 - Universitário
04 - Universitário
05 - Universitário
06 - Universitário
07 - Universitário
08 - Universitário
09 - Universitário
10 - VAGA ABERTA
11 - VAGA ABERTA
12 - VAGA ABERTA
13 - VAGA ABERTA
14 - VAGA ABERTA
15 - VAGA ABERTA
16 - VAGA ABERTA
17 - Prefeitura de Venha-Ver
18 - Prefeitura de Venha-Ver
19 - Prefeitura de Venha-Ver
20 - Gigliola Edézia Diógenes de Freitas Chaves
21 - Geska Rayssa Cavalcante de Oliveira
22 - Prefeitura de Antônio Martins
23 - Prefeitura de Antônio Martins
24 - Prefeitura de Frutuoso Gomes
25 - Prefeitura de Frutuoso Gomes
26 - Paula Alexsandra de Andrade
27 - Elizangela Torres S. Diniz
28 - Ozanildo Almeida de Mesquita
29 - Francisco Teixeira de Figueiredo
30 - Igor Ramon Silva
31 - Talles Arquimedes Almeida e Sousa
32 - Thiago Silva Santiago
33 - José Alves Pontes Filho
34 - Leyna Lycia Cordeiro Evangelista
35 - Rafael Nunes Chavantes
36 - Marcos Aurélio de Paiva Rego
37 - Cláudio Uberlane de Sá
38 - Márcio Wagner Tavares da Silva
39 - Cláudio de Oliveira Costa
40 - Charly de Medeiros Dias
41 - Hugo Inocêncio Wanderley Maia
42 - João Patrício Vieira Alves
43 - João Paulo Vieira de Oliveira
44 - Joaquim Daniel Júnior
45 - Jorge Bandeira da silva
46 - Lauro Adolfo Maia Serafim
47 - Larissa Suzana de Almeida Lima
48 - Ligiane Vírginia Filgueira Saldanha
49 - Ricardo Carlos Maia
50 - Sílvio Julierme Paiva Sousa
51 - Cícero Heder Gadelha Martins
52 - José Carlos de Menezes Júnior
53 - Evaldo Solano de Andrade Filho
54 - Francisco Josimar de Freitas
55 - Hércules Carlos de Brito
56 - Henrique Carlos de Brito
57 - Aurivones Alves do Nascimento
58 - Wilamy Marcelino Bezerra
59 -  Wilmar Alves Diniz Filho 
60 - Promotoria

DORIA ESTÁ "MORTO" PARA 2020, DIZ BOLSONARO.

Durante o almoço com jornalistas neste sábado, no Quartel General do Exército, em Brasília, Jair Bolsonaro disse que João Doria não tem chances na disputa presidencial de 2022.
“Doria? Esse está morto. Esse não chega”, disse.
“O Doria, quando está do meu lado, se faz de amiguinho. Quando está longe, faz o joguinho político dele. Mas não dá certo. Na campanha ele estava andando na feira e mordeu uns 30 pastéis, mas nenhuma foto ficou boa. A pessoa não pode tentar ser o que não é.”


Fonte: O Antagonista

E O FIM DE SEMANA DO DEPUTADO MAIS ATUANTE DO RN CONTINUA.

O dia nem tinha começado e o deputado Bernardo Amorim já estava na labuta. Antes, um "pit stop", para o café da manhã, que deu-se no mercado público de Baraúna. Mas lá também é lugar de ser reconhecido e recepcionado pelos potiguares, que nos quatro cantos do estado, fazem questão de rever e aqueles que não o conheciam, para ter o primeiro contato com o parlamentar que está fazendo um dos maiores trabalhos de fiel representante do povo, em toda a história do RN. Bernardo também dialogou em um papo pra lá de agradável, como ex-prefeito Zé Bezerra.
O contato mais próximo possível, o aperto de mão, o abraço e a troca de algumas palavras, deixa marcas inapagáveis, que como tatuagem, fica impregnado no elo político/povo. Este é um dos muitos diferenciais do modo Bernardo Amorim de ser.

Simples, com uma humildade ímpar, sempre presente onde menos se espera, o 3º deputado mais votado no pleito anterior, vem escrevendo sua trajetória, com fácil leitura e interpretação que não necessita de muita compreensão. Tratar o povo como o povo deve ser tratado, é o principal ingrediente, para o sucesso que é o mandato de Dr. Bernardo.
Em Baraúna, hoje cedo, presenciamos o quanto as pessoas fazem questão de demonstrar seu apreço pelo médico/deputado. Dezenas de pessoas foram ao seu encontro, para conversar e expressar sua satisfação, pelo trabalho legislativo de Bernardo Amorim.
Na clínica, outras tantas pessoas, aguardam o médico, para serem consultadas. Uma relação médico/pacientes, que tem décadas de convivência.







"Você não tem ideia do quanto fale a pena esperar o dia de atendimento de Dr. Bernardo, para ser atendido por ele. A atenção e amizade que ele tem com a gente, é muito maior do que qualquer coisa", disse uma senhora que aparentava 60 anos de idade, mas que afirmou fazer mais de 20 anos que tem Bernardo Amorim como seu médico.
Na clínica, outras tantas pessoas, aguardam o médico, para serem consultadas. Uma relação médico/pacientes, que tem décadas de convivência.
"Você não tem ideia do quanto fale a pena esperar o dia de atendimento de Dr. Bernardo, para ser atendido por ele. A atenção e amizade que ele tem com a gente, é muito maior do que qualquer coisa", disse uma senhora que aparentava 60 anos de idade, mas que afirmou fazer mais de 20 anos que tem Bernardo Amorim como seu médico.
"Ver Dr. Bernardo chegar, nos dar um grande alivio, por que respeitando os demais, com Dr. Bernardo tenho maior liberdade para dizer o que sinto", assegurou um amigo que ali estava desde o raiar do sol, como ele mesmo citou.
Em contato com o deputado/médico, o blog ouviu:
"Nada é ou pode ser mais gratificante, do que sentir esse povo perto da gente. São figuras deste tipo, com essa simplicidade estampada no rosto, que nos faz ultrapassar obstáculos, correr contra o tempo, para atende-los. Nasci para salvar vidas e o faço com imensa satisfação. Sofri para chegar onde cheguei e assim permanecerei, até os meus últimos dias", disse o deputado estadual e médico "plano de saúde" do povo potiguar, Bernardo Amorim.





SERVIÇO SOCIAL DO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA PROCURA POR FAMÍLIA DE PACIENTES INTERNADO NAQUELA UNIDADE.

O Serviço Social do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, procura por familiares do Paciente Nildo Paulino Martins, 28 anos, que deu entrada na unidade hospitalar por volta das 11h30 deste sábado 31 de agosto.
O paciente foi vítima de acidente de trânsito, tipo colisão moto com poste de iluminação pública e não sabe informar o contato familiar. Disse que mora na Rua Coronel Moura, 2414, no Conjunto Abolição IV e que o nome da mãe é Rita Martins.
Nildo está no pronto socorro do HRTM e o serviço social precisa entrar em contato com a família. Qualquer informação ligar para para o telefone do Serviço Social: 3315-3390.

Fonte: Fim de Linha

INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES NA SERRA DO LIMA EM PATU.

Um incêndio de grandes proporções em mata seca foi registrado na manhã deste sábado (31), no Santuário do Lima em Patu.
Vídeos e fotos circularam em redes sociais, e mostram a mata seca em chamas altas, e a população da cidade unida na tentativa de conter as chamas. A preocupação maior seria o fogo atingir o Santuário do Lima existente na Serra do Lima. O Corpo de Bombeiros foi acionado e as informações que a situação já está controlada no local.

"NÃO ACEITEI CENSURA", DIZ HUMORISTA GUSTAVO MENDES APÓS CONFUSÃO COM APOIADORES DE BOLSONARO.

"O nome disso é censura", afirmou o comediante.

O humorista Gustavo Mendes veio a público para se manifestar sobre o episódio ocorrido durante o seu show ontem, em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Na ocasião, em uma piada com o presidente Jair Bolsonaro, o comediante foi alvo de vaias. O ator então expulsou os apoiadores do político da apresentação. O vídeo viralizou e agora ele contou sua versão sobre os fatos.
“Parte da plateia, insatisfeita com as piadas sobre Bolsonaro, se sentiu no direito de dizer o que eu posso ou não posso falar nos meus shows. E isso nunca vai acontecer, porque isso se chama censura e eu não vou aceitar essa tentativa de intimidação. Principalmente vindo de pessoas que se articularam para isso”, contou.
“Minha trajetória sempre foi de assumir posições com força e transparência, mesmo sabendo que isso incomodava muita gente. O Humor é sempre oposição. Esse é o papel do artista e principalmente o do comediante: incomodar os poderosos. Não vou me calar diante do que está acontecendo hoje no Brasil. Quem não está cumprindo o que prometeu não sou eu. Onde está o Brasil melhor que foi prometido?”, indagou Gustavo. 
Veja o vídeo AQUI

Fonte: O Dia/IstoÉ

NO SENADO, FLÁVIO BOLSONARO E MAIS 11 IMPÕEM SIGILO A GASTOS.

Parlamentares podem se negar a apresentar uma nota fiscal, quando julgar necessário, com base em parecer produzido na gestão de Renan Calheiros (MDB-AL).

A decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de manter em sigilo as notas fiscais que justificam seus gastos com a chamada cota parlamentar passou a ser seguida na Casa por mais parlamentares. Pelo menos 12 senadores, incluindo Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, negaram pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação com a mesma justificativa.
A recusa em abrir os detalhes dos gastos tem como base um parecer de 2016, produzido na gestão de Renan Calheiros (MDB-AL) na presidência da Casa. O documento afirma que qualquer senador pode se negar a apresentar uma nota fiscal, quando julgar necessário, por questões que envolvem a sua própria segurança.
Há uma lista com 60 pedidos negados com base neste parecer, referentes a pelo menos 12 senadores. Além de Flávio e Alcolumbre, aparecem Telmário Mota (Pros-RR), Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Braga (MDB-AM). Os demais nomes não foram identificados na lista obtida.
A cota parlamentar é o dinheiro usado para senadores pagarem despesas com passagens, serviços postais, manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar, hospedagem, combustível, entre outras. O valor que cada um pode utilizar varia de acordo com o estado de origem do senador – quanto mais longe de Brasília, maior.
Alcolumbre briga na Justiça para que os senadores mantenham em sigilo as notas fiscais usadas para justificar o uso da cota. Uma ação popular ajuizada na Justiça Federal em Minas Gerais questiona a falta de transparência e pede a nulidade do parecer da gestão Renan.
Uma das justificativas dos três advogados do Senado escalados para fazer a defesa de Alcolumbre nesta ação é que, desde julho, a Casa passou a apresentar as cópias de notas fiscais de gastos de gabinete em seu site. A decisão, porém, não é retroativa. Ou seja, todas as notas de gastos feitos antes de julho permanecem em sigilo.
Procurada para explicar a recusa em divulgar as notas fiscais, a assessoria de Flávio Bolsonaro primeiro questionou se os documentos já não estavam no site do Senado. Informada de que não estavam, disse “que ia ver com a área responsável” o motivo. Desde que assumiu o mandato, Flávio gastou 102,9 mil reais da cota parlamentar, segundo consta no site da Casa. Até a noite de ontem, no entanto, as notas referentes aos gastos de fevereiro a maio do senador não estavam disponíveis.
A assessoria do senador Eduardo Braga afirmou que o site do Senado já traz informações detalhadas sobre os gastos e, caso seja determinado pela presidência da Casa um detalhamento maior – como a divulgação das notas fiscais -,”ela será seguida sem problemas”.
Também na lista dos que negaram acesso às suas notas fiscais via Lei de Acesso à Informação, Randolfe Rodrigues forneceu os documentos quando solicitado pela reportagem. Ele disse discordar da decisão do Senado sobre o sigilo.
Líderes
A assessoria de imprensa de Davi Alcolumbre confirmou que a orientação na Casa é dar transparência às notas apenas a partir de julho, e de deixar os documentos referentes a meses anteriores em sigilo.
Segundo a assessoria, essa decisão foi tomada em conjunto em reunião de líderes do Senado. O entendimento dos líderes foi o de que, ao divulgar os dados a partir de julho, a Lei de Acesso à Informação não seria desrespeitada, informou.
Desde quando o presidente do Senado o passou a negar acesso às notas fiscais, associações que atuam na área da transparência têm cobrado uma posição mais firme dos senadores quanto ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Fundador e secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco afirmou que não existe “meia transparência”. “A transparência não pode ficar dependendo da boa ou má vontade de um ou outro senador. Todas as notas deveriam ser publicadas. Entendo que as notas devem ser publicadas retroativamente. Todos os senadores devem cumprir a Lei de Acesso à Informação.”
Os demais parlamentares que aparecem na lista não se manifestaram.

Fonte: Estadão Conteúdo/Veja
Foto: Pedro França/Agência Senado

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA PARTICIPA DA FENECITI EM MOSSORÓ.

A governadora Fátima Bezerra participa nesta sexta-feira em Mossoró, da abertura da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti), que acontecerá na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Com Fátima estará em Mossoró o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.
Nestes dois dias o evento acontecerá das 17h às 22h, com shows musicais a partir das 22h desta sexta.
Porém a solenidade de abertura será às 20h30.
As ações cidadãs deste sábado acontecerão das 8h às 12h.

Fonte: Thaisa Galvão

EM 'CONVERSAS ÍNTIMAS' VOCÊ É 'UM POUCO IRRESPONSÁVEL', DIZ DELTAN SOBRE IRONIAS A MORTES DE PARENTES DE LULA.

Em entrevista, procurador da Lava Jato diz ser vítima de "maldade" e "veneno".

Em uma das mais entrevistas mais detalhadas que concedeu desde o início da série de reportagens que expõe suspostos diálogos entre membros da Lava Jato — incluindo o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro — em mensagens de celular, o procurador-chefe da operação, Deltan Dallagnol , se diz vítima de "maldade" e "veneno".
Mas, diante das acusações de insensibilidade e frieza de procuradores da força-tarefa — como Januário Paludo, que teria dito que "o safado só queria passear" quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para ir ao enterro do irmão morto por um câncer, e Laura Tessler, que pediu "dose extra de paciência para a sessão de vitimização" quando a ex-primeira-dama Marisa Letícia sofreu um AVC —, Dallagnol relativiza.
"As pessoas têm que entender que essas conversas são conversas que você teria na mesa de casa com a família, são pessoas que estão trabalhando há cinco anos juntas, são amigas. São conversas que você tem com o círculo de intimidade, conversas que você fica à vontade para falar até alguma besteira, uma bobagem, para ser até certo modo irresponsável", disse o procurador-chefe da Lava Jato em entrevista exclusiva à BBC News Brasil.
Em mais de uma hora de entrevista, ao mesmo tempo que reconhece a veracidade de alguns vazamentos publicados pelo site The Intercept Brasil ("A gente foi hackeado, eles têm mensagens verdadeiras. Eu não posso atestar que tudo lá seja verdade, mas existem coisas lá que a gente lembra"), Deltan critica a falta de contexto que enxerga nas mensagens. ("Existe aí um foco em tentar sempre mostrar aquilo que pode gerar uma polêmica").
Na quinta-feira, uma entrevista dada pelo procurador à BBC News Brasil em abril de 2017 ( Lava Jato: 'Não temos instrumento eficiente para identificar vazamentos', diz Dallagnol ) foi citada pelo Intercept em reportagem sobre mensagens que mostrariam que procuradores "vazaram" informações à imprensa com o intuito de estimular delações premiadas. No texto do site, o procurador Carlos Fernando Santos Lima diria: "Meus vazamentos objetivam sempre fazer com que pensem que as investigações são inevitáveis e incentivar a colaboração".
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Ricardo Senra/Época
Foto: Fábio Rodrigues Pozzemom/Agência Brasil

GOVERNO FEDERAL DEVE PRIORIZAR PROGRAMAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA NOS PRÓXIMOS 4 ANOS.

Ministério da Economia apresenta nesta quinta-feira o Plano Plurianual de 2020 a 2023 e o Projeto da Lei Orçamentária Anual do ano que vem.

O governo federal vai priorizar 66 programas, objetivos e metas em sua proposta de Plano Plurianual de 2020-2023, documento que estabelece as diretrizes para gastos e investimentos considerados estratégicos nos próximos quatro anos. Até hoje considerado uma mera carta de intenções do governo, para a qual não havia garantia de execução, o plano ganhou uma nova roupagem para ficar mais enxuto e, ao mesmo tempo, próximo da realidade fiscal do País.
A prioridade do PPA 2020-2023 será “primeira infância”. Segundo o documento, o Brasil tem 20 milhões de crianças entre zero e 6 anos. Por isso, a diretriz do plano é alocar prioritariamente recursos para programas e ações de governo destinadas à primeira infância.
Entre as metas fixadas estão ampliar o atendimento do Programa Atenção Integral à Primeira Infância dos atuais 357 mil beneficiários para 3 milhões até o fim de 2023, além de elevar a cobertura do Programa de Proteção, Promoção e Recuperação da Saúde Indígena de 38,5% para 60% das crianças indígenas com menos de um ano .
A equipe econômica também vai integrar ao PPA o trabalho de avaliação e monitoramento dos programas. Um relatório anual será encaminhado ao Congresso Nacional apontando se o gasto está trazendo o retorno esperado ou se poderia ser revisto.
O PPA 2020-2023 prevê um gasto de R$ 6,8 trilhões nos próximos quatro anos, a maior parte concentrada nos eixos econômico (R$ 4,46 trilhões) e social (R$ 1,76 trilhão). O valor inclui investimentos e financiamento de políticas públicas, inclusive de empresas estatais.
Em um momento de forte restrição fiscal, a equipe econômica optou por estabelecer critérios rígidos para filtrar os investimentos que integram o PPA e conseguir direcionar recursos para obras que estão mais próximas da entrega. Para serem incluídos, os investimentos precisam ter previsão de conclusão até 2023 e estarem livres de pendências (como obtenção de licenciamento), ou resolvê-las até 2020.
Com essa metodologia, cerca de 30 investimentos nas áreas de infraestrutura, defesa nacional, segurança pública, recursos hídricos, saúde e educação infantil foram incluídos no PPA, preenchendo o tamanho disponível para a carteira nos próximos quatro anos.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Idiana Tomazelli/O Estado de São Paulo
Foto: Felipe Rau/Estadão

POLÍCIA MILITAR LOCALIZA A CABEÇA DE JOVEM MORTO POR FACÇÃO RIVAL EM MOSSORÓ.

O corpo de Paulo César Targino Júnior de 20 anos, natural de Catolé do Rocha no estado da Paraíba, foi encontrado na manhã de terça feira, 27 de agosto dentro de um matagal na Rua Professor Anderson de Araújo, próximo ao conjunto Inferno Colorido no bairro Dom Jaime Câmara. Ele teve a cabeça separada do corpo a golpes de facão, um dia após fugir do Ceduc em Mossoró.
No dia seguinte ao crime, os criminosos colocaram nas redes sociais as imagens dele ainda vivo e em outro vídeo, apenas a cabeça dentro de um saco plástico.
A policia fez varias buscas pelo bairro tentando localizar os principais acusados, mas só no inicio da tarde de hoje, 30 de agosto, os criminosos abandonaram cabeça próximo de uma galeria, numa das ruas do bairro.

Fonte: O Câmera

PSB EXPULSA DEPUTADO E SUSPENDE OUTROS 9 POR VOTO A FAVOR DA PREVIDÊNCIA.

Partido havia fechado questão contra o apoio à reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

O PSB decidiu, em reunião do Diretório Nacional do partido nesta sexta-feira, expulsar o deputado federal Átila Lira (PI), por votar contra a orientação do partido em diversas votações, incluindo a reforma da Previdência.
O PSB decidiu ainda que outros 9 deputados federais que votaram a favor das novas regras previdenciárias terão suas funções partidárias e parlamentares suspensas por 12 meses, com a possibilidade de uma reavaliação em 6 meses, caso eles se adequem ao posicionamento do partido.
O partido havia fechado questão contra a reforma da Previdência, mesmo assim, Lira, Emidinho Madeira (MG), Felipe Carreras (PE), Felipe Rigoni (ES), Jefferson Campos (SP), Liziane Bayer (RS), Rodrigo Agostinho (SP), Rodrigo Coelho (SC), Rosana Valle (SP) e Ted Conti (ES) deram seu voto favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) durante sua análise na Câmara.
A expulsão de Lira foi motivada não apenas por seu voto a favor da reforma da Previdência, mas também em outros debates em que o deputado não acompanhou a orientação do partido, caso também de quando foi votada a reforma trabalhista.

Fonte: Reuters/Exame
Foto: Cleia Viana/Agência Câmara

WEINTRAUB ESCREVE "SUSPENÇÃO" E "PARALIZAÇÃO" AO PEDIR RECURSOS A PAULO GUEDES.

Ministro da Educação comete erros de português em ofício ao titular da Economia.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub , enviou um documento com erros de português ao ministro da Economia, Paulo Guedes , pedindo mais recursos para sua pasta. No texto, Weintraub explica que as verbas previstas para a Educação em 2020 são insuficientes e alerta para o risco de "paralização". O ministro também cita "suspenção" de pagamentos. A grafia correta das palavras é paralisação e suspensão.
Weintraub afirma no documento, de oito páginas, que o orçamento previsto, de R$ 16,2 bilhões, é menor do que o necessário para a manutenção das atividades da pasta, e pede um acréscimo de R$ 9,8 bilhões. O ministro explica que, sem esse aumento, "38% das despesas discricionárias essenciais às políticas educacionais do país ficariam sem cobertura orçamentária no próximo exercício."
No ofício, o ministério detalha quais atividades podem ser paralisadas, caso não haja aumento de verbas previstas. Entre elas estão obras da Educação Básica, Programas de Bolsa-Permanência e Bolsa Prouni, Custeio das Universidades e Institutos e Concessão de Bolsas de Estudos no Ensino Superior.
O Programa Nacional das Escolas de Gestão Cívico-Militar, uma bandeira do governo Bolsonaro, também estaria em risco com o atual orçamento previsto, de acordo com o ministro da Educação.
A informação foi divulgada inicialmente pelo "Estadão" e a reportagem obteve depois o documento. Procurado, o ministério da Educação não respondeu até a publicação desta matéria.

Fonte: Victor Farias/O Globo
Foto: Jorge William/Agência O Globo

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

QUAL DEPUTADO ESTARIA EM PLENA NOITE DE SEXTA-FEIRA, PERCORRENDO A ZONA RURAL DE UM MUNICÍPIO POTIGUAR?

É difícil de acreditar. mas quem tem acompanhado a trajetória do médico Bernardo Amorim por décadas, sabe do que ele é capaz de fazer, para levar seus conhecimentos onde for.
Eleito deputado estadual por Rio Grande do Norte, sendo inclusive o 3º mais votado em 2018, Dr. Bernardo em nada mudou sua rotina. pelo contrário, tem acrescido, se é que é possível, suas tarefas.
Hoje, em plena noite de sexta-feira, o deputado/médico está visitando a comunidade de Algodões, na cidade de Pilões, no Oeste potiguar.
Residência de Leomar, na Fazenda João Gomes
Na companhia do vereador Brendo dos Santos Silva, "Brendo de Lau", Radames e outras lideranças políticas, Bernardo Amorim tem percorrido os mais distantes recantos da região, em busca de saber das reais necessidades da população. Ouvir populares é, segundo o parlamentar, o melhor termômetro que há. "Na conversa olho no olho, podemos ver o verdadeiro sentido de cada palavra pronunciada. Falar e ouvir, com firmeza, com clareza, nos proporciona a convicção de veracidade do que o homem e a mulher potiguar deseja, sonhar. O papel do parlamentar, seja municipal, estadual e/ou federal, é exatamente de transmitir na tribuna, nas ações desenvolvidas, o que este povo anseia. E nosso trabalho tem este perfil: ouvir e expor situações, que possam trazer soluções", disse ao RN POLÍTICA EM DIA, o deputado mais atuante do Rio Grande do Norte, Dr. Bernardo.  

JUÍZA DECRETA PRISÃO DE ALVO DA LAVA JATO POR DEIXAR DE PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA.

A juíza Ana Cristina Nascif Dib Miguel, da 6ª Vara de Família do Rio, acaba de decretar a prisão de Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio que é investigado pela Lava Jato.
Diniz chegou a ser preso no âmbito da operação que desbaratou o esquema criminoso montado por Sergio Cabral, mas acabou solto por decisão de Gilmar Mendes.
O ex-dirigente da Fecomércio, que também é suspeito de desviar recursos do Sistema S para grandes bancas de advocacia, alegou à Justiça que está com seus bens bloqueados e que “voltou a trabalhar no açougue de sua família”.
Para a juíza da 6ª Vara, “os argumentos trazidos pelo alimentante não são suficientes para justificar a inadimplência em relação ao sustento da própria filha”. A prisão tem prazo inicial de 30 dias.

Fonte: Cláudio Dantas/O Antagonista

VOX POPULI: REJEIÇÃO DE BOLSONARO VAI A 40%. APROVAÇÃO É DE 23%.

Em abril, rejeição era de 26%. Aprovação também era de 26%.

Pesquisa do instituto Vox Populi encomendada pela PT (Partido dos Trabalhadores) e divulgada nesta 6ª feira (30.ago.2019) mostra que rejeição ao governo do presidente Jair Bolsonaro é de 40%. O valor corresponde à soma dos 27% dos brasileiros que avaliam o governo como péssimo com os 13% que o consideram ruim. Eis a íntegra.
Na última pesquisa, de abril de 2019, os dados mostravam que o governo tinha uma rejeição de 26%, representando 1 aumento de 14 pontos percentuais.
A aprovação era de 26%. Agora, a pesquisa mostra que a avaliação positiva do governo é de 23%, considerando que 5% avaliaram como ótimo e 18% como bom.
Os dados ainda mostram que 35% dos brasileiros consideram a gestão de Bolsonaro regular. Apenas 2% não souberam ou não quiseram responder.
Fonte: Vox Populi |
Metodologia: a pesquisa foi realizada de 23 a 26 de agosto. Foram ouvidas 1.987 pessoas em 119 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais e domiciliares, foi realizada de 23 a 26 de agosto de 2019. Foram ouvidas 1.987 pessoas em 119 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
A reprovação em relação à maneira como o presidente faz política, às ideias que ele e a equipe do governo defendem, e ao modo como se relaciona com as pessoas e os opositores, aumentou de 30% para 47%, ou seja, quase metade dos pesquisados.
A aprovação caiu de 30% para 23% no mesmo período. Os brasileiros que se consideram neutros em relação a essas questões passaram de 30% para 27%. Apenas 4% não souberam ou não quiseram responder.
DESEMPENHO POR REGIÃO
O pior desempenho de Bolsonaro é no Nordeste, onde é reprovado por 47% dos entrevistados. Em seguida, aparecem Sudeste (37%), Centro Oeste/Norte (35%) e Sul (29%).
As taxas de aprovação por região ficaram em 32% no Sul, 27% no Sudeste, 22% no Centro-Oeste/Norte e 18% no Nordeste.
AVALIAÇÃO POR SEXO
A reprovação a Bolsonaro entre homens cresceu de 29% para 35% e, entre mulheres, de 31% para 44%.
Entre jovens, saltou de 29% para 40%. Entre adultos, de 26% para 41%. Cresceu de 29% para 33% entre pessoas mais velhas.
AVALIAÇÃO POR ESCOLARIDADE
A reprovação cresceu de 34% para 40% entre pessoas com ensino fundamental; de 26% para 39% entre as com ensino médio; e de 28% para 39% entre aquelas com ensino superior.
A aprovação permaneceu em 21% entre pessoas com ensino fundamental; caiu de 29% para 24% entre os de ensino médio; e de 29% para 26% entre os de ensino superior.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Poder 360
Foto: Sérgio Lima/Poder 360


GLENN: JORNAL NACIONAL ATUAVA QUASE COMO PARCEIRO DE MORO E DA LAVA JATO.

O jornalista Glenn Greenwald disse em entrevista a Juca Kfouri no programa Entre Vistas, da TVT, que o Jornal Nacional atuava, antes dos diálogos vazados pelo The Intercept Brasil, quase como parceiro da Lava Jato e de Sergio Moro.
"Obviamente, a grande mídia estava como uma aliada do Sergio Moro e da Lava Jato nos últimos anos, não só por ideologia, mas também porque o modelo do lucro da mídia brasileira era receber vazamentos da força-tarefa da Lava Jato sem gastar com nenhum recorte, sem fazer investigações", analisou.
"Então o Jornal Nacional recebia vazamentos da força-tarefa da Lava Jato, o [apresentador William] Bonner anunciava que tinha uma notícia muito importante sobre corrupção, com uma audiência enorme, e a Globo lucrava muito sem fazer jornalismo. O papel da grande mídia no Brasil era quase como parceiro da Lava Jato e do Sergio Moro", disse Glenn.
Para o jornalista, a situação só mudou quando o The Intercept Brasil procurou as mídias tradicionais, divulgando informações exclusivas, para informar o que o site estava descobrindo através das mensagens vazadas. "Nossa estratégia, então, foi convidar a grande mídia para ter acesso ao nosso jornalismo, para reportar junto com a gente. Acho que sem a nossa estratégia, sem envolver todos conosco, não seria assim."
Glenn analisa que a imagem de Moro foi construída durante os últimos anos "sem desafio, como um herói", mas as consequências dos diálogos vazados são graves para o atual Ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. "Muitos aliados deles na mídia disseram, depois de apenas uma semana, que as acusações eram muito graves e que ele deveria renunciar ao seu cargo público", lembra o editor. "Uma aliada importante, a revista Veja, que ficou cinco anos o aplaudindo, quase pediu desculpas para o público pela imagem que eles construíram. E, agora, a Veja é nossa parceira jornalística."
"Se alguém tivesse dito para mim há três meses que eu seria parceiro da Veja, denunciando Moro, eu acreditaria que essa pessoa era quase louca. Podemos ver que o tamanho de Moro é muito menor no Brasil e a opinião pública no trabalho da força-tarefa da Lava Jato mudou radicalmente após as reportagens."
O jornalista acredita que seu trabalho vem mudando o pensamento dos brasileiros sobre o ministro, como aconteceu quando ele se juntou a Edward Snowden para revelar programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Rodolfo VicentiniUOL
Foto: Reprodução Vídeo TVT

1º SEMINÁRIO "ELEIÇÕES 2020" TERÁ O JUIZ DE DIREITO HERVAL SAMPAIO E O PROFESSOR MÁRCIO OLIVEIRA COMO PALESTRANTES.


NA POTIGUAR PARANÁ, CENÁRIO MOSTRA SURPRESAS.

O que dizer de um município de 3.246 eleitores, no que tange a vereança, onde 64,55% dos entrevistados não votarão e/ou não sabem em quem votar para vereador, faltando 401 dias para as eleições 2020.
Apenas 9.624 horas para se saber quem serão os novos vereadores e prefeitos de todos os municípios do país. É o que resta.
Tenho dito, que os postulantes ao cargo de vereador, nunca sentiram tanta dificuldade, como sentirão até 04 de outubro do ano que vem. O eleitor, não somente da cidade de Paraná, no Oeste potiguar, não demonstram está muito dispostos a votar para a câmara de vereadores. Vai ser precisa se desdobrar. muito mais do que antes.
A pesquisa realizada essa semana naquele município, mostra que panoramas bem diferentes do que muitos imaginam, está sendo desenhado. E com tinta Nanquin.