Os municípios de Apodi, Caicó e Pau dos Ferros podem ganhar, Unidades Médica para Tratamento Intensivo (UTI) de recém nascidos. A proposta de criação da UTI neonatal é do vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho, e foi encaminhada à governadora, Rosalba Ciarlini, e ao secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Isaú Gerino Vilela.
Entre os argumentos do deputado Gustavo Carvalho em defesa da UTI neonatal para as regiões do Seridó, Médio e Alto Oeste, e o fato das duas regiões não ter hospitais adaptados para o cuidado de bebês prematuros. Outro argumento é que o uso das UTIs, somado ao acompanhamento médico especializado, aumenta em até 80% as chances de sobrevivência de bebês com baixa idade gestacional.
Além de equipamentos específicos para o tratamento de recém nascidos, como incubadoras, respiradores artificiais e reanimadores, a UTI neonatal conta com profissionais qualificados.
“As cidades de Apodi, Caicó e Pau dos Ferros, são municípios pólos em suas regiões e precisam de investimentos para prestar um melhor atendimento aos recém-nascidos acometidos de patologias graves e que não têm tratamento adequado por falta de condições mínimas de acolhimento”, justificou o parlamentar.
Segundo Gustavo Carvalho, as crianças que nascem nas regiões do Alto Oeste e do Seridó com problemas de saúde e precisam de UTI têm que ir para Mossoró ou Natal.
“Vejo que a implantação de UTis Neonatal em Apodi, Caicó e Pau dos Ferros, passarão a ser referência e acolherá mães e recém-nascidos de toda região. Nossa proposta é dar à região Oeste e Seridó não apenas uma UTI com modernos aparelhos, mas também com profissionais qualificados", garantiu o deputado.
Fonte: blog de Coronel João Pessoa/blog do JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.