RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 21 de abril de 2024

RN REGISTRA PRIMEIRO ÓBITO POR DENGUE EM 2024

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a primeira morte por dengue em 2024 no Rio Grande do Norte. A vítima era uma pessoa adulta, jovem, que morava na região do Alto Oeste potiguar, e não apresentava comorbidades.

Segundo a Sesap, a morte ocorreu no final do mês de março, mas só foi confirmado semana passada.

Conforme reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o Painel de Monitoramento de Arboviroses, disponibilizado pelo Governo Federal, mostra que o Brasil registrou 1.544 mortes confirmadas por dengue durante 2024, com dados contabilizados até 18 de abril. O Rio Grande do Norte ocupa o segundo menor número de mortes confirmadas em todo país, com apenas um caso. O quantitativo é igual aos estados do Ceará e Tocantins.

Até 18 de abril, o balanço do Painel de Monitoramento de Arboviroses mostra que o Rio Grande do Norte tem 12.374 casos prováveis de dengue, 2.274 confirmados, e duas mortes em investigação.

Conforme matéria publicada pela TRIBUNA DO NORTE, o Ministério da Saúde ampliou, na última quarta-feira (17), o público-alvo da vacina contra a dengue.

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a decisão orientada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) a estratégia é temporária e apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de abril. Cada município terá de montar sua estratégia de vacinação a partir da orientação do ministério.

A nota também aponta que, em caso de necessidade para evitar a perda de doses, a ampliação da faixa etária estratégia poderá ser até o limite especificado na bula da vacina, que é dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade. Todas as pessoas vacinadas nesse novo esquema terão sua segunda dose garantida.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.