RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 28 de junho de 2021

ENTENDA COMO SURGEM AS VARIANTES DOS VÍRUS E POR QUE, NA PANDEMIA DE COVID, A DELTA PREOCUPA

A variante Delta, que surgiu na Índia, e uma subvariante, a Delta Plus, parecem ser muito mais transmissíveis que as outras variantes conhecidas, além de mais resistentes aos nossos anticorpos.

Na pandemia de Covid, o mais novo problema se chama variante Delta. Ela surgiu na Índia e está ligada à explosão de casos por lá, em abril, com mais de 4,5 mil mortes diárias e o colapso total do sistema de saúde.


A variante e uma subvariante dela, a Delta Plus, parecem ser muito mais transmissíveis que as outras variantes conhecidas, além de mais resistentes aos nossos anticorpos. "Pode ser mais agressiva também. Levar a casos mais graves, de uma maneira mais rápida. E não havendo atendimento de saúde adequado, ela leva um aumento do número de óbitos", afirma o virologista Fernando Spilki.
Mas como surge uma nova variante? Com poucos casos, é pequena a chance de uma surgir. Mas não é o caso da Índia ou do Brasil, por exemplo, onde surgem cerca de 70 mil casos novos todo dia.

"Como é um processo ao acaso, se você não tem um controle adequado, se você não vacina na quantidade adequada, aí é que você permite, sim, que a variante surja e ela se dissemine, e que talvez ela se torna um problema no futuro", explica Spilki.
Para entender como surge uma variante, vamos lembrar que os vírus são bem primitivos --basicamente, um material genético, que pode ser RNA ou DNA, com uma "capinha" de proteína. O novo coronavírus é de RNA.

Os vírus invadem as nossas células para se multiplicar. Só que, às vezes, na hora dessa multiplicação, ao acaso, acontecem erros. Muda uma ou outra letra no RNA. E isso pode provocar mudanças nas proteínas que o vírus fabrica. Essas mudanças são as chamadas mutações. E os vírus que contêm essas mutações são as variantes.

A maioria das mutações não tem consequência. Mas, quando uma mutação traz uma vantagem pro vírus - por exemplo, ele fica mais poderoso pra invadir nossas células -, aí ela tende e se manter e se multiplicar, tomando conta do terreno que antes era de variantes menos "poderosas".

Fonte:Fantástico/G1
Foto: Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.