Eis o resumo do pleito municipal com o segundo turno das eleições, que levou milhões de brasileiros às urnas ontem, mas registrou também uma abstenção de quase 30% dos eleitores.
Siglas como MDB, DEM, PSD, PP saem vitoriosas da votação e vão governar cidades como Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e João Pessoa.
PSDB perdeu em total de municípios na comparação com 2016, mas conseguiu manter São Paulo e continua, assim, à frente da administração da capital e do estado mais populoso do país. A legenda governará o maior número de eleitores, no quadro municipal, ainda que nesse quesito o tamanho do ninho tucano também tenha encolhido.
E mesmo que com a campanha de Bruno Covas ofuscando João Doria, a vitória tucana na maior cidade do país dá sim ao governador paulista credenciamento para a clara pretensão dele de disputar a Presidência da República.
"O nome hoje do PSDB mais projetado a ser o candidato do partido é Doria, que saiu fortalecido dessas eleições, embora Bruno Covas não tenha se atrelado à imagem do governador nessa campanha, já que são de grupos diferentes no partido. Mas num projeto nacional, eles devem se unir. E devem se unir também a DEM e MDB.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Raquel Miura/ UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.