Já a média móvel de mortes, também verificada pelo boletim, foi de 491. É um crescimento de 54% em relação a 14 dias atrás. A média móvel de casos ficou em 30.350, 34%% acima do que há 14 dias e a maior dos últimos 65 dias.
Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.
A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
O boletim do Ministério da Saúde desta segunda-feira informou 302 novas mortes causadas por Covid-19 nas últimas 24h, totalizando 169.485 óbitos. Foram notificados 16.207 novos casos de coronavírus, elevando para 6.087.608 o número de infectados no país.
A média móvel de casos cresceu no Distrito Federal e em 15 estados: Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Rondônia e Tocantins. O indicador caiu em Goiás, Mato Grosso e Piauí.
Já a média móvel de mortes subiu em em estados: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Por outro lado, caíram em Acre, Alagoas, Amapa, Paraná, Roraima e Tocantins.
Contágio aumenta
Um novo levantamento da Info Tracker - ferramenta que monitora o avanço da pandemia de Covid-19 no país - aponta um crescimento nacional do RT, a taxa de transmissão do coronavírus. A taxa chegou a 1,54 nesta terça-feira, data em que foi atualizada, enquanto no dia 18 de novembro, data da última atualização, a média estava em 1,35.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Gabriel Alfano/Extra
Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.