RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 20 de outubro de 2015

ATRICON QUER TRIBUNAIS DE CONTAS PROATIVOS.

Ao entregar o resultado da avaliação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), de acordo com o programa Qualidade Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), aplicado pela comissão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), nesta quinta-feira (15/10), em Campo Grande (MS), o conselheiro Benedito Alves (TCE-RO) afirmou que a Associação quer as Cortes de Contas proativas, cumprindo o seu papel pautado por Rui Barbosa, quando da criação da primeira Corte de Contas no País, com mais transparência e eficiência no controle dos gastos com o dinheiro público.
O resultado da avaliação foi entregue ao conselheiro Ronaldo Chadid (Vice-presidente do TCE-MS) e a conselheira Marisa Serrano (Diretora da Escoex – TCE-MS). De acordo com o conselheiro Benedito Alves esse trabalho que está sendo desenvolvido em 34 Tribunais de Contas do País, e que envolve mais de 100 pessoas, entre conselheiros e auditores, não é para estabelecer um ranking dos Tribunais, mas sim o de buscar uma padronização de excelência nos procedimentos e na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, com enfoque na qualidade dos serviços prestados a sociedade.
Para a conselheira Marisa Serrano essa radiografia dos Tribunais de Contas por si só já é uma vitória, unindo os tribunais através da mobilização de tantas pessoas engajadas num só objetivo, e que vai permitir realizar um planejamento estratégico. Ela disse esperar que esses indicadores reflitam a fase em que se encontram os tribunais, e que possibilite direcionar ações que busquem a excelência nos serviços, com mais investimentos.
Também o vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid agradeceu aos membros da Comissão da Atricon pelo trabalho realizado, e afirmou que esse resultado vai permitir que as Cortes de Contas possam avançar ainda mais no sentido de atender ao clamor da sociedade no que se refere a maior transparência e eficiência no controle dos gastos públicos. Chadid afirmou ainda, que nestes últimos cinco anos os Tribunais avançaram muito, através do esforço conjunto do conselheiro presidente Waldir Neves, de seus membros e servidores no modelo de gestão compartilhada o TCE-MS vem se adequando, mas muitos ainda há de se fazer para trilhar o caminho da excelência almejada.
Na oportunidade o conselheiro Antônio Jorge Malheiros do TCE-AC também agradeceu a recepção por parte dos conselheiros e servidores, bem como, destacou o trabalho elaborado pela equipe técnica do TCE-MS, em especial da servidora Priscilla Mariano de Oliveira pela sua competência.
A equipe da ATRICON teve como missão coletar dados que vão apontar as oportunidades de melhoria do TCE-MS no programa Qualidade Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC). A equipe é formada pelos conselheiros Antônio Jorge Malheiros (AC) e Benedito Alves (RO), auxiliados pelos técnicos Juscelino Vieira (RO) e Diego Louzada (RS) e passaram dois dias no trabalho de coleta de dados referente a todas as áreas do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. Nesse trabalho os conselheiros também contaram com o apoio técnico do diretor Geral de Modernização do TCE, Douglas Avedikian, do diretor geral Eduardo Santos Dionízio, e da servidora Priscilla Mariano de Oliveira.
Para atingir o objetivo do trabalho, a coleta de dados teve início em 04 de maio a 22/07, contendo 500 quesitos com respostas de todos os setores. Foi preciso a participação de todos os servidores individual e coletivamente para se chegar ao resultado apresentado agora. Contudo, os indicadores não serão divulgados, e vão servir para elaborar as ações e atividades contidas no planejamento estratégico a ser desenvolvido.
Participaram ainda, da solenidade de recebimento do relatório, o chefe de gabinete da conselheira Marisa Serrano, Fábio Monteiro; da chefe de gabinete do conselheiro Ronaldo Chadid, Taís Xavier; o coordenador da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MS, Ben Hur Ferreira, e o coordenador da Assessoria de Comunicação Social, Henrique Xavier.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.