RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 25 de janeiro de 2020

ESTUDANTE DE 19 ANOS, DO SERTÃO DA PARAÍBA, CITA CELSO FURTADO, OBTÉM 960 PONTOS NA REDAÇÃO DO ENEM E OFERTA BOLSAS PARA ESTUDANTES CARENTES EM SEU CURSO PREPARATÓRIO DE REDAÇÃO

O jovem Arlindo Alves de Farias, atual graduando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande, obteve 960 pontos - terceira maior nota do país - na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Arlindo destaca que, ao citar o economista no seu texto, buscou fazer referência à memória daquele que foi referência na Paraíba, no Brasil e no mundo, quando o assunto é igualdade de oportunidades e democratização.
"Celso Furtado foi um grande economista brasileiro. Um dos maiores símbolos no estudo das desigualdades e na falta de oportunidades. Ele foi propositor de várias ideias econômicas, como aquele que enfatiza que, para existir desenvolvimento é preciso um projeto social subjacente e que conte com a participação de todos. Celso é um referência brasileira e, neste ano de 2020, a Paraíba comemora o seu centenário. Então, nada melhor que fazer referência a este sublime nome em um exame. acadêmico nacional, como o ENEM", destacou Arlindo.
O tema da redação do ENEM 2019 foi "A democratização do acesso ao cinema no Brasil". Arlindo menciona que o tema foi relevante e está diretamente relacionado à inclusão, à quebra de desigualdades e precisa ser mais debatido no Brasil.
"A relação do pensamento de Furtado com o tema é extraordinária: a ausência de ações do Poder Público e da própria sociedade inviabilizam o acesso ao cinema. O Brasileiro precisa entender o cinema como um direito cultural e que traz muitos benefícios na seara social. O cinema não pode ser restrito a uma classe, mas deve ser acessado por todos os cidadãos". Mencionou o jovem.
Arlindo também é professor de redação em um cursinho preparatório na cidade de Paulista, Paraíba, e se diz feliz pelos ótimos resultados que a cidade vem tendo, bem como destaca os importantes avanços no acesso à produção textual, principalmente, por aqueles mais humildes que não podem pagar:
"A produção textual, no Brasil, é desafiadora, principalmente, por porque, ainda, infelizmente, não é estimulada cotidianamente nas instituições de ensino pátrias. É preciso que a mesma torne - se um hábito e não esteja restringida à redação do ENEM. No cursinho, busco incentivar aos discentes sempre, demonstrando a eles a importância da escrita e da leitura. Além disso, vejo que a desigualdade é um forte obstáculo para garantir o acesso à educação, mas venho buscando combater isso, mediante a concessão de bolsas no cursinho, com o propósito maior de garantir igualdade de oportunidades emponderamento. É preciso olhar sempre os pontos de partida, de onde o aluno parte e não apenas onde ele consegue chegar. Sou muito feliz em ter a oportunidade de repassar conhecimento e ajudar aqueles que só necessitam de uma oportunidade", finalizou Arlindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.