RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

DEPUTADO BERNARDO AMORIM LEMBRA DIA DO VOTO FEMININO.

O deputado estadual Bernardo Amorim, veiculou em sua página de Instagram no dia de ontem, a comemoração do dia 24 de fevereiro, como o "Dia do Voto Feminino".
na postagem, o deputado citou que o Rio Grande do Norte é o primeiro estado em toda a América Latina, a ter concedido o direito as mulheres em voto. E também, a primeira unidade da federação, a ter uma mulher prefeita.
Na mesma mensagem, Bernardo Amorim lembrou que se faz necessária parabenizar todas as mulheres por essa conquista, incluindo a sua genitora, Gelsa Carlos de Amorim, que foi a primeira prefeita de Almino Afonso, no oeste potiguar.
"O voto é um ato de cidadania. Hoje 24 de Fevereiro comemoramos o Dia do Voto Feminino diante a lei publicada no mesmo dia em 1932, que estabelecia não haver distinção de sexo para o exercício eleitoral.
No Rio Grande do Norte ,o voto feminino foi concedido em 1927 em Mossoró, a primeira mulher a ser incluída na lista geral de eleitores foi a Professora Celina Guimarães Viana. Apesar de seu voto não ter sido validado, Celina se tornou um símbolo feminino, sendo a primeira mulher a votar em toda a América Latina.
Também no RN, foi eleita a primeira mulher do Brasil. Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lages (RN) em 1928.
Quero incluir nesta lista a minha mãe, dona Gelsa Carlos de Amorim, ex-prefeita da cidade de Almino Afonso.
Através desta postagem, prestamos aqui nossas homenagens à todas as mulheres pela luta não somente pela igualdade no ato do voto, mas pela inclusão dentro da política. É com a participação delas que nossa sociedade se torna mais justa e contundente nos princípios da igualdade e da liberdade", expressou o deputado bernardo Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.