Que a política de Almino Afonso encontra-se uma verdadeira Torre de Babel, isso ninguém questiona. Todos falam e ninguém ainda escuta com nitidez, o que alguns querem ou desejam fazer.
Ao certo, absolutamente nada está decidido. E há um só responsável por isso: a incerteza de quem terá o apoio do prefeito Waldênio Amorim.
Não que seja ele o grande líder do município. Longe estamos disso. Waldênio é somente o prefeito.
A grande questão, também não é o número de nomes postos para apreciação popular, no pleito de outubro que vem, visando uma cadeira no parlamento estadual.
O imbróglio maior é quem está apoiando quem. Aí, sim, entra a figura do gestor. Ou melhor, entrar o poder que exerce a senhora primeira-dama do município, na opinião do chefe do executivo.
Maninha Leite, que por bom tempo nesta gestão, foi (ou ainda é) a figura central da administração, com poder amplo e pleno, encontrou em Laura Helena, sua preferida para apoiar para deputada estadual. Seria a autoafirmação do nome da primeira-dama, caso Laura Helena conseguisse ser majoritária no município. Trazer uma ilustre desconhecida e torná-la a mais votada, deixaria todos pra trás. Tornaria-se o ápice da eleição.
Naquele tempo, todos os caminhos levariam para que o médico e ex-prefeito Bernardo Amorim e sua família, possivelmente ficassem com o projeto de Carlos Augusto Maia, em renovar o mandato.
Contudo, a entrada de novos nomes no cenário político de Almino Afonso, culminou com o "fatiamento" de um grupo, que possibilitou o surgimento de novas células, onde cada um sonhou em ser líder, chefe político ou outros adjetivo qualquer.
O médico retira seu título de eleitor, causando outro frisson no município. Na verdade, na nossa visão, seria a "jogada de toalha", deixando o campo aberto para o crescimento da ideia da primeira-dama.
Porém, o que é Garry Kasparov, grande campeão e mestre é para o xadrex, Bernardo é para a política da antiga Caieira. E assim veio a jogada de mestre, o xeque-mate que "matou" qualquer pretensão de ascensão de quem quer que seja. Bernardo lança sua pré-candidatura ao cargo de deputado estadual.
Hoje, na aconchegante cidadezinha de Almino Afonso, ficou difícil sonhar em ser êxito no pleito que vem, pelo menos para parlamentar estadual, quando se contrariar os "ensinamentos" de que labuta com política, como quem joga xadrez.
E olha que nem de longe, a postulante a deputada, com o devido respeito, se parece com Judit Polgar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.