Informes recebidos de colegas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) trazem as notícias de que “o ministro da Educação, Mendonça (DEM), autorizou a extensão do IF Afogados da Ingazeira e juntou uma série de outros IF’s do agreste pernambucano em um único e novo: o IF Agreste. O ministro destituiu todos os diretores e nomeará sem eleição um novo reitor para tal IF, enfraquecendo o IFPE como um todo” (François Fernandes, Professor de História, IFPB – Catolé do Rocha e Coordenador Geral – SINTEFPB).
O professor Pablo Capistrano (IFRN), traz a informação confirmatória, ao remeter uma mensagem do Reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa. O reitor informa que “essa história infelizmente é verdade”, o mesmo telefonou para a Reitora do IFPE, “a professora Anália que tomou posse um mês antes do que eu para falar deste assunto. A coisa está tão descarada que foi o próprio Secretário da SETEC, por ordem do Ministro, foi que falou para a Reitora, e ela será chamada ao Ministério para uma conversa sobre isso”.
O dirigente do IFRN também traz a notícia de que “já conseguiram cooptar o Diretor Geral do Campus Recife e também já houve uma comissão de servidores do IFPE que apoiam o DEM, fazendo prospecção na PB e RN. Ou seja, vão fazer o balão de ensaio em PE e se alastram pelo NE. Querem varrer do mapa o projeto da expansão do Lula por meio do dividir para conquistar”.
Ainda segundo Pablo Capistrano, “infelizmente a informação procede. Há uma tentativa de interferência na gestão dos IFs. Não temos ideia ainda se é apenas algo localizado em Pernambuco que atenderia as demandas da política paroquial do estado ou se trata de um movimento mais abrangente de desmonte do projeto de expansão. Isso porque, ao contrário da rede de universidades federais os IFs tem uma capilaridade muito mais profunda no interior do país. É preciso estar atento e alerta para qualquer tentativa de intervenção que não passe pelas instâncias democráticas da eleição direta. A sociedade precisa defender o que há de positivo nos avanços sociais dos últimos anos. Só posso dizer que se objetivo for desmontar os IFs não vai ser fácil pra eles. Vamos resistir”.
Fonte: Thadeu de Sousa Brandão/O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.