A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) enviou release à imprensa para esclarecer os motivos que levaram o município de Ceará-Mirim ser descredenciado do Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com as informações oficiais, o descredenciamento foi devido ao fato do município não ter atendido aos critérios estabelecidos legalmente pelo Ministério. Na próxima terça-feira (4), os três profissionais serão transferidos para Natal.
Diz a nota: Apesar de ter aderido ao Programa, o município não ofereceu as devidas condições de moradia e alimentação para acolher os três profissionais (dois espanhóis e um boliviano) que lá haviam chegado em setembro de 2013. Diante disso, esses médicos relataram a situação ao Ministério e a Comissão Estadual do Programa fez uma visita técnica de avaliação, constatando a veracidade do relato dos profissionais.
Segundo a Sesap, a Comissão constatou as precárias condições das unidades básicas de saúde onde os médicos iriam atuar. Embora o Ministério da Saúde tenha dado novos prazos para o município fazer as adequações necessárias, estas não foram realizadas.
Antes do esclarecimento oficial da Sesap, nesta quinta-feira (30), circulou nas redes sócias outra versão dos fatos, apontando que o Secretaria de Saúde do município devolveu os médicos estrangeiros por causa das exigências dos profissionais, que iam além do que prevê o programa. Segue a nota que circulou na internet:
"Secretaria de Saúde de Ceará Mirim devolveu os estrangeiros dos Mais Médicos (2 cubanos,1 colombiano,1 espanhol) q atendiam no município. Motivo: só queriam água mineral indaiá, internet aonde atendiam, cozinheiras com experiência em comidas da região deles e um policial permanentemente nas suas residências 24h além de um carro a disposição. O último dia em Ceará Mirim deles é amanhã (30/01). A secretária de Saúde do município(Elaine) não quer mais nem ouvir falar de cubanos em Ceara Mirim. Um deles, o espanhol queriam um carro a disposição nos fins de semana para disfrutar as praias do litoral norte juntamente com uma "esposa"q tinha arrumado na zona norte juntamente com 2 enteados filhos da mesma".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.