Rosalba Ciarlini recebeu o interino Alessandro Teixeira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) no gabinete
A seca prolongada que atinge o Rio Grande do Norte e suas consequências para a economia local foram tema de um encontro realizado na tarde quarta-feira (27) entre a governadora Rosalba Ciarlini e ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira.
Os dois, juntamente com o assessor especial Charles Capella, discutiram sobre o tema. A governadora abordou o estímulo do desenvolvimento industrial do Rio Grande do Norte por parte do Governo Federal e pediu apoio da pasta.
“A nossa produção tem caído e isso traz um prejuízo enorme para a arrecadação estadual. Estamos sofrendo com a queda de produção da castanha de caju, a apicultura está dizimada, a nossa bacia leiteira também vem passando por prejuízos incalculáveis, assim como a própria agricultura irrigada. Até a atividade salineira, em função da seca prolongada, já registra queda de 1/3 do valor da tonelada de sal”, informou, lembrando que este é o segundo ano consecutivo de seca e que as dificuldades vêm se acumulando.
A chefe do Executivo Estadual enfatizou que, além do Estado ter que fazer investimentos prioritários para tentar minimizar os efeitos da seca como, por exemplo, a perfuração e instalação de poços, a queda da arrecadação também prejudica ações fundamentais com segurança, saúde, educação e desenvolvimento.
Rosalba Ciarlini afirmou que conta com o apoio do Governo Federal para atrair mais indústrias para o Estado. “Com o potencial que nós temos de cálcio, de minério, de ferro e energia eólica, precisamos agregar indústrias para fazer o papel não só do extrativismo, mas também de transformação. Queremos gerar, ainda mais, emprego e renda para o nosso povo”, conclui a governadora.
Também participaram do encontro, os secretários de Estado do Turismo, Renato Fernandes, do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho e o adjunto da pasta, Sílvio Torquato.
Fonte: Portal No Ar
Foto: Ivanízio Ramos/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.