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terça-feira, 31 de julho de 2012

MARCAÇÃO DE CONSULTAS ESTÁ SUSPENSA POR FALTA DE INTERNET.

Há quase um mês, as Unidades Básicas de Saúde estão desconectadas da Central de Marcação de Consultas devido corte no acesso à internet. Ou seja, apesar de prestar o atendimento básico, os Postos não têm mais a capacidade de encaminhar o paciente para realizar um exame nem marcar consulta com um especialista.
Segundo funcionária de uma Unidade de Saúde, que não quis ser identificada, a população está ciente das condições de trabalho: "Estamos explicando a situação e, infelizmente, contra a nossa vontade, passamos a adotar o procedimento do 'tv' ('te vira') quando alguém precisa de um exame ou um atendimento mais complexo", lamentou a servidora. "O que podemos fazer é informar onde ele pode conseguir fazer um raio x, por exemplo. Passamos o endereço e em alguns casos, quando a pessoa é carente, até ajudamos no dinheiro da passagem". A servidora informou que não há previsão para o sistema voltar a funcionar ainda em 2012.
As reclamações dos servidores dentro das Unidades de Saúde são recorrentes, da mesma forma que o pedido para preservar a identidade: "Todo mundo sabe dos problemas, mas ninguém fala abertamente com medo de perseguição. Eu mesmo não quero confusão pro meu lado", disse funcionária lotada em Unidade na zona Oeste de Natal. Vale registrar que o fornecimento de água potável e gás de cozinha foi interrompido, segundo a servidora, há mais de três meses: "também estamos sem distribuição de leite para crianças e as linhas telefônicas estão cortadas". Popularmente conhecidas como Postos de Saúde, as Unidades são o primeiro contato da pulação com o atendimento básico preventivo e deveriam ser capazes de minimizar a superlotação de hospitais e prontos socorros - um dos mecanismos para isso seria o Programa de Saúde Familiar (PSF).
MEDICAMENTOS
"Está quase tudo parando", disse Miquelani Cavalcanti, dona de casa e mãe de dois filhos. Ela afirma que "está difícil encontrar remédios, e quando o atendimento é para pediatra encaminham logo para o (Hospital Infantil) Sandra Celeste. Sem falar que tenho que ir muitas vezes até conseguir uma ficha para atendimento".
UPA da Cidade da Esperança não tem data para funcionar
Enquanto as Unidades Básicas de Saúde em Natal passam por dificuldades no quesito estrutura, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança está concluída desde o mês de junho, à espera de equipamentos e equipe para ser inaugurada. Porém, um impasse quanto a gestão da UPA impossibilitou o andamento natural das coisas: o edital de licitação para contratar organização social com finalidade de gerenciamento foi anulado, sem explicações detalhadas do Município sobre os motivos do cancelamento. A anulação foi publicada no Diário Oficial do dia 7 de julho, e até momento a Prefeitura não divulgou nenhuma informação sobre a gestão da Unidade.
Ainda no início de julho, dia 9 de julho, cinco após o decretado o estado de calamidade pública na saúde pelo Estado, a Secretaria Estadual de Saúde Pública anunciou o interesse em assumir a UPA. "Levamos proposta ao Município e estamos no aguardo de um posicionamento", declarou, na ocasião, Isaú Gerino, titular da Sesap. Até ontem, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria, a Prefeitura ainda não havia se pronunciado a respeito da proposta de repassar a Unidade ao Governo do RN.
A primeira previsão era de que a UPA da Cidade da Esperança fosse inaugurada em março. A prefeita Micarla de Sousa adiou para maio o início dos atendimentos, e ontem a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve na Unidade, que permanece fechada sem qualquer previsão de inauguração: "Não tenho informações quando vai começar a funcionar, mas a estrutura está pronta há mais de um mês", garantiu o vigilante de plantão. Na placa da UPA, além das logomarcas do Governo Federal e do SUS, permanece a marca da Prefeitura.
A UPA da Cidade da Esperança contou com investimentos de cerca de R$ 5 milhões, sendo R$ 4 milhões para construção e R$ 1 milhão para equipamentos. Será maior que a Unidade de Pronto Atendimento do Pajuçara em funcionamento, e a estimativa é que a nova UPA realize cerca de 800 atendimentos de baixa e média complexidade por dia. Serão necessário R$ 1,5 milhões por mês para garantir manutenção.
A reportagem da TN tentou entrar em contato com a titular da SMS, Maria do Perpétuo Socorro, durante todo o dia de ontem sem êxito. A assessoria de comunicação da Secretaria atendeu uma única ligação, pela manhã, e pediu para que as perguntas fossem encaminhadas por correio eletrônico. Até o fechamento desta edição, não houve retorno quanto aos questionamentos.

Fonte: Tribuna do Norte

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