RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 19 de maio de 2025

GRIPE AVIÁRIA DEIXA BRASIL EM ALERTA APÓS CASOS CONFIRMADOS NO RS

Além disso, há investigação em curso de uma propriedade no município de Aguiarnópolis, em Tocantins. Outros estados montam estratégias de prevenção

Dois focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), conhecida como gripe aviária, foram confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária: um em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul — ambos no Rio Grande do Sul. Os casos foram isolados com os protocolos adequados ao plano nacional de contingência para evitar a disseminação da doença.

Apesar do baixo risco de transmissão da doença para humanos, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul monitora as pessoas expostas, especialmente os trabalhadores das áreas afetadas. Para garantir uma resposta rápida em caso de suspeita em humanos, a pasta mantém um fluxo de troca de informações constante com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, reforçando os protocolos de biossegurança.

O Ministério da Agricultura também informou que os ovos da granja foram completamente rastreados e a destruição está em andamento, para então se iniciar o processo de limpeza e desinfecção dos 3 incubatórios.

Além disso, há investigação em curso de uma propriedade no município de Aguiarnópolis, em Tocantins. "A análise preliminar das amostras coletadas revelou a presença de Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade, tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação. A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados", citou o Ministério.

"Investigações de suspeitas são rotina na atividade da Defesa Agropecuária, e em casos onde emergências são declaradas o sistema fica sensibilizado e o número de investigações tende a aumentar em um primeiro momento, o que reforça a robustez do sistema de Defesa Agropecuária do Brasil, que atende e trata todas as investigações com eficiência e transparência", acrescentou a pasta.

Fonte: Aline Gouveia/Correio Braziliense 

Foto: Reprodução/Freepik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.