RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 20 de junho de 2020

ABRAHAM WEINTRAUB DEIXOU O BRASIL E ESTÁ NOS EUA, INFORMAM MEC E IRMÃO DO EX-MINISTRO

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub deixou o Brasil e está nos Estados Unidos, segundo informou na manhã deste sábado seu irmão, Arthur Weintraub, assessor especial da Presidência da República. Ontem, o ex-dirigente do Ministério da Educação (MEC), que anunciou sua demissão na última quinta-feira, publicou nas redes sociais que pretendia deixar o país "o mais rápido possível".
Weintraub responde a investigações no Brasil por racismo e no inquérito que apura ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Procurado pelo GLOBO, o MEC confirmou que o ex-ministro está nos EUA e acrescentou que ele foi de avião comercial em classe econômica.
"Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA", escreveu Arthur Weintraub no Twitter. A mensagem foi replicada mais de duas mil vezes.
Mais cedo, porém, Abraham Weintraub já havia feito duas postagens no Twitter indicando que sua localização era a cidade de Miami. Às 8h17 e às 8h37 ele fez postagens nas quais a cidade americana aparecia como sendo a sua localização atual.
A ida de Weintraub para os Estados Unidos foi aventada ao longo de toda a semana e confirmada por ele em um vídeo na quinta-feira em que ele se despediu do cargo. Apoiadores diziam que sua saída do país se devia ao temor de ele vir a ser preso como consequência dos inquéritos nos quais ele é investigado.
Em sua despedida, contudo, Weintraub disse que “passaria o bastão” para o próximo ministro a ser escolhido e que participaria do processo de transição no MEC. Apesar da promessa, o novo comando da pasta não foi anunciado e nenhuma transição foi feita até agora.
Pelas postagens, não ficou claro se ele retornará ao Brasil para fazer transição que ele prometeu no vídeo ou se já ficará nos Estados Unidos para assumir o cargo. A exoneração de Abraham Weintraub ainda não foi publicada no Diário Oficial da União e seu nome consta no site do MEC como titular da pasta. Embora seja cotado para assumir uma diretoria-executiva no Banco Mundial, em Washington, a indicação ainda precisa ser chancelada.
Brecha para viagem
Abraham Weintraub pode ter se aproveitado de uma brecha na ordem determinada pelo presidente Donald Trump que restringiu a entrada de brasileiros nos Estados Unidos, em maio. A ordem fechou as fronteiras americanas para brasileiros, mas abriu algumas exceções como a entrada de funcionários governamentais e de funcionários de organizações internacionais.
Tecnicamente, Weintraub, apesar de ter anunciado sua saída do MEC, ainda é ministro de Estado, com direito, inclusive, a passaporte diplomático.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Johanns Eller e Leandro Prazeres/Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.