RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

SANTA CRUZ/PB: CRIATURA E CRIADOR PODEM SE ENFRENTAR EM 2020.

Que o advogado e ex-prefeito Raimundo Antunes tornou-se um ícone na política de Santa Cruz, no sertão paraibano, isso é inquestionável. Contudo, devemos lembrar que toda e qualquer liderança tem prazo de validade. E essa tal validade, depende em muito de quem o sucede no poder, após 4 ou 8 anos.
Naquele município, o escolhido pelo grupo situacionista para dar continuidade ao trabalho de dois mandatos de Raimundo Antunes, foi o sobrinho, Paulo César, que inclusive tem surpreendido por nunca ter ocupado cargo eletivo, antes. Principalmente de gestor. Antes, Paulo César tinha sido o secretário de finança da gestão do tio.
Após eleito, procurou manter a aliança, dado oportunidade aos mais próximos do seu antecessor. mantendo parte daqueles que auxiliaram o ex-prefeito em seus oito anos de administração.
Porém, havia um pleito no caminho. E, plagiando Carlos Drummond de Andrade, reafirmo que um pleito havia no caminho. E não se esperava que o desenrolar desta disputa, chegasse ao ponto que se ver nos dias atuais. Criador e criatura, separando-se. Cada um, procurando seu caminho. Porém, que não hajam pedras. e se houver, que sejam pequenas e facilmente removíveis.
Nesta eleição, para deputado estadual, Paulo César parece ter seguido a indicação do ex-gestor e abraçou o nome de Jeová Campos. Antigo e forte aliado de Raimundo. Um sinal de "obediência", talvez. Mas, convenhamos, Jeová Campos é Raimundo Antunes e vice-versa. os votos que em Santa Cruz ele obter, tenham certeza, serão creditados ao poderio político do advogado/ex-prefeito. nunca ao gestor atual.
O tira-teima, será para deputado federal, onde os apoios são diferenciados. De um lado, Wilson Santiago tem o nome defendido por Raimundo Antunes. Já Wellington Roberto, recebeu o apoio de Paulo César. O que conseguir o maior número de votos, parte na frente. Isso é a máxima na política doméstica de qualquer pequena cidade. 
Eis aí, o primeiro "termômetro" que aferirá quem é quem, hoje, em Santa Cruz. Criador e criatura, frente a frente, numa eleição que está longe, entretanto nunca esteve tão perto. Afinal, o embate de 2020, já começa em 8 de outubro vindouro. Neste dia, saberemos, verdadeiramente, quais os primeiros passos que se terá que percorrer, para alcançar êxito no âmbito municipal.
E não adianta muito rotular A ou B disso ou daquilo. O que interessa na política, são ações. Isto sim, fará com que o poder político mude de mãos daqui a dois anos ou permanecerá por mais quatro, onde hoje está.

Foto: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.